CORNISH REX
Um gato frisado, acrobata, brincalhão e sociável.
País de Origem : Grã-Bretanha.
O primeiro Cornish Rex, um gato baptizado com o nome Kallibunker, filho de Serena, uma gata doméstica tricolor, nasceu em 1950 na quinta da família Ennismore, perto de Bodmin, na Cornualha, razão do seu nome Cornish. O seu pelo frisado recorda a pelagem do coelho Rex, descoberto numa quinta francesa em 1919. Para conservar essa mutação de tipo recessivo, o programa de selecção combinou uma grande consaguinidade através da realização de cruzamentos com Siameses, British Shorthair e Burmeses. Em 1967, o Cornish Rex passou a ser oficialmente reconhecido em Inglaterra.
Em 1960, o Professor E. Letard trouxe da Alemanha para França um casal de gatos Rex. Apenas Marco, um macho negro com olhos verdes, sobreviveu à viagem. Foi cruzado com uma gata Burmesa. As crias obtidas eram negras e tinham uma pelagem dura, facto que comprovou o carácter recessivo da mutação.
Em 1962, Letard cruzou os mestiços entre si e obteve um macho Rex Lisko, um descendente da linhagem Rex francesa. Em 1957 começou nos Estados Unidos um programa de criação da raça. Cruzamentos com Siameses e Orientais produziram uma espécime leve, de cabeça ovóide enquanto o Cornish Rex tipo inglês é amis pesado e possui uma cabeça mais triangular do que comproda. Esta raça é muito apreciada nos Estados Unidos e na Europa.
ASPECTO GERAL
Tamanho médio, longilíneo.
Peso : 2,5 a 4,5 Kgs. Dorso arqueado.
Estrutura óssea fina e delicada.
Pelo frisado.
CABEÇA
Mais comprida do que larga, medianamente cuneiforme. Linha recta a partir do meio da fronte até à extremidade do nariz.
Nariz direito. Fronte abaulada. Inserção dos bigodes bem definida. Queixo forte. Bigodes e sobrancelhas frizadas.
ORELHAS
Grandes, cónicas, largas na base e de inserção muito alta. Extremidades arredondadas. Cobertas por pelos finos.
OLHOS
Médios a grandes, ovóides, ligeiramente oblíquos. Cor luminosa, clara e pura, geralmente em harmonia com a pelagem.
PESCOÇO
De comprimento médio, fino mas musculoso.
CORPO
De tamanho pequeno a médio, bastante comprido. Caixa torácica cheia e profunda. Dorso muito arqueado. Ancas arredondadas. Estrutura óssea muito fina. Musculatura firme, vigorosa e longa.
PATAS
Compridas, rectas. Estrutura óssea fina, musculatura firme. Pés pequenos, ovais.
CAUDA
Longa, fina, coberta por pelos frisados.
PELAGEM
Pelo curto, denso, frisado, com uma ondulação regular em todo o corpo. É desejável o aspecto de ondas nas patas e na cauda. A ausência de pelos de guarda confere à pelagem uma grande delicadeza e suavidade, o que faz recordar o toque do cetim ou da seda. O crecimento do pelo é muito lento.
Estão reconhecidas todas as cores. A variedade com o padrão Siamês tem o nome Si-Rex.
OBSERVAÇÕES
Cruzamentos autorizados com outrs raças : nenhum.
DEFEITOS
Cabeça excessivamente larga ou muito comprida.
Orelhas pequenas.
Corpo maciço, atarracado.
Cauda excessivamente grossa, curta, nua ou hirsuta.
Presença de grandes áreas sem pelo, excepto na fronte e cauda.
Pelo duro, espetado.
CARACTERÍSTICAS / PARTICULARIDADES
Gato muito vivo, agitado, acrobata, muito brincalhão, até mesmo excêntrico. Sempre de bom humor, mostra-se sociável com os seus congéneres e com os cães. Detesta a solidão.
Muito afectuoso e sensível, é um companheiro carinhoso.
Possui uma voz estridente. Adapta-se bem à vida num apartamento, até porque é um animal friorento.
As gatas têm cios frequentes e a sua prolificidade é elevada. Possui um apetite voraz e o desenvolvimento dos gatinhos é bastante rápido.
Quanto à sua manutenção, deverá ser escovado uma vez por semana.
A muda é quase inexistente.
Fontes:http://www.cpfelinicultura.web.pt/
Cornish Red
Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.
Moderador: mcerqueira
Responder
1 mensagem
• Página 1 de 1
Ir para
- Arca de Noé Vivapets
- ↳ Fórum para os novos membros
- ↳ Arca de Noé Vivapets.com
- ↳ Animais de Estimação
- Adopção
- ↳ Animais para Adopção
- ↳ Animais Adoptados
- ↳ Pedidos e outros tópicos
- Animais
- ↳ Cães
- ↳ Gatos
- ↳ Aves
- ↳ Peixes
- ↳ Répteis e Anfíbios
- ↳ Exóticos
- ↳ Cavalos
- ↳ Animais de Quinta
- Fóruns de Raças
- ↳ American Pit Bull Terrier
- ↳ Arara
- ↳ Barbado da Terceira
- ↳ Basset Hound
- ↳ Beagle
- ↳ Betta Combatente
- ↳ Bouledogue Francês
- ↳ Boxer
- ↳ Bull Terrier
- ↳ Bulldog Inglês
- ↳ Bullmastiff
- ↳ Canário
- ↳ Caniche
- ↳ Cão da Pradaria
- ↳ Cão Da Serra Da Estrela
- ↳ Cão da Serra de Aires
- ↳ Cão de Água
- ↳ Cão Rafeiro
- ↳ Chihuahua
- ↳ Chinchila
- ↳ Cobra do Milho
- ↳ Cocker Spaniel Inglês
- ↳ Coelho
- ↳ Diamante Gould
- ↳ Dobermann
- ↳ Dogue Alemão
- ↳ Escorpião Imperador
- ↳ Esquilo de Richardson
- ↳ Furão
- ↳ Gecko Leopardo
- ↳ Gerbo Da Mongólia
- ↳ Golden Retriever
- ↳ Guppy
- ↳ Hamster
- ↳ Husky Siberiano
- ↳ Iguana Verde
- ↳ Lhasa Apso
- ↳ Maine Coon
- ↳ Ouriço
- ↳ Pastor Alemão
- ↳ Pastor Australiano
- ↳ Pequinês
- ↳ Perdigueiro Português
- ↳ Periquito
- ↳ Persa
- ↳ Porquinho Da Índia
- ↳ Pug
- ↳ Ratazana
- ↳ Retriever do Labrador
- ↳ Rottweiler
- ↳ Rouxinol do Japão
- ↳ Samoiedo
- ↳ São Bernardo
- ↳ Springer Spaniel Inglês
- ↳ Tarântula
- ↳ Tartaruga De Faces Rosadas
- ↳ Tartaruga Leopardo Africana
- ↳ Tartaruga Russa
- ↳ Terra Nova
- ↳ Vizsla
- ↳ Weimaraner
- ↳ Yorkshire Terrier
- ↳ American Staffordshire Terrier
- ↳ Chow Chow
- ↳ Bengal
- ↳ Catarina
- ↳ Formiga
- Vários
- ↳ Outros Tópicos
- ↳ Encontros e Eventos
- ↳ Direitos dos Animais
- Tópicos em moderação
- ↳ Moved