O cão idoso

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Peraltasimoes
Membro Júnior
Registado: sábado jul 17, 2004 10:28 pm

sábado jul 17, 2004 10:33 pm

O CÃO IDOSO

Embora o processo de envelhecimento seja inevitável, pode ser retardado se tivermos o cuidado de manter o nosso cão estimulado mentalmente e em boa forma física durante toda a sua vida. Mas, como referi, o envelhecimento é inevitável e os seguintes factores devem ser tomados em consideração :

A ) Diminuição das capacidades visuais e auditivas.
B ) Artrite, problemas dentários, e mobilidade reduzida.
C ) Necessidade de urinar e / ou defecar com mais frequência.
D ) Todos os órgãos, incluindo o cérebro, perdem eficácia. Esta perda resulta em alterações digestivas, respiratórias, circulatórias, perdas de memória, etc.
E ) O cérebro é afectado pela diminuição do fluxo sanguíneo, diminuição de actividade a nível dos neurónios, e disfunção dos químicos envolvidos na transmissão de informação.
F ) Enfraquecimento do sistema imunitário.
G ) Capacidade diminuída de lidar com stress.
H ) Disfunção cognitiva.

Todas estas alterações afectam o comportamento, mas sendo a disfunção cognitiva a menos compreendida, vou elaborar um pouco. Os sintomas mais comuns desta disfunção são :

a)Confusão e /ou desorientação, que se manifesta frequentemente através do cão se perder no próprio quintal, enfiar-se atrás de uma cadeira e não saber sair de lá, encurralar-se a si próprio.
b)Alteração dos padrões de sono.
c)Urinar e defecar em sítios onde normalmente não o faria, nomeadamente dentro de casa, simplesmente porque já não se lembra onde deve fazer as suas necessidades.
d)Actividade diminuída.
e)Falta de concentração e atenção.
f)Falta de reconhecimento dos donos.

Alguns destes sintomas podem-nos levar a pensar que o cão de repente virou teimoso, estúpido, preguiçoso, etc., o que está muito longe da verdade ! O que na realidade acontece é que ele já não consegue fazer o que fazia quando novo. Agora vejamos alguns comportamentos que resultam do envelhecimento do organismo e doenças inerentes :

Um cão com artrite pode morder por causa da dor.
Um cão com redução de audição e visão assusta-se com mais facilidade.
Devido à capacidade diminuída de lidar com stress, o cão idoso pode apresentar problemas relacionados com ansiedade.
A diminuição de mobilidade pode resultar num aumento de vocalização ( ladrar, ganir, uivar, etc. ).
Urinar ou defecar com mais frequência pode estar relacionado com pedras na bexiga ou infecção urinária, sindroma de disfunção intestinal, diabetes, incontinência, etc.

Como poderemos, então, proporcionar-lhe qualidade de vida ?

a)Manter o exercício físico, adaptando-o às suas capacidades. Por exemplo, agility ou corridas devem ser substituídos por passeios diários.
b)Jogos, como buscas de objecto, podem ser substituídos por jogar às escondidas - um excelente estímulo mental.
c)Levá-lo à rua mais vezes para urinar e defecar. Sendo isto impossível, não zangar com o cão se fizer as suas necessidades dentro de casa, pois como já foi mencionado, a incontinência é normal.
d)Evitar situações que o possam assustar, pois devido à diminuição de mobilidade, não consegue fugir delas tão facilmente como dantes.
e)O aparecimento de tumores é mais comum no cão idoso. Convém passar-lhe bem as mãos pelo corpo para detectar algum tipo de caroço ou anomalia.
f)O cão idoso é mais sensível ao frio, pelo que devemos ter o cuidado de o manter quentinho.
g)Sob a orientação do veterinário, adaptar a alimentação ao seu metabolismo.
h)Estar atento ao seu aumento de vocalização e tentar entender o que nos está a tentar transmitir.
i)Levá-lo com mais frequência ao veterinário para exames e / ou consultas de rotina.
j)Estar atento a um possível aumento do consumo de água, pois podemos estar perante um problema de diabetes, de disfunção hepática ou renal, infecção no útero ( no caso de cadelas não esterilizadas ), ou outros problemas.

“ The dog’s mind “ – Bruce Fogle
“ Canine neuropsychology “ – James O’Heare
“ Biological Psychology “ – James W. Kalat
mareana
Membro Veterano
Registado: domingo abr 18, 2004 10:59 pm

sábado jul 17, 2004 11:28 pm

Boa noite

Gostei muito deste tópico. Obrigada pelos conselhos.

Tenho duas cadelas com 8 e 9 anos e convém saber o que nos espera no futuro.

Cumprimentos,
Ana
Desoca
Membro
Registado: quinta jun 26, 2003 4:05 pm

segunda jul 19, 2004 9:15 am

Bom dia

Muito úteis, os seus conselhos. Obrigada ;) .

Cumprimentos

Ana
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

segunda jul 19, 2004 1:54 pm

http://www.hospvetporto.pt/v2.0/html?a= ... talhe&c=29

Aqui podemos consultar uma tabela interessante sobre as idades de cães e gatos, comparadas com as idades humanas.

Ora o meu Serra da Estrela com 10,5 anos, que pesa mais de 42 kg (50 e tal...) já está perto do 80 anos (e por isso já toma uns "comprimidositos" para ajudar o seu coração...) enquanto que um cão de raça pequena terá, com a mesma idade, uma idade humana muito mais mais jovem...
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jul 19, 2004 2:07 pm

Peraltasimões - Excelente tópico, quer do ponto de vista informativo quer do rico conteudo. 8)

Só tenho a lamentar que não consiga ler isto sem ficar com uma lágrima no canto do olho, pois sem que quando chega esta altura significa que os nossos melhore amigos estão perto do fim e... :(

:)
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda jul 19, 2004 2:33 pm

Ui Ui...

A Miss Be da Coimeira já tem 16 anos, o que na idade deles com a relação peso/idade tem 87 anos.

Não admira que esteja completamente surda, que caia quando espirra ... Costumamos dizer quando ela ainda tenta ladrar que ressuscitou... E que é a morte em pé...Coitadinha, realmente é, mas ainda é o docinho lá de casa.

Alguém sabe qual é a esperança média de vida de um Cão d'Agua Portugues?
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jul 19, 2004 2:56 pm

Tchiiii, 16 anos. 8)

Eu, das pesoas que conheço e que já tiveram canitos que faleceram nenhum chegou a esta idade, é impressionante, mas claro, os animais vão perdendo algum do seu vigor, mas desde que estejam bem de um modo geral, é o que conta. :)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jul 19, 2004 3:28 pm

Tive um cão que morreu com quase 19 anos.

O cão mais velho do mundo tem 27 anos e vive com os aborigenes australianos.

Aqui éstá o artigo e olhem bem para a sua alimentação :o :o :o

"An Australian mongrel fed on kangaroo and emu could be the oldest dog in the world. A vet in the outback town of Wilcannia has established that Jerry, a red heeler-bull terrier cross, will make it to 189 dog years when he hits 27 in August.

Dogs rarely live past their 15th birthday, but Jerry shows little sign of fragility beyond some arthritis and worn teeth. "He is a remarkably solid dog for his age and has not got that wasted look that animals and old people get," the town's RSPCA vet, Honey Nelson, told the Melbourne Herald Sun.

"I think it's partly genetic, but also because he's a fit, roo-hunting dog who used to catch a lot of emu and roo. He could push on to 28."

The oldest dog on record was an Australian cattle dog named Bluey, who died in 1939 at the age of 29.

Jerry's owners, Aboriginal leader Waddie Smith and his wife Aileen, said he was a gentle creature who had never fathered pups.

"Everyone in Wilcannia knows him because he's never hurt anyone, although he does not like cats in the yard - they're his one enemy," said Mr Smith.

"He means a lot to me. He still comes for a bush walk with me. I take him nearly every night and he jumps up and wants to grab me on the arm like when he was younger."
© Guardian Newspapers Limited

Printable version: 'Oldest' Dog Heads for 27th Birthday
Send it to a friend | Free "Animals and Pets" Ezine "
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 4:30 pm

[quote=DonaVela]
Ui Ui...
Alguém sabe qual é a esperança média de vida de um Cão d'Agua Portugues?
[/quote]

...já agora e do Serra da Estrela? É mesmo 12 anos? Parece tão pouco!
Qual foi o cão Serra da Estrela mais velho que já conheceram?

Obrigada

Esperança

... tenho esperança que o meu viva mais uns bons anitos!...
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jul 19, 2004 4:46 pm

Esperança MÉDIA de vida

12 anos é a esperança média de vida, isto quer dizer que quer dizer que existem aqueles que vivem mais e aqueles que vivem menos.

Depois a média é determinada pelo estudo de um universo (amostra), no qual estão incluídas todas as causas de morte, quer sejam por velhice, doença, acidente ou outras causas.

A esperança de vida média para o meu cão rondava os 13/14 e ele viveu até quase aos 19, no entanto existirão cães com as mesmas caracteristicas que morrerão antes de atingir os 10.
É tudo muito relativo, cuide bem do seu cão e espere que tudo corra bem.
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:00 pm

[quote=Guida__F]
A esperança de vida média para o meu cão rondava os 13/14 e ele viveu até quase aos 19...
[/quote]

Obrigada por esta resposta... que me animou muito!
De facto o meu "velhote" está a ser muito bem tratado e ainda anda muito bem disposto correndo por toda a propriedade. Apenas manifestou dificuldades respiratórias com o calor a apertar...

Esperança MÉDIA de vida ;)
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

segunda jul 19, 2004 5:12 pm

Simplesmente gostei muito deste tópido muito conveniente.
Imagem
<strong>Lu....</strong>
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda jul 19, 2004 7:19 pm

Ouvi dizer que a esperança média de vida de um dogue alemão ronda os 7anos :(
-CarpeDiem-
Membro Veterano
Registado: terça nov 04, 2003 4:47 pm
Localização: Cão: Alf, Gata: Sky e Periquitos: Kiko e Kika, Mandarins: Bruno e Bruna
Contacto:

segunda jul 19, 2004 7:44 pm

Para saber mais ou menos a idade dos cães é multiplicar por 7, não é? Neste caso o meu cão vai fazer 9 anos em Outubro, ou seja 9x7= 63. :)
Ah e tal...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda jul 19, 2004 7:53 pm

Alf,

veja antes a escala do link que aqui puseram.
Também tem a ver com o tamanho do cão.

Acho este tópico uma delícia.
E muito ternurento.
A Miss Be da Coimeira já tem 16 anos, o que na idade deles com a relação peso/idade tem 87 anos.

Não admira que esteja completamente surda, que caia quando espirra ...
....
mas ainda é o docinho lá de casa.
Digam lá que não é uma ternura ?
Responder

Voltar para “Cães”