Alergias

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

segunda jul 19, 2004 4:48 pm

Gostava de saber, de quem já tenha visto cães com alergia à alimentação, como é que ela se manifesta.

O meu cachorro (raça Serra da Estrela) apresenta umas borbulhas que lhe provocam alguma coceira. Estão perfeitamente localizadas: num dos cotovelos, à volta dos testículos e numa das axilas. No resto do corpo tem a pele com tendência seca.

No pêlo, não foram encontrados vestígios de ácaros mas, pelo sim pelo não, está a ser tratado como se de sarna sarcóptica se tratasse.

Foi enviada uma amostra de sangue para Espanha para o despiste da leishmaniose: ainda não chegou o resultado, mas não penso que seja positivo... (ou espero?...)

Já li aqui, neste fórum que alguns cães são alérgicos ao glúten de milho.
Por isso deixei de dar Satisfaction ao cachorro: estou a dar BIO CAN (era outra ração que tinha em casa e, na composição não tem glúten de milho).

Qualquer ajuda, sugestão, partilha de experiência serão bem vindos!

Esperança
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

segunda jul 19, 2004 4:57 pm

espe Escreveu: Já li aqui, neste fórum que alguns cães são alérgicos ao glúten de milho.
Por isso deixei de dar Satisfaction ao cachorro estou a dar BIO CAN (era outra ração que tinha em casa e, na composição não tem glúten de milho).
É verdade que existem cães com alergia ao glúten de milho. Mas atenção que se fosse o caso a ração que está a dar neste momento tem Trigo, e a alergia ao trigo é mais comum que ao milho.
De qualquer das maneiras, o problema do seu cão parece-me localizado de mais para ser alergia alimentar. Mas não digo que não possa ser.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:18 pm

[quote=casadotrevo]

É verdade que existem cães com alergia ao glúten de milho. Mas atenção que se fosse o caso a ração que está a dar neste momento tem Trigo, e a alergia ao trigo é mais comum que ao milho.
[/quote]

Mau :( Não sabia ... estamos sempre a aprender...

[quote=casadotrevo]
De qualquer das maneiras, o problema do seu cão parece-me localizado de mais para ser alergia alimentar. Mas não digo que não possa ser.
[/quote]

O Vet também acha mas também acha que o cachorro não apresenta nenhum quadro típico; seja de sarna, de alergia a parasitas ou leishmaniose (apesar desta última, segundo ele, ter um conjunto de síntomas muito variados).

O cachorro também está a tomar "amiderm" com o objectivo de lhe tirar a comichão: o que é certo é que ele continua a coçar-se (está a tomar desde Quinta - feira)

Obrigada pela ajuda... mas onde é que agora vou arranjar uma ração sem milho nem trigo...
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 19, 2004 5:30 pm

espe Escreveu: Obrigada pela ajuda... mas onde é que agora vou arranjar uma ração sem milho nem trigo...
Uma hipoalergénica. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:35 pm

[quote=casadotrevo]
Uma hipoalergénica. ;)
[/quote]

Certo. Só que queria adquiri-la o mais rápido possível. Aqui na minha zona não é fácil encontrar e o meu fornecedor não tem!
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:37 pm

É verdade, esqueci-me de mencionar: o Vet inclina-se mais para uma alergia a uma planta.
Têm conhecimento de algum caso?
casadotrevo
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 19, 2004 5:39 pm

Eu não gosto muito de falar de marcas, mas dado o caso ser diferente (mas chamo a sua atenção que o problema do seu cão pode não ser nada de alergias).

Rações comerciais sem Trigo ou Milho:

- Nutro Lamb & Rice (Esta existe para cachorros e cães adultos)
- Acana Lamb & Rice
- Bento Kronen Lamb & Rice

Agora é contactar os distribuidores para ver o que arranja mais perto.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 19, 2004 5:40 pm

Para tirar as dúvidas se é alergia ao gluten.. basta dar-lhe APENAS arroz e carne. O arroz não tem gluten.

Se não lhe passar a comichão é porque não é alergia ao gluten.

As alergias alimentares normalmente manifestam-se como diarreia, mas a atopia é possivel. Se quer saber se é de origem alimentar pode tentar dar uma ração especial com proteinas hidrolizadas ( compra-se no vet). Se continuar alérgico, é bem provável que não seja de origem alimentar. Tente fazer despiste de anticorpos no sangue ou as picadinhas na pele... Pode ser alérgico a alergéneos inalados como o polen por exemplo.
Elsa
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:44 pm

Já agora ... na análise á pele, só despistaram ácaros? e os fungos não viram?
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:48 pm

[quote=Elsa]
Tente fazer despiste de anticorpos no sangue ou as picadinhas na pele... Pode ser alérgico a alergéneos inalados como o polen por exemplo.
[/quote]

Não percebi; picadinhas na pele? É outro tipo de teste?

O Vet não me falou em nenhuma ração para estes casos
:(
Elsa
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:58 pm

Não sei se já fez testes de alergias... mas nos humanos é igual. Pica-se os braços em vários sitios e no local de cada picada coloca-se uma gotinha que contêm uma substância que se pensa que está a causar a alergia. Depois espera-se um tempo e depois vê-se o tamanho da reacção alérgica ( que se manifesta em forma de babas muito vermelhas). quanto maior for a baba, mais alérgico é a pessoa aquela substância.

Nos cães pica-se na face interior da coxa.

De qualquer forma, hoje em dia prefere-se apenas tirar sangue e ver se há anticorpos contra a substância que se pensa que causa a alergia. É um teste mais sensivel que o das picadas na pele.
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 5:58 pm

Elsa,
pelas suas respostas, o que eu vejo éb que o meu Vet está a ir muito devagar.
Há mais de um mês levei-lhe o cachorro com umas borbulhinhas numa das axilas, mas que não provocavam comichão. Foi tratado com uma pomada.
A semana passada voltei lá com o cachorro no estado em que já descrevi.
Nessa altura foi-lhe feita a recolha de sangue e de pêlo: e mandou-me aguardar até ao final desta semana.
Não aguardei e voltei lá quinta-feira manifestando a minha preocupação e pedindo se era possível começar o tratamento da sarna mesmo não sabendo ainda o resultado. O vet disse-me não haver contra indicações e deu-lhe uma injecção. Injecção essa que deverá repetir mais 2 vezes, uma vez por semana.

Em relação a recocolha de pêlo o Vet só mencionou os ácaros.
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 6:02 pm

[quote=Elsa]
Não sei se já fez testes de alergias... mas nos humanos é igual. Pica-se os braços em vários sitios e no local de cada picada coloca-se uma gotinha que contêm uma substância que se pensa que está a causar a alergia. Depois espera-se um tempo e depois vê-se o tamanho da reacção alérgica ( que se manifesta em forma de babas muito vermelhas). quanto maior for a baba, mais alérgico é a pessoa aquela substância.

Nos cães pica-se na face interior da coxa.

De qualquer forma, hoje em dia prefere-se apenas tirar sangue e ver se há anticorpos contra a substância que se pensa que causa a alergia. É um teste mais sensivel que o das picadas na pele.
[/quote]

Muito obrigada Elsa.

Por acaso nunca fiz esses testes.

Bem espero que a seguir seja a opção do Vet
espe
Membro Veterano

segunda jul 19, 2004 6:05 pm

[quote=casadotrevo]
Eu não gosto muito de falar de marcas, mas dado o caso ser diferente (mas chamo a sua atenção que o problema do seu cão pode não ser nada de alergias).

Rações comerciais sem Trigo ou Milho:

- Nutro Lamb & Rice (Esta existe para cachorros e cães adultos)
- Acana Lamb & Rice
- Bento Kronen Lamb & Rice

Agora é contactar os distribuidores para ver o que arranja mais perto.
[/quote]

realmente o mais perto é Lisboa ou Coimbra... Quinta feira terei uma destas rações.

Obrigada!
espe
Membro Veterano

quinta jul 22, 2004 6:23 pm

Lá vimos nós de mais uma consulta: a análise de despiste de leishmaniose deu negativo :D
Só foi feita a pesquisa a ácaros e não a fungos.
O cachorro levou mais uma dose de desparasitante injectável e vai tomar lepicortinolo dutante 15 dias, com redução progressiva da dosagem.
Se for sarna, daqui a uma semana, os simptomas terão diminuido e não deverá voltar, já que a fonte de contaminação não está por perto (segundo o veterinário)
Se assim for, esta é das várias possibilidades (leishmaniose, alergia, sarna...) a melhor, não acham?
Responder

Voltar para “Cães”