Gato em férias - Qual a melhor solução?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Sigaborabuga
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 9:58 pm

quarta jul 21, 2004 8:30 am

Olá,

Gostaria e ouvir as v/ opiniões, sugestões e experiências.
Tenho uma gatinha há quase um ano; o ano passado abdiquei das minhas férias fora de casa por a Mia e a Mel serem muito pequeninas mas este ano estou a pensar ir até à costa alentejana.

A minha questão é: levo ou não a Mia? Ela é uma gatinha sociável, adaptável mas muito ligada a mim. Por exemplo se a levo para casa da minha mãe ela fica bem se eu estiver com ela. Depois acaba por comer muito pouco e fica a miar pelos cantos.

Por outro lado, sei que os gatos gostam muito de estar no seu cantinho e que se calhar ela deveria ficar em casa e arranjar uma pet-sitting. Mas mesmo assim ela vai sentir a nossa falta.
Por incrível que pareça ela fica com imensas saudades da Mel (cadela). Quando vimos de algum fim-de-semana fora é vê-la às lambidelas. :)

Desculpem o testamento e desde já o meu obrigado.
BeaRam
Membro
Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm

quarta jul 21, 2004 9:34 am

O melhor é deixá-la em casa e pedir a alguém que lhe mude o litter e dê de comer.
Claro que sentem a nossa falta, mas conservam o seu espaço.

Quando vou para a aldeia tenho levado o gato comigo. Mas sou obrigada a mantê-lo num quarto fechado, pois sei que se o solto ele pode perder-se, pois não conhece os cantos à casa e se sair para o quintal ainda é pior. Posso mesmo ficar sem ele. E ele perdido não saberia subsistir.

Nem quero pensar nisso.

Beijitos

Beatriz
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quarta jul 21, 2004 9:37 am

Olá,

Olha quando eu vou de férias levo sempre o meu titinho, eu prefiro que nos primeiros dias ele ande um pouco assustado, pois já tive uma má experiência, um ano fui de férias com o meu pai e o tito, mas a meio do mês tivemos que ir buscar a minha mãe, ficamos em Lisboa no máximo 2 dias, quando voltamos a minha avó disse-me que o gato andava desaparecido e que só voltava de vez em quando para comer, eu e o meu pai fomos logo procura-lo, encontramos-o passados uns 15 minutos, ele estava em cima de um tanque num quintal cheio de mato, quando nos vi-o veio logo atrás de nós e nunca mais nos largou, com romroms e cabeçadinhos.

Eles também não ocupam muito espaço no carro, por isso acho que vale muito a pena levar o gatinho :lol: ;) ;) :lol: .

Boas férias.
Paula
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

quarta jul 21, 2004 10:02 am

Se bem que normalmente os gatos prefiram ficar em casa, cada caso é um caso e eu já tive uma gata que costumava ir conosco de férias e nunca tive problemas, mesmo indo para casas com jardim e deixando-a andar à vontade...

No seu caso, uma vez que a gata e a cadela são muito ligadas, julgo que seja mais violento deixar a gatinha sozinha em casa do que levá-la convosco, uma vez que ela tendo a cadela junto, facilmente se adapta em 2 ou 3 dias ao novo espaço...
Também depende da duração das férias... se for até uma semana se calhar é preferível ficar em casa... tudo depende do temperamento do animal e da disposição dos donos...

No meu caso, se a Ginny não tivesse companhia dos outros 3 gatos, levaria-a sempre comigo pois é uma gatinha donadependente e parece a minha sombra...

Boas férias!
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jul 21, 2004 10:34 am

Eu penso que sim, que pode levá-la. As minhas gatas detestam mudar de ambiente, acima disso detestam andar de carro, para ir ao veterinário é uma saga que não imaginam, nem com múscia, nem com transportadora tapada, nem ao colo comigo a falar com elas e dar carinhos, não têm remédio :lol: .
Tenha é atenção ultra-redobrada para não as deixar perder-se, pois não conhecem o espaço e torna-se perigoso, mantenha-as em casa ;) , aposto que vão gostar de estar com a dona ;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 21, 2004 10:44 am

Para a gata será sempre melhor ir com a dona e com a cadela a quem esrá muito ligada. A viagem provavelmente dificil mas compensatória comparada com a solidão....
jcnogueira
Membro Veterano
Registado: segunda jul 21, 2003 10:57 am
Localização: Gatos: Rita (E.C.), Boris (E.C.) e Macarena (Oriental)

quarta jul 21, 2004 2:12 pm

Vou de férias 02/08. Os meus "filhotes" vão ficar em casa. Felizmente tenho excelentes amigos que se ofereceram para ir a minha casa durante as férias, se n eu pedia-lhes ou então eles iriam para casa de um casal de amigos, só que os meninos sairem do seu território ia ser um pouquinho complicado. Assim será melhor. Será só uma semana fora de casa, mas os meus meninos estarão em boas mãos, com muito carinho. Escusado será dizer que chegarei cheio de saudades.
MilkaLuna
Membro
Registado: quarta out 22, 2003 10:18 am

quarta jul 21, 2004 2:17 pm

Olá

Já me aconteceu irmos de ferias por 15 dias e termos de voltar ao fim de 7 dias pq os gatos deixaram de comer.. a minha mae deixava a chave de casa a uma amiga e ela ia la todos os dias dar festinhas.. mas eles mm ela sendo gente conhecida n a queriam.. soqueriam os donos.. entao passamos a leva los pa todo lado :P era caricato ir para o camping de gatos.. era uma espia com uma cordaaaaaaaaa mtooooo comprida..pa cada um claro..
Este ano ja tenho a minha casa e os meus animais.. e vou leva las as 2 comigo.. a ines ressente se de falta da milk.. elas andam sempre aos mimihos..

Milkaluna
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jul 21, 2004 2:34 pm

Tudo depende do feitio de cada animal!
É uma questão de usar o seu instinto... a sigaborabuga conhece-a melhor que ninguém, está por isso em óptima condição para decidir ;)
Para o fazer nada melhor que avaliar os prós e os contras ...

Eu, por exemplo, tenho dois lá em casa que sendo totalmente diferentes de carácter não gostam de se ver longe da segurança da sua casinha e do que é seu!
Ela é mto independente mas ciosa do seu espaço e ele sendo dependente é um "maiquinhas" com as saídas (uma simples ida ao vet é um drama)...

Opto por deixá-los em casa (só estou ausente no máximo uma semana seguida) porque sinto que levá-los só lhes traria um enorme stress. Trato é de arranjar quem os vá vigiando e cuidando diaramente...
coe
Membro Júnior
Registado: sábado ago 02, 2003 3:55 pm

quarta jul 21, 2004 3:04 pm

Ola, eu não gosto de andar com os gatos de um lado para o outro,mas tambem não saiu de casa por mais de uma semana e e so no Natal, porque consigo fazer ferias a meias com as pessoas com quem vivo.Os meus gatos estão assim Habituados a ficar so.Ficam na cozinha fecahdos,mas esta e bastante grande, com um alguidar de agua e comida seca.Tenho somente que tirar da dita cozinha todo o que eles possam estragar.So ha um problema eles ficam uma furia comigo.Beijos e boas ferias.COE
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jul 21, 2004 3:14 pm

coe Escreveu: So ha um problema eles ficam uma furia comigo.
Uma semana é mto tempo para estarem sem ver ninguém.
Ficam ansiosos...
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta jul 21, 2004 5:01 pm

Boas,
Eu prefiro deixa-los no seu ambiente, e serem quidados por alguém de confiança.
Sigaborabuga
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 8:35 pm

Obrigada a todos(as) pelas respostas. ;)

Eu esqueci-me de mencionar que vou estar fora 15 dias e o maior medo é que ela deixe de comer... :(

Tenho várias pessoas que podem vir cá a casa (felizmente) e acho que optar por esta opção.
É que ainda por cima não conheço sequer a casa onde vou ficar e o meu maior medo é que a bichinha fuja.

P.S. - Acho que é desta que vou convencer o meu mais que tudo a adoptar mais uma menina... :p
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 21, 2004 8:43 pm

Boa sorte para as letras pequeninas.

Diga-me lá uma coisa. Acha que quando leva a cadela à rua a gata fica com ciumes? Desculpe a pergunta. Eu tenho 3 gatos e nunca se sabe, poderei um dia ter um cão mas fico sempre a pensar que eles achariam injusto o cão sair e eles não.
Sigaborabuga
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 8:58 pm

lagutrop Escreveu: Diga-me lá uma coisa. Acha que quando leva a cadela à rua a gata fica com ciumes? Desculpe a pergunta. Eu tenho 3 gatos e nunca se sabe, poderei um dia ter um cão mas fico sempre a pensar que eles achariam injusto o cão sair e eles não.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Não sei se será ciúmes, acho que é mais saudades, mas fica a miar à porta. Muitas vezes entro no prédio e já a estou a ouvir. :o
Assim que abro a porta atira-se à Mel com marradinhas! :) é uma relação muito bonita!
Responder

Voltar para “Gatos”