Como é que vocês escolhem o veterinário?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quarta jul 21, 2004 9:54 am

Muito se tem falado aqui de veterinários e de serem bons ou maus profissionais. Como vou levar em breve a minha cadelinha ao veterinário gostava de saber o que é que na vossa opinião faz um bom profissional neste ramo, como seria um veterinário ideal (hipoteticamente falando, claro, porque ninguém é perfeito)?
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 10:11 am

O melhor, é colher a impressão de vários clientes dos veterinários da sua zona.
Isto é muito dificil padronizar, mas de uma coisa temos que estar conscientes, ninguém sabe tudo, e numa área tão abrangente como a medicina veterinária, é normal notar-se isto.
Eu, sempre achei melhor Vet, aquele que admite que não sabe tudo e que não tem problema em perguntar ou aconselhar outro para determinado problema, do que aqueles que nunca dão o braço a torcer.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta jul 21, 2004 10:41 am

casadotrevo Escreveu: Eu, sempre achei melhor Vet, aquele que admite que não sabe tudo e que não tem problema em perguntar ou aconselhar outro para determinado problema, do que aqueles que nunca dão o braço a torcer.
Eu também. Para alem disso, as condições das instalações, disponibilidade em caso de urgências ou internamento, e sobretudo a forma de se relacionar com o animal. Pode ser muito bom vet, mas se eu não gostar da forma como trata o meu gordo (e a mim), é para esquecer.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta jul 21, 2004 10:42 am

O Diamantino faz aqui uma obdservação muito importante,é que realmente, nos dias que correm encontrar veterinários e médicos que admitam que não sabem tudo é dificil, portanto lara se conseguires um desses, nem penses duas vezes, é a pessoa certa. :)
puroacaso
Membro
Registado: segunda mar 15, 2004 11:30 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 10:47 am

Para alem do que disseram, tambem acho importante que este tenha caes, acho que dá um certo sinal de amor aos animais, o que é importante num veterinário e nem todos têm!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 11:35 am

Olá

Eu não estou totalmente de acordo com o critério apresentado pelo Casadotrevo. Um veterinário que admita não ser um sabichão e que facilmente aconselhe outro não implica obrigatoriamente que seja um bom profissional. Essa atitude até poderá ser simpática, até poderá considerar-se necessária, mas não é suficiente.

Tal como na escolha de qualquer outra profissão liberal, (médico, advogado, etc.), é preciso ter sorte. Muitas vezes os técnicos ganham fama e deitam-se um pouco à sombra dessa fama. Mas, inversamente, se por acaso têm o azar de qualquer coisa lhes correr mal, a fama de incompetentes também os segue pela vida fora e é um problema para se livrarem dela.
A escolha de um técnico, neste caso de um veterinário, é feita de forma muito pessoal, subjectivamente. É pelo currículo, pela empatia e pouco mais. E cada pessoa tem os seus padrões, as suas preferências. Eu por exemplo tenho-me dado melhor com médicos antipáticos e sisudos do que com outros que são uma simpatia...

No que respeita ao meu veterinário, foi-me apresentado pelo criador dos meus cães. Não tenho razão de queixa e tenho razões, umas de carácter subjectivo e outras mais objectivas, para confiar nele. Mas não sei se é melhor ou pior do que outros...
Última edição por nel em quarta jul 21, 2004 11:38 am, editado 2 vezes no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Lara_
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 11:36 am

Concordo com tudo o que disseram, o problema é que terei de experimentar primeiro alguns para depois me decidir, o que implica andar com a Ivy de um lado para o outro. Infelizmente não tenho referências de veterinários aqui na minha zona e como serei eu a ver se no meu entender são ou não bons profissionais pedi a vossa opinião.
Também coloco um veterinário de parte se notar que não gosta de animais (como infelizmente há muitos), por muito bom profissional que até possa ser se não gosta de cães para mim não serve.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 11:42 am

nel Escreveu: Eu não estou totalmente de acordo com o critério apresentado pelo Casadotrevo. Um veterinário que admita não ser um chabichão e que facilmente aconselhe outro não implica obrigatoriamente que seja um bom profissional. Essa atitude até poderá ser simpática, até poderá considerar-se necessária, mas não é suficiente.
Nel, leia lá outra vez o que eu disse:
casadotrevo Escreveu: Eu, sempre achei melhor Vet, aquele que admite que não sabe tudo e que não tem problema em perguntar ou aconselhar outro para determinado problema, do que aqueles que nunca dão o braço a torcer.
Eu fiz uma comparação entre dois tipos de Vets, é claro que nem todos são assim ou assado.
De qualquer modo, o nel preferia o segundo tipo ao primeiro ?
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Lara_
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 11:44 am

Já que o Nel falou em currículo para além da empatia, será que não dá mau aspecto ir a uma clínica veterinária que abriu perto de minha casa e perguntar isso mesmo? Ou seja, saber se são veterinários com experiência, se só fizeram estágio e estão ali, em que sítios trabalharam, etc.. Já pensei fazer isso mas depois pensei melhor e não quis arriscar a que me mandassem dar uma volta e me chamassem de paranóica... ;)
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 21, 2004 11:50 am

Lara_ Escreveu: Também coloco um veterinário de parte se notar que não gosta de animais (como infelizmente há muitos), por muito bom profissional que até possa ser se não gosta de cães para mim não serve.
Tal como na "medicina humana", em que os médicos criam necessariamente uma certa frieza em relação a situações verdadeiramente dramáticas, também os veterinários criam rotinas em relação aos animais.
Eu não colocaria a tónica neste aspecto. E, tal como a condição anterior, também não considero esta de uma grande importância. Muito simplesmente porque o afecto que o veterinário poderá ter ou não pelos animais em geral é muito difícil de avaliar.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quarta jul 21, 2004 11:50 am

Lara_ Escreveu: Concordo com tudo o que disseram, o problema é que terei de experimentar primeiro alguns para depois me decidir, o que implica andar com a Ivy de um lado para o outro.
Desculpe lá, Lara, mas não acho boa ideia andar com a pequenina de um lado para o outro, ainda é uma bebé e, se bem me lembro, não tem a vacinação completa, não é?
Se não tem referências, eu escolhía o mais perto da minha casa, olhava para as instalações e os serviços e pronto, caso não goste sempre pode mudar para a próxima vez. É como disse o Nel, é tambem uma questão de sorte.
Eu acho importante o facto de ter um serviço de urgencias, pelo menos para mim deu jeito poder ligar ao vet, por exemplo, um domingo que o Dylan foi picado por uma avispa e começou a inchar um lado do focinho, é sempre uma tranquilidade sobretudo quando são ainda cachorros.

Alicia
Lara_
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 11:55 am

Nel: é que mete-me confusão um veterinário não gostar do que faz, tal como me mete confusão um médico não gostar do que faz. Quem acaba por sofrer é sempre o paciente. Mas vou ter em conta a sua opinião e não ser tão exigente ;)
Alicia: quando disse andar de um lado para o outro era uma forma de falar, claro que não vou andar a experimentar veterinários com ela com dois mesinhos, coitadinha. Acho que vou mesmo fazer isso, ir a um perto e depois se gostar continuo, se não gostar mudo. Este perto tem a vantagem de ter urgências (não estão lá 24h mas têm um número para emergências e como é perto...)
O meu problema é no caso de a Ivy ser operada, por exemplo, isso já é uma responsabilidade enorme e não a queria nas mãos de um veterinário sem experiência. Claro que azares acontecem a todos, mas...
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 21, 2004 12:08 pm

Diamantino
Eu não prefiro o primeiro, mas também não prefiro o segundo. O que acho é que é uma forma muito redutora como critério de escolha e foi isso que eu contrariei.
Mas uma das condições é coisa rara e nunca vista. Um veterinário que seja suficientemente humilde para com o cliente ao ponto de lhe aconselhar outro colega, confessando-se incapaz de resolver um determinado problema de saúde... será que é realista esta situação?
É claro que isto está posto em termos muito absolutos. De qualquer forma, não é muito comum, seja qual for a profissão.

Lara
Quando me referi ao currículo era mais à tal "fama" que vai passando de boca em boca. Isto também acontece noutras profissões liberais. Eu se precisar de um técnico, tento informar-me primeiro com os meus amigos e conhecidos que já tiveram uma experiência qualquer.
O que disse é que essas impressões colhidas são sempre pouco fiáveis. Mas pronto, pelo menos fica-se com uma referência e com a consolação de se ter escolhido...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

quarta jul 21, 2004 12:12 pm

Acho que deve optar por esse que é perto de sua casa,visto que tem urgências.Passe por lá e dê uma olhadela nas instalações,a ver se lhe agradam.
Depois se optar por esse,vai vendo se gosta ou não.Se não gostar ,pode sempre trocar por outro. ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Lara_
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 12:18 pm

O problema é que essa clínica veterinária de que falo perto de minha casa abriu há pouco mais de dois meses e ainda ninguém me dá referências. É mesmo um tiro no escuro.
Responder

Voltar para “Cães”