Criação de gatitos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

saramsilva
Registado: terça jul 20, 2004 10:49 pm

quarta jul 21, 2004 10:51 am

Olá!
Queria que uma das minhas gatas tivesse uma ninhada. Alguém me sabe dizer se aos 6 anos é perigoso ou ainda está em boa idade para ter filhotes?
Obrigada! :D
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta jul 21, 2004 10:56 am

Ñão me leve a mal as seguintes perguntas:

.Já tem donos para os futuros gatinhos? E se forem 12? Como pensa fazer?

.Há algum motivo especial para a gata procriar ou é só porque sim?

.Tem lido os inumeros tópicos da Arca no respeita a animais indesejados, abandonados, maltratados, etc.?

Desculpe mas responda claramente às minhas dúvidas e depois decida-se...

Não fique zangado/a comigo mas as realidades já existentes já são tão más...
noggy
Membro Veterano
Registado: segunda ago 26, 2002 3:23 pm

quarta jul 21, 2004 10:58 am

Não leve a mal mas qual é o objectivo de querer que a sua gata tenha uma ninhada?

E o que vai fazer aos gatinhos que nascerem?
Já tem a quem os dar? Não se esqueça que podem nascer muitos de uma só vez (6, 7...)...

Se a ideia é ter um gatinho bébé, basta que se dirija a uma das mtas instituições de acolhimento ou procure nos sites de adopção...

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=15472

Gatinhos bébés é o que não falta (infelizmente) por aí a precisar de um lar...

Há inclusivamente foristas daqui com gatinhos para dar...
saramsilva
Registado: terça jul 20, 2004 10:49 pm

quarta jul 21, 2004 11:09 am

Claro que pensei nisso tudo.
Já tenho donos para os gatitos, incluindo eu, os meus pais e irmãs. Isso não é problema...
E a ideia é ter um gatito bebé filho da minha gata.... até os Vets aconselham a que os gatos e cães tenham pelo menos uma ninhada.
Claro que esta ideia foi influenciada por a minha gata mais velha ter morrido à 2 dias, mas acho que era bom para esta gatita ter filhotes (é bonita, simpática, etc).

Mas compreendo a preocupação..... mas por aqui não há gatos que fiquem abandonados!

Obrigada na mesma!
noggy
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 11:20 am

saramsilva Escreveu: até os Vets aconselham a que os gatos e cães tenham pelo menos uma ninhada.
Isso não passa de mito!
E se ainda há vets que dizem estas bacoradas, não passam de uns palermas!

Deve é esterilizá-la para evitar problemas futuros como sejam os cancros no útero e ovários...

Sou totalmente contra a reprodução em casa, atendendo ao facto de haver tantos gatos abandonados e a nascer nas ruas...

Quanto à idade da sua gata, pq não pergunta ao vet?? mas, de preferência, não pergunte a nenhum desses idiotas que a aconselharam a deixar a sua gata ter pelo menos uma ninhada :evil:
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta jul 21, 2004 12:00 pm

É mais um clone, dos muitos que proliferam por geração espontânea :evil: e para cúmulo a provocar - deve dar gozo ver a preocupação das pessoas para encontrar donos em condições para os n animais abandonados por aí :evil: :evil:
saramsilva, eu até a compreendo em relação a querer ter descendentes da sua gatinha. Mas atendendo à situação que se vive, sobretudo nesta altura, com abandonos, com gatos da rua que procriaram e os bébés são mais que muitos, poruq não desiste da ideia? Se já tem donos para os meninos, que tal convencê-los a adoptarem os que já existem?
Acredite que fazia uma acção óptima!!!
E em vez de acrescentar mais animais aos existentes, ajudava os que já cá estão! ;)
Pense nisso! ;)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta jul 21, 2004 12:19 pm

Boa tarde
Da mesma maneira que queremos ter os nossos proprios filhos, senão teriamos muitas crianças para adoptar.
Se a sua gata é saudável, e as condições que apresenta são essas, força.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jul 21, 2004 12:24 pm

Olha Sara, os filhotes nunca são iguais à mãe em termos de carácter, se é isso que procura ao querer manter um filhotinho.
Os gatis estão a abarrotar de gatos bebés lindíssimos que só precisam de um dono e se os seus pais e irmãs estão dispostos a aceitar adoptar os gatinhos dessa gatinha, certamente não se importariam de adoptar alguns gatinhos qu estão necessitados. Se não quiser ir a um gatil há muitas pessoas que estão com os gatinhos em casa prontos a dar, são meigos e bem tratados, pelo que não precisa ter receio.
A experiência da maternidade pode trazer algumas alegrias, mas traz também alguns dissabores já que o parto não é fácil, terá de dar um suplemento vitamínico para a gata não emagrecer muito, se forem muitas crias depois a gata não consegue cuidar bem de todas muitas vezes, tem de ponderar muito bem, pois custa muito ver tantos gatinhos belíssimos à espera de um lar, logo agora no verão que há tantos animais, e a senhora procriar a sua gata. Claro que a decisão é sua, mas pense com carinho nos obstáculos que vai impôr à sua gata e em tantos gatinhos que estão a precisar ;)
Babette
Membro Veterano
Registado: quinta mar 11, 2004 11:20 am
Contacto:

quarta jul 21, 2004 12:40 pm

tin Escreveu: Boa tarde
Da mesma maneira que queremos ter os nossos próprios filhos , senão teriamos muitas crianças para adoptar.
Se a sua gata é saudável, e as condições que apresenta são essas, força.
Não tem nada a ver uma coisa com a outra, os nossos próprios filhos saem do nosso próprio corpo, os gatos serão sempre adoptados, sejam das nossas gatas ou de outras. E com isto não quero dizer que se goste menos por serem adoptados, ou mais por saírem do nosso corpo, muito pelo contrario. Eu até sou da opinião que os filhos são como se fossem adoptados, não é isso que faz com que gostemos mais deles ;) .

Quanto à questão da saramsilva, a minha opinião também já aqui foi dita. Porque não dar oportunidade a gatinhos que já cá estão? Contribuir para a diminuição de quantidade de bebés e adultos à espera de donos, muitos sabe-se lá se alguma vez conseguirão encontrar um lar? Tenho a certeza que se vai sentir muito bem ;) .
tin
Membro
Registado: sexta set 19, 2003 12:10 pm
Localização: Gatos: Mingau e Cocas, Cão: Nero,lab. galinhas, patos e mé_més

quarta jul 21, 2004 1:03 pm

Na verdade, é na pluridade de opiniões que o ser humana tem o seu melhor. Ainda bem que assim é.
Com toda a certeza, o forista que abriu este tópico, vai pensar nas considerações e conselhos que aqui foram expostos, no entanto, e um pouco como é habito, esquecemos a questão que de facto nos coloca, e andamos a opinar, embora tudo se relacione, sobre outros assuntos.
A questão é: .." com 6 anos é perigoso ou ainda é boa idade para ter filhotes"
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quarta jul 21, 2004 2:38 pm

Desculpem, mas não dá para acreditar na forma tão leviana como o nascimento de mais uma ninhada é encarado por algumas pessoas...

Aos membros que defendem a procriação por procriar, sugiro a consulta do artigo abaixo, com particular chamada de atenção para a última página:

http://www.pelosanimais.com/animais_com ... izacao.php

E, já agora, visitem o canil/gatil mais próximo! Por vezes introduzir perspectiva nas nossas vidas é muito útil... :roll:
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta jul 21, 2004 2:45 pm

Olá

Eu compreendo que até queira que a sua gata tenha uma ninhada. Mas, devo dizer que não concordo.

Eu explico porquê. Há imensos animais abandonados a precisar de um dono, então para que vamos deixar uma gara SRD e sem registo ter uma ninhada. A gata sofre sempre no parto, tem de ajudar a tratar dos bébs muitas vezes, por vezes surgem complicações. Além de tudo isso, imagine que nascem 3 ou 4 fêmeas e que a pessoa a quem as dá resolve mais tarde que elas também devem ter ninhadas. O que acaba por acontecer é que uma ou outra vão parar ás mãos de quem não liga tanto e as ninhadas começam a ser cada vez mais.

Eu só concordo com a criação de animais de raça com registo e pro criadores conscientes.

credito que tenha donos e que não pense bandonar a ninhada, mas pense se não pode antes fazer felizes alguns animais que tanto precisam de um dono ;)

A ideia de que as gatas devem ter ninhadas por questões de saúde está completamente posta de lado pelos vets.
Deve esterilizar a sua gata para evitar tumores.

Mas, se decidir cruzar, tenha atenção ao gato que escolhe, não se esqueça que gatos que vão á rua podem transmitir doenças graves.

Pense bem no que lhe disseram e depois decida.

beijokas
Kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quarta jul 21, 2004 3:25 pm

[quote=saramsilva]
até os Vets aconselham a que os gatos e cães tenham pelo menos uma ninhada.

[/quote]
Começo a acreditar que seria importante reunir folhetos informativos e artigos científicos recentes que reunão os argumentos a favor da esterilização precoce de gatos e cães e fazer uma ronda sistemática por todos os vets sondando qual q sua opinião acerca do assunto e deixando essas informações ao ser dispor. Mesmo que só um vet passasse a recomendar a esterilização sem qualquer ninhada imaginem o n.º de animais que lhes passa pelas mãos e os impactos positivos que poderia ter… É só fazer as contas, valia a pena investir o tempo nisso.
noggy
Membro Veterano

quarta jul 21, 2004 4:09 pm

rikitapatita Escreveu: poderá sempre vir aqui pedir ajuda, é para isso que anda aqui ou não??????
Claro que não! Aqui ajudam-se gatos abandonados e de rua. Não se ajudam pessoas que mesmo sendo avisadas e aconselhadas insistam em deixar procriar animais em casa...

rikitapatita Escreveu: Aquilo que me aconselhou a mim poderá qui ça assentar-lhe como uma luva no seu caso que parece-me psicótico!
Eu vou lá todas as semanas e por isso sei do que falo... Sei o que é ver a mais profunda tristeza estampada no olhar de um animal institucionalizado...
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta jul 21, 2004 4:24 pm

rikitapatita Escreveu: Pelo que estive a ler, parece-me que anda aqui gente com um pouco de azia, enfim....
Bem, neste fórum existe também uma secção de classificados onde pode colocar fotos e pequenas descrições dos gatinhos se tiver algum problema em dá-los quando nascerem é claro.Também pode colocar aqui as fotos para arranjar donos para esses pequenos.Enquanto isso, a gatinha que vá tratando de procriar belos filhotes e boa sorte para tudo!
Ah e é sempre bom as gatas terem pelo menos uma ninhada sim!
Desculpe lá mas é por causa de pessoas com ideias como as suas que os gatis estão a abarrotar. Digo-lhe de experiência... primeiro os sites de Internet apesar de ajudarem, normalmente não levam a adopções por si só, muito menos o da arca que tem fraca adesão.
É no meio mais perto que se arranjam mais donos(e se podem ter mais certezas, pois pode visitar-se e conferir se o gato está a ser bem tratado), ou utilizando a Internet para contactos entre pessoas conhecidas e que efectivamente se mexem para fazer alguma coisa perante casos reais.
Depois não se sabe quantos gatos nascem, podem ser 3, podem ser 6 pelo que nunca se sabe ao certo se há efectivamente donos para todos. Acrescentanto, sinto em si uma ponta de raivinha pelas pessoas que realmente fazem alguma coisa, pela sua denominação de "pessoas influentes que arranjam donos", pelo que me sinto logo tentada a desconfiar, mas dou-lhe o benefício da dúvida. As gatas terem ninhadas propicia o aparecimento de tumores e cancros uterinos, mamários, carcionomas, desidratação, problemas de parto, entre muitos outros, não vejo qual a parte positiva de procriarem, certamente o veterinário onde vai, se é que vai, é alguém que muito pouco ou nada faz para se actualizar, pois isto é já um consenso há bastante tempo na medicina veterinária.
Se a Sara aparecer aqui depois a perguntar se alguém quer gatinhos pois não tem donos para todos, pode ser que lhe apeteça adoptá-los não? Já que a encorajou a isso.
Quando fazemos erros devemos admiti-los e fazer o possível para não incorrer neles, por isso há muito que se fala na esterelização.
Seis anos sim é já uma idade avançada para ter filhotes, normalmente a partir dos 5 anos os criadores não costumam deixar as gatas procriarem, pelo que o risco não escolhe raça, pode ter sim problemas, ainda mais se for precisa intervenção cirúrgica no parto e anestesia, etc.
Bloqueado

Voltar para “Gatos”