Olá bons dias...
As dúvidas crescem à medida do tempo... deve ser normal!!!
O meu Afonso está com 2 meses e meio e só quer é dormir e comer. Mas para comer tem que estar sempre alguém em cima dele porque até o vento o distrai, se aparece uma formiga lá vai ele atrás dela e esquece-se completamente que estava a comer e era hora de comer... lá vou eu ter que lhe "avivar" a memória!
O criador (casa das Tílias passe a publicidade ) quando fomos buscar o Afonso disse que era aconselhado levar a transportadora e fazer ver ao cão desde logo que aquele seria o local para dormir e descansar... acontece que ele chora um pouco quando fica lá dentro (cinco, dez minutos no máximo).
A minha mulher vai à hora de almoço a casa para dar de comer e fez uma experiência...
Desde do inicio que ele sabe que aquela é a sua caminha e faz as necessidades bem longe do local do descanso do guerreiro, o coco faz no jornal, o xixi faz em qualquer lado (desde que seja longe da cama dele)...
Essa experiência que me refiro tem a ver com o seguinte, ele tem que se habituar a fazer as necessidades fora de casa (temos um quintal), mas ele fica fechado na cozinha, ela deixo-o dentro da transportadora mas fechado lá dentro (até aqui tinha a portinha sempre aberta). Quando regressou à tarde do trabalho reparou que ele tinha aguentado e foi logo para a porta da rua que dá acesso ao terreno, ela abre-lhe a porta e ele assim como de repentinamente fez logo as necessidades. Como é óbvio fizemos uma grande festa, para nós foi uma grande vitória...
Pensámos que não era suficiente visto que tem que ser muito mais rotinado até poder fazer no sitio certo (na rua), e continuámos com a mesma experiência... e ficou dentro da caminha (transportadora mas com a porta fechada) toda a noite, ontem fez o mesmo que custuma fazer (chora cinco, dez minutos) mas hoje às 6 e pouco da manhã tocou a alvorada, era impossível conseguir dormir com tanto barulho... fui ter com ele e... voltou tudo à estaca 0. Tinha a casota com coco e xixi.
Neste momento estou naquela fase: não sei bem o que fazer, se deixa-lo à solta na cozinha e fazer as necessidades em qq lugar (o coco tem feito no jornal mas parece-me que tem sido pura sorte). É neste momento que estou a necessitar de ajuda do pessoal do Fórum.
O que fazer?
Como fazer ver que é lá fora que são feitas as necessidades?
Aquilo que tenho feito é quando ele está lá fora e quando faz coco ou xixi faço a maior festa do mundo para ele reparar que lá fora é que é, sempre acompanhado de um biscoito, quando faz lá dentro, quando não é apanhado em flagrante simplesmente ignoro-o e resignado lá está a esfregona a funcionar.
Sempre que acaba de comer colocamos o Afonso lá fora pq é assim que os "livros indicam", mas ele quer é brincar, de vez em quando lá faz a necessidade mas pode demorar minutos ou horas a fio!!!
Além de ter muita paciência como é que fazemos para fazer as necessidades na rua?
Desculpem o testamento.
Nuno
As Dúvidas aumentam...
Moderador: Moinhodoceu
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jul 10, 2002 4:24 pm
Olá Nuno,
penso que o seu Afonso ainda é muito pequenino para conseguir ter o controlo dos xixis e cócós. Ele até pode tentar aguentar para não fazer na transportadora...mas ainda não consegue controlar.
É preciso uma grande dose de paciência e com o tempo ele vai lá, mas parece que ainda é muito bebé para lhe exigirem que só faça no quintal. Muitas vezes eles até podem tentar fazer um esforço para aguentar, mas no meio de uma brincadeira...podem não chegar a tempo...
Em relação à recompensa com afagos e biscoito, estão a fazer bem, e de certeza que ele já entendeu...mas...não deixa de ser um bebé...
Paciência, e muita esfregona...
penso que o seu Afonso ainda é muito pequenino para conseguir ter o controlo dos xixis e cócós. Ele até pode tentar aguentar para não fazer na transportadora...mas ainda não consegue controlar.
É preciso uma grande dose de paciência e com o tempo ele vai lá, mas parece que ainda é muito bebé para lhe exigirem que só faça no quintal. Muitas vezes eles até podem tentar fazer um esforço para aguentar, mas no meio de uma brincadeira...podem não chegar a tempo...

Em relação à recompensa com afagos e biscoito, estão a fazer bem, e de certeza que ele já entendeu...mas...não deixa de ser um bebé...
Paciência, e muita esfregona...

-
- Membro
- Registado: terça mar 09, 2004 5:06 pm
Coitado do mocinho!!!
Ainda é muito pequenote para se controlar. Ainda terá que utilizar muita esfregona e paciência.
Sugiro, entretanto, uma coisa: Mandar colocar uma portinhola de vai e vem na porta da cozinha para acesso ao quintal.
Boa sorte e até breve,
Beatriz

Ainda é muito pequenote para se controlar. Ainda terá que utilizar muita esfregona e paciência.
Sugiro, entretanto, uma coisa: Mandar colocar uma portinhola de vai e vem na porta da cozinha para acesso ao quintal.
Boa sorte e até breve,
Beatriz

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta dez 21, 2001 4:58 pm
Olá...
Em primeiro lugar queria dizer que não concordo nada com o facto de deixarem o Afonso preso dentro de uma transportadora, mas achava muito melhor arranjarem-lhe uma caminha bem confortável para ser o cantinho dele...pois tal como o Alface disse o Afonso ainda é mito bébé e é impensável achar que ele iria aguentar uma noite inteira sem fazer as necessidades ... o método que eu utilizo sempre com cachorros é realmente apanhá-los em flagrante e interrompelos imediatamente levando-os ao colo para o sítio correto e esperar que eles recomecem a fazer...depois vem a grande festa...claro que se eles vierem chamar durante a noite para fazer, tenho de me levantar e ir po-los a fazer~por mais que custe... mas aprendem num instante...
um abraço
Magui
Em primeiro lugar queria dizer que não concordo nada com o facto de deixarem o Afonso preso dentro de uma transportadora, mas achava muito melhor arranjarem-lhe uma caminha bem confortável para ser o cantinho dele...pois tal como o Alface disse o Afonso ainda é mito bébé e é impensável achar que ele iria aguentar uma noite inteira sem fazer as necessidades ... o método que eu utilizo sempre com cachorros é realmente apanhá-los em flagrante e interrompelos imediatamente levando-os ao colo para o sítio correto e esperar que eles recomecem a fazer...depois vem a grande festa...claro que se eles vierem chamar durante a noite para fazer, tenho de me levantar e ir po-los a fazer~por mais que custe... mas aprendem num instante...
um abraço
Magui
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Olá Nuno:
concordo com as msg anteriores das foristas e acho boa ideia colocar a tal portinhola na porta da cozinha.
Mas fica-me uma dúvida ao ler a msg: o Afonso fica preso dentro da transportadora mais do que 10 minutos??? A noite toda???
:o
Se for esse o caso, acho totalmente desaconselhável, por duas razões:
- O bicho precisa de espaço - isso assim é como uma prisão!!! Horrível.
- O Afonso é muito pequeno ainda para ter controlo na bexiga, e esta também é mto pequena e tem pouca capacidade de retenção. Logo, ele vai ter mm de fazer xixis com mais frequência.
E quando isto tiver de acontecer, se ele está preso dentro da casota, é lá mm que faz. Logo passa a tornar-se um hábito, uma atitude normal, e o que se pretende é exactamente o oposto!
Portanto, na minha opinião:
- a casota deve estar sp de porta aberta, para ele lá poder ir descansar qdo quiser ou precisar;
- Vocês vão ter de ter mta paciência nesta fase inicial e continuar com as recompensas qdo ele cumpre a tarefa com êxito
Asseguro-vos que compensa pois ficam com um companheiro excepcional durante uma boa dezena de anos
concordo com as msg anteriores das foristas e acho boa ideia colocar a tal portinhola na porta da cozinha.
Mas fica-me uma dúvida ao ler a msg: o Afonso fica preso dentro da transportadora mais do que 10 minutos??? A noite toda???

Se for esse o caso, acho totalmente desaconselhável, por duas razões:
- O bicho precisa de espaço - isso assim é como uma prisão!!! Horrível.
- O Afonso é muito pequeno ainda para ter controlo na bexiga, e esta também é mto pequena e tem pouca capacidade de retenção. Logo, ele vai ter mm de fazer xixis com mais frequência.
E quando isto tiver de acontecer, se ele está preso dentro da casota, é lá mm que faz. Logo passa a tornar-se um hábito, uma atitude normal, e o que se pretende é exactamente o oposto!
Portanto, na minha opinião:
- a casota deve estar sp de porta aberta, para ele lá poder ir descansar qdo quiser ou precisar;
- Vocês vão ter de ter mta paciência nesta fase inicial e continuar com as recompensas qdo ele cumpre a tarefa com êxito

Asseguro-vos que compensa pois ficam com um companheiro excepcional durante uma boa dezena de anos

Ok, já deu para perceber através da maioria das respostas...
Vou fazer aquilo que sempre fiz (esta experiência que falei durou só umas horas), ou seja tirar a parte de cima da transportadora e ficar só com a parte de baixo, sem a porta e rezar que ele continue a gostar daquela caminha improvisada...
Qto à sugestão da abertura da porta, é um pouco difícil quando se tem porta de alumínio, mas fica a sugestão!!!!
Outra questão, o criador, como deu-nos umas vitaminas para o Afonso tomar de manhã antes da primeira refeição? Qual é a vossa opinião?
Ele de manhã come pouco, à hora do almoço um pouco mais mas ao jantar devora tudo...
Obrigado na mesma...
Amanhã ou logo deverei continuar a ter outras dúvidas, a aumentar as olheiras e os calos das mãos (por causa da esfregona).
Nuno
Vou fazer aquilo que sempre fiz (esta experiência que falei durou só umas horas), ou seja tirar a parte de cima da transportadora e ficar só com a parte de baixo, sem a porta e rezar que ele continue a gostar daquela caminha improvisada...
Qto à sugestão da abertura da porta, é um pouco difícil quando se tem porta de alumínio, mas fica a sugestão!!!!
Outra questão, o criador, como deu-nos umas vitaminas para o Afonso tomar de manhã antes da primeira refeição? Qual é a vossa opinião?
Ele de manhã come pouco, à hora do almoço um pouco mais mas ao jantar devora tudo...
Obrigado na mesma...
Amanhã ou logo deverei continuar a ter outras dúvidas, a aumentar as olheiras e os calos das mãos (por causa da esfregona).
Nuno
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

Nada que um cremezinho nas mãos não ajude

Força com as vitaminas!

-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm
Os calos nas mãos!
Acho que toda a gente passou por isso!
Nós não comprámos logo a transportadora, mas acabámos por fazê-lo por dois motivos: por causa das limpezas (ele perseguia incansavelmente a esfregona e o aspirador) e para ele aprender quando eram horas de dormir (a peste queria brincar a noite toda).
Pusémos a transportadora ao lado da nossa cama, fechávamo-lo lá dentro e apagávamos a luz. Quando o ouvíamos ressonar (2 minutos depois
), íamos muito devagarinho abrir a porta. Hoje vai lá para dentro dormir, de porta aberta. É a caminha preferida dele. É claro que agora no verão não quer saber de tal coisa, dorme no chão do quarto tipo tapete.
Não acho bom deixá-lo fechado muito tempo. É um bebé, e os bebés não têm controlo nas necessidades. Nós chegámos a pensar que tínhamos um cão incontinente!
A melhor técnica é mesmo a da recompensa: cada vez que ele fizer bem, muito mimo e um biscoito. Se o apanhar a fazer fora do sítio, pegue nele ao colo e leve-o para o sítio certo. Diga-lhe "xixi lindo", até parece que percebem!
Nós fomos buscar o Calvin numa quinta-feira. Como passámos o fim-de-semana todo com ele, na segunda já fazia os xixis todinhos no jornal. Portanto, muita paciência e persistência, ok?
Boa sorte!

Nós não comprámos logo a transportadora, mas acabámos por fazê-lo por dois motivos: por causa das limpezas (ele perseguia incansavelmente a esfregona e o aspirador) e para ele aprender quando eram horas de dormir (a peste queria brincar a noite toda).
Pusémos a transportadora ao lado da nossa cama, fechávamo-lo lá dentro e apagávamos a luz. Quando o ouvíamos ressonar (2 minutos depois

Não acho bom deixá-lo fechado muito tempo. É um bebé, e os bebés não têm controlo nas necessidades. Nós chegámos a pensar que tínhamos um cão incontinente!

A melhor técnica é mesmo a da recompensa: cada vez que ele fizer bem, muito mimo e um biscoito. Se o apanhar a fazer fora do sítio, pegue nele ao colo e leve-o para o sítio certo. Diga-lhe "xixi lindo", até parece que percebem!

Nós fomos buscar o Calvin numa quinta-feira. Como passámos o fim-de-semana todo com ele, na segunda já fazia os xixis todinhos no jornal. Portanto, muita paciência e persistência, ok?
Boa sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Pelo que ouço esse criador dá indicações completas, pelo que deve cruzá-las com o seu médico-veterinário e nãos eguir indicaçÕEs que aqui lhe sejam dadas. È que se o fizer... o criador pode dizer que deixa de ter garantias( é lógico) enquanto que se seguir as indicações do seu veterinário já será diferente.
E parabéns pela aquisição.
E parabéns pela aquisição.