Uma situação muito complicada (Novos desenvolvimentos)
Moderador: mcerqueira
Sue,
É sempre bom tomarmos precauções, mas não se preocupe demais, pode nem ser coriza.
Quanto ao teste de FIV/FeLV é que lhe aconselho mesmo a fazer, para que se sinta segura quando as juntar...
Muita sorte com elas!
Vanessa
É sempre bom tomarmos precauções, mas não se preocupe demais, pode nem ser coriza.
Quanto ao teste de FIV/FeLV é que lhe aconselho mesmo a fazer, para que se sinta segura quando as juntar...
Muita sorte com elas!
Vanessa
Bugita
De facto as fotografias estão pequeninas mas dá para ver que é uma tigradinha clara concerteza linda. Afinal eu, com esta idade nunca conheci nenhum gato feio.
Fale o mais rapido possivel com o veterinário quanto à coriza.
Mas agora pergunto aos entendidos, aquela vacina triplice não os torna imunes à coriza? Eu achava que sim. Sabem-me responder?
De facto as fotografias estão pequeninas mas dá para ver que é uma tigradinha clara concerteza linda. Afinal eu, com esta idade nunca conheci nenhum gato feio.
Fale o mais rapido possivel com o veterinário quanto à coriza.
Mas agora pergunto aos entendidos, aquela vacina triplice não os torna imunes à coriza? Eu achava que sim. Sabem-me responder?
Lagutrop,
A vacina tripla realmente inclui os dois tipos de vírus que podem provocar a Coriza. O que se passa é que há numerosas estirpes de um deles (o calicivírus), que impossibilitam uma imunização a 100%. Isto é, a vacina não impede que fiquem doentes, mas pode ajudar em muito na atenuação dos sintomas.
Vanessa
A vacina tripla realmente inclui os dois tipos de vírus que podem provocar a Coriza. O que se passa é que há numerosas estirpes de um deles (o calicivírus), que impossibilitam uma imunização a 100%. Isto é, a vacina não impede que fiquem doentes, mas pode ajudar em muito na atenuação dos sintomas.
Vanessa
Obrigado vanvan
Quer dizer que se eu apanhar um gato na rua além do FIV/FELV, tambem tenho de ter a coriza em conta não é?
Sei que esta pergunta já deve ter sido aqui respondida milhentas vezes mas eu não li por isso aproveito a sua disponibilidade.
Não penso trazer, até porque neste momento não posso, trazer nenhum para casa mas às vezes hà encontros inesperados e eu gosto de aprender.
Quer dizer que se eu apanhar um gato na rua além do FIV/FELV, tambem tenho de ter a coriza em conta não é?
Sei que esta pergunta já deve ter sido aqui respondida milhentas vezes mas eu não li por isso aproveito a sua disponibilidade.
Não penso trazer, até porque neste momento não posso, trazer nenhum para casa mas às vezes hà encontros inesperados e eu gosto de aprender.
O FIV e FeLV é que são mesmo importantes, pois são doenças muito perigosas.
Com a Coriza devemos sempre preocuparmo-nos, mas se gatinho estiver num bom estado geral também se trata, só que podem ficar portadores do vírus e de vez em quando têm recidivas. Como já aqui disse os meus viveram 12 anos juntos e um deles nunca teve sintomas nenhuns, o outro foi um gato mais do que feliz! Para eles, muitas saudades...
Vanessa
Com a Coriza devemos sempre preocuparmo-nos, mas se gatinho estiver num bom estado geral também se trata, só que podem ficar portadores do vírus e de vez em quando têm recidivas. Como já aqui disse os meus viveram 12 anos juntos e um deles nunca teve sintomas nenhuns, o outro foi um gato mais do que feliz! Para eles, muitas saudades...
Vanessa
Para o FeLV existe vacina (que está incluída na tríplice) e o FIV, para o qual não existe vacina, só se transmite pelo sangue (dentada)...
A coriza é mais facilmente transmitida que o FIV e se o gato estiver vacinado para o FeLV as probabilidades de transmissão são minimas tb...
A coriza é mais facilmente transmitida que o FIV e se o gato estiver vacinado para o FeLV as probabilidades de transmissão são minimas tb...
Desculpe Noggy, só uma correcção, a tríplice inclui Rinotraqueíte, Calicivirose e Panleucopénia. A FeLV pode ser dada como vacina única, ou numa só com as 3 doenças da tríplice (RCP FeLV).
Desculpe a correcção, mas actualmente alguns veterinários só dão a do FeLV se os donos quiserem, ou se forem gatinhos que têm acesso à rua.
Vanessa
Desculpe a correcção, mas actualmente alguns veterinários só dão a do FeLV se os donos quiserem, ou se forem gatinhos que têm acesso à rua.
Vanessa
O meu veterinário é de opinião que a vacina da/o FELV só faz falta aos gatos que vão à rua. Como não é o caso os meus nunca tomaram. Tambem nas férias ficam em casa da minha mãe num andar.
Já lhe perguntei o que acontecia em relação a isso se eu quizesse adoptar um gato de rua e ele disse-me que podia fazer um teste rápido (acho que é daqueles que vocês costumam falar) e vaciná-los nessa altura.
Mas agora estou a pensar, a vacina fica logo activa? Ou tem de se esperar uns dias. Mais uma vez desculpem as perguntas provavelmente repetidas.
Já lhe perguntei o que acontecia em relação a isso se eu quizesse adoptar um gato de rua e ele disse-me que podia fazer um teste rápido (acho que é daqueles que vocês costumam falar) e vaciná-los nessa altura.
Mas agora estou a pensar, a vacina fica logo activa? Ou tem de se esperar uns dias. Mais uma vez desculpem as perguntas provavelmente repetidas.
Lagutrop,
O teste de FIV/FeLV é um teste rápido, que demora cerca de 5 minutos e como disse à Bugita baste uma gota de sangue.
Como a maioria das vacinas, a primovacinação consiste em 2 vacinas contra o FeLV espaçadas por 15 dias, seguida de outros tantos para garantir que o animal ganhou imunidade. Depois faz uma revacinação anual.
O teste de FIV/FeLV é um teste rápido, que demora cerca de 5 minutos e como disse à Bugita baste uma gota de sangue.
Como a maioria das vacinas, a primovacinação consiste em 2 vacinas contra o FeLV espaçadas por 15 dias, seguida de outros tantos para garantir que o animal ganhou imunidade. Depois faz uma revacinação anual.
Pois, esse é um dos argumentos e o outro é a probabilidade de poder fazer tumor na zona da aplicação da vacina (por ser mal aplicada, presumo)...lagutrop Escreveu: O meu veterinário é de opinião que a vacina da/o FELV só faz falta aos gatos que vão à rua.
Para mim, os contra-argumentos são:
Se tiver que levar para casa um gato estranho de repente (emergências acontecem né?

e tumores tb surgem em consequência do FeLV ...
Mal por mal, então prefiro ter os gatos protegidos e as vacinas são aplicadas nas coxas, se surgir um tumor (o diabo seja cego, surdo e mudo, três vezes) pode sempre optar-se pela amputação da pata...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Fogo, ñ é preciso ir tão longe, se o tumor for detectádo no início basta retirá-lo!!!Mal por mal, então prefiro ter os gatos protegidos e as vacinas são aplicadas nas coxas, se surgir um tumor (o diabo seja cego, surdo e mudo, três vezes) pode sempre optar-se pela amputação da pata...
O tumor que parece estar relacionado com a vacina do FeLV é um fibrossarcoma, que surge no local de inoculação da vacina.
As vacinas actuais parecem já não apresentar esse risco, que estava relacionado com o excipiente da vacina e não com uma má aplicação.
Por este motivo, a opção de dar ou não cabe ao dono, e baseia-se no gato ir ou não à rua, onde o risco de contrair a Leucose Felina é muito grande.
Vanessa
As vacinas actuais parecem já não apresentar esse risco, que estava relacionado com o excipiente da vacina e não com uma má aplicação.
Por este motivo, a opção de dar ou não cabe ao dono, e baseia-se no gato ir ou não à rua, onde o risco de contrair a Leucose Felina é muito grande.
Vanessa
Desculpe mas não concordo! Deve basear-se sim no contacto que os gatos de casa têm com gatos estranhos...vanvan Escreveu: e baseia-se no gato ir ou não à rua, onde o risco de contrair a Leucose Felina é muito grande.
O gato pode nunca ir à rua mas se o dono trouxer gatos da rua para casa com alguma frequência... se calhar é melhor...

E se me diz que a vacina agora já nem tem riscos acrescidos... melhor ainda... estar protegido nunca fez mal a ninguém...
Penso eu de que...
-
- Membro
- Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
- Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários
Mais uma pergunta daquelas
...
Felv é a "leucemia" felina não é? A minha (salvo seja!!!!) Vet disse que não via necessidade de o Tico levar a vacina porque anda em casa e se sai é dentro do n/ quintal e com os cães
não há gato de fora que se aventure !!!!
Mas já agora respondam s.f.f. à minha dúvida!
Beijokas,
Gelly

Felv é a "leucemia" felina não é? A minha (salvo seja!!!!) Vet disse que não via necessidade de o Tico levar a vacina porque anda em casa e se sai é dentro do n/ quintal e com os cães

Mas já agora respondam s.f.f. à minha dúvida!
Beijokas,
Gelly