Olá Pedra
Prefiro responder-lhe aqui em separado para não tornar a mensagem anterior muito extensa.
Há um aspecto em que não estou totalmente de acordo consigo e foi exactamente esse meu modo de ver as coisas que me fez intervir na primeira mensagem.
É certo que as pessoas deviam inteirar-se muito bem sobre tudo o que respeita à manutenção de um cão. É verdade. Estou plenamente de acordo com isso.
Mas vamos ser um pouco, só um pouquinho realistas. Na realidade, a maioria esmagadora das pessoas não faz isso. E, muito mais grave ainda, dessa maioria, uma enorme percentagem arranja o cão e continua a não se preocupar em aprender um minimo de conceitos indispensáveis ou, pelo menos úteis para o bem estar do cão. Mais ainda, muita gente que tem cão acha que é uma mariquice ou um fanatismo andar aqui em fóruns de cães a discutir coisas sobre os bichos.
A realidade é mesmo esta. Os participantes de fóruns como estes ou leitores de revistas e, enfim, pessoas verdadeiramente preocupadas com o bem estar dos bichos são em número muito reduzido.
Ora, vamos cair em cima de uma dessas pessoas que teve a iniciativa de vir aqui pedir ajuda? Eu acho que não. Como salientei no meu post, o facto de se ter essa iniciativa já é um bom sinal. E o que eu reprovo e critiquei foi não se ter a necessária tolerância para situações dessas.
Eu acho que estamos todos de acordo naquele primeiro ponto. As pessoas antes de adquirir um cão DEVIAM tomar todas as precauções sobre a raça, o porte, a personalidade do bicho, a manutenção, etc. etc.
Mas, infelizmente, a maioria, a esmagadora maioria não tem essa preocupação. E quando tomam consciência já o cão lá está em casa, com um tratamento um pouco às apalpadelas e por tentativas. Vamos condenar essas pessoas? Não estaremos antes a condenar os bichos?
Numa sociedade bonita e ideal, todas as pessoas agiriam correctamente. Então sim, quando aparecesse aqui uma que se tivesse portado mal, porrada em cima. Até eu molhava a sopa
Isabel, ora diga lá que não concorda comigo.