Coceiras exageradas.

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

sexta jul 23, 2004 8:07 am

Pois é Anja, eu já tinha lido qualquer coisa sobre a Carlota num outro tópico e quando a Lilo se começou a coçar desta maneira lembrei-me logo dela. É que eu sei muito bem o que é a cortizona... Felizmente o vet ainda não achou que fosse caso para tanto.
Esta noite, não sei se é da vontade que tenho de que ela melhore, já me pareceu coçar-se menos. Vamos lá ver!
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

sexta jul 23, 2004 10:49 am

[quote=Lilo2004]
É que eu sei muito bem o que é a cortizona... Felizmente o vet ainda não achou que fosse caso para tanto.
[/quote]

podia partilhar, aqui os seus conhecimentos sobre a cortizona...por favor?
Tem muitos efeitos secundários?

Desde já obrigada,

Esperança
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

sexta jul 23, 2004 11:00 am

Os efeitos que eu conheço da cortizona é em humanos, já que tenho um familiar que a toma há alguns anos e de forma regular. Penso que nos cães talvez os efeitos sejam parecidos.
A cortizona é uma substância que para quem a tome de forma esporádica não acarreta grandes problemas, tendo um efeito muito rápido e portanto, proporcionando rápidas melhoras. O problema é quando se começa a tomar de forma regular. Por exemplo, a pessoa a que me referi toma-a devido a um problema de artrite reumatóide e se não tomar cortizona de manhã já nem se consegue levantar da cama (atenção que se trata de um caso extremo, por isso não fiquem alarmados). Este é o problema da habituação. Por outro lado, é muito má para o coração, desrregula as tensões arteriais, provoca problemas no aparelho digestivo, e acho que ainda mais algumas coisas que agora não me lembro aqui - atenção que não sou médica nem veterinária, falo apenascombase no caso que conheço, que como já referi, é muito grave.
Talvez a Anja possa dar uma achega com o caso da Carlota.
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

sexta jul 23, 2004 11:16 am

Obrigada,
fiquei mais descansada, pois penso que este tratamento será esporádico...
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jul 23, 2004 11:38 am

podia partilhar, aqui os seus conhecimentos sobre a cortizona...por favor?
Tem muitos efeitos secundários?
quando tiver tempo e paciência, copio o que vem no folheto do medicamento. no que toca à gata joana, que tomou cortizona durante 2 anos, aconteceu que deixou de comer e beber. se foi da cortizona? ninguém sabe, mas depois de ler as contraindicações, comecei a somar 2 mais 2.
alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

sexta jul 23, 2004 12:55 pm

Boas tardes a todos

No meu caso pessoal tomo cortisona continuadamente à cerca de 8 anos para tratamento de uma doença crónica e até ver não tive problemas de maior. É certo que tomo uma dose pequena mas extrapolando para o caso em discussão é só para acrescentar que cada caso é um caso e a cortisona apesar dos efeitos secundários salva muitas vidas e resolve muitos problemas.
Desde que seja em pequenas quantidades ou por curtos periodos resolve
muitos males.

Cumprimentos
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

sexta jul 23, 2004 1:37 pm

"A cortisona e seus derivados são antiinflamatórios denominados hormonais ou esteróides pois são provenientes de hormônios produzidos pelo próprio organismo. Cortisona é um termo genérico utilizado para identificar hormônios denominados corticosteróides. É uma substância antiinflamatória e antialérgica. É utilizada em inúmeras doenças, destacando-se a artrite, asma e estados alérgicos. Várias doenças neurológicas, como a esclerose múltipla, podem se beneficiar com a cortisona. A cortisona deve ser utilizada sob rigoroso controle médico.

[b]Provoca inúmeras alterações no organismo, como a cara de "lua", retenção de líquidos ou edema e gastrite, agrava o diabetes, acentua o processo de osteoporose, provoca a piora do glaucoma e da catarata. Pode levar a úlcera duodenal e a hemorragia digestiva. Algumas pessoas desenvolvem distúrbios de humor, como depressão, euforia durante sua utilização. ..." [/b]

in www.rafe.com.br
Responder

Voltar para “Cães”