Kit - Beethoven do Reino dos Furões

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Nina_K9
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 11:27 am

terça jul 20, 2004 10:18 am

MHZ:

É por essas e por outras que eu prefiro sempre fêmeas. Só há uma homem cá em casa: o gato Kiko, de resto é tudo fêmeas. :D (Tudo abandonado ou em vias de o serem, foi um acaso serem fêmeas, mas antes assim).

Quanto ao tamanho, quanto pesa em média um furão? Por uma das fotos não parece ser muito pequeno, mas também muito daquele "volume" é pêlo... :D
É um bocado complicado eles fazerem xixi fora das areias, eu sei o que passei com o meu gato e agora, com a doença, o que estou a passar novamente. Mas que fazer? Eles são malandros mesmo...
Já percebi que também roem as coisas (alguém falou dos buracos nos sofás). ;)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

terça jul 20, 2004 11:00 am

Nina_K9

Não é propriamente “roer”, embora alguns gostem do sabor de um fio eléctrico…É mais com as unhas, como gostam de escavar, alcatifas e fundos de sofás, são uma bela maneira de afiarem as unhas. O meu adora deitar-se de patas para o ar e arranhar o fundo dos sofás.
Móveis não roem, pelo menos que eu tenha conhecimento.
Mas as fêmeas em cio, também fazem asneirinhas.
O peso deles vai de 600gr a 2Kg. O meu, por exemplo, pesa 1,100Kg. Elas são mais leves que eles.

MHZ
catm
Membro Veterano
Registado: terça mar 23, 2004 11:36 am
Localização: 4 tartarugas corcundas do Mississipi e 2 de faces amarelas e um furão
Contacto:

terça jul 20, 2004 2:12 pm

Hyza:
O Rufo também adora andar a escavar nos vasos de flores da mãe do dono! :lol:
O Kit está cada vez mais lindão! ;)
Nina_K9
Membro
Registado: sexta jun 11, 2004 11:27 am

sexta jul 23, 2004 10:07 am

Boas.

Tenho andado a ler os vossos tópicos mais antigos (não exaustivamente), para não estar sempre a fazer perguntas repetidas, mas há três que não me saiem da cabeça e até agora ainda não vi respostas para elas. Não consigo esperar mais, por isso cá vão elas ;) :

- Os furões albinos - brancos com olhos vermelhos são todos branquinhos como o Kit? É que já vi aqui fotos de uns branquinhos, mas com as pontas dos pêlos amareladas, que lhe dão uma coloração mais para o amarelo (penso que no album da Moya existem um assim, não tenho a certeza). O Kit é branquinho como uma bolinha de algodão...

- Já li muito sobre viajar, mas ainda não percebi uma coisa: Se forem passar um fim-de-semana a algum lado têm que levar a gaiola ou podem não a levar e mantê-lo preso com o colete e a trela? E onde ele poderia dormir? Numa cama? Ou será que é muito penoso para eles estarem todo o dia com colete? Como fazem? É que viajar com a gaiola não é muito prático... :oops:

- Se forem viajar com ele e a polícia mandar parar o carro e perguntar o que é "aquilo que leva ali", o que respondem? Será que podem perder os vossos amigos? :(

Obrigado pela paciência em responderem.

Sílvia.
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

sexta jul 23, 2004 12:10 pm

Olá!

Eu tenho cá em casa uma linda menina Pontas de Champanhe, filha do Godot - essa é a cor que fala, Sílvia. São brancos/creme com a cauda e as patinhas num tom de caramelo. Os olhinhos são escuros, ao contrário dos albinos, que são brancos e de olhos vermelhos. Mas também há furões brancox com olhos escuros (não são albinos, e é uma coloração muito rara).
Nas viagens, o melhor mesmo é uma transportadora ou uma gaiola mais pequena (porque as deles são monstras). Ainda estou à espera das gaiolas dobráveis... É claro que para eles dormirem servem, mas quando eles estão acordados o espaço torna-se pequeno. Eu ando sempre de uma casa para outra, e optei por ter duas gaiolas grandes em cada uma, e as viagens fazem dentro de uma transportadora. Há algumas (Ferplast) para as quais se pode mandar vir um kit de fixação de rede, e assim tornam-se ainda mais confortáveis.
As trelas/coletes, na miha opinião, devem ser usados apenas para passear. Não é seguro deixá-los presos assim, por causa de risco de asfixia.

Quanto ao risco que corremos ao transportarmos os nossos amigos, ele é real, mas convém lembrar que não no-los podem apreender assim de qualquer maneira - têm de ter um mandato para isso. Pessoalmente, acho que dizia que era um gato exótico ou, como já aqui alguém disse, um porquinho da china! ;)
Hyza
Membro Veterano
Registado: segunda mar 01, 2004 9:36 pm
Contacto:

sexta jul 23, 2004 3:48 pm

Nina_K9 Escreveu: - Os furões albinos - brancos com olhos vermelhos são todos branquinhos como o Kit? É que já vi aqui fotos de uns branquinhos, mas com as pontas dos pêlos amareladas, que lhe dão uma coloração mais para o amarelo (penso que no album da Moya existem um assim, não tenho a certeza). O Kit é branquinho como uma bolinha de algodão...
O Kit às vezes também começa a ficar amarelado, principalmente no pescoço, e quando isso acontece, começa a ficar com um cheiro mais forte, por isso, leva logo uma boa limpeza ou então, uma banhoca e fica bom...falo sem saber, mas penso que os albinos ficarem amarelados deve ter a ver com a oleosidade do pêlo deles ou coisa parecida...
Nina_K9 Escreveu: - Já li muito sobre viajar, mas ainda não percebi uma coisa: Se forem passar um fim-de-semana a algum lado têm que levar a gaiola ou podem não a levar e mantê-lo preso com o colete e a trela? E onde ele poderia dormir? Numa cama? Ou será que é muito penoso para eles estarem todo o dia com colete? Como fazem? É que viajar com a gaiola não é muito prático...
O Kit é um furão muito viajado, vai quase todos os fins-de-semana para o algarve, e como ele adora he he he
Vai dentro da transportadora dele, que é bem grande, e vai atás do meu banco (condutor), com um casaco ou coisa parecida, por cima, para não se ver que vai lá uma transportadora.
Quanto a gaiola (não gosto de gaiolas he he e ele concorda comigo ^^), lá em casa dos meus pais não há cá nada disso, ele anda sempre à solta pela casa e há sempre pessoal a olhar por ele. Dorme onde calha, na cama da minha irma, na dos meus pais, dentro e fora dos sofas, etc etc he he
Só fica fechado, caso sairmos todos, aí, ele fica fechado no quarto da minha irma, que antes é inspecionado a ver se está tudo bem, e se não ha nada que ele possa destruir, ou magoar-se.
E a trela só é usada caso nos sairmos todos, e ele for atras ^^
Nina_K9 Escreveu: - Se forem viajar com ele e a polícia mandar parar o carro e perguntar o que é "aquilo que leva ali", o que respondem? Será que podem perder os vossos amigos?
É um grande risco, com certeza...até agora tenho tido sorte, e ainda nunca me mandaram parar, mas quando o fizerem, e se descobrirem a transportadora, bem, terei que gastar o meu latim, e tenho a lição toda na ponta da lingua, e se por preciso, tiro o Kit para fora, pego nele, e mostro como ele gosta de mim (pode ser que ele me comece a lamber a cara he he), e como eu gosto dele.
Se mesmo assim, isso não os dissuadir, bem, então levam o Kit, levam-me a mim, e com sorte, atras de mim irão uns quantos e o furão domestico é legalizado em menos de nada...
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 23, 2004 9:18 pm

AH! Não posso deixar passar a data em branco..o Kit e os seus manos fazem hoje 4 meses!! Parabens a todos eles e à mamã Peludinha também ;)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sexta jul 23, 2004 9:34 pm

Nina_K9

Cada furão é um caso. Há alguns mais sossegados que outros e conforme o temperamento dele, assim temos de actuar. Há quem diga que não somos nós que os adoptamos, mas sim, eles é que nos adoptam…
Mas não é obrigatório terem uma gaiola, só que nos dá mais descanso, porque estes marotos são uns curiosos e hiperactivos e adoram meter-se em encrencas. Com o meu, mesmo agora que já lhe conheço as manhas e os cantinhos onde gosta de se meter, de vez em quando, lá ando a correr a casa toda à procura de sua exª que inventou um sítio novo. A teoria deles, é: onde entra a cabeça, entra o resto e por mais pequeno que seja o buraquinho, eles sempre dão um jeito…
E abrir portas? O meu é um safado, com as patas, abre-as todas.
Eu quando levo o meu para o trabalho, que fica a 5 m de carro, levo-o solto no carro. Ele anda a cheirar tudo, salta de banco para banco. Só tenho que ter cuidado para que não venha para debaixo dos meus pés e como já está ensinado, é raro fazê-lo.
Mas para sítios mais longe, tenho uma gaiola de hamster, fácil de transportar e que tapo SEMPRE.
Se a PSP ou GNR o virem, podem apreendê-lo e eu não posso fazer nada. Para isso não precisam de mandato de busca, pois foi apanhado fora de casa. Posso é depois tentar demover o juiz, mostrando que não o uso para a caça, etc, etc…Interpor recurso, ou seja, mover todos os instrumentos legais que estão ao alcance de qualquer cidadão.
Se resulta, não sei. (nem quero vir a saber…) :?

MHZ
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 29, 2004 5:05 pm

Este maroto acabou de ser submetido a uma operação de limpeza completa he he
Banho, com o champo novo, especial para furanitos, que cheira muuuito bem; limpeza de orelhas com um produto proprio para isso, de gato, da Hagen, que funcioniu muito bem (mal lhe puz uma gota na orelhinha, ele sacuidiu a cabeça e saltou porcaria para todo o lado loll fiquei com a t-shirt toda suja ^^), e corte de unhas. Correu tudo muito bem, ele estava um bocado irrequieto, mas conseguimos deixa-lo muito bonito e bem cheiroso he he.

Dica: se usarem produto para as orelhas, façam-no antes de lhe dar banho he he
Hyza
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 18, 2004 4:19 am

5 da manhã

O Kit acabou de nos pregar um granda susto. Fomos agordados com o tipico barulho do engasgo, tossia e parecia que queria vomitar mas não saia nada, e estava mesmo aflito, nós, impotentes a ver o bicho assim, sem saber o fazer e o que se passava, ele tossia e arfava.
Demos-lhe uns tapas nas costas, seguramo-lo com a cabeça mais baixa que o corpo, demos-lhe agua a ver se queria beber, ele espateou e tossiu mais um bocado, até que saiu um bocadito de ração. Deve-se ter "enganado" no caminho, mas nós não ganhamos para o susto :(
Responder

Voltar para “Furão”