Alimentar ou não os cães da rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

É a favor ou não que se alimentem os cães de rua?

sim
54
76%
não
17
24%

Total de votos: 71
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 19, 2002 12:27 pm

Desculpe :) !

Era só para exemplificar um cão mais comum, mas também podia ser um rottweiler ou um labrador.

besourinha Escreveu:
KROZ Escreveu:
Se fosse um caniche provávelmente não se importava tanto.

[
Oh Kroz, então, coitadinhos dos caniches... :cry: (a Yara não vai gostar de saber disto, prepare-se p/uma grande dentada) ;)

Ele não se importa é com nenhum, só c/o seu próprio umbigo...
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quinta set 19, 2002 12:34 pm

Desculpas aceites, mas a Yara diz que tem de levar uma dentadinha na mesma :p , ela é muito teimosa ;)
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Madonna
Membro Veterano
Registado: quinta abr 18, 2002 11:14 am
Localização: 1 Cão d'Água Português, 2 Rottweilers, 1 Doberman, 1 SRD e 2 gatos

quinta set 19, 2002 1:47 pm

...e com certos tópicos, se reconhecem certas pessoas.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta set 19, 2002 1:47 pm

eu por mim, vou deitar fora o meu marido. é um plebeu. agora, não aceito nada menos que venha na descendência dos duques de bragança.
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta set 19, 2002 2:35 pm

Caros Amigos,
Vão-me desculpar, mas existe uma diferença muito grande entre os meus cães e os cães de rua. Mas não é o facto de serem de raça ( isso de dizer que os de raça merecem mais é estupidez)! A diferença, MUITO IMPORTANTE, é que os meus cães têm quem se RESPONSABILIZE por eles a todos os níveis. Isto seria exactamente o mesmo se eles fossem de raça indefinida. Pois é... de facto o que está aqui em causa é que, salvo raras e honradas excepções de pessoas como a Sandra RA, as pessoas alimentam os cães de rua mas não assumem quaisquer responsabilidades. Se o cão morde alguém, nenhum dos seus "protectores" aparece - "o cão é vadio, não tem dono!". Se o cão provoca um acidente com um carro, uma bicicleta, uma mota, mais uma vez "não é de ninguém"! Se o cão adoece gravemente e necessita de uma operação ou um tratamento caro... lá terá de ficar assim e morrer miserávelmente, ou então é 'despejado' à porta de um veterinário ou de uma associação sobrelotada! Se a cadela está com o cio, ninguém a esteriliza e lá vem mais uma catrafada de inocentes para a roda do mundo!
Essa é a diferença, pelos meus cães responsabilizo-me eu, mas pelos de rua ninguém se responsabiliza verdadeiramente. Muitos só aparecem para dizer que está mal feito eutanasiarem os animais, para dizer que não façam isto ou não façam aquilo, mas para fazer alguma coisa que implique assumir verdadeiramente responsabilidades já lá não estão! Ou porque não podem, ou porque não devem, ou porque não querem, mas a verdade é que alimentando-os já acham que fazem muito e que fazem bem.

Podem vir dizer que pelos animais da rua somos TODOS responsáveis, mas como individualmente ninguém assume essa responsabilidade, esse "TODOS" só pode ser uma entidade abstracta que é representada, nada mais nada menos, pelas instituições do Estado que legalmente devem tratar destas situações. É ao Estado e às instituições que se devem pedir responsabilidade, são estas que devem agir...TÊM DE AGIR!

A solução não é dizer que vamos exterminar os animais vadios!! Mais uma vez pergunto... extremos porquê! Só conseguem pensar em 8 e em 80? Porque é que quem está tão interessado em ajudar não pensa em criar uma associação ou em colaborar com uma das já existentes? Porque é que não canalizam essa revolta e essa força para protestar para que as entidades competentes façam mais qualquer coisa?

Bem... esta é a minha opinião.
Paulo C.
Zita
Membro Veterano

quinta set 19, 2002 3:03 pm

Também me parece que não basta alimentá-los...
Seria preciso vaciná-los, desparasitá-los, esterelizá-los, etc.

Acho que não havendo possibilidades de assumir todas essa responsabilidades mante-os na rua, deveria tentar-se entregá-los a uma associação ou arranjar-lhes dono.
sumy
Membro
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am

quinta set 19, 2002 3:44 pm

Caro PauloC, como sempre concordo com o teu ponto de vista!!!, aliás aqui há uns tempos tivemos uma troca de ideias sobre este mesmo assunto e além deste incluia a eutanasia, não sei se te recordas.. Foi uma troca de ideias, pontos de vista por vezes contraditórios, mas foi algo saudável e penso que na altura até chegamos a algumas conclusões.

Defesa de ideias e partilha de pontos de vista que nós necessitamos aqui!!!

Com atitudes deste tipo, todos temos a ganhar, nós e os animais!!!

Tudo isto para dizer que intervenções tipo wasserluft, são tristes e desnecessárias!!!! e não vou dizer mais nada sobre ela, pois já disse atrás o que tinha a dizer.

Eu não defendo por e simplesmente o facto de dar de comer e mais nada. Claro que tem que haver algo mais, não é só chegar, largar os restos do jantar e já está, fiz a minha boa acção. Eu próprio já me chateei com algumas pessoas que faziam exactamente isso, e aquilo mais parecia uma lixeira.

A história do bom samaritano, aqui não se aplica, há que ter determinados cuidados, a história do gato que o PauloC contou, aconteceu, também onde eu morava anteriormente, e passado algum tempo, aquilo parecia a lixeira municipal, maus cheiros, etc. Isto não é bom para ninguém, como é lógico.

Agora se eu lhes der de comer, ter o devido cuidado com o que fica, haver prevenção em termos de crescimento do número de individuos, PORQUE NÂO ALIMENTÁ-LOS???

Se são capazes de ver um cão com fome, e não lhes dão de comer, desculpem, mas eu isso não sou capaz!!!!! Agora chamem-me imbecil, como o wasserluft fez, chamem aquilo que quiserem!!!!

Também concordo que nem toda a gente pode ter este tipo de atitude e é apenas responsável para lhes dar de comer, ai desculpem, e se acontece algo como o Paulo disse, tipo provocar um acidente, adoecer, magoar um miúdo, etc, não lhes chamo imbecis como o nosso amigo, mas chamo cobardes!!!! Desculpem, não quero chatear ninguem, mas é uma realidade!!! e reparem que eu estou incluido neste grupo.
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

quinta set 19, 2002 4:41 pm

Eu pessoalmente não alimento animais da rua por uma razão muito simples: não existem animais abandonados na minha rua.

Por incrível que pareça, o único animal que lá apareceu foi um gatinho bébé, que foi prontamente adoptado pela minha vizinha.

Talvez isto também se deva a ser uma urbanização nova.

Paulo C:
É a sua opinião e faz muito bem em partilhá-la com os restantes forenses, pois eu pessoalmente considerei-a valiosíssima, e concordo consigo a 100%

Sandrara:
Aproveito para lhe dar os parabéns.
É raro alguém abdicar de si em prol do seu semelhante.
Em prol dos animais, é único! O meu bem-haja!
ReporterX
Membro
Registado: quinta jun 27, 2002 12:03 pm

quinta set 19, 2002 5:20 pm

Não há nada como um tema quente para agitar as massas. E este é um desses "maravilhosos" temas. Já temos imbecis e tudo, frases sujas e pareceres turvos.
Quanto ao tema fulcral, creio que ENQUANTO EXISTIREM MENTES HUMANAS VADIAS não poderemos sequer admitir a hipótese de acabar com esse mal necessário. E o mal necessário é o de alimentar os cães na rua.
Não concordo com essa forma de agir. Mas tenho moral para mostrar a minha discordância. Ou seja, adoptei uma cadelinha. Menos uma que seria alimentada, se fosse, na rua.
Faço-me entender?
Mas também acho que enquanto cada um de nós não dispensar um bocadinho de si, do seu tempo, do seu espaço, da sua disponibilidade, em prol dos tais "malvados" que podem pegar doenças aos finórios, então este problema não tem solução.
Para mal de quem? Dos que precisam de ficar à espera que os "estúpidos" resolvam tirar, às vezes do pouco que têm, para lhes proporcionar uma refeição minimamente satisfatória.
E ainda acho que não vale a pena entrar aqui em grandes discussões contra quem demonstra que coração é APENAS uma palavra e não um órgão do corpo humano.
Desculpem a retórica mas, de repente, apeteceu-me.
Sinceras saudações.
Desculpem lá mas tenho que dizer, bem a propósito, que há cerca de meia hora, dei um biscoito a um "impecilho" que nunca tinha visto. Ele olhou para mim e, de repente, pareceu-me ver naquele focinho com mais cara do que muito humano, um SORRISO de agradecimento.
Obrigado, rafeiro, murmurei eu perante o olhar, ainda grato, daquele pobre cão que nunca me tinha visto mas que, se calhar, ficou meu amigo... por causa de um simples biscoito... de rua.
Fiquem bem.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 19, 2002 6:32 pm

Olá de novo,
Pessoalmente não acredito em 'males' necessários, o que eu acredito é no 'Bem' necessário. Enquanto nos conformármos e fomentármos o "mal" necessário, nunca deixaremos de viver num mundo apenas de 'males' ( embora se digam necessários ou menores). Eu não posso aceitar e concordar com isso! Eu quero o 'bem', o certo, e não o mal ( mesmo que, repito, 'necessário´)!

Muito recentemente, ouvi a seguinte comunicação no aeroporto de S. Paulo ( lá naquelas mensagens sonoras que vão passando de vez em quando) :
"Serviço de utilidade pública: Não dê donativos aos pedintes de rua, se pretende efectuar doações, faça-as a entidades oficiais que as canalizarão para onde são necessárias"
( era algo assim).
Pois bem... achei muito bem aquele tipo de divulgação. Era relativa a pessoas ( pedintes), mas faz o mesmo sentido no caso dos animais. Fomentar este tipo de situação nunca vai resolver NADA!

Quanto às questões de moralidade e da bondade para com os animais, apenas acredito nela quando é desinteressada e responsável. As pessoas que ajudam os pobres e fazem o 'bem' a pensar no lugarzinho que vão ter guardado no céu ou para poderem falar que ajudam, desculpem, mas perdem mais de metade do valor das acções . Valor têm aquelas que fazem as coisas sem nada dizer a ninguém e sem nada pedirem em troca ( nem sequer o reconhecimento dos outros).
Tem tanta 'moralidade' para falar deste assunto uma pessoa que tem 10 cães de rua como quem não tem animal nenhum em casa, porque este é um assunto que afecta todos. Os cães de rua estão na via pública.

Ninguém é obrigado a ajudar em nada. Quem faz, faz porque quer, não é estupido, não é melhor nem é pior que os outros. Limita-se a agir pela sua consciência ( mal ou bem, de forma correcta ou incorrecta). Não deve esperar agradecimentos pelo bem que faz, porque o faz voluntariamente e desinteressadamente, mas pode esperar críticas se o que fizer afectar negativamente os demais.

Há que agir sim, mas se calhar para além do coração é preciso usar também outros orgãos, nomeadamente o cerebro e a razão que o deve caracterizar.

Abraços
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta set 19, 2002 6:50 pm

então enquanto não chegarmos ao bem, os vadios vão morrendo de fome. falta-lhes tudo, pelos vistos também têem de ser privados de comer. é quando chegarmos ao bem :?: :?: :?: :?: deixam de haver animais abandonados. quando será esse dia?
anjaazul
Sandrara
Membro Veterano

sexta set 20, 2002 7:07 am

OLá

Paulinho

Tu achas mesmo que o dinheiro entregue ás instituições , sejam elas quais forem, vai TODO directo para os principais interessados???
Eu não acredito nas instituições, por isso faço questão de NUNCA dar donativos em $ ou melhor em €, e de preferência dou directamente a quem precisa. Já vi muitas instituições de HIV, animais, crianças, etc, a ficarem com o que era doado. O nosso pais está cada vez mais podre e a grande maioria das instituições não passam de micro empresas que vivem à custa do que defendem.

Bjks
ReporterX
Membro
Registado: quinta jun 27, 2002 12:03 pm

sexta set 20, 2002 7:39 am

Vamos todos almoçar na rua hoje?
Eu alinho. Até tenho as vacinas em dia.
O problema é haver quem se disponibilize a dar-nos a papinha feita e tudo.
Francamente... sem mais comentários.
Um bom dia para todos.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 20, 2002 9:17 am

Olá Sandra,
Não acredito que todo o dinheiro dado a instituições vá parar aos sitios certos onde faz falta. Mas, de igual forma, também não acredito que todos os pedintes precisem mesmo de pedir dinheiro para sobreviver. Aliás, estou convencido que a grande maioria deles tem alternativas que seriam obrigados a procurar se não houvesse quem lhes desse dinheiro. Por motivos ligados à minha profissão, sei de alguns pedintes conhecidos de Lisboa ( figuras típicas que muitos conhecem e que normalmente estão a pedir nos mesmos lugares) que têm contas bancárias EM MUITO superiores à minha ( que vivo e me sustento do MEU TRABALHO).
Voltando aos animais abandonados, e às instituições a eles ligados, é também obvio que não acredito que o dinheiro ( ou outro tipo de donativo.. porque não tem de ser dinheiro!!) vá todo ser canalizado para eles! Mas há instituições e há Instituiçõe! Pergunto-te a ti Sandra (directamente)... achas que não se deve dar donativos à União Zoófila?
Eu mantenho a minha opinião que não se devem alimentar os cães de rua, mas sim lutar por criar condições para retirá-los da rua. Alimentá-los porque é um mal necessário limita-nos a um mundo de males necessários e de problemas desnecessários, com tendência a aumentar exponencialmente com a reprodução descontrolada destes animais. Sou a favor da recolha, colocação em lares de adopção e, como solução final, da eutanásia dos animais errantes. Isto tudo acompanhado de educação e consciencialização das pessoas e penalização de quem abandona e maltrata animais. Só assim, entendo, o problema será verdadeiramente resolvido.

Abraços
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 20, 2002 9:44 am

então enquanto não chegarmos ao bem, os vadios vão morrendo de fome. falta-lhes tudo, pelos vistos também têem de ser privados de comer. é quando chegarmos ao bem deixam de haver animais abandonados. quando será esse dia?
anjaazul
Bem.... já que vamos por extremos então eu também tenho "boas ideias":
Vamos continuar a alimentar os animais de rua e a deixá-los reproduzirem-se. Damos-lhe comer e, é claro, fazemos-lhes umas festinhas ocasionais. Nos locais onde hoje temos 4 gatos e 2 cadelas, que porque sofriam e lhes faltava tudo alimentámos, daqui a uns tempos vamos ter umas centenas de gatos e umas dezenas de cães! É claro que, se calhar, não vamos chegar a tantos, porque entretanto umas dezenas de gatinhos e uns quantos cachorros vão morrer de doenças ( muitas delas altamente contagiosas) em lutas, por envenenamento ou atropelados.
Mas o que importa se a nossa 'bondade', em última análise, levar à morte destes animais? O que importa é que um dia aliviámos a dor e o sofrimento daqueles 4 gatinhos e daquelas duas cadelinhas, não é?
Pois é....esqueçamos os que morreram, coitadinhos, :( e vamos mas é alimentar as dezenas que sobrevivam (continuando o ciclo de morte)!!!!

Será que sou só eu?!?! Será possível que o amor aos animais não vos deixe ver para além da cara feliz e do abanar da cauda do momento? Serei tão pessimista e tão insensível por nesses momentos ver também os corpos dos gatos mortos da minha rua ( descendentes daquele primeiro gatinho preto) ?

Bem... então queiram-me desculpar...
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”