Educando o furão...

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Responder
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

domingo jul 25, 2004 3:54 pm

O furão, como qualquer animal, tem que ser educado desde pequenino. Tem que saber quem é que manda e quais as regras.
Como é um animal ternurento, é fácil deixá-lo abusar.
Convém não cair nesse erro, porque depois dá origem a que nos enfastiemos de ter de andar a limpar constantemente, os “presentes” espalhados pela casa.
No início, confinem-no à gaiola, tendo o cuidado de verificar qual o sítio preferido dele para as necessidades e usar uma caixa wc suficientemente grande, que tem que ser limpa mais ou menos constantemente. Mas convém deixar um pouco, para eles sentirem o cheiro e saberem para o que é que a caixa serve.
Sempre que faz dentro, dar um prémio e ralhar quando não o fizer, para ele começar a entender.
Há que ser persistente.
Têm um trajecto digestivo rápido, pelo que umas 2 h depois de comerem, devem “brindar-nos” com o respectivo “presente”. Com a urina é mais ou menos o mesmo.
Ou seja, depois de repararmos que fizeram as necessidades, temos um tempo de folga em que o podemos deixar solto. Se a gaiola fica longe e percebermos quais os cantos da casa preferidos dele, podemos lá colocar outra caixinha ou um pedaço de jornal, com a finalidade de o educar a quais os sítios a que ele tem “direito”.
Um dos sinais, é começar a andar às voltas e a cheirar, quer dizer que anda à procura do local devido, depois pára e começa às “arrecuas”, a aninhar-se e a abrir as patas de trás. Nessa altura, se é um sítio não permitido, devemos metê-lo no wc da gaiola e deixá-lo lá cerca de 10m de castigo, para ele começar a associar que se desobedece vai para o castigo. (Há quem seja apologista de colocá-lo de castigo em sítio diferente da gaiola).
Não esquecer de lhe dar uma palavra de ordem, por exemplo: “xixi”, isto é muito importante. E um prémio quando obedecer.
Quando abro a gaiola do Opale, ele quer vir logo cá para fora mas primeiro digo-lhe: “xixi-cócó” e ele começa feito barata tonta a ir ora para a caixinha ora a trepar à gaiola para sair, inclusive finge que já fez (simula que abre as patas de trás), é um jogo a ver quem ganha. Ás vezes ganha ele…
Se ele adormecer fora da gaiola, metam-no lá, porque quando acordar, vai decerto fazer as suas necessidades.
Há medida que começa a surtir efeito, podemos ir alargando o campo de saída, mas sempre vigiando as “actividades” e corrigindo os maus hábitos.
Isto é um jogo de paciência que pode durar meses e se no final conseguirmos que em 70% das vezes corra bem, somos uns donos com sorte. ;)
Quando os machos andam na altura do cio, isso já é outra história…se desesperarem, a castração é a melhor solução. Mas NUNCA retirem as glândulas anais.

MHZ
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

segunda jul 26, 2004 12:55 pm

MHZ,

grandes conselhos.... aliás, eu sempre fiz isso e o rosca está um autentico furao educado na suiça... até quando vai para os vasos escavar, se eu lhe disser NO (é a palavra de ordem) ele não vai :) surte mesmo efeito!!

agora uma duvida: porque diz NUNCA retirem as glandulas anais?? o rosca não as tem, foi conselho do vet lá de espanha que me garantiu que não tinha efeitos secundários nocivos para a saude dele... que me diz?
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

segunda jul 26, 2004 1:27 pm

Scar raf:

Espero que não tenha mas pode vir a ter. É que essas glândulas servem de lubrificantes e por vezes, não sei se já reparaste, eles têm dificuldade em defecar. Sem essas glândulas, mais dificuldade podem ter e a consequência pode ser o prolapso do recto, ou hemorróidas no mínimo.
Mas não vale a pena pensares nisso, uma vez que já está feito.
Verifica que as fezes não sejam demasiado duras, para o esforço não ser tão grande. Mas sem esquecer que a comida seca lhes protege mais os dentes.

Há uma coisa que eu tenho reparado, poderá ser coincidência mas os furões importados, que já vêm castrados, castração essa feita demasiado cedo, têm mais problemas de saúde que os daqui do fórum.
Estes, caseirinhos, criados com atenções, sem a preocupação de serem "rentáveis", na minha opinião e comparando com os outros fóruns, têm melhores condições de saúde.
E oxalá não me engane.

Vou de férias, se estiveres cá no fim de Agosto, podias vir cá com o Rosca, fazer uma visita ao amigo.
Um beijo

MHZ
patuxas
Membro
Registado: sábado nov 08, 2003 5:50 pm

terça jul 27, 2004 9:45 am

Olá Mhz

Desde o inicio que tenho seguido muitos dos conselhos, que disponibiliza aqui no forum, para "a malta mais inexperiente" assim como eu. E realmente a experiencia vale muito, assim como a paciência e persistência. Obrigado.
Responder

Voltar para “Furão”