Limpeza de dentes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Nunez
Membro
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

domingo jul 25, 2004 6:42 pm

Viva a todos.

O veterinário do meu cão aconselhou uma destartarização, bastante cara por sinal, embora isso não interesse no caso, que implica uma anestesia geral ao animal. Para isso, já foram mandadas fazer análises ao sangue e já foi examinado o coração, que está bom.

A questão é a seguinte devido aos efeitos indesejáveis das anestesias gerais, mesmo as fracas, será que compensa fazer isso? Ou seja, não será preferível uma destartarização mais suave, com piores resultados e que, por isso, tem de ser mais frequente, mas que não implica o adormecimento do animal? Como procedem com os vossos cães?

Obrigado desde já.
Última edição por Nunez em domingo jul 25, 2004 6:54 pm, editado 1 vez no total.
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

domingo jul 25, 2004 6:48 pm

Olá!

Já agora estamos a falar de que cão?

Bjs Alex
Nunez
Membro

domingo jul 25, 2004 6:57 pm

É um rafeiro, ou, se preferirem, um SRD. Tem médio porte e deve ter ascendência de scotish terrier.

Já agora aproveito para perguntar: os ossos para roer e afins são mesmo eficazes na prevenção do tártaro?
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

domingo jul 25, 2004 7:02 pm

OIs!

Eu daquilo que tenho conhecimento se o vet lhediz que é melhor fazer destartarização é melhor seguiro conselho :D
Posteriormente os ossos são um optimo aliado para limpar os dentes é claro que o cão comer ração também ajuda (suja menos os dentes).

Bjs Alex
pifo
Membro Veterano
Registado: domingo jun 06, 2004 6:53 pm

domingo jul 25, 2004 7:24 pm

Nunez Escreveu:Ou seja, não será preferível uma destartarização mais suave, com piores resultados e que, por isso, tem de ser mais frequente, mas que não implica o adormecimento do animal?
Não acredito que haja um veterinário que consiga fazer uma destartarização em condições sem anestesiar completamente o animal.
Nunez Escreveu:devido aos efeitos indesejáveis das anestesias gerais, mesmo as fracas
Fortes ou fracas, se é geral... é geral! :o As anestesias são seguras. É como diz o outro: é 99.9999% seguro, há é aqueles 0.0001% que se tramam... ;)

Acho que deve destartarizar o seu cão seguindo os conselhos do seu vet. Uma boca podre é meio caminho andado para problemas de coração, e não estou a falar de paixões... :lol:

Cumps
Cumps ;)
Nunez
Membro

domingo jul 25, 2004 7:44 pm

Certo, acho que vou seguir os vossos conselhos, que aliás é também o que acho. Aliás, logo na altura marquei a cirurgia, mas fiquei a matutar no assunto...

Obg.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo jul 25, 2004 7:53 pm

eu gostava de saber como conseguem fazer uma destartarização a um animal sem anestesia. pelo menos o stress que pode causar.
o gato gaspar fez uma destartarização sob anestesia e nada de mal lhe aconteceu :D
Nunez
Membro

domingo jul 25, 2004 8:10 pm

Pois, para não causar um grande stress, e para ser possível, a destartarização sem anestesia é mais suave, e portanto menos eficaz. Em que consiste, exactamente não sei, mas imagino que corresponda a uma lavagem de dentes mais completa. O vet diz que com este método o cão tem que fazer isso cerca de duas vezes por ano, ao passo que a outra com anestesia resolve o problema por alguns anos.
ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

domingo jul 25, 2004 8:50 pm

Caro Nunez,

Já agora, e porque também preciso de fazer uma aos meus cães com alguma urgência, em quanto é que fica?

Obrigada,
Inês Mota
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

domingo jul 25, 2004 9:02 pm

Olá

ismota:
O Sniff fez uma destartarização e custou 50 eur, se é cara ou não, não sei, só sei o bafone q ele mandava era horrivel.
E sim, teve que levar anestesia geral. ;)
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo jul 25, 2004 9:18 pm

Ois!!!

Eu já agora queria saber se algum de voces lava os dentes aos vossos cães... É q o meu tem-los bastante amarelos... e escuros na raiz... dou-lhe ossos mas ele não lhes liga muito... que cuidados deve-se ter no quotidiano sobre este assunto?
Anita_ra
Membro Veterano
Registado: segunda jun 03, 2002 2:49 pm
Contacto:

domingo jul 25, 2004 10:31 pm

Speaker:
Tem falado no assunto dos dentes do seu cão ao vet? Se calhar está na altura de lhe fazer uma destartarização... ;)
A alimentação que lhe dá pode ajudar na formação do tártaro. A comida em lata e algumas rações mais gordurosas têm tendência a acumular nos dentes e gengivas do cão. Existem alguns ossos que podem ajudar a limpar.
Existe uma pasta para os dentes dos cães, que se chama Orozyme tem uma embalagem azul, e pode ser admnistrada directamente na boca do cão, ou misturada com a ração. (vende-se nos vets e lojas de animais)
Espero ter ajudado.

Fiquem bem,
Ana
ismota
Membro
Registado: terça ago 13, 2002 1:17 pm

domingo jul 25, 2004 11:22 pm

Pois anita, o bafone não se aguenta mesmo ;) Mas por acaso não acho 50€ caro. Vou marcar isso!
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

segunda jul 26, 2004 11:29 am

Só € 50,00? A vet do meu cão disse logo para eu começar a juntar uns trocos, pensei que era coisa para cima dos 50 cts, mas não perguntei preços. Têm a certeza que é esse o preço?
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda jul 26, 2004 12:07 pm

MMPA Escreveu: ...pensei que era coisa para cima dos 50 cts, mas não perguntei preços. Têm a certeza que é esse o preço?
Olá

Espero que os vets não vejam este tópico!!
Ou pelo menos alguns! ;)
Um abraço
Responder

Voltar para “Cães”