Canal SIC Mulher - Debate sobre Nova Legislação - HOJE - 26/7/2004 - 23h

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

segunda jul 26, 2004 9:51 am

Hoje Segunda-Feira dia 26 de Julho das 23h às 24h no canal da Tvcabo SIC Mulher irá ser transmitido um programa/debate sobre a nova legislação relativa aos Cães Potencialmente Perigosos.

O Programa é apresentado pela jornalista Rita Ferro Rodrigues e conta com a presença de convidados ligados à canicultura em Portugal e um "Mestre" em comportamento canino.

Pelas informações que tenho será um programa interessante de assistir...vamos ver se assim é.......... ;)
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

segunda jul 26, 2004 11:04 am

Participantes:

Eng.º Pinto Teixeira - Vice-Presidente do CPC
Fernando Lucas Martins - Presidente do RCP
Dr. Gonçalo ... (confesso que não me lembro) - Médico Veterinário e Mestre em Comportamento Animal
Gonçalo Graça Moura - criador e "conhecedor" (o título não é meu) da nova legislação
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda jul 26, 2004 11:08 am

Eu vou tentar ver....mas como não costumo ligar a SIC Mulher, só mesmo se puser um despertador para não me esquecer de ligar a essa hora!
Pena que seja não seja num canal de maior audiência.
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

segunda jul 26, 2004 1:02 pm

A sic mulher tem debates muito interessantes a essa hora....
izabella
Membro Veterano
Registado: sábado fev 02, 2002 12:33 pm

segunda jul 26, 2004 1:04 pm

vou mesmo tentar ver para ver o que se vai dizer.
Imagem
<strong>Lu....</strong>
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda jul 26, 2004 1:13 pm

Bem, eu vou ver se não me esqueço do horário pois são assuntos bastante interessantes.

Aqui á dias um jornal aqui da ilha perguntou a alguns cidadãos se sabiam que era obrigatório registar os canitos e quais as raças potencialmente perigosas e qual a documentação necessária, bem, ninguem sabia nada de nada, uma desgraça. :o

Tambem acho que deveria ser num horário nobre num canal de maiores audiências, precisamente para alertar os cidadãos que estão um tanto ou quanto á mergem deste assunto. :)
quino
Membro Veterano
Registado: segunda out 28, 2002 11:53 am
Contacto:

segunda jul 26, 2004 5:28 pm

Pois é...é pena que não seja num canal normal (sem ser tvcabo) mas infelizmente as pessoas que estão á frente desses canais ou das Agendas dos mesmos, só veem interesse nos cães quando é pela negativa...já toda a gente sabe como essas coisas são...não vale a pena insistir !

De qualquer forma é de louvar a iniciativa deste canal de televisão tento pela iniciativa em si, como pelos convidados escolhidos...assim talvez o publico consiga ficar um pouco mais esclarecido em vez de ficar ainda mais baralhado ou continue a acreditar nos bichos papões...pelo menos nos de quatro patas....porque ninguem tem duvidas de que os hà...não são é cães nem são de quatro patas

(.....e......Gonçalo.....como é que ficamos......com doutores ou não....se é para uns é para todos.... ;) )
DonaVela
Membro
Registado: quinta fev 19, 2004 3:13 pm

segunda jul 26, 2004 5:59 pm

quino Escreveu: Hoje Segunda-Feira dia 26 de Julho das 23h às 24h no canal da Tvcabo SIC Mulher irá ser transmitido um programa/debate sobre a nova legislação relativa aos Cães Potencialmente Perigosos.
Bonito....
Só neste país. Às horas que ninguém vê e num canal que a grande maioria ignora.

Enfim.
Vou estar atenta.
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

segunda jul 26, 2004 10:13 pm

Depois digam qualquer coisa, tenho TV por cabo mas a Cabovisão não tem o canal sicmulher :(
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

segunda jul 26, 2004 10:30 pm

Mas tem o Halmark, o MGM e o Fox :D :D :D :D , muito melhor que a SIC Mulher 8)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 26, 2004 11:25 pm

Já deu.
Realmente é um tema muito vasto para debater em tão pouco tempo e muita coisa importante ficou por dizer. Gostei de algumas coisas, de outras nem tanto.......
Acho que este tema deveria ser reaproveitado e feito um debate bem mais aprofundado.

Abraços
Paulo C.
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

segunda jul 26, 2004 11:33 pm

Boas!!

Pois é PauloC...acho que pecou pelo o curto tempo...mas mesmo assim deu para ver a inergumidade desta lei..e nisso estavam todos de acordo...

Abraços

Arcanjo
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 27, 2004 8:37 am

Ora viva,
Então vamos lá, já com mais calma, aos comentários.
O que eu achei positivo.
- Falou-se na questão da necessidade de sociabilização, referida na própria Lei, e que depois é dificultada ou mesmo impossibilitada dadas as restrições que se impôem ( nomeadamente o uso de açaimo).
- Falou-se que no universo de cães que existem (concretamente Rottweilers) existem milhares de casos de 'bons cães' integrados em familias, e que por isso não se percebe como é que se faz de casos isolados e esporádicos exemplos para caracterizar toda uma raça
- Falou-se que a Lei actual é discriminativa, e peca por defeito e por excesso.
- Falou-se que não é a raça mas sim o individuo (cão independentemente da raça ou de ser sem raça) que pode ser ou não ser potencialmente perigoso.
- Ouviu-se, da boca de um representante do CPC que este clube é frontalmente contra a legislação actual e que não foi tida em conta a sua opinião na elaboração desta.
Para além destes pontos, foi também passada alguma informação de interesse relativamente à legislação e a aspectos históricos da evolução de algumas raças.
O que eu achei negativo
- Falar-se em etnias ou minorias, como origem de problemas sociais que contribuiram em grande parte para a criação da BSL .
Acho que, por muito verdade que isso seja, há determinados assuntos ou palavras que não devem ser abordados, sob pena de serem mal entendidos ou aproveitados por aqueles que são a favor da BSL para 'atacar' os que são contra.
Passo a explicar:
- Por mais que se saiba que na Alemanha a BSL teve origem em problemas sociais dentro da comunidade turca, que na Inglaterra tenham sido as Lutas de cães organizadas pelos Paquistaneses, que na França tenham sido os Argelinos, etc.... isso não deve ser mencionado. Corremos o risco ( e isso até foi admitido por quem levantou a questão) de estar a fazer o mesmo tipo de discriminação que faz quem estigmatiza as raças de cães com este tipo de legislação ( com as devidas ressalvas). Para além disso, pode dar uma ideia de 'sintonia' de opinião com alguns grupos de extrema direita que facilmente é usada por quem quiser 'dar a volta ao assunto' .
Bastaria por isso, ter-se falado que a BSL surgiu na sequência de "questões sociais", de 'marginalidade', sem nunca mencionar nacionalidades, etnias ou coisas do genero.
- Falar que um dos motivos pelo qual um cão não deve andar açaimado é porque podemos ser abordados na rua por um marginal e o cão tem de poder defender-nos e assegurar a nossa segurança. Apesar de ser verdade e eu até concordo, é uma coisa que não deve ser dita para toda a gente. Isto porque está-se a falar no uso do cão como arma ( mesmo que de 'defesa'), e esse 'uso' é uma das coisas que a BSL pretende exactamente combater! Mesmo que seja como elemento "disuador" ( como alguém disse tentando salvar a situação), não deixa de ser uma 'arma'! Estou mesmo a ver um 'cartoon' em favor da BSL em que apareça um homenzinho na rua armado até aos dentes com pistolas, metralhadora e granadas a dizer que está assim para 'dissuadir' eventuais assaltantes!
- A Historia da venda de um cão a um Skinhead. Teve um final feliz mas de certeza que muita gente se interrogou: " e se não tivesse sido assim"? . Com efeito, o próprio facto de ter sido usado como exemplo de 'quem vê caras não vê corações', só demonstra que este caso é 'fora do normal', é o "não esperado", a "surpresa"! Se fosse normal um cão vendido a um Skinhead ser um cão excelente em termos de sociabilização, este caso nem seria usado como exemplo de como nos podemos 'enganar' a respeito das pessoas! Um Skin head não é apenas alguém com um corte de cabelo radical! É um individuo normalmente associado a ideologias e comportamentos reprováveis. Por mais bem tratado que um cão fosse, e por mais bem sociabilizado que viesse a verificar mais tarde ( por acaso) que o cão ficou, eu nunca venderia um cão ao Sadam Hussein! Já ouvi falar mal do Dobermann e do Rottweiler porque eram 'os cães do Hitler' ( se bem que o que ele tinha até eram Pastores alemães), imaginem se asssociassem o Rottweiler ao Sadam Hussein!!!
- Não gostei de ouvir tantas vezes coisas do genero: "Estamos em Portugal e não nos países escandinavos", " somos latinos, não somos como os povos do norte' ou 'somos pequeninos, e ninguém nos ouve', "não temos capacidade para influenciar ou mudar opiniões politicas',etc. Mas que é isto? Que raio de admissão de "derrota" é esta? Não se faz nada porque 'não vale a pena', porque "ninguém nos ouve"? Assume-se que não se é capaz antes mesmo de tentar? Sinceramente, não gostei desta parte.
- A questão do corte das caudas e orelhas, não devia ter sido abordada neste debate. Serviu para demonstrar uma certa falta de coesão e unidade entre os opositores da BSL, num momento em que todas as opiniões dos participante pareciam convergir no mesmo sentido.
- Apesar de se saber que o Pit Bull não é reconhecido como raça pelo CPC/FCI, é um FACTO que esta 'raça' é mencionada no Decreto Lei. Por isso, está lá e é reconhecida como raça pelas entidades oficiais para efeitos da Lei e acabou-se. Estar a insistir de que não é raça reconhecida pelas entidades cinófilas porque não tem determinados requisitos ou não responde a determinadas regras de perfeição é pouco útil. Está certo que se podem tirar dividendos a favor da causa se se falar em dificuldade de identificação de exemplares ( e a história do canário esteve impecável), mas acho que os efeitos perversos fazem com que isso não valha a pena. Nomeadamente, vai-se perder o apoio dos donos dos Pit Bull que decerto não gostaram de ouvir dizer tantas vezes que a 'sua raça' não é raça! Vai assim criar-se divisões e tensões entre proprietários desta 'raça' e das outras. Parece que se está a discriminar uma 'raça', aquilo que queremos exactamente combater.

Bem...esta é a minha opinião.

Um abraço
Paulo C.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça jul 27, 2004 8:50 am

Obrigado pelo resumo e opinião. Eu não vi porque não tenho TV Cabo (não se pode ter tudo, não é? hehe)
Lilo2004
Membro
Registado: segunda jul 05, 2004 3:45 pm
Localização: 1 cadela shar-pei (Lilo) e 1 canário Norwich (Sebastião)

terça jul 27, 2004 9:07 am

Obrigada Paulo C. pela sua intrepertação do debate. Foi esclarecedora. Eu vi o programa, mas de facto houve uns pormenores que me escaparam. Apesar de o meu cão não ser um dos da lista, acho importante estarmos informados do que realmente se passa.
Por exemplo, o meu pai foi à 5 anos atacado ferozmente (esteve de cama 6 semanas!)em plena rua, enquanto passava calmamente, por 4 cães, com dono. Nenhum fazia parte desta lista, logo, nem eram obrigados a usar açaime. O pior, é que soubemos que o meu pai não fora o primeiro e nada aconteceu aos donos... Se calhar se tivessem sido cães da "lista" tinha passado no telejornal em horário nobre!
Responder

Voltar para “Cães”