Citronela - Já está a crescer

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

terça jul 27, 2004 8:16 pm

A Citronela já começou a crescer nos vasos, mas a verdade é que mais parece uma erva daninha.

Confesso a minha total ignorância sobre plantas :oops: e pedia a vossa opinião.
Será isto Citronela?

Imagem
isabelnobre
Membro Veterano
Registado: sábado jan 25, 2003 1:09 am

terça jul 27, 2004 8:38 pm

A Guida têm uma plantação de caracóis! :lol:

Agora a sério não percebo nada de plantas, mas se comprou a dita citronela em principio há-de ser citronela. ;)
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

terça jul 27, 2004 9:56 pm

Guida__F Escreveu: A Citronela já começou a crescer nos vasos, mas a verdade é que mais parece uma erva daninha.

Será isto Citronela?

Pois... isso tambem eu gostava de saber...
De plantas só percebo de autoctones e mesmo assim apenas ums 10% das que ocorrem em Portugal.
Já comentei este tema com um colega meu ligado ás botânicas. Ele ficou de me arranjar sementes de Citronela de Java num programa de troca de sementes onde está inserido.
Vamos aguardar no que dá...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

terça jul 27, 2004 10:47 pm

Infelizmente também só consigo confirmar que aquilo é um caracol!!! :oops: Quanto à planta temos de aguardar por alguém que conheça!!!
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

terça jul 27, 2004 10:50 pm

Boas!

Daqui parece-me ser citronela (Cymbopogon winterianus) normalmente parece mesmo erva daninha..mas mais alta...aqui deixo algumas fotos da mesma em "adulta"
Não confundir com o chamado capim limao...que tem um cheiro mais suave...ambas sao da mesma familia..e muito parecidas..exepto na intensidade do cheiro..
Relembro que esta planta apesar de repelente, será muito mais eficiente se dela estrairmos o oleo...e aqui está o bsilis da questoa...é super possivel..mas dá um trabalhao!

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços

Arcanjo
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quarta jul 28, 2004 9:18 am

fang Escreveu:
Guida__F Escreveu: A Citronela já começou a crescer nos vasos, mas a verdade é que mais parece uma erva daninha.

Será isto Citronela?

Pois... isso tambem eu gostava de saber...
De plantas só percebo de autoctones e mesmo assim apenas ums 10% das que ocorrem em Portugal.
Já comentei este tema com um colega meu ligado ás botânicas. Ele ficou de me arranjar sementes de Citronela de Java num programa de troca de sementes onde está inserido.
Vamos aguardar no que dá...
Epá também quero!!! :lol:
O c&atilde;o &eacute; um cavalheiro, eu espero ir para o c&eacute;u deles, n&atilde;o para o dos homens." (Mark Twain)
kIssA
Membro Júnior
Registado: quarta jan 22, 2003 2:00 pm

quarta jul 28, 2004 9:31 am

Também ando à procura, já telefonei para uma loja aqui em Lisboa e o rapaz, primeiro não sabia o que era :? e depois lá me disse que estava esgotadp :x e que não sabia quando voltariam a ter :o

Alguém conhece alguma loja onde haja, na zona de Lisboa ou Margem Sul? :| Ou de algum sitio onde se possa mandar vir?
Guida__F
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 9:53 am

Já houve um tópico onde eu indiquei onde comprei as sementes de citronela e onde existiam mais lojas da mesma empresa no país.

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=16990

(indiquei contactos nas duas primeiras páginas)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta jul 28, 2004 10:03 am

Eu conheço aqui um tipo ligado a Jardinagem e plantas, toda a vida trabalho com plantas dos mais váriados tipos, vou imprimir as pictures e depois se ele disser que conhece (penso que sim), eu digo alguma coisa.

O Homem é do tipo que conhece meio Mundo, pode até ser que ele saiba onde conseguir. :?

:)
kIssA
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 10:08 am

Ja tinha lido o tópico, foi daí que tirei o número de telefone para o qual liguei...

Não vou a Faro ou ao Norte comprar sementes... Daí as perguntas que fiz em cima.
Guida__F
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 10:16 am

Tambem estão indicados contactos para Lisboa e para a Margem Sul.
Moca32
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 10:33 am

OK, eu compreedo Kyssa, eu só falei na boa, até porque pensei que poderia querer que alguem aqui do fórum te procedesse ao envio das plantas.

Certo que isso não se faz para todos, mas que diabo, entre amigos, ainda que virtuais, não vejo problema, mas tu é que sabes. :)
kIssA
Membro Júnior

quarta jul 28, 2004 12:55 pm

Se calhar não me estou a fazer entender, eu é que sei o quê?
Claro que sou a favor do envio de sementes entre membros do forúm, aliás não disse o contrário e sou totalmente a favor ;) temos que ser uns pelos outros, não é assim?

A minha resposta era para a Guida__F. Só tinha visto a primeira página e nesse contacto, como referi, encontra-se esgotado. Vou proceder então a contactar estes sitios e agradeco a ajuda.

Moca32, isso é realmente muito bom, pode ser que consiga mais imformações ;)

Cumprimentos a todos
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 28, 2004 1:07 pm

Será isto Citronela?
Olá,
Já experimentou ir a :
http://www.citronela.com.br/
ou a
http://www.jardimdeflores.com.br/flores ... ronela.htm

??
Aqui ficam 2 fotos das toceiras. Parecem-me diferentes, mas a sua foto não é grande coisa :|
Imagem

Imagem

Já agora, onde arranjou as sementes ?
Última edição por LindAlba em quarta jul 28, 2004 1:12 pm, editado 1 vez no total.
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Moca32
Membro Veterano

quarta jul 28, 2004 1:11 pm

Bem, tenho a acrescentar que esta planta aqui na ilha se chama caninha ou canica. Ao que parece é relativamente fácil de encontrar.

Eles aqui utilizam esta mesma erva para fazer chá, principalmente para quem tem problemas de coração, mas tambem é utilizado como uma planta de chá corriqueira, ou seja, existe muita gente que bebe chá disto por beber, querem um chá e aí vai disto.
:)
Responder

Voltar para “Cães”