Significado de Genotipo e Fenotipo
Moderador: lamarosa
-
- Membro Júnior
- Registado: terça abr 20, 2004 3:04 am
- Localização: Luma (poodle), Funny e Flick (2 machos de periquitos australianos), Lilly (fêmea de periquito)
- Contacto:
Genótipo é o patrimônio genético de determinado indivíduo e normalmente não é visualmente perceptível ou mensurável. O que observa-se no animal é o seu fenótipo, que é a manifestação do genótipo, com a influência dos fatores de meio que envolvem o indivíduo, tais como nutrição, manejo, sanidade e condições climáticas, denominados, genericamente, de meio ambiente. O ambiente não modifica a constituição genética do animal, contudo, influencia sua expressão.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
Para saber o genótipo de algo é necessário pesquisar a arvore geneológica da familia desse piriquito, ou então um teste de DNA, ou então fazê-lo reproduzir e ver os fenótipos dos pequenotes...
Ñ me recordo de mais meios...
Ñ me recordo de mais meios...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 14, 2004 1:25 pm
- Localização: 8 gatos, 17 gerbos da mongolia,1 chinchila, 1 cão, 3 peixes
Já agora expliquem-me: como funciona o factor de escurecimento?...
Se eu tiver um macho malhado dominante malva/violeta e uma fêmea albina nascem fêmeas malvas e machos albinos ( só considerando o genotipo ), certo?
Então como faço para escurecer ou aclarar? Tem de se utilizar malhados recessivos? ( isto foi uma dúvida q m surgiu a ler o«novo guia do periquito » )
Se eu tiver um macho malhado dominante malva/violeta e uma fêmea albina nascem fêmeas malvas e machos albinos ( só considerando o genotipo ), certo?
Então como faço para escurecer ou aclarar? Tem de se utilizar malhados recessivos? ( isto foi uma dúvida q m surgiu a ler o«novo guia do periquito » )
oloa.... xiiiii que grande confusao que vai para ai...
1º se o peri é malva ou é violeta?? é que são coisas diferentes...
2º para nascerem peris machos albinos o macho tem de transportar tb o gene ino.
3º se o macho é malhado dominante nascem crias tb malhadas
4º o factor de escurecimento é um gene co dominante.
5º se so consideres os fenotipos nascem peris normais, e peris malhados dominantes. (mas n seconsidera só o fenotipo... há sempre alguma coisa escondida nos genes)
6ºusar malhados recessivos para escurecer ou aclarar um passaro?? nunca vi isso escrito nesse livro...(é peta)...
o factor de escurecimento funciona do genero: macho azul claro X femea azul malva
resultado sao peris azuis claros(celeste), escuros(cobalto) i peris malvas
macho azul claro(celeste) X femea escura(cobalto):
resultado: peris claros i escuros (celestes i cobaltos)
etc....
existe no link http://senhordasanilhas.tripod.com na parte dos artigos têm algo sobre genetica... (genetica II)
abc
vasco
1º se o peri é malva ou é violeta?? é que são coisas diferentes...
2º para nascerem peris machos albinos o macho tem de transportar tb o gene ino.
3º se o macho é malhado dominante nascem crias tb malhadas
4º o factor de escurecimento é um gene co dominante.
5º se so consideres os fenotipos nascem peris normais, e peris malhados dominantes. (mas n seconsidera só o fenotipo... há sempre alguma coisa escondida nos genes)
6ºusar malhados recessivos para escurecer ou aclarar um passaro?? nunca vi isso escrito nesse livro...(é peta)...
o factor de escurecimento funciona do genero: macho azul claro X femea azul malva
resultado sao peris azuis claros(celeste), escuros(cobalto) i peris malvas
macho azul claro(celeste) X femea escura(cobalto):
resultado: peris claros i escuros (celestes i cobaltos)
etc....
existe no link http://senhordasanilhas.tripod.com na parte dos artigos têm algo sobre genetica... (genetica II)
abc
vasco
-
- Membro
- Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
Factores de Escurecimento
-------------------------------
Classe Verde:
Verde-Claro -> Factor de Escurecimento 0
Verde-Escuro -> Factor de Escurecimento 1
Verde-Azeitona- > Factor de Escurecimento 2
Classe Azul:
Azul Celeste -> Factor de Escurecimento 0
Azul Cobalto -> Factor de Escurecimento 1
Azul Malva -> Factor de Escurecimento 2
Asas:
Asas Pretas -> Factor de Escurecimento 0
Asas Cinzentas -> Factor de Escurecimento 1
Asas Amarelas/Brancas -> Factor de Escurecimento 2
Regra: F. E. dos Filhotes >= F. E. dos Pais
Por ex: um filhote cujos pais têm ambos asas cinzentas nunca poderá nascer com as asas pretas.
-------------------------------
Classe Verde:
Verde-Claro -> Factor de Escurecimento 0
Verde-Escuro -> Factor de Escurecimento 1
Verde-Azeitona- > Factor de Escurecimento 2
Classe Azul:
Azul Celeste -> Factor de Escurecimento 0
Azul Cobalto -> Factor de Escurecimento 1
Azul Malva -> Factor de Escurecimento 2
Asas:
Asas Pretas -> Factor de Escurecimento 0
Asas Amarelas/Brancas -> Factor de Escurecimento 2
Regra: F. E. dos Filhotes >= F. E. dos Pais
Por ex: um filhote cujos pais têm ambos asas cinzentas nunca poderá nascer com as asas pretas.
dá t malhados se ele for um malhado dominante normais... depois pode t dar albinos se ele transportar o gene ino, podem nascer asas cinzentas ou claras se eles transportarem alguma kosa do genero, pode nascer malhados recessivos se eles transporterem esse gene..., podem t nascer femeas asas de canela se ele transportar esse gene, podem nascer fallows se eles transportarem essa mutaçao....
ainda n reparas t que isso é muito subjectivo?? macho malhado i femea albina... a unica certeza é que nascem normais... como a femea é albina n sabes que mutaçoes ele transportas ou até mesmo mostra mas que estao escondidas por baixo do albinismo... agora ele é o que??' malhados há muitos... ha um recessivo i tres tipos de dominantes....
o primeiro cruzamento é na maior parte dos casos uma supresa.... n sabes que genes recessivos é que os pais transportam... e ainda por cima tb n sabes que genes dominantes a femea transporta....
peteralien n percebi o que que o factor de escurecimento tem em comum ao asas cinzentas ou ao asas clara... sao genes diferentes...nd têm em comum....
ainda n reparas t que isso é muito subjectivo?? macho malhado i femea albina... a unica certeza é que nascem normais... como a femea é albina n sabes que mutaçoes ele transportas ou até mesmo mostra mas que estao escondidas por baixo do albinismo... agora ele é o que??' malhados há muitos... ha um recessivo i tres tipos de dominantes....
o primeiro cruzamento é na maior parte dos casos uma supresa.... n sabes que genes recessivos é que os pais transportam... e ainda por cima tb n sabes que genes dominantes a femea transporta....
peteralien n percebi o que que o factor de escurecimento tem em comum ao asas cinzentas ou ao asas clara... sao genes diferentes...nd têm em comum....
-
- Membro
- Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)
Existe um factor de escurecimento para a cor do corpo do pássaro e outro para o "tipo" de asas que um piri terá (ou seja tem a ver com a concentração de melanina o que proporciona que as riscas fiquem mais carregadas ou não).
Aquilo que eu escrevi é apenas uma tabela de referência, ou seja:
Tipos de Asas (relação):
----------------------------
Asas Pretas -> Factor de Escurecimento 0 (maior concentração de melanina)
Asas Amarelas/Brancas (asa claras) -> Factor de Escurecimento 2 (menor concentração de melanina)
A regra mantem-se: F. E. dos Filhotes >= F. E. dos Pais
Isto é aquilo que eu sei desde há anos, e tendo em conta os cruzamentos que tenho feito as coisas têm batido certo
sahara, há parte dos genes recessivos que os pais podem transportar e que não se sabe quais são (como o va5zcu referiu), e, só contando com o fenótipo dos pais, os filhotes poderão nascer:
Azuis (intenso ou malva)
ou
Azuis malhados (intenso ou malva)
Já agora quando referes intenso, significa o quê ? Azul Cobalto ?
Só nascerão albinos, se o macho for filho de algum piri albino, caso contrário na 1ªgeração não te nascerão albinos.
Para te nascer albinos, deverias de ter o pai albino e não a mãe.
Já agora outra coisa, como o factor albino pertence á classe azul, e como o macho também é azul, em principio os piris irão nascer todos pertencentes á classe azul, ou seja nada de verdes e amarelos.
Aquilo que eu escrevi é apenas uma tabela de referência, ou seja:
Tipos de Asas (relação):
----------------------------
Asas Pretas -> Factor de Escurecimento 0 (maior concentração de melanina)
Asas Amarelas/Brancas (asa claras) -> Factor de Escurecimento 2 (menor concentração de melanina)
A regra mantem-se: F. E. dos Filhotes >= F. E. dos Pais
Isto é aquilo que eu sei desde há anos, e tendo em conta os cruzamentos que tenho feito as coisas têm batido certo

sahara, há parte dos genes recessivos que os pais podem transportar e que não se sabe quais são (como o va5zcu referiu), e, só contando com o fenótipo dos pais, os filhotes poderão nascer:
Azuis (intenso ou malva)
ou
Azuis malhados (intenso ou malva)
Já agora quando referes intenso, significa o quê ? Azul Cobalto ?
Só nascerão albinos, se o macho for filho de algum piri albino, caso contrário na 1ªgeração não te nascerão albinos.
Para te nascer albinos, deverias de ter o pai albino e não a mãe.
Já agora outra coisa, como o factor albino pertence á classe azul, e como o macho também é azul, em principio os piris irão nascer todos pertencentes á classe azul, ou seja nada de verdes e amarelos.
ola.. peteralien... olha lá...tas uma beka po baralhado...os genes que controlam as ondulaçoes sao recessivos com co dominancia entra si, ja o factor de escurecimento é co-dominante...
n é komo tu estas a dizer.
existem 4 mutaçoes nas ondulaços (so a contar kom estas recessivas) todas eles sao alelos do mesmo gene... a 1º mutaçao são as asas normais (asas pretas; gene selvagem i dominante), depois é as asas cinzentas depois as asas claras i depois os diluidos...
é preciso existir duas copias do gene asas cinzentas para o passaro ter as asas cinzentas... se o passaro tiver asas pretas pode transportar qualquer outra mutaçao das asas, pode ser normAL/diluido, ou normal/ asas cinzentas....um passaro pode ter as asas cinzentas i transportar asas claras ou asas diluidas...
se fosse como tu estas a dizer ao cruzeres um passaro de asas cinzentas com outro iguAL nasceriam t asas normais, asas cinzentas i asas claras... está errado....n é assim...
se cruzares um asas cinzentas com outro de asas cinzentas so te nascem asas cinzentas....
entendeste?
abraços vasco
ps: sahara... tudo o que sei sobre genetica foi a ler... esse livro na minha opniam é pessimo, é demasiado reduzido... se pesquisares informaçao na net é muito melhor...ja te dei um endereço com um artigo...
n é komo tu estas a dizer.
existem 4 mutaçoes nas ondulaços (so a contar kom estas recessivas) todas eles sao alelos do mesmo gene... a 1º mutaçao são as asas normais (asas pretas; gene selvagem i dominante), depois é as asas cinzentas depois as asas claras i depois os diluidos...
é preciso existir duas copias do gene asas cinzentas para o passaro ter as asas cinzentas... se o passaro tiver asas pretas pode transportar qualquer outra mutaçao das asas, pode ser normAL/diluido, ou normal/ asas cinzentas....um passaro pode ter as asas cinzentas i transportar asas claras ou asas diluidas...
se fosse como tu estas a dizer ao cruzeres um passaro de asas cinzentas com outro iguAL nasceriam t asas normais, asas cinzentas i asas claras... está errado....n é assim...
se cruzares um asas cinzentas com outro de asas cinzentas so te nascem asas cinzentas....
entendeste?
abraços vasco
ps: sahara... tudo o que sei sobre genetica foi a ler... esse livro na minha opniam é pessimo, é demasiado reduzido... se pesquisares informaçao na net é muito melhor...ja te dei um endereço com um artigo...
-
- Membro
Sim va5zcu, obrigado.