Ora aqui está um tópico deveras interessante Vasco
Quem quiser informação sobre raw feeding (o termo BARF já não é utilizado) e nutrição canina, eu tenho estado a compilar informação, mas ainda não traduzi nada por simples falta de tempo.
Quanto ás rações... há umas melhores que outras, mas a verdade é que é um negocio como outro qualquer, o que interessa é facturar.
Como já disse noutro tópico em que se falou nisso, se se dessem ao trabalho e $ e fazer umas análises independentes ás tops no mercado ficariam surpreendidos...e mais não digo. Mas Vasco, 100% de acordo com as tuas sábias palavras...a da fábrica que põe no saco o que quisermos é mais que verídica, é uma realidade!
E agora pergunto aos entendidos, para que raio precisa um cão de carbohidratos??
Por que razão a ração leva tantos aditivos quando esses mesmos se encontram na carne e ossos e peixe? (O processo pelo qual passa a carne utilizada nas rações retira-lhes praticamente tudo, não é?)
Para quê adicionar vitamina C se um cão saudavel a produz para seu próprio consumo?
E podia continuar ...
Se forem ás origens da invenção da ração para cães e gatos, vão descobrir que esta não surgiu para dar mais saude aos animais, surgiu por ser mais cómoda e prática para as classes médias (burguesia) utilizarem pois começavam a ter pets. Conveniência para os hunamos, e não saúde para os animais. Claro está que após anos de pesquisa cientifica as rações melhoraram muito...mas porque será que cada vez mais os cães têm uma esperança de vida menor? E pior...fazem-nos querer que um cão é velho aos 8 anos...
ahhh é verdade, os cães e gatos só passaram a viver muitos anos e saudáveis (???? cada vez há mais doenças graves nos nossos queridos pets, que até têm tudo, desde ração premium a cuidados veterinários...e cancro, e problemas cardiovasculares, de figado, renais, alergias, etc etc etc) desde que existe a ração. Antes disso nada existia, tudo morria miseravelmente, e precocemente...
ahhhh que doce é o mundo da publicidade e do marketing...
Já sei que vou ser bombardeada LOL mas quem quiser que faça o mesmo que fiz e tire as suas próprias conclusões, porque a cabeça não serve só para os penteados, mas essencialmente para ser bem usada.
Só uma última, estudem a anatomia de um cão e o funcionamento do seu organismo, principalmente a digestão...e respondam a esta pergunta, porque será que quando mudamos de ração o temos que fazer gradualente pois de outro modo lá vem a diarreia liquida? Serão os cães tão pobres assim de enzimas? Terá a Natureza produzido tal aberração???
Adianto que estou neste momento a dar uma alimentação 100% natural aos meus cães, livre de carbohidratos e cereais e grãos. Estão espectaculares!
Estou também com um caso de Linfoma em mãos. Expectativa de vida com qualidade? 6 a 9 meses pelos metodos tradicionais (quimioterapia apenas e mudança de ração), mas há provas de casos que viveram mais e ainda estão vivos hoje, não cá em Portugal, claro...
... a pesquisa é uma ferramenta essencial se queremos entender as coisas por nós mesmos e não porque nos dizem é assim, ponto final.
E acabo por aqui que já me estiquei!