do Marketing das rações e do exagero em que caímos....

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta jul 29, 2004 2:15 pm

Anja - Não tarda nada surgem empresas de consultadoria para escolha de comida para animais. :lol: a este ritmo terá de ser. :D

Nynf - Por acaso você mencionou algo que faz bastante tempo me passa pela cabeça, ou seja, quando por exemplo nos States (só a titulo de exemplo, pois os outros paises é a mesma coisa), a própria comida para os humanos enlatada e tudo mais, volta e meia aparece como sendo causa provável de cancer, como podera a ração para os canitos ser melhor.

Básicamente quero dizer que estas rações são o que a industria dos dias de hoje dita, não são uma desgraça, mas estão longe de serem perfeitas e de não terem na sua constituição elementos nocivos aos animais, mas... :?

Se pensar-mos em nós, todos os dias comemos frangos com nitrofuranos, peixe com mercurio, maças com pesticidas, enfim, acho que nos vamos condenando dia após dia, mas é impossivel seguir outro rumo, para nosso mal. :? :roll:

:)
amg
Membro
Registado: segunda set 22, 2003 12:48 pm

quinta jul 29, 2004 2:24 pm

nynf Escreveu:
...mas porque será que cada vez mais os cães têm uma esperança de vida menor? E pior...fazem-nos querer que um cão é velho aos 8 anos...
Por acaso há não muito tempo pensei sobre isso, e como leigo que sou resolvi ler o que havia na arca sobre tal assunto (ração vs. longevidade) e havia quem defendesse que os cães agora vivem mais do que viviam antigamente.

Com tantos cuidados veterinários, vacinas, etc. se a alimentação fosse realmente melhor era expectável que a longevidade aumentasse (aliás, tal como aconteceu com a raça humana).
Será que realmente os cães vivem mais agora??? Eu tenho a ideia que não, mas acabei por não pesquisar outras fontes para além da arca.

Li algures que a expectativa actual de um Bouvier Bernois é entre 6 a 8 anos (!!!!) e que há não muito tempo era bem superior (mais de 12), pois os casos de cancro actuais são elevadissímos. Podem obviamente existir outro factores, mas é realmente estranho.

Querem-nos fazer acreditar que as rações são o alimento ideal para os nossos cães, mas tenho sérias dúvidas sobre o que ando a dar à minha cadela.
Lara_
Membro Veterano
Registado: segunda jun 07, 2004 2:18 pm

quinta jul 29, 2004 2:29 pm

Chegamos a um ponto em que já nem sabemos bem o que comer com medo do que determinado alimento possa incluir que nos faça mal à saúde. Será que temos de nos preocupar também assim tanto com as rações que os nossos cães comem?
Concluí que se deve dar ração aos cães e não comida cozinhada por nós porque nunca conseguiremos juntar todos os ingredientes necessários para que eles tenham uma boa alimentação. Agora as rações também não são de confiança, nem sequer as mais caras... já não sei o que hei-de dar à Ivy!
Ela está a comer 'Prestige Premium Puppy' que era o que comia no criador e estava a pensar mudar para 'Royal Canin' quando esta acabar porque me disseram ser uma boa ração e porque ainda não encontrei a 'Prestige' à venda. Sendo assim já não sei e como não tenho experiência olhar ou não para o rótulo dos ingredientes não me diz nada...
Isto é difícil! ;)

p. s. - incrível mas verdade: http://www.vegetariandogs.com
RMarques
Membro Veterano
Registado: segunda abr 21, 2003 3:51 pm

quinta jul 29, 2004 2:48 pm

Sendo assim já não sei e como não tenho experiência olhar ou não para o rótulo dos ingredientes não me diz nada...
Isto é difícil!
Pois é o que eu sinto também :o
O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens." (Mark Twain)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

Acho que antigamente dava-se tudo o que se comia aos cães, ou seja, restos...

Mas ai também está a tal coisa, se até nós temos medo de comer certas coisas que ñ temos confiança (qualquer dia sou vegetariana), com estas substâncias e doenças que aparecem nos animais que comemos à mesa...

Até agora o cão com maior longevidade que conheci foi o Joly da minha avó...17anos um podengo, era alimentado com os restos e com sopas que a minha avó fazia com carne dos animais que ela cria, galinhas, frangos, pombos, porcos(já ñ tem), coelhos... Ela criava os animais todos com aquilo que colhia da terra onde lavrava...
E o cão ñ teve morte natural, ocorreu um acidente com ele...

Mas agora está tudo modificado genéticamente, o que havemos de fazer??
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

Acho que antigamente dava-se tudo o que se comia aos cães, ou seja, restos...

Mas ai também está a tal coisa, se até nós temos medo de comer certas coisas que ñ temos confiança (qualquer dia sou vegetariana), com estas substâncias e doenças que aparecem nos animais que comemos à mesa...

Até agora o cão com maior longevidade que conheci foi o Joly da minha avó...17anos um podengo, era alimentado com os restos e com sopas que a minha avó fazia com carne dos animais que ela cria, galinhas, frangos, pombos, porcos(já ñ tem), coelhos... Ela criava os animais todos com aquilo que colhia da terra onde lavrava...
E o cão ñ teve morte natural, ocorreu um acidente com ele...

Mas agora está tudo modificado genéticamente, o que havemos de fazer??
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quinta jul 29, 2004 2:57 pm

AMG - Pois a verdade é que quer os canitos quer os seres humanos têm tido nos ultimos anos uma subida substâncial de indice de Cancer, é a tal introduçaõ de quimicos e conservantes, etc etal na alimentação.

Lara - Realmente é dificil, mas a verdade é que quer seja um tipo de alimentação quer seja outra, os animais acabam por ingerir as substâncias nocivas.

Leoa_Nova- Ser vegetariano trem as suas vantagens, mas convem não esquecer que as plantas tambem têm químicos e outros complementos da alimentação outras coisas. É triste ter de admitir isto, mas não existe um regime verdadeiramente saudável, o que existe são alternativas ligeiramente melhores ao habitual.
:)
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

quinta jul 29, 2004 3:22 pm

Para nynf

A razão pela qual os devam comer carbohidratos??? A mesma que a nossa... Sabe que os carbos são a principal fonte energética

o nosso corpo é autosuficiente em "fabricação" de vitaminas, mas o ser vivo tem alturas em que necessita de dozes suplementares, e eu como desportista sei o que isso é. è obvio que devido ao que o mercado me oferece eu não vou dar a mesma ração ao meu caniche e à minha rott.

A esperança de vida esta relacionado com varios factores, mesmo no homem a esperança de vida na era DAfonso Henriques era 40 anos agora vai em 70 tem vindo a aumentar, e comemos mais porcarias que outrora. e estamos tb perante o aumento de doenças.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 29, 2004 3:44 pm

Pajo Escreveu: Para nynf

A razão pela qual os devam comer carbohidratos??? A mesma que a nossa... Sabe que os carbos são a principal fonte energética

o nosso corpo é autosuficiente em "fabricação" de vitaminas, mas o ser vivo tem alturas em que necessita de dozes suplementares, e eu como desportista sei o que isso é. è obvio que devido ao que o mercado me oferece eu não vou dar a mesma ração ao meu caniche e à minha rott.

A esperança de vida esta relacionado com varios factores, mesmo no homem a esperança de vida na era DAfonso Henriques era 40 anos agora vai em 70 tem vindo a aumentar, e comemos mais porcarias que outrora. e estamos tb perante o aumento de doenças.
hmmm então posso concluir que o organismo do cão é semelhante ao nosso, correcto?

:roll: aconselho-o a estudar a anatomia humana e funcionamento enzimático e compará-la com a dos cães :roll:

Você é desportista, eu sou desportista e tenho 2 cães de trabalho, logo, que são desportistas...
Já agora, os cães com doenças graves como o cancro, vivem os anos que têm a viver com uma dieta pobre ou completamnete livre de carohidratos... :o Como será que conseguem??? TÊm que o fazer mesmo pois é disso que o cancro se alimenta.

Pense...um Lobo...um cão selvagem...um dingo... como comem eles carbohidratos???? Da erva que mastigam para se purgar??? Já viu lobos a comerem ao vivo? A comerem uma presa acabada de caçar? Sabia que eles pura e simplesmente sacodem todo o conteudo do estomago e tripas antes de as comerem? E que só comem o conteudo caso sejam os mais baixos da hierarquia da matilha, simplesmente porque já não resta mais nada? Pergunto-me como será que eles conseguem viver só de carne e ossos e orgãos...
O cão também foi "feito" pela Natureza, não foi feito por nós, homens, e certamente que nunca há nossa imagem e semelhança...

Mas porque é que há a ideia de comparar o organismo de um animal ao organismo do Homem? Sabia que a esmagadora maioria das reacções alergicas dos nossos animais melhoram substancialmente mal se retiram as farinhas, grãos e cereais da dieta? porque será?

Radicalizando, acho que deviam avisar a mãe Natureza que ela se enganou, pois o homem com os seus miseros 80 anitos da chamada "pesquisa cientifica" conseguiu por por terra toda a existencia pré-ração e pré-modernidade.

:roll: :roll:

Atenção que não estou a dizer que isto ou aquilo é melhor. Estou a dar a minha opinião, e a lançar algumas achas para espicaçar a curiosidade natural de quem gosta de pesquisar. Mas comparar homem e cão ao nível do metabolismo, é para mim, surpreendente.
Cada um faz o melhor que sabe. Ração ou alimentação natural... não deixem é os cães á fome, por favor ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

repetida
Última edição por nynf em quinta jul 29, 2004 4:17 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
nynf
Membro Veterano
Contacto:

Repetida, mas já agora quanto á produção de vitaminas que o pajo referiu, o organismo humano é incapaz de produzir, por exemplo, vitamina C, tendo que a ir buscar á nutrição...ao contrário dos cães.
Última edição por nynf em quinta jul 29, 2004 4:20 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
Arcanjo
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2003 1:58 pm
Localização: Dogue Alemão (Golias), O Mainof e o Pequinino (PRPs)
Contacto:

quinta jul 29, 2004 4:06 pm

Boas!!

Realmente este tema a meu ver é fascinante mas também é daqueles em que nunca se vai chagar a um acordo.

Relativamente às rações...bem...acredito sinceramente mesmo com os avnaços da ciencia e da medicina em geral não poderemos passar tão linearmente de um cão Omnivoro de base carnivora para uma base Raçãoivora (inventei agora)...também tenho notado que se fala aqui de cães...mas penso que so se estão a referir a cães de raça...pois todos os estudos são (???) feitos nestes. e os rafeiros como se pode alimentar um cão assim, sem caracteristicas predefinidas etc etc?

Em relação à longevidade...acredito também que as rações sejam uma parte do problema...mas também temos aqui a genetica na criação...nos exageros dos estalões que forçam os criadores cada vez mais a fazerem autenticas "saladas" geneticas estremamente perigosas...desde cães de xanfro tão curto que mal respiram...de peitos tão fundos...de tamanhos exagerados...etc etc...neste aspecto os clubes de raça e os responsaveis pela determinação do estalão (FCI) e os restantes "participantes" neste proecesso são a meu ver bastante responsaveis...como pode um cão viver mais tempo se tudo o que fazemos é exarcerbar qualidades...mas também as doenças/defeitos que antes não existiam???

Ou seja nisto tudo...existem muitas variaveis...mas apenas uma constante global (em termo informaticos) que é o Homem.

Quanto às rações..gostaria de saber quem as controla em Portugal...quem define uma ração de premium ou super premium? alias até o Continente tem uma Premium...
Neste momento (à 11 dias) que estou só a dar BARF ao meu Golias...despende-se algum dinheiro ao principio principalmente na trituradora (tipo industrial) ele não se queixa he he he he verei os resultados daqui a uns tempos...mas penso estár a fazer o melhor...o tempo o dirá...Tempus es optimus Judex rarum Omnimun.

Abraços,

Arcanjo
Gelly
Membro
Registado: terça jun 01, 2004 4:29 pm
Localização: 2 cachorros - o Serra e a Estrela, 1 gato - o Tico, 2 periquitos e 8 canários

quinta jul 29, 2004 4:26 pm

Este tópico está deverás interessante e no qual consigo melhorar alguns conhecimentos. No entanto gostava de deixar aqui uma situação:

Em casa dos meus pais, pré-era das rações, existiu um cão perdigueiro - imagens no meu albúm - que sempre comeu comida, própria, feita em casa em que eram incluídos vegetais, carne e arroz ou massa, comia fruta, adorava pão e viveu até uma semana dos 23 anos. Morreu porque foi envenenado e já não aguentou os medicamentos....

Depois disso, tivemos uma cadela que sempre comeu ração .... morreu com 5 anos depois de ter tido "n" alergias e por fim uma trombose que de um dia para o outro bloqueou-a sensivelmente do peito para baixo ... A kika morreu quando o meu pai - depois de uma noite inteira sentado ao pé dela - decidiu que se tinha que lhe acabar com o sofrimento .... Não foi preciso eutanasiar....

Depois do que li, será que a alimentação teve alguma coisa a ver com o assunto?!?!?!? :? :?

Gelly
SeaLords
Membro Veterano

quinta jul 29, 2004 4:45 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:22 am, editado 1 vez no total.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

quinta jul 29, 2004 4:47 pm

Gelly Escreveu: Em casa dos meus pais, pré-era das rações, existiu um cão perdigueiro - imagens no meu albúm - que sempre comeu comida, própria, feita em casa em que eram incluídos vegetais, carne e arroz ou massa, comia fruta, adorava pão e viveu até uma semana dos 23 anos. Morreu porque foi envenenado e já não aguentou os medicamentos....

Depois disso, tivemos uma cadela que sempre comeu ração .... morreu com 5 anos depois de ter tido "n" alergias e por fim uma trombose que de um dia para o outro bloqueou-a sensivelmente do peito para baixo ... A kika morreu quando o meu pai - depois de uma noite inteira sentado ao pé dela - decidiu que se tinha que lhe acabar com o sofrimento .... Não foi preciso eutanasiar....

Depois do que li, será que a alimentação teve alguma coisa a ver com o assunto?!?!?!? ? ?
Ora aí está o que eu disse que ia acontecer.... As pessoas a ficarem baralhadas!

Gelly, não creio que com apenas 2 exemplos distintos se forme uma regra... Se me dissesse que teve 20 Perdigueiros que comeram comida feita em casa e viveram 20 anos e depois teve outros 20 que comeram ração e morreram com 5 eu diria que tinha que ter a ver (se não tivesse sido mais nada alterado). Agora com 2 cães, de raças diferentes, em alturas diferentes, podem ter sido "n" coisas (que até já aqui foram referidas)....

Mas acho que o tópico está a ir para onde eu queria que ele fosse. Espero amanhã encontrar muito mais informações sobre RAW FOOD. ;)
Responder

Voltar para “Cães”