BOXER E PRIMEIRA NINHADA

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

lfp
Registado: quinta jul 29, 2004 8:11 am

quinta jul 29, 2004 8:15 am

Tenho uma cadela boxer com 10 meses, queriia saber se algume me pode dizer qual a melhor altura para ela ter a primeira ninhada, já me disseram que a primeira não deve ser numca antes do segundo cio (18 meses) mas estou a achar mt cedo. Alguém me sabe informar melhor???

Luis
Évora
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quinta jul 29, 2004 8:25 am

Olá bom dia

Na minha mão cadela alguma cruzou antes dos 2 anos ou 4º. cio, isto segundo indicação do criador e do vet.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LindAlba
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 29, 2004 8:56 am

lfp Escreveu: Tenho uma cadela boxer com 10 meses, queriia saber se algume me pode dizer qual a melhor altura para ela ter a primeira ninhada, já me disseram que a primeira não deve ser numca antes do segundo cio (18 meses) mas estou a achar mt cedo. Alguém me sabe informar melhor???
Luis Évora
Caro Luis
Pense 1º no que quer fazer.
Quanto à maturação física, as fêmeas são mais precoces do que os machos.
- Uma fêmea está plenamente desenvolvida por alturas do 2º / 3º cios (ano e meio a dois anos) .

Não tenha pressa em acasalar a menina. Escolha com calma e ponderação um macho em função do tipo morfológico (cabeça,corpo,linha de sangue) de forma a compensar algo menos perfeito que a sua cadelinha apresente e para tentar conseguir cachorros saudáveis.

E lembre-se que uma ninhada é, muitas vezes, uma aventura tanto para a mãe como para o(a) dono(a).

Cumprimentos
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 29, 2004 9:04 am

LindAlba Escreveu: Não tenha pressa em acasalar a menina. Escolha com calma e ponderação um macho em função do tipo morfológico (cabeça,corpo,linha de sangue) de forma a compensar algo menos perfeito que a sua cadelinha apresente e para tentar conseguir cachorros saudáveis.
Acho, que não era bem isso, que o fórista, queria ouvir. ;)
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

quinta jul 29, 2004 9:10 am

qual é o seu interesse em acasalar a cadela...monetário???o prazer de ver ninhadas??

Acho que se deve informar melhor e analisar o que pretende...

Mas se pretende mesmo acasalar a sua cadela se ela for um bom exemplar, aos 18 meses é muito cedo... e tenha cuidado a escolher o macho... já agora faça ante de acasalar um check-up à sua cadela.
lfp
Registado: quinta jul 29, 2004 8:11 am

quinta jul 29, 2004 10:09 am

O interesse não é monetário pois quando tiver a primeira ninhada são todos para dar, a cadela tem pedigree mas não a adquiri para ganhar dinheiro com ela, tenho alguns amigos que náo tiveram possibilidade de gastar o dinheiro pela aquisição dela e quero presentea-los. Apenas pergunto isso porque apesar de querer dar uma alegria aos meus amigos não quero prejudica-la de forma alguma muito menos futuros filhotes, quanto ao check-up é uma boa idéia e provavelmente é o que vou fazer em breve.

obrigado e se conhecerem alguém de confiança que pretenda adquirir um exemplar com pedigree informem-me pois não irei dar os cachorros a qualquer um, aprendi a gostar dos animais e há por aí muito boa gente que os têm apenas por os ter.
LindAlba
Membro Veterano

quinta jul 29, 2004 10:36 am

casadotrevo Escreveu: Acho, que não era bem isso, que o fórista, queria ouvir. ;)
:roll:
Pois... o Diamantino até é capaz de ter razão.

Mas tenho o (mau/bom ??) hábito de tentar dar + info do que aquela que alguns fóristas neófitos se limitam a pedir. :oops:
E como se trata da "minha" raça ...

Não foi (nem é) para "armar aos cágados" :p
Um abraço
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta jul 29, 2004 2:10 pm

LindAlba Escreveu: Não foi (nem é) para "armar aos cágados" :p
Um abraço
Nem me passou tal pela cabeça.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quinta jul 29, 2004 9:09 pm

lfp Escreveu: tenho alguns amigos que náo tiveram possibilidade de gastar o dinheiro pela aquisição dela e quero presentea-los.
E vai dar cães a esses amigos? Se não tiveram dinheiro para comprar um exemplar vão ter dinheiro para gastar com os cachorros oferecidos?
Já pensou nisso?
Já nem falo em casos de alguma complicação de saúde que por vezes superam o valor pago pelo cão, mas em rações (atenção que não estou a falar das adquiridas em hipermercados), vacinas, etc, etc, etc.

Nem ao meu melhor amigo dava um dos meus cachorros (atenção que não faço criação, deixo isso para as pessoas entendidas) se achasse que não tinha condições para o manter.

Primeiro porque iria ser um fardo para ele e certamente iria passar a ter um inimigo, caso não achasse que o cão estava a ser criado nas melhores condições.

Não quero com isto critica-lo ou atacá-lo, mas a seu bem e dos cachorros pense nisso, tá?

;)
fl1pp3rpt
Membro Veterano
Registado: quarta jan 21, 2004 4:55 am
Localização: 1 boxer; 1 gata; 2 tartarugas; 2 periquitos; 1 esquilo; 2 canários; 1 tarântula; varios ácaros.
Contacto:

sexta jul 30, 2004 2:45 am

Eu, sinceramente, começo a pensar que vocês querem os direitos exclusivos da criação para voces. LOL

Acho que neste momento, Portugal precisa de uma revolução na canicultura, e essa revolução começa pela criação.
Penso que a vossa linha conservadorista tem algum sentido, mas é extremista.
Quantos mais criadores existirem... poderá haver mais possibilidade de termos bons exemplares em Portugal. Para além de se começarem a reduzir drasticamente o valor de 1 cachorro.

No caso dos Boxers, penso que as coisas, a esse nivel, neste momento estão péssimas. Em portugal pede-se por 1 filho de 1 campeão de portugal, 200 contos, até mesmo sendo o cachorro menos beneficiado da ninhada e vindo de 1 afixo desconhecido. De um afixo de renome, e sendo o melhor cão da ninhada, já me pediram a mim, 400 contos.
Mas isto faz algum sentido?
A meu ver, isto só leva as pessoas que querem comprar 1 bom cão a irem ao estrangeiro compra-lo. Porque por esse preço, trazem um cachorro que até á 10ª geração são dos melhores exemplares do mundo.

Já pensaram neste ponto? Eu falo da raça Boxer porque é a que conheço com algum profundidade. Existem raças em portugal em que EXEMPLARES CRIADOS EM PORTUGAL, têm grande sucesso no estrangeiro. Mas na maioria dos casos... não é o que se passa.

Por isso mesmo, entendo que como pior do que está não pode estar, a existencia de novos criadores só levará ao melhoramento e não á degradação.
È o lema "aumentar a quantidade para atingir uma maior possibilidade de grande qualidade"
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta jul 30, 2004 8:52 am

fl1pp3rpt,

Eu até concordava consigo, mas se as pessoas que fizessem essas perguntas não fossem aves raras (sem desprimor a ninguem) que pretendem fazer criação com o que aparece primeiro.

Eu não sei há quanto tempo anda por aqui no forum, mas se for há algum tempo, deve reparar que de todas as pessoas que aqui aparecem a dizer que querem procriar os seus cães, não há uma que mereça credibilidade.

Se perceber um minimo de caes, sabe que não num forum na net que se encontram bons exemplares. A criação não é uma coisa à toa. é preciso procurar bem o que se quer.

E quando fala em preço de cachorros.... 400 cts não me parece exagerado, se quiser o cachorro para fundar uma linha sua... ou para exposição. Agora se for para cachorro de companhia, e para poder dizer aos amigos (não estou a dizer que seja o seu caso) que o cão é o supra sumo da batata... enfim, aí cada um é que sabe da sua bolsa.

Portanto não ache que é embirração de alguns foristas o assunto criação. Só que é uma coisa que se deve ter algum cuidado. Concerteza que muitas vezes já viu boxers na rua e se pergunta... o que é isto???
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 30, 2004 8:57 am

Realmente estou pasmada com este forista.
Já noutro tópico propôs
Quantos mais criadores existirem... poderá haver mais possibilidade de termos bons exemplares em Portugal.
...
È o lema "aumentar a quantidade para atingir uma maior possibilidade de grande qualidade"
Presume, erradamente, que está num fórum de criadores.
Para além disso define criadores como meros reprodutores de cães de raça o que será ofensivo para muitos dos criadores que aqui andam e que se preocupam com coisas como linhas de sangue.
Suspeito que este nem sabe o que é isso.

Depois, quando vê este tipo de anúncios não vê, como a maioria de nós, aquela criancinha que acha muita graça aos cachorrinhos, aquele "criador" que faz contas a x cachorros a y dá k de lucro, nem vê aquele tolinho a quem disseram coisa do género "cadela que não procria morre de tumores" ou assim.

Isto é, vive em Marte.

Não vê, nem quer saber, do número em aumento exponencial de abandonados (sim, também os há, de raça) e vadios.

Lá em Marte não há nada disso.
Nem há oportunistas, tolinhos ou ingénuos.

E toca a procriar que há falta de cães.
SeaLords
Membro Veterano

sexta jul 30, 2004 9:00 am

fl1pp3rpt Escreveu:È o lema "aumentar a quantidade para atingir uma maior possibilidade de grande qualidade"
Anda mesmo inspirado :lol: Se conhecer algum exemplo prático que ilustre o seu lema, avise.
"Quando o s&aacute;bio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"&nbsp; (prov&eacute;rbio chin&ecirc;s)
LindAlba
Membro Veterano

sexta jul 30, 2004 9:26 am

fl1pp3rpt Escreveu: ... começo a pensar que vocês querem os direitos exclusivos da criação para voces.
...Acho que neste momento, Portugal precisa de uma revolução na canicultura...Quantos mais criadores existirem... poderá haver mais possibilidade de termos bons exemplares em Portugal....
...È o lema "aumentar a quantidade para atingir uma maior possibilidade de grande qualidade"
Fala mais em produção (juntar 1 macho e 1 fêmea e fazer as contas aos resultados) do que em criação (gastar o que se tem e, por vezes, o que não se devia gastar em tentar melhorar a raça e não a conta bancária).

Nunca houvi que a quantidade (em qualquer raça) é sinónimo de qualidade.
Normalmente, no caso da canicultura, é apenas significa o aparecimento de arrivistas a fazerem m... e a darem cabo de anos de trabalho sensato.

fl1pp3rpt Escreveu: ...Em portugal pede-se por 1 filho de 1 campeão de portugal, 200 contos, até mesmo sendo o cachorro menos beneficiado da ninhada e vindo de 1 afixo desconhecido. De um afixo de renome, e sendo o melhor cão da ninhada, já me pediram a mim, 400 contos.
...A meu ver, isto só leva as pessoas que querem comprar 1 bom cão a irem ao estrangeiro compra-lo. Porque por esse preço, trazem um cachorro que até á 10ª geração são dos melhores exemplares do mundo.
Já leu bem o que escreveu ??? Não há caro ou barato para um cão.
Agora, há e sempre haverá quem prefira dar o que lhe pedirem no estrangeiro, para depois dizer que importaram uma estampa.
Já vi tantos "boxes" oriundos de progenitores "de topo de gama", com os melhores afixos, nacionais e estrangeiros ...
E já vi boxers lindos, nascidos de reprodutores em que ninguém apostaria.
É a maravilha da vida !!!

fl1pp3rpt Escreveu: ... Eu falo da raça Boxer porque é a que conheço com algum profundidade...
Para mim sempre foi um problema preocupante ler este tipo de discursos.
Já por cá ando há uns anos, leio bastante e procuro falar com pessoas com experiência prática e considero que estou e estarei sempre a aprender ...
Felizmente há quem consiga, com o seu "conhecimento em profundidade", ser claro ..
Bem haja.
Última edição por LindAlba em sexta jul 30, 2004 10:39 am, editado 2 vezes no total.
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

sexta jul 30, 2004 9:47 am

LindAlba Escreveu:
fl1pp3rpt Escreveu: escreveu:

... Eu falo da raça Boxer porque é a que conheço com algum profundidade ...

Para mim sempre foi um problema preocupante ler este tipo de discursos.
Já por cá ando às uns anos, leio bastante e procuro falar com pessoas com experiência prática e considero que estou e estarei sempre a aprender ...
Felizmente há quem consiga, com a sua conhecimento em profundidade , ser claro ..
Bem haja.
E está tudo dito... ;)
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Responder

Voltar para “Cães”