Discus doentes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Responder
GAM
Registado: quinta jul 29, 2004 8:36 am

quinta jul 29, 2004 8:52 am

Olá a todos,

Tenho um aquário de 240 lts e já tive 4 discus, juntamente com cardinais, boteas palhaço entre outros peixes limpadores mais pequenos.

O que aconteceu é que fui perdendo os meus discus um a um com intervalo aproximado de 2 meses e actualmente só possuo um :( !

Os sintomas são sempre os mesmos:
- Passividade
- Hiper sensibilidade à Luz
- Cegueira
- Fraqueza (porque n se conseguem alimentar)

ainda ninguém me conseguiu explicar o que será e o que corrigir.
Eu não sou muito experiente nestas andanças... mas fiz tudo "by the book". Mudo 30% da água de 15 em 15 dias, limpo os filtros de vez em quando, alimento os com granulado e comida congelada alternadamente, etc...

alguém já passou pelo mesmo ou faz ideia do que possa ser e como se pode ultrapassar?

Obrigado a todos

GAM
peteralien
Membro
Registado: sexta jul 30, 2004 10:59 pm
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

sábado jul 31, 2004 8:21 pm

Por acaso não tens iluminação com UVs ?

Os ultra-violetas esterilizam a água, ou seja matam as bactérias nocivas, infelizmente acabam por matar também as outras.

Se não for este o teu caso, pode ser por exemplo, um PH impróprio para os Discos, ou uma deficiente oxigenação da água (vê se o caudal debitado pelo teu filtro é suficiente), ou então uma alimentação pobre.

Vê o nivel de amónia, nitritos e nitratos da água.

Se tudo estiver ok, então pode ser que seja uma infecção bacteriana.
Conheço pessoal que usa o "Flagyl" para tratar os Discos, mas não te sei dizer a dose que usam. Este medicamento combate alguns tipos de bactérias, e pelo que tenho ouvido dizer os resultados até são bons.
Compra-se nas farmácias e não é caro.

Quanto á quantidade a usar, alguém que possa opinar ?
GAM

segunda ago 02, 2004 9:25 am

Obrigado pela resposta.

Quanto à iluminação estou a usar duas lampadas próprias (não me lembro da marca), sendo uma flora e a outra própria para peixes... alimentação costumo dar flocos, granulado, larva de mosquito vermelho e ainda uma mistura congelada (vou alternando).

Também já pensei na oxigenação da água... vou verificar o que me indicaste... mas alguém me sabe dizer quais os níveis ideais de amónia, nitritos e nitratos da água?

Alguém sabe a quantidade do medicamento indicada?

Obrigado

GM
peteralien
Membro
Localização: Periquitos, Peixes Tropicais (água doce), 1 casal de Rolas de estimação com 20 anos :)

segunda ago 02, 2004 2:27 pm

Quanto aos níveis ideais de amónia, nitritos e nitratos da água do aquário, posso já te responder:

os mais baixos possiveis, se bem que, se tiveres plantas naturais, os nitratos não precisam de chegar a zero porque as plantas utilizam-nos.

Quanto ao Flagyl, estou a tentar obter infos sobre as doses a aplicar de acordo com a quantidade de água existente num aquário e o tempo de tratamento.
Quando as souber, posto aqui.
peteralien
Membro

segunda ago 02, 2004 4:11 pm

Bem vou acabar por pôr várias doenças e tratamentos.

GAM, vê o tratamento com Flagyl na "Doença dos Buracos", mesmo que não tenha sido essa doença a afectar os teus Discos, acho que esse tratamento é aconselhável.

Sintomas e suas possíveis causas:
----------------------------------------

Doença do Neon:

Sitomas:Perda de apetite, nada sem parar inclusive á noite, fica muito agoniado, nada em posição anorma, apresenta descoloração, (nos casos do neon tetra e do cardinal começa como manchas que se estendem até atingir sua faixa fosforescente), fica separado do cardume, emagrece ficando desbarrigado, ataca os rins.
Causa: produzida pelo Plistophora hyphessobtyconis(esporozoário) e taca pricipalmente os neons tetra e outros peixes como os paulistinhas, espada, engraçadinho.
Tratamento: não há tratamento específico, tentar metileno para 100 litros de água durante 15 dias e pode ser tentado também o formaldeído a cura é difícil.

Doença dos Buracos (Buraco na cabeça):

Sitomas: ocorre o aparecimento de pus na região da cabeça, geralmente na região da boca, da testa e atrás dos olhos, em casos mais graves estende-se pela linha lateral, primeiro o peixe se torna escuro e para de comer, com isso perde peso rapidamente, buracos como crateras se desenvolvem e depois de dois ou três dias irão produzir pus, dificilmente os buracos fecham, mesmo com a cura do peixe.
Causa: È causado por bactérias que são encontradas na água devido a alimentos em decomposição.
Tratamento: Aumentar a temperatura para 32°C o que deve acabar com o pus temporariamente, passar mercúrio cromo no buraco também ajuda, colocar 25mg de Flagyl para cada 38 litros da água por semana, depois ainda manter a temperatura em 32°C por mais duas semanas.

Intoxicação por Nitritos(NH³):

Sintomas: Olhos embaciados, dificuldades respiratórias, inquieto, fica balançando na água e morre deitado.
Causa: Superpopulação, água não estabelizada e excesso de alimentos são as suas causas.
Tratamento: 20 min a alguns dias, trocar a água e manter o peixe em água nova bem estabelizada.

Fungos (Doença do algodão):

Sintomas: Desenvolvem-se protuberâncias brancas parecidas com tufos algadão pelo corpo do peixe, pricipalmente se houver algum ferimento.
Causa: Normalmente os fungos aparecem quando o peixe está ferido, por motivos de brigas, superpovoamento do aquário, transporte entre outros.
Tratamento: Aumentar a temperatura é a melhor maneira de se curar fungos, eleve a temperatura pra 32°C por alguns dias, pode ser adicionado azul de metileno á água, se necessário o fungo pode ser retirado manualmente.

Prostação Nervosa:

Sintomas: Os peixes ficam tímidos, afastam-se dos companheiros, deixam de comer e ficam no fundo.
Causa: Por problemas de água.
Tratamento: Manter a temperatura elevada pois se trata de peixes tropicais, é aconselhável substituir 1/3 da água, completar sempre o nivel da água, mais só com água fresca e de boa qualidade ou substituí-la total ou parcialmente, nas épocas adequadas, para evitar que se alterem sua qualidade e composição química, para não prejudicar os peixes.

Hidropsia:

Sintomas: A hidropsia é uma doença bacteriana que causa uma falha renal, os líquidos obsorvidos permanecem no corpo, fazendo com que o peixe fique inchado, conforme a doença vai se desenvolvendo, outros sintomas aparecem, como os olhos salientes, escamas enriçadas e inflamações na região das guelrras e anal.
Causa: È causada pelo Aeromonas punctatus, uma maneira de tentar evitar essa doença é deixado os peixes novos de quarentena, e fazer manutenção regular do aquário.
Tratamento: Difícilmente a cura é alcançada, mas você pode tenta-la usando alguns antibiótico como exemplo a terramicina.

Info importante (quote):
"Recebi um e-mail de um amigo internauta "Henning Albert Boilesen", datado de 01/07/2002, que tinha o seguinte conteúdo: "Tratei com sucesso os meus peixes que estavam com Hidropisia, com Terramicina 500 mg, sendo uma cápsula para cada 40 litros de água, repetindo a dose após três dias". "

Intoxicação Alimentar:

Sintomas: O peixe fica com o ventre estufado, escamas eriçadas.
Causa: Excesso de comida, que fica se deteriorando no fundo do aquário.
Tratamento: Limpe o aquário e suspenda a alimentação por um dia.

Ìctio (Doença dos pontos brancos):

Sintomas: È uma das doenças mais comuns em aquários, caracteriza-se por pequenos pontos brancos, o peixe fica todo salpicado de branco, o peixe permanece com as nadadeiras fechadas e fica parado no fundo do aquário, cada ponto é um parasita que se alimenta do sangue do peixe, até leva-lo a morte, se os parasitas atacarem suas guelrras, o peixe morre por asfixia.
Causa: È causada pelo parasita Ichthyophthirius multifilis, ocorre pricipalmente no inverno devido a queda bruscas de temperatura, o parasita em estágio evoluido se salta da pele do peixe e vai se reproduzir no fundo do aquário, saltando milhares de esporos que vão infestar os outros peixes.
Tratamento: A primeira atitude é separar o peixe no aquário hospital, , aumentar a temperatura para 30°C pois acima de 28°C o parasita morre quando abandona a pele do peixe e portanto não consegue se reproduzir, também pode usar sulfato de cobre, 1ml para cada litro de água, até a cura, mas fazendo-se trocas parciais de 3/4 da água diariamente, mas tome cuidado pois o sulfato de cobre é fatal para o labeo bicolor.

Nadadeira Roídas ou Apodrecidas:

Sintomas: As nadadeiras se desmancham e ficam esbranquiçadas.
Causa: Ocorre pricipalmente por ação de bactérias que se desenvolvem em pH ácido e temperatura baixa.
Tratamento: Antes de qualquer tratamento corrija a temperatura e o Ph. Em um aquário-hospital use o produto Labcon Bacter 1 cápsula para 25 litros a cada 3 dias á venda nas lojas especializadas em peixe.

O odinium(Veludo):

Sintomas: Perda de apetite, dificuldades respiratórias, os peixes ficam raspando-se no fundo e nas pedras, o peixe fica coberto por pontinhos, é muito parecido com o íctio, mas os pontinhos são menores e mais amarelados como se os peixes estivesse sujo com um pó amarelo.
Causa: È causado pelo parasita Oodinium ocelatum, seu ciclo de vida é igual ao do parasita causador do íctio.
Tratamento: Separe o peixe no aquário hospital, com temperatura acima de 28°C e dar banho de azul de metileno a 1%, 3 a 5ml para cada 5 litros de água durante três dias, o sulfato de cobre também é muito eficiente mais perigoso.

Àgua muito Àcida (Acidose):

Sintomas: nadadeiras fechadas, escama eriçadas, natação irregular, tremores e ele morre se não for corrido o Ph.
Causa: Significa baixa do pH da água para 5,5 ou menos. Esses limites são para peixes que exigem pH mais elevado, neutro ou alcalino.
Tratamento: Corrigir o pH, existem produtos em casas especializadas para peixes.

Àgua muito Alcalina (Alcalose):

Sintomas: Perda de brilho das escamas, respiração ofegante junto á superfície e pode haver perda de escamas.
Causa: Ocorre quando o pH da água vai para 8 a 9, pricipalmente quando ela é mole, muita planta e muita luz concorrem para o seu aparecimento.
Tratamento: Corrigir o pH e o problema desaparece, existem produtos em casa espécializada para peixes.

Tuberculose ou Barriga Seca:

Sintomas: O peixe fica magro, com o ventre retraido.
Causa: Pode ser causada por alimentação de má qualidade ou pouco variada.
Tratamento: O estado de debilidade do peixe torna-se a cura difícil, usar Labcon Bacter 1 capsula para 25 litros a cada 3 dias.

Podem usar produtos de outras marcas, SERA, TETRA, JBL, etc.

Aquário Hospital:
--------------------
È preferivel ter um aquário hospital que serve para separar peixes doentes, evitando que a doença se espalhe para os outros, facilita a administração de remédios, pois eles podem contaminar peixes saudáveis e alterar o equilíbrio da água do aquário original. Para isso um aquário de 20L é suficiente, com difusor, termóstato e termómetro, a temperatura deve ser mantida entre 28 e 30°C.

Boa sorte GAM.
Agua-Viva
Registado: sábado jul 24, 2004 5:35 pm
Localização: Todos os que se possam imaginar (desde que sejam legais no nosso país)
Contacto:

segunda ago 02, 2004 5:50 pm

Gostaria de salientar que o Flagyl é um composto de metronidazole e é geralmente usado para desparasitar todo o tipo de peixe, também usado especificamente para a doença do buraco (Examita). Para melhor eficácia deve-se misturar na comida (500 mg p/ 125 L). Como prevenção deve-se fazer uma vez por mês.
GAM

terça ago 03, 2004 9:35 am

Apesar de não haver nenhuma descrição que eu possa dizer que encaixa na perfeição, a informação dos posts anteriores é EXCELENTE.

Muito obrigado...

PS: ainda estou indeciso se vou continuar com os discos ou se vou mudar de raça... talvez escalares. Mas por enquanto ainda tenho um disco que vou tentar salvar, tenho é muita pena de o ver sozinho... mas continuar a investir nos discos pode sair caro... alguém tem sugestões???

ass: Gabriel
peteralien
Membro

terça ago 03, 2004 1:48 pm

Como dizia o vizinho ;) é tudo uma questão de gosto... e de dinheiro.

Gosto, normalmente há muito, dinheiro... é que não. :p

Realmente os Discos são peixes espectaculares, há uma ou duas horas estive a ver uns poucos... mas o carcanhol !

... eu pessoalmente sempre gostei da variedade de formas e cores dos peixes tropicais, por isso gosto de ter várias espécies (desde que sejam compativeis umas com as outras).

Posso te deixar alguns nomes, mas aconselho-te a perderes um tempinho numa boa loja, e assim vês com calma o que gostas ou não:

Guppys
Kribensis
Ramirezis
Colisas
Escalares
Espadas
Corydoras
Néons
Discosssssssssssssssss

:)
Responder

Voltar para “Peixes”