Criação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CAPTL
Membro
Registado: quarta jul 21, 2004 2:59 pm

terça ago 03, 2004 2:28 pm

Ritaz diz:
O meu objectivo é viver à custa da actividade. Junta-se o útil ao agradável... Junto o gosto que tenho pelos animais ao proveito que posso beneficiar disso.
O cão é o melhor amigo do ser humano, então não viva dos seus amigos.
Não viva a custa daqueles que não se podem defender.

Penso que se realmente gosta de animais não viva deles.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 03, 2004 3:26 pm

Olá,
Quando li a sua mensagem inicial fiquei com a ideia que, das duas uma, ou estava no gozo ou então é alguém que pretende montar uma 'Puppy Mill'. Com efeito, perguntar quantas cadelas um cão aguenta dá a entender isso mesmo, ou seja, quer saber qual a 'rentabilidade máxima' que se pode esperar obter de um cão ( macho). Talvez gostásse também de saber quantas ninhadas por ano aguenta uma cadela, ou algo assim, não?
Se não quer fazer criação a torto e a direito, então também não espere viver disso! Ser Criador, na verdadeira acepção da palavra, não é uma actividade comercial. Não se cria para ganhar dinheiro, mas sim com o objectivo de melhoramento da raça. Para isso são necessários grandes invetimentos de tempo e dinheiro que, feitas as contas, normalmente não traz qualquer lucro....antes pelo contrário. Mesmo que sobre dinheiro dos gastos com a criação (veterinário, alimentação, registos, etc.) após a venda de uma ninhada, temos de considerar que esses eventuais "ganhos" são gastos logo de seguida com a manutenção de instalações, cuidados de saúde e alimentação, deslocações para exposições e para avaliação de padreadores, cobrições, etc..
Se pretende ganhar dinheiro ( e mesmo assim não acredito que consiga viver exclusivamente disso), só o poderá fazendo criando exaustivamente com as cadelas e cães que dispõe. Poupando em alimentação e cuidados , médicos e descartando-se de imediato de todos os cães que não 'produzam' convenientemente. Ficar com cachorros após venda, ou com os adultos que entretanto fiquem velhos ou com problemas de saúde, que não lhes permitar reproduzir-se, está fora de questão. Dá muitos custos e não dá proveitos. Abate, doação ou abandono.... é só escolher.
Se procurar vai encontrar por aí uns tópicos com as contas 'normais' dos gastos com criação. Leia e medite.
Pense também em actividades conexas, tais como Hoteis para animais, venda de rações e produtos para animais, etc.

Cumprimentos
Paulo C.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 03, 2004 3:41 pm

Vamos lá ver umas contas assim muito por alto e sem entrar em detalhes......

Compra de UMA cadela com potencial de qualidade ( isto varia muito, mas vamos por baixo) de raça grande: 1.000 Euros
Alimentação mensal com ração de qualidade : 100 Euros
Cuidados Veterinários: Custo médio mensal de uma cadela sem problemas GRAVES: 20 Euros
Medicamentos, desparasitantes, etc: 30 Euros
Primeiro cio: 10 meses....segundo cio 18 meses....
Compra: 1.000
Alimentação : 1.800
Vet: : 360
Medic. :540
Total: 3700 Euros
Mesmo sem criar nada, e só para o caminho até ao 2º cio você já leva um gasto de 3700 Euros!!! Agora não se esqueça que a juntar a isto vai ter de contabilizar as deslocações a exposições para avaliar a qualidade da cadela. Vai ter de juntar o custo da cobrição por um bom macho. Vai ter de contabilizar os custos com instalações, cuidados veterinários com a ninhada e com a mãe.... alimentação de cachorros, vacinas, registos...etc...........
No final vai ver um número que muito dificilmente supera com a venda dos cachorros ( que não se esqueça não podem ser entregues a qualquer um).
Se pensar que uma cadela não pode fazer mais do que um número limite de ninhadas durante toda a vida ( veja as regras do Clube Português de Canicultura), mas depois disso continua viva, a comer e a necessitar de cuidados veterinários ( e com a velhice são cada vez mais), vai ver que chega a uma fase em que são só custos e nada de proveitos.....

Ah....e não se esqueça que às vezes há "azares"! Cadelas que morrem, que ficam doentes, que não têm qualidade para reprodução, etc... Tudo isto são CUSTOS!

Pois é....viver disso? Talvez consiga ganhar dinheiro ( fazendo TUDO O QUE NÂO SE DEVE FAZER), mas viver disso não acredito.

Cumprimentos
Paulo C.
SarahKay
Membro Veterano
Registado: terça nov 18, 2003 4:57 pm
Localização: Gatos: Misha, Lilo, Jasmine, Tita e Nala; Cães: Safira
Contacto:

terça ago 03, 2004 3:50 pm

Ó Paulo lá está você a deitar por terra os sonhos da rapariga... Ela que tinha tão boas intenções:
Ritaz Escreveu: O gosto que tenho pelos animais... Sei o trbalho que isto envolve e a dedicação que se tem de dar. Mas... sempre cresci com animais em volta, acabei de tirar o curso de gestão agrícola. O meu sonho é ter uma grande quinta com vacas, porcos, etc... os canitos a andarem de um lado para outro. O que é que querem... pancadas! Cada um com a sua... o)
Vai arranjar uma quinta e ter muitos bichinhos e vai ser tão giro! E depois vai ficar tão rica que se calhar ainda nos vem aqui oferecer uns trocos!!!

Eu não sei o que se passa na arca ultimamente, mas ou as pessoas são muito novinhas e ingénuas... Ou o mundo é outra vez muito bom, tal como eu o via em criancinha, e ninguém me avisou...
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça ago 03, 2004 3:53 pm

Ritaz Escreveu: Boa tarde... Também eu fiquei admirada de ninguém me ter caído em cima... Normalmente as senhoras/senhores daqui deitam o sonho de qualquer um por água abaixo.

1º- Não quero fazer criação a torto e a direito como já se disse. Não é à toa que me estou a informar (quer na net quer nos orgãos competentes) antes de tomar uma decisão concreta..

2º- Não acordei de manhã e decidi criar cães, este decisão já vem de muito tempo estava só à espera de acabar o meu curso.

3º- Pancada? Pancada é as senhoras/senhores estarem sempre a mandar as pessoas abaixo aqui no forum.

4º- Realmente ser criadora é o que realmente quero. Tem-se que começar por algum lado. Começei por pedir alguns esclarecimentos aqui no forum mas já vi que fui mais gozada do que propriamente ajudada.

Agradeço aos foristas que me responderam à pergunta e até mesmo áqueles que não ajudaram nem desajudaram.

Vou estar mais um tempo a informar-me sobre este assunto, tenho vários amigos criadores que espero que também me ajudem.

Obrigada a todos

Cá para mim, a menian tirou o Curso por Correspondência, só pode.

Tb eu tirei a minha licenciatura há uns anos atrás dentro da sua área, e no entanto exerço uma coisa completamente diferente.

Imagino que tenha tirado o seu curso no Sul do Pais.

Se foi esse o caso, tenho na zona de Beja, um criador amigo do meu pai, que lhe poderá ser muito útil.

AGORA, CUIDADO! Esforce-se ao máximo para saber de tudo e mais alguma coisa nesta área.

Leve o tempo que for necessário, e leia bem a mensagem do Sr. Paulo, para ficar desde já con conhecimento, daquilo que terá de dispender no mínimo, ao longo da sua futura carreira.

Mas, posts como o seu deixam muito a desejar....
Ritaz
Membro Júnior
Registado: domingo jul 18, 2004 9:51 pm
Localização: 1 cão, 2 periquitos, 4 peixes, mtas aranhas e algumas moscas.

terça ago 03, 2004 4:37 pm

Se são esses os valores penso que então estou bem...
Tirando as despesas de veterinário, que não tenho visto a minha mãe ser veterinária, tirando a alimentação, o meu avô é representante de uma das melhores rações para cães e tirando os medicamentos, o meu pai trabalha no ramo da farmacêutica, penso que são menos uns tantos tostões...

Pode-se dizer que tenho uma família de ouro para a criação de cães.
vets
Membro Veterano
Registado: quinta jul 15, 2004 10:43 am

terça ago 03, 2004 4:51 pm

[quote]="Ritaz"Se são esses os valores penso que então estou bem...
Tirando as despesas de veterinário, que não tenho visto a minha mãe ser veterinária, tirando a alimentação, o meu avô é representante de uma das melhores rações para cães e tirando os medicamentos, o meu pai trabalha no ramo da farmacêutica, penso que são menos uns tantos tostões...

Pode-se dizer que tenho uma família de ouro para a criação de cães.[/quote]

Pois é Ritaz, mas parece que isso são valores que nada interessam a algumas pessoas aqui do forum, o que importa mesmo é deitar a baixo e poderem escondidos por detras de um Nick deitar para fora todas as suas frustrações assim que alguem coloca alguma questão...

Boa sorte.
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

terça ago 03, 2004 4:58 pm

[quote=Ritaz]

O meu objectivo é viver à custa da actividade. Junta-se o útil ao agradável... Junto o gosto que tenho pelos animais ao proveito que posso beneficiar disso.

Obrigada
[/quote]

Suponho que a actividade a que se refere seja a relacionada com as vacas, ovelhas etc...
porque se não fôr, pode mesmo esquecer!
CAPTL
Membro
Registado: quarta jul 21, 2004 2:59 pm

terça ago 03, 2004 4:58 pm

Desculpe que lhe diga Ritaz, mas a sua família já tinha pensado em tudo antes de você nascer :D :D :D
Até pode ser verdade mas tenho algumas dúvidas nesse profissionalismo familiar.
Mas se for verdade e tiver condições e amor para dar aos animais acho que deve continuar na sua ideia.
casadiscaes
Membro Veterano
Registado: quinta fev 28, 2002 4:12 pm
Contacto:

terça ago 03, 2004 5:01 pm

Ritaz Escreveu: Se são esses os valores penso que então estou bem...

Pois, agora faltam os conhecimentos na área da canicultura... sabe ao menos o que é um cão de raça e o que é o beneficiamento? na raça que escolheu conhece ao menos o estalão? sabe até que ponto precisa de fazer inbreeding ou line breeding? os exemplares são típicos? e minimamente saudáveis? para a raça que que escolheu, conhece a sua história e funcionalidade ou vai cruzar cães para fazer canitos sem outras preocupações?

Não tenho nada contra a criação profissional, desde que esta se reja pelos mesmos princípios da Criação de Cães... produção industrial só serve para criar cães atípicos que não vão beneficiar ninguém... mais vale importar às grosas de um país de leste, sai mais barato e não dá metade das dores de cabeça... mas e na minha opinião, mais vale a pena ficar quieto...
<p>Gon&ccedil;alo</p>
<p>Imagem</p>
xabita
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 9:17 pm
Contacto:

terça ago 03, 2004 5:03 pm

Só por curiosidade qual seria a raça ou raças de eleição ?
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

terça ago 03, 2004 5:05 pm

Ritaz Escreveu: Se são esses os valores penso que então estou bem...

Com uma família dessas, porque veio ao Forum?

A sua mãe, pode perfeitamente dar-lhe todas as indicações que necessita, bem como o seu pai e avô.

Não vejo qual o interesse do seu posto.

Tem a solução para a sua questão, dentro da sua própria casa. :o
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça ago 03, 2004 5:11 pm

Fantástico!
Que família maravilhosa... Parabéns!!!

Ou tem muita sorte ou é mesmo muito mentirosa... :o
Ritaz
Membro Júnior
Registado: domingo jul 18, 2004 9:51 pm
Localização: 1 cão, 2 periquitos, 4 peixes, mtas aranhas e algumas moscas.

terça ago 03, 2004 6:18 pm

Vim ao fórum porque quero começar a fazer as coisas por mim mesma, saber várias opiniões acerca do mesmo assunto.
Quanto às raças que gostaria de fazer criação era o Labrador Retriever e o Golden Retriever. São cães lindos e gostava de contribuir para o seu melhoramento em termos de raça. Neste momento tenho um Labrador arraçado de Boxer que o fui buscar à 6 anos atrás aos antigos donos porque como viram que o canito estava a crescer mais do que eles queriam (o cão passava dia e noite numa varanda) então decidiram doá-lo e eu fui lá buscá-lo. Desde essa altura que os Labradores me fascinam, não só pela sua beldade como pelo seu temperamento. Não pretendo só viver à custa dos cães até porque quero fazer isto mais pelo prazer do que propriamente pelo dinheiro. Vou também ter na herdade, bovinos de engorda e ovinos de leite.

Obrigada
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça ago 03, 2004 6:35 pm

Um bom criador não vive exclusivamente de criar cães. É incomportável o investimento face os lucros.

Quantas ninhadas suporta ? 2 por ano durante 10 anos ? É a mesma coisa que ter a sua mãe a dar à luz de 6 em 6 meses até aos 60...sem ofensa, numa idéa do que é para algumas pessoas criação.

A tirada da Rita foi infeliz pois teve uma ideia economicista da criação, o que é num criador a sério, incorrecto.

Vacas, você terá conheceido veterinários de grandes animais, que lhe terão dito que a Estrela ou a Malhada é tratada até ao ponto máximo do valor dela.

Os meus pais já deram milhares de contos por cães e não ganham dinheiro com eles.

Se quer fazer algo e viver de criação de cães, não irá longe.
Responder

Voltar para “Cães”