Saga dos donos/Veterinários

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

quarta ago 04, 2004 12:20 pm

Bem, vai ver que o seu canito tem uma saude de leão, e não deve ter nada.

Eu ainda assim, mantenho a minha posição nestas coisas, antes um vet que está sempre a verificar tudo do que um que só em ultimo caso manda fazer fazer análises, a nossa saude e dos nossos canitos não tem preço.

Bom sorte para o seu canito. :)
sonja
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: 1 pastora catalã (whispper) 1 cão da serra de aires (Marlon)

quarta ago 04, 2004 4:49 pm

olá Oskarina ,

é bom serem feitos exames ao cão de vez em quando , de certeza que o Oskar tem uma saúde de ferro! , eles no verão comem menos , portanto é normal perderem peso , o meu Marlon também está um bocadinho mais magro , mas nem por isso acalmou , continua com pilhas duracel ! :lol: .

Tudo de bom para o Oskar e para ti claro !
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta ago 04, 2004 5:48 pm

Aos meus ninguém faz analises sem eu pedir, sem existir motivo, ou sem me explicarem muito bem a razão das mesmas.
Essa dos donos receberem o subsidio de férias e estarem mais folgados, não dá com nada. Ou os animais realmente necessitam, ou é altura de fazer alguns despistes, agora por ser a altura em que as pessoas estão com mais dinheiro, isso aí já seria aproveitanço.
Isabel
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

quarta ago 04, 2004 6:02 pm

Pedra Escreveu: Aos meus ninguém faz analises sem eu pedir, sem existir motivo, ou sem me explicarem muito bem a razão das mesmas.
Comigo a mesma coisa, aliás nem tenho esse tipo de problema com o vet dos meus cães, acho que ele só fará algum tipo de exames se tiver alguma razão para desconfiar, não tem nada a ver se eu recebi o subsídio de férias ou Natal.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta ago 04, 2004 8:18 pm

Assim é que é bom, vai-se ao vet pela primeira vez e leva-se logo com uma conta de 150 contos para começar.

;)

Abençoados clientes que querem tudo e mais alguma coisa :D
Ines2002
Membro
Registado: quinta abr 25, 2002 8:05 pm

quarta ago 04, 2004 11:15 pm

Eu acho preferível o Vet. preocupar-se "por excesso" do que o contrário, há muitas doenças cujos sintomas só aparecem muito tempo depois de ter instalado e numa fase muitas vezes já avançada e difícil de tratar! O diagnóstico precoce e a prevenção são as melhores armas para os nossos bichos terem menos problemas

Claro que cada Vet usa estratégias diferentes consoante o animal que tem á frente, a zona onde vive, a época do ano, o estilo de vida, a disponibilidade financeira do dono etc, etc

As análises que referiu, Leishmania e Erhlichia ñ me parecem nada excessivas, são ambos parasitas muitíssimo frequentes no nosso país com incidência a aumentar pelo que o controle dos animais infectados é essencial para impedir que se propague para outros cães. Como são transmitidos por um mosquito e por carraças (respectivamente) é natural que seja agora a altura do ano em que estão mais activos, se bem que a sua Vet. já a deveria ter alertado logo na 1ª consulta sobre estes e outros parasitas frequentes, especialmente sendo um cão adoptado, o historial é sempre incerto!!

Se puder, "faça" as ditas análises, pedindo sempre explicações ao Vet, para se inteirar exactamente do motivo do exame. (normalmente os Vets ñ fazem exames excessivos, mas...maus profissionais há em todo o lado)

;)
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

quinta ago 05, 2004 2:17 pm

Já agora pergunto, pode ser que alguem me saiba esclarecer melhor esta questão.
Desde que ouvi falar da Leishmaniose que vivo num pavor constante... De 15 em 15 dias aplico o Advantix ao Tomé (dantes aplicava o Pulvex mas o Vet, ha cerca de 2 meses, passou a aconselhar o Advantix) e vou-lhe tb trocando a coleira, apesar de em teoria n ser necessário. O certo é k acho k kto mais protecção melhor. E, apesar de a coleira ter 'validade' de seis meses, troco-lha de 2 em 2 meses...
Li aqui na Arca um artigo sobre a Leishmaniose onde se afirma k é causada pela picada de um mosquito (o tal fleubótomo) que [u]ataca no crepúsculo do dia[/u]. Ora esta é uma novidade total para mim, nunca tinha ouvido isto. É que agora no Verão o Tomé adora dormir na varanda do meu quarto. Como moro numa zona com muitos mosquitos, decerto compreenderão toda esta minha preocupação... Já lhe basta a displasia na anca e a cirurgia que se avizinha, tadinho... :roll:
O que acham disto?

Teresa
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

quinta ago 05, 2004 3:12 pm

Sem ofensas, mas é a isto que se chama uma dona galinha!!!
Tomarem muitos srem assim...

Mas já perguntou ao seu Vete se aplicar Advantix de 15 em 15dias faz mal??
Talvez podia comprar Citronela (acho que é assim) que é um bom replente de insectos!!
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

quinta ago 05, 2004 3:34 pm

:o :o :o Estou mesmo cansada, já nem leio bem o que se escreve por aqui!! Irra, logo agora que perdi os óculos!

Célia
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta ago 05, 2004 3:59 pm

Tomeh Escreveu: Já agora pergunto, pode ser que alguem me saiba esclarecer melhor esta questão.
Desde que ouvi falar da Leishmaniose que vivo num pavor constante... De 15 em 15 dias aplico o Advantix ao Tomé (dantes aplicava o Pulvex mas o Vet, ha cerca de 2 meses, passou a aconselhar o Advantix) e vou-lhe tb trocando a coleira, apesar de em teoria n ser necessário. O certo é k acho k kto mais protecção melhor. E, apesar de a coleira ter 'validade' de seis meses, troco-lha de 2 em 2 meses...
Li aqui na Arca um artigo sobre a Leishmaniose onde se afirma k é causada pela picada de um mosquito (o tal fleubótomo) que ataca no crepúsculo do dia. Ora esta é uma novidade total para mim, nunca tinha ouvido isto. É que agora no Verão o Tomé adora dormir na varanda do meu quarto. Como moro numa zona com muitos mosquitos, decerto compreenderão toda esta minha preocupação... Já lhe basta a displasia na anca e a cirurgia que se avizinha, tadinho... roll
O que acham disto?

Teresa

Teresa,

Se tiver oportunidade, compre a Cães e Companhia deste mês, que traz um artigo sobre a leishmaniose, e está bastante interessante.

Sou-lhe sincera.... os Foristas da Arca ajudam imenso, mas cpnvém sempre nós lermos ou perguntarmos ao Vet sobre aquilo que nos preocupa.

Em relação ao mosquitinho perigosérrimo ( o flébotomo), ele ataca ao amanhecer e ao entardecer.

Infelizmente, a zona Sul do país tem mais predominância a ter estes bichos que o Norte ( especialmente no Alentejo, Lisboa e Vale do Tejo).

A coleira Scalibor tb dá uma boa protecção, aliás, é a aconselhada pela maior parte dos Vets para os nossos cães ( é um bocadito cara, mas pela saúde deles, tudo).

De resto, tb a Citronela.... embora eu ainda não tenha achado essa plantita aqui em Lisboa ( tb ainda não procurei em todos os lados).
tigris
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 7:00 pm

quinta ago 05, 2004 6:06 pm

De 15 em 15 dias aplico o Advantix ao Tomé
A aplicação de desparasitantes tópicos deve ser encarada com prudência. Os fabricantes afirmam que as formulações utilizadas são seguras e não conduzem a efeitos secundários graves. No entanto, dado que estes produtos são tão recentes no mercado, a verdade é que não podemos saber quais serão os efeitos a longo prazo. Não há forma de sabermos se os químicos não estarão a ser absorvidos em pequenas quantidades pelo organismo dos nossos animais e a acumularem-se nos tecidos, contribuindo para o desencadear de doenças em anos futuros.

Em minha opinião, aplicar desparasitantes tópicos todos os meses, 12 vezes por ano, já é incorrer em excesso. Nos meses quentes e de maior incidência de pragas, justifica-se, mas nos restantes meses praticamente não há necessidade (a menos que se more numa zona permanentemente infestada, claro).

Tomeh, em relação ao flébotomo, como já lhe disseram, ele ataca especialmente ao entardecer/noite e também ao amanhecer. Além de comprar uma coleira Scalibor para o seu cão, por exemplo, evite que ele fique na varanda durante as horas críticas.
Responder

Voltar para “Cães”