Preciso de Dicas, na Ordem " Aqui "

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta ago 05, 2004 10:17 am

Bom dia a todos :D

Preciso que me aconselhem sobre o que poderei mais fazer para que o Tião venha, quando eu dou a ordem AQUI.

O Tião andou na escola cerca de 2 meses mas depois derivado ao problema da esgana não pode ir mais. Ele na escola até que fazia as coisas todas... menos o Senta... tinha sempre de o forçar a sentar-se....

Costumo treinar esta ordem em casa e ele vem.

Quando vamos à praia e ele anda solto, costumo chamá-lo e ele não vem. Eu digo Tião - Aqui e ele a maior parte das vezes nem olha para mim, continua a explorar a praia e não me liga nenhuma, eu insisto com a ordem e ele nada, às vezes ainda se afasta mais, outras vezes, vem andando ao meu encontro, mas vai parando em todo o lado para cheirar mais uma rocha ou mais um bocado de areia. Ao fim de dizer muitas vezes a ordem, ele já está mais perto de mim e acaba por vir. Eu digo Muito Bem e dou-lhe festinhas. Outras vezes, quando está a chegar ao pé de mim, se por exemplo, passar alguém, a atenção dele desvia-se sempre para essa pessoa, vai logo cheirá-la. Se a pessoa não lhe liga nenhuma, ele acaba por vir ter comigo. Se a pessoa lhe começa a fazer festas, ele então não vem ter comigo e fica com essa pessoa. Um dia passou por ele um homem que estava a correr na praia e fez tantas ou tão poucas palhaçadas, como saltar à canguru e abrir os braços como se fosse um pássaro e fingir que voava, que o Tião ficou doido e não largou mais o homem e eu não conseguia parar de rir, com tanta macacada :lol: :lol:

Se então ele avistar algum cão no horizonte ou algum cão vier ter com ele, então não nos liga nenhuma, bem podemos correr, gritar e chamar por ele com um megafone que ele não liga nehuma e tenho de o prender nessa altura.

Que hei-de fazer?? :roll:

Obrigada desde já pelas vossas respostas ;)
Guida__F
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 7:14 pm

quinta ago 05, 2004 10:39 am

Olha, quando tives a resposta avisa-me, que eu tenho um problema semelhante.

Só que o teu ainda consegue ser pior que o meu :p
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 05, 2004 10:39 am

Olá.

Eu tive esse mesmo problema com a minha Dober, quando eu a tinha, e o que resolvi fazer foi :

Soltava o macho, mas a ela não. Ía, inicialmente pela trela até fazer-mos a praia de um lado ao outro. Claro que ela cheirava tudo em exploração... entretanto como já tinha feito toda a exploração, então aí já a soltava e ela depois obedecia ao comando AQUI.
É que ela ía sempre tão extasiada para correr, pular e saltar, que eu tinha que a acalmar e só mesmo fazendo o que te expliquei.
Pode ser que resulte...

Sinceramente acho que sendo que ele andou na escola, deveria de ir lá mais algumas vezes ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta ago 05, 2004 11:10 am

Guida__F Escreveu: Olha, quando tives a resposta avisa-me, que eu tenho um problema semelhante.

Só que o teu ainda consegue ser pior que o meu :p
Bem.....

Vocês tocaram-me no ponto fraco.

O meu tb anda a fazer dessas..... Chamo-o, vem logo, Deita, deita logo, mas quando esta na passeata, e digo Oskar AQUI, o gajo, olha para mim durante uns segundos ( ele primeiro tem de decidir de vem ou não) .

Se não sentir o cheiro do Biscoito, so vem quando quer, mas se sentir o cheiro do Biscoito, ainda nao acabei de dizer a palavra aqui, que ele já está colado a mim.
Tchinho
Membro Veterano

quinta ago 05, 2004 11:14 am

Leo, obrigada pela tua resposta. Vou tentar da próxima vez, mas não creio que resulte, pelo facto que este cão nunca está cansado, já lhe foi diagnosticado Hiperactividade. Ele nunca está cansado, ele não pára de correr o dia todo. Digo-te que ele come 800 gr de ração por dia e às vezes mais e está magro, pois corre o dia todo. Só dorme, quando eu durmo.

Ele não pode ir para a escola, pois tem esgana e não pode estar em contacto com cachorros :(
Tchinho
Membro Veterano

quinta ago 05, 2004 11:59 am

Pois, OsKarina, no meu não posso usar os biscoitos, pois fica logo com diarreia... ele é muito sensível derivado ao virus da esgana... tem de ser mesmo com a compensação à base de festas, bonito, lindo, macacadas que ele gosta... ;)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 05, 2004 12:47 pm

Bem cá vou eu mandar umas bocas…

Primeiro vou começar pelo o que estás a fazer de errado… :(

Tens de decidir que tipo de comportamento queres do teu cão, queres que sempre que digas AQUI ele venha independentemente de tudo, ou queres simplesmente que ele venha quando lhe apetecer (eu no meu caso tenho as duas, uma ele sabe que é para vir ter comigo nem que a vaca tussa, a outra é para vir se realmente não estiver a fazer nada de muito interessante).
Continuando nos erros, nunca, mas mesmo NUNCA, dês uma ordem quando achas que o cão não vai obedecer! Isso só ensina o cão que é ok ignorar a ordem. Se o meu cão está a cheirar uma cadela, nem me dou ao trabalho de o chamar, vou lá busca-lo eu e é se quero. Por isso, até que o cão saiba perfeitamente o comportamento que é esperado dele, chama-lo na praia ou em situações semelhantes é na realidade destreina-lo ou se preferires ensina-lo a ignorar a ordem.
Ainda na mesma linha, uma ordem deve ser dita uma ou duas vezes (três no máximo) depois disso é desperdiço. Repara no que fizeste, o cão está a passear na praia, tu chamaste-lo e ele deu uma volta, parou três ou quatro vezes para cheirar a areia, tu continuas-te a chama-lo e passado duas ou três horas finalmente ele chegou ao teu lado e tu RECOMPENSAS-TE-O!!! Fizeste-lhe festas, lindo cão! Ou seja acabaste de dizer ao cão que ele fez aquilo que tu querias (ou seja demorar duas horas até ir ao teu lado!!).

Tenho a sensação que não era essa a tua ideia… :)

ok, então como fazer? Como é óbvio não há fórmulas mágicas, o cão é um indivíduo e cada um responde à sua maneira, o que eu te digo é aquilo que funciona comigo.
Primeiro, sitio isolado (no corredor da casa é um óptimo sitio), nada de distracções muitas guloseimas nos bolsos. Eu não trabalho sem receber, não vejo porque é que os meus cães deviam ser diferentes!
Segundo chamar o cão (isto é importante!). Nota: o nome do cão não serve para o chamar! A ordem (palavra ou conjunto de palavras) TEM de ser sempre a mesma “Bobi anda cá” é diferente de “Bobi aqui” (aliás para o cão não treinado são duas coisas completamente disjuntas).
Se o cão vier ter connosco de seguida (sem paragens, etc.) grande festa e toma lá a tua recompensa!! Se o cão demorar, parar, etc. NÃO recompensar, em vez disso encurtar a distancia, repetir até que o cão siga directamente para nós (no limite ficamos tão perto que ele dá um passo e já lá está!!!! :) ).
Repetir, repetir, repetir até à exaustão!!!! Na realidade o exercício deve ser feito meia dúzia de vezes e acabou, pois o cão chateia-se! Só que deve ser feito várias vezes ao dia…
Quando o cão já não hesitar, ir para sítios com mais distracções (não, a praia não é um deles, ainda falta muita para lá chegar…)

Sempre que o cão vier ter connosco directo muitas festas, se o cão se distrair repetir a ordem (uma, duas vezes MÁXIMO!!) se à terceira ele não vem ter connosco, ir de imediato ter com o cão e traze-lo até ao sitio que devia ter ido (eu ralho com os meus cães) e NÃO dar recompensa, repetir o exercício, se o cão voltar a falhar três vezes seguidas, então já chega por hoje, dá-lhe uma ordem simples (tipo sentar) só para ele fazer algo, grande festa, recompensa e tenta de novo no dia seguinte…

Paciência, paciência e ainda muita paciência…
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta ago 05, 2004 1:13 pm

eu tinha e ainda tenho um bocado esse problema com a carlota. na praia, fazia orelinhas moucas. quanto mais chamava, mais ela se afastava. começou por levar uns açoites. depois, decidi prende-la e levá-la à trela enquanto o max ia solto nas suas cabriolas. acho que resultou um pouco. mas há que esperimentar os conselhos dos entendidos :)
iviana
Membro Júnior
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta ago 05, 2004 1:14 pm

também tive o mesmo problema, quem não tem?

uma das dicas é tentar posicionar-se ao mesmo nível que o cao de preferência de cócoras e se ele viar ter consigo faça-lhe muitas e festas e de preferência dê-lhe um biscoito como recompensa. ele assim irá ssempre ligar a palavra AQUI a BISCOITO. tente fazer isso tb ao caminhar com a mão no bolso (tenha sempre biscoitos) e vá alternando ora dá-lhe um biscoito ora dá-lhe mimos.
com a minha resutlou embora tenha "fases" que deve estar completamente surda....
espero que ajude :roll:
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

quinta ago 05, 2004 2:06 pm

Para ensinar “condicionar” o cão a vir ao dono quando chamado é necessário:

Escolher uma ordem e usá-la sempre, exemplo. “aqui”, “junto”, “ao dono” etc.
[b]Na fase inicial do treino [/b]usar um recinto vedado e ter alguém que fique com o cão enquanto se afasta na direcção da saída chamando o cão com a ordem escolhida.
Nunca andar na direcção do cão sempre para o lado oposto.
Mesmo que demore não perder a calma e nunca ralhar.
Não ter a trela na mão e não prender o cão quando ele chega.
Recompensar imediatamente, brincar e mostrar alegria.
Nunca mas mesmo nunca punir o cão nesta fase do treino.
Ser coerente com as ordens.
O dono só por si deve-se transformar na melhor coisa do mundo para o cão.
Nesta fase do treino estamos a condicionar o cão reforçando o comportamento desejado e ignorando todos os outros, o resultado esperado será o cão ao ouvir a ordem a associe com algo de bom e venha rapidamente ao dono.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

quinta ago 05, 2004 3:08 pm

Nem preciso dizer que não sou uma pessoa experiente em treino canino, mas o que eu fiz foi mais ou menos o que o Aragao explicou, cá em casa, naltura em que ainda não deixava o cachorro solto em lado nenhum (sou medricas).
Despois andei a fazer figuras no jardim com uma corda de 20 mts. (tive a ajuda por pm dum membro mais experiente) e biscoitos no bolso, deixava que ele se afastara, o chamava, quando ele vinha: festa e biscoito, se ele não vinha esperava um bocadinho, dava-lhe um forte puxão na corda e o chamava logo, quando o coitado, instintivamente, vinha a correr, era mais festa e biscoito. Às vezes ele se afastava, eu escondia-me tras uma árvore, o chamava, o coitado assustava-se e vinha a correr: festa e biscoito.
Só quando eu senti-me segura começei a soltá-lo, como tenho pouca confianza nas minhas dotes de treinadora as primeiras vezes quando o soltava dava-lhe a cheirar a recompensa que levava no bolso (um bocadinho de fiambre ou carne) para ele saber o que o esperava se obedecia.
Por enquanto não tive problemas de maior, ele geralmente vem, mas não me dou ao trabalho de o chamar, por exemplo, se o sacana tiver apanhado um pardal, posso ficar à espera o dia tudo, ali sou eu que vou ter com ele e tiro o cadaver da sua boca, ainda falta-me coragem para deixá-lo comer a sua presa em paz, tenho que ler mais sobre a alimentação natural de cães para aceitar que o gajo se procure um petisco mais saboroso que a ração :roll:
Eu tenho dois comandos: "Dylan, anda" é mais "light", digo isso, por exemplo, e viro-lhe logo as costas e começo a caminhar devagar, ele pode demorar um bocado se estiver a cheirar ou a brincar com outro cão, mas acaba por vir a correr atrás de mim, sem recompensa nenhuma, é só para continuar o passeio.
O "Dylan, aquí" é um comando militar e o gajo sabe que se não vier é apanhado e atrelado, se obedecer é o biscoito, o "lindo menino" e continua à solta, geralmente obedece mas tem acontecido ter que ser eu a buscá-lo, é um comando para casos de emergencia: chegada ao jardim de miúdos com bola (alerta amarela), um gato pelos arredores (alerta laranja), um piquenique (alerta vermelho! danger! danger!).
Mas não é facil, é preciso paciência, ás vezes quando tenho que andar na lama para apanhar ao malandro do meio do lixo penso se não era melhor trocar esta peste por um gato 8)

Alicia
BiancaTN
Membro
Registado: domingo abr 04, 2004 3:51 pm

quinta ago 05, 2004 3:37 pm

:lol: :lol: :lol: E eu que estava convencida que a minha cadela tinha os polos trocados: ao comando aqui, ela fugia; ao comando vai, ficava a olhar para mim, muito quietinha!!!

Célia
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 05, 2004 3:54 pm

Olha, agora não tenho cães, mas pelo que me lembro:

Levas o Tião pela trela e dás-lhe mais rédea para ele ir cheirando tudo á volta, de vez enquando puxas ele suavemente e vais dizendo "aqui" e qd ele se chegar, faz-lhe muitas festinhas (assim ele sabe que fez uma coisa boa e fica contente por te alegrar)... é quase como o "Junto" em que qd eles se adiantam puxas a trela e dizes "Junto" para ele caminhar ao teu lado!!

É o pouco que me lembro... espero que te saias bem!

;) :D
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 05, 2004 4:08 pm

Tchinho Escreveu: Pois, OsKarina, no meu não posso usar os biscoitos, pois fica logo com diarreia... ele é muito sensível derivado ao virus da esgana... tem de ser mesmo com a compensação à base de festas, bonito, lindo, macacadas que ele gosta... ;)
Não utilizes biscoitos cria mau hábito no cão, as festas, carinhos e palavras de encorajamento são preferíveis, e o cão habitua a obedecer pq sabe que o dono fica feliz com a atitude dele!
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

quinta ago 05, 2004 4:29 pm

Jordan Escreveu:
Tchinho Escreveu: Pois, OsKarina, no meu não posso usar os biscoitos, pois fica logo com diarreia... ele é muito sensível derivado ao virus da esgana... tem de ser mesmo com a compensação à base de festas, bonito, lindo, macacadas que ele gosta... ;)
Não utilizes biscoitos cria mau hábito no cão, as festas, carinhos e palavras de encorajamento são preferíveis, e o cão habitua a obedecer pq sabe que o dono fica feliz com a atitude dele!

Jordan, eu não utilizo os biscoitos.

Por acaso, mimo-o com mais festas que biscoitos, e além disso os biscoitos que lhe dou, não são mais que bocadinhos da barra anti tártaro da RC, e assim junto o útil ao agradável.

Isto porque o raio do gajo gosta mais de ouvir a palavra biscoitos que outra coisa :lol: :lol: :lol: :lol: .
Responder

Voltar para “Cães”