Esterelização - conselhos pós

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

gwenevere
Membro Veterano
Registado: quinta jun 06, 2002 1:21 am

sexta set 20, 2002 6:43 pm

Então meninas isso é uma operação e todas teem os seus ruscos mas é das mais comuns. Eu como sou curiosa ao principio adorava ver, depois com gatas da rua comecei a ajudar nalguns vets que trabalham sózinhos, depois ajudei mais e olha a curiosidade passou. Vejo mas pronto. Vendo aprende-se muitp, já vi muitas técnicas mas todos tiram tudo, ovários e útero.

A grande importancia e risco resisde na anestesia e falta de monotorização como ajuda. A anestesia sendo bem dada, tudo muito bem cosido e amrradinho (olha k boa explicação técnica hem) e muito esterelizadinho e fica tudo bem.

Elas veem grogues até porque a anestesia mais usada causa alucinações etc, mas depois de descansarem as escuras a sossegadas até efeitos paasarem ficam ok. Já há muitas técnicas que não deixam pontos externos a vista nem usam penso, outras só chapeu etc.

Eu com as bravas veem com penso que possam tirar bem ou sem penso com costura com penso de pele as outras depende.

jà vai sendo uma operação comum felizmente mas o risco é sempre aanestesia que mesmo sendo muito bem dada pode trazer problemas se o bichinho resolver reagir mal (reação alergica, etc).

Mas tudo compensa para evitar piómetras, cancro nas maminhas etc.

Beijinhos às vossas meninas e que recuperem bem... :lol:
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

sábado set 21, 2002 7:45 am

A kiki ainda não comeu nada, nem comida seca, nem comida de lata nem leite.... e nem bebeu água deste que veio da operação e quem olha para ela na zona da operação parece um esqueleto...tem as peles penduradas e dois 'buracos' do lado da barriguinha como quem está muito magrinha... além disso está muito fraquinha, mexe-se muito devagarinho (deve doer-lhe tudo.. ) e fica imóvel a maior parte do tempo... É normal esta falta de apetite?? Devo obrigá-la a comer ou espero até que o apetite volte... é que nem água bebeu e temo que comece a ficar desidratada... :( Que acham?

De noite e porque ela tinha o narizinho muito frio, enchi um saquinho de água quente que tem flanela por fora e meti ao lado dela na caminha, tapá-mos com um cobertor e ficou tipo forninho.... passadas umas horas acordei e fui ver como ela estava.... tinha o narizito mais quentinho e parecia mais confortável. Mais umas horas depois saiu de lá e foi-se deitar no tapete.... acho que estava com calor.. :) Um bocado depois ( cerca das 4 da manhã ), acordei a ouvir espumar da boca.... sabem aquele barulho que fazemos quando temos a boca cheia de saliva... olhei para ela e estava ao pé da água e com uma mancha esbranquiçada transparente no tapete...como quem vomitou...será que tentou beber água e a vomitou? Não consegui ver porque estava a dormir...só acordei com o barulho do espumar ( ainda bem que tenho sono leve..... esta noite dormi-a toda aos bochechos..) Isto é normal?

Ela tráz um penso daqueles que se colam e faz lembrar um emplastro...espero que aquilo saia bem. Duvido que ela o consiga tirar, ainda que tente, o que até agora não fez....

Quero a minha Kiki de volta.... :(
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

sábado set 21, 2002 1:49 pm

Tenho andado ocupada e sem tempo de vir ao fórum.

Espero que a Kiki já esteja melhor e a recuperar Clowdia.

Vais ver que daqui a nada tens tua menina de volta.

Continua a dar notícias.

Bjs
Lizzie e Quico
Clowdia
Membro Veterano

sábado set 21, 2002 9:04 pm

Ainda não comeu nada....de tarde fomos à vet perguntar se isto seria normal...ela diz que sim, mas que amanhã já deve comer e beber.... de qualquer forma e mesmo não comendo nem bebendo já está mais activa, já se levantou e veio para a sala ter com os primos dela.... deitou-se em cima da tuga que é a 'patriarca' cá do sítio, já conseguiu subir para o sofá e descer sozinha.... mas continua sem comer e nem beber... com medo da desidratação levou a ponta de uma seringa cheia de água pela goela abaixo...engoliu mas não gostou nada. A vet disse-nos que ela esteve a soro durante a operação...será disso?

Sinceramente e correndo o risco de estar a dizer uma barbaridade.... se eu soubesse que ía ser assim antes da operação não sei se teria coragem de a fazer... :( Minha pobre menina..
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado set 21, 2002 9:24 pm

é exactamente por causa dessa reacção que é natural, mas que eu não gosto de ver, que deixo as gatas um dia ou dois na clínica.
anjaazul
groovy_cat
Membro
Registado: quinta ago 08, 2002 10:54 pm

sábado set 21, 2002 11:21 pm

clowdia

não imaginas as vezes que eu pensei o mesmo... se soubesse...

A tapas andou uns dias com pouco apetite, até emagreceu um pouco...

Mas eu acho que temos que pensar que é como nós!
Eu já fui sugeita a 2 operações (cesarianas) e andamos ali uns dias combalidas, como é que elas não ficariam também, não é? E os pontos doem... e as anestesias são chatas e os doutores mexem nas entranhas e tem tudo de ir ao sitio, etc...

Pensa lá nos casos das operações complicadas que já lemos aqui no forum. A Kiki vai ficar fina assim como aqui a amiga Tapas, vais ver!

Eu acho é que quilos de mimo são um óptimo remédio :D

E daqui a uns dias já estás aqui a pôr um post sobre as asneiras e travessuras da Kiki

Beijinhos e força Kiki

Groovy_cat
Clowdia
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 10:44 am

Para a anja: Compreendo a tua posição, mas era incapaz de deixar a Kiki na clínica apenas por eu sofrer ao vê-la assim...ela estaria assim na mesma e isso era pensar só em mim...ao menos assim posso estar com ela, dar-lhe mimo e atenção que na clínica, por muito que tenha, nunca é a mesma coisa que estar com os donos numa casa que conhece e onde se sente segura..... mas custa muito vê-la assim... isso tens razão... :?

Hoje está bem melhor, felizmente... quando acordei estava de volta de uma colher de yogurte de banana que os meus pais lhe puseram num pratinho a ver se a tentavam.... ainda fiz cara feia por estarem a dar yogurte com açucar à gata, mas ela comia tão deliciada que até deu gosto... preferi isso a não comer nada.... ela sempre foi tarada por yogurte.... agora está a dormir...já em posição Kiki, toda reviarada com as patas para o ar encolhidas e estive a ver bem o penso.... tem a barriguinha com o pelo mto curtinho.. ( não está rapado... parece máquina 1) e tem um pensinho de gaze que deve ter uns 4 cm ( só consigo ver pelo volume debaixo do penso maior ). Por cima desse tem um outro colado daquele material do adesivo cirurgico...cor de terra mas mais largo...que ela ainda não tentou arrancar... parece estar bem, aliás ontém à noite pu-la a dormir no meu quarto, mas ela como forma de protesto saltou para a minha cama e deitou-se em cima de mim a fazer romrom... pronto... foi dormir com os primos.... ficou toda refasteladinha ao pé da Tuga como sempre..... mas foi tão gira a saltar... primeiro meteu as patitas da frente muito delicadamente na borda da cama, depois mediu as distâncias e a força que era precisa e tuca, temos menina em cima da cama!!! yeba!! :)

Hoje de manhã estava em cima do móvel dos gatos que o meu pai lhes fez... tem mais de 1 metro de altura...eu nem quero pensar como ela para lá subiu...espero que tenha sido por patamares usando a caixa da liteira.... a minha doida está a voltar aos bocadinhos...que bomm.. :)
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 7:20 pm

Elas ficam logo a saltar e na maior. Nós é que damos muito mimo. Ela fez algo para dores? As que fazem recuperam mais depressa.

Esse adesivo é muito chato porque magoa. Prefiro o brando antialérgico. Mas eu ao fim de 3, 4 dias tiro tudo e fica ao ar. Cura mais depressa. Se se portam mal ficam com chapéu.

Já te respondi. Ela vai ficar bem :lol:
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 7:29 pm

desculpa já te respondi à pm.

Anja eu também não deixava nenhum dos meus internado. Sou muito galinha. O meu vet também não interna de qualquer modo mas acha a presença dos donos muitoimportante. As minhas mal acaba operação veem logo. Marta vai ser no inicio Outubro mas vou ver. Deve ter tudo tão pekenino tadinha. Não a operei já porque ela está de facto muito pekenina mas pela idade 5.5 meses preferia já.

A Kali é na terça. Tadinha da Piolha é o Indigo, agora esta, foi a Diana. Eu hoje fui com ele ao penso porque ela está de banco. É incrivel como ele se porta bem com aqueles pensos tão doloros sobretudo onde não tem mãozinha. É um espetaculo aquele gato.
Clowdia
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 8:58 pm

Continua sem comer... já estou a desesperar.... há bocado levou mais uma ponta de seringa de leite pela goela abaixo.... é que nem água bebe sozinha...

Se amanhã continuar assim a Dra Carla vai lá ter uma visita felina ...

Haverá algum tipo de comida mais apetitosa ou suplementos que se possam dar nestes casos de pos-operatórios com falta de apetite? Ela já estã tão magrinha... e continua sem querer comer... por conta própria comeu apenas 2 colherinhas de yogurte...

Se calhar estou a exagerar...mas é que sou novata nestas coisas... :oops:
gwenevere
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 9:19 pm

Sim amanhã dá a/d que como te disse é para estes casos. mete agua boca abaixo e amanhã liga a vet. Todos reagem de forma diferente a anestesia. Ela tem testes fiv, felv etc tudo feito. Não te assustes é só porque são menos coisas em que pensar.

Pensa no valium é o k se faz aos k não comem e tão apaticos. Como te disse os gatos reagem de forma diferenre a este medicamento.
Baby
Membro
Registado: sexta jun 07, 2002 8:54 am

segunda set 23, 2002 8:13 am

Clowdia,
É terrível quando elas não comem. Quando a Jolie foi atacada pelos cães de caça e ficou 2 dias em estado de choque (só bebia água) nos dias seguintes foi um castigo. Mas como a Gwen te disse, dá-lhe a/d. A Vet a mim deu-me umas latas da Hill's própria para recuperação. Aquilo tem alto teor de energia, protainas, etc... é muito forte. Ela não comia sozinha e a Vet ensinou-me a dar-lhe à mão. Com o dedo tiras aquela mousse da lata e mete-a por cima do lábio superior, mesmo por baixo do nariz. Vais ver que ela lambe logo a comida. E vais-lhe dando assim à mão. Foi a única maneira que consegui que ela comesse. Há outro truque também que é comprares no supermercado aquelas latinhas Gourmé de peixe, elas adoram e comem.
Espero que volte ao que era dantes. É horrível vê-las assim e ainda por cima quando fomos nós as que causamos o sofrimento. Eu vou operar a minha dia 30 e já estou cheia de medo. Pelo sim pelo não, vou tirar uma semana de férias e já estou preparada para o choque de ver a menina toda em baixo. E ainda à pouco tempo passei por uma identica! Enfim, mas é pró bem delas!
Clowdia
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 8:42 am

gwenevere Escreveu: Sim amanhã dá a/d que como te disse é para estes casos. mete agua boca abaixo e amanhã liga a vet. Todos reagem de forma diferente a anestesia. Ela tem testes fiv, felv etc tudo feito. Não te assustes é só porque são menos coisas em que pensar.

Pensa no valium é o k se faz aos k não comem e tão apaticos. Como te disse os gatos reagem de forma diferenre a este medicamento.
Gwenny, desculpa.... mandaste-me pm com esta informação? Não recebi... :(

O que é a/d ?

Ela ontem à noite já bebeu água sozinha ( tanta que parecia que não bebia há 3 dias ( ehehe piada sádica... ) ), e comeu kitbits sozinha...por isso penso que hoje volta ao normal... já estou mais descansada... :)

Obrigada pela vossa ajuda.

:)
gwenevere
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 9:20 am

a/d é uma comida lata da hills para pós operatórios ou gatos em recuperação que precisam de mais proteinas etc. É o k o Indigo da Piolha está a tomar.

Eu não recebi as pm da fabriro tu não recebeste as minhas tadinhas andam por ai perdidas.

Se ela já começou a recuperar tudo bem eles são todos diferentes e também depende do estado em que vão , da idade ect uns é no próprio dia que comem outros demoram mais. As minhas mesmo as para dar tem sido tipo COMIDA com uma excepção. Mas são todos diferentes.

Dá mimo sem exagero e como te dizia na pm podes dar bledine em seringas.
Clowdia
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 9:44 am

ahhhhhhh já há algum tempo que me fazia cá espécie que coisa era essa do a/d .... agora já sei. :) Vou ver se compro umas latinhas para lhe ir dando nos próximos dias. Onde posso comprar? Há nas lojas de animais? É que à hora que chego a casa só tenho mesmo a loja de animais do oeirasparque aberta..... podia comprar à hora de almoço, mas o mais perto que tenho daqui é o vasco da gama, que não tem loja de animais ... podia ir ali aos Olivais, mas sou daquelas que não traz a carripana para o trabalho todos os dias e de autocarro não sei se a hora de almoço dá.... e daí... hoje o meu chefe não está cá.... humm... :p :p :p

Vou ver se há nos Olivais... ;)
Responder

Voltar para “Gatos”