fang Escreveu:
...
OK. Mesmo partindo do principio que os lobos são 100% carnivoros, o cão doméstico está já há cerca de 15 000 sujeito ao processo de domesticação.
Não contando o tempo em que o homem foi caçador, ainda restam muitos milhares de anos até á nossa era.
Eu não acredito lá muito bem que a partir do momento em que o homem se tornou sedentário e consequentemente "agricultor" e "pastor" que os lobos domésticos (a partir daí os 1ºs cães de guarda...) tivessem um regime alimentar que não incluisse matéria vegetal.
Olá

No fundo nada mais podemos senão tecer conjecturas (contudo aqui está um tema que eu vou continuar a pesquisar profundamente) .
Não acredito que os cães fossem assim tão bem tratados pelos homens durante os primeiros milhares de anos de domisticação, já que os cães, tal como os lobos, só conseguem digerir vegetais se estes forem primeiro triturados...ora não estou a ver os homens a darem-se a esse trabalho. Mesmo no que diz respeito a restos de comida humana...a maioria das vezes esta não existia, ou a existir seria só nas cabanas/castas/casas mais abastadas...e mesmo nessas...pelo que conheço da historia antiga, tenho serias dúvidas...
fang Escreveu:
Por isso volto novamente a colocar a questão: Será que existe um estudo comparativo em termos de degestibilidade cão versus lobo?
Que eu conheça não, mas as minhas pesquisas são recentes e limitadas pela falta de tempo. Ainda nem li todo o material que já recolhi ... vai indo aos poucos.
Contudo acho interessante os seguintes factos:
- Praticamente todos os estudos que referem diferenças entre o lobo e o cão, apenas falam do tamano, tamanho do cranio e cerebro, grau de abertura das mandibulas, etc ou seja, diferenças ao nivel morfológico.
- Esses mesmos estudos afirmam que de resto o Lobo e o Cão são identicos.
- Os estudos que comparam o tracto digestivo dos carnivoros com o do homem , dos omnivoros e dos herbivoros tÊm muitas das vezes como exemplo de animais carnivoros o Lobo e o cão - e conclui-se que não existem diferenças diganas de assinalar pois essas existem é em relação ao tracto digestivo dos Omnivoros, herbivoros e homem (que alguns classificam como omnivoro e outros como frutivogo ? não tenho aqui os apontamentos, mas é um termo utilizado pelas correntes vegans)
- Por outro lado, todos sabemos que cães e lobos podem cruzar com elevado indice de exito, desde que - óbvio - o cruzamento se dê com cães de porte médio-grande, grande e gigante.
Isto leva-me a pensar que não podem existir diferenças dignas de assinalar ao nível do organismo e seu funcionamento/metabolismo... mas esta é também uma questão que preciso de aprofundar.
Quem corre por gosto não cansa, mas este é um "hobby" ou pancada (chamem-lhe o que quiserem LOL) que exige tempo, preseverança, e uma rede de contactos pelo mundo fora (Portugal é muito pequenino).
fang Escreveu:
Como já referi, um cão pode ser bem nutrido com base numa ração, um lobo nem por isso.
A diferença na produção de amilase já é um factor, mas será que não existem mais consequencias de adaptibilidade com base no grande processo de domesticação a que o Lobo/cão foi sujeito (em nada comparado a outro animal) ??
Têm que haver consequências, mas até agora ainda não encontrei nada que prove que essas levam a uma grande diferença entre lobo e cão. O que é no minimo de estranhar, pois a existirem certamente que já teriam sido estudadas e publicadas (?)...penso eu de que, mais uma conjectura.
De qualquer das formas, o cão tem uma grande adaptabilidade, e daí o cão também poder viver com base em diferentes dietas, a questão aqui é qual a mais correcta e adaptada á sua espécie... Tal como o Lobo, que pode sobreviver com uma dieta algo inadequada á sua espécie (ervas, bagas, rebentos, restos de comida humana, carne de cão, lixo humano, etc) mas que lhe permite permanecer vivo até uma estação mais rica em carne.
Porque para o animal isso é que interessa acima de tudo...sobreviver e propagar a sua espécie.
fang Escreveu:
É que temos cães a viver mais de 15 anos sem comer carne ( o tal caso da collie no reino unido com 20 e tal anos com dieta vegetariana) e lobos duvido que sobrevivessem o 1º ano.
Deixo á discussão...
PS: nynf, obrigado pelo 2º link do ultimo post, não o conhecia. Vou é ver-me "alemão" ou será "austriaco"

para o traduzir.
Bem...quanto a mim esses casos são meras excepções que teriam de ser estudadas caso a caso, pois acredito que estão relacionadas com muito mais que a alimentação.

O meu avô também morreu aos 98 anos, e no entanto fumou mata-ratos (engolia o fumo) até aos 70 anos, e bebeu demasiado bem (leia-se demasiado mesmo) toda a sua vida ...para já não falar de uma alimentação muito pobre até aos seus 30 anos... mas era um velho mais rijo que muitos jovens

Não é representativo de nada, é uma excepção

Fang, não necessita de traduzir

Entre em contacto com ele! Ele fala ingles e é muito simpático e prestável quando o assunto são Lobos

desde que não ande perdido no meio das suas alcateias.