Displasia da anca - Operação quais os resultados reais?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sábado ago 07, 2004 12:12 am

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:27 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 07, 2004 12:17 am

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:29 pm, editado 1 vez no total.
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

sábado ago 07, 2004 12:23 am

Pensava k grau C seria já bastante grave.. Como se a gravidade fosse proporcional ao avanço no abecedário: A, B, C.. etc.

Espero que assim seja, que acabe por não ser necessária a cirurgia. Embora o Vet daqui tenha já subentendido o contrário... :?

Eu gostava muito que o Tomé pudesse 'procriar', aliás, já tinha três noivas à espera. Mas com a displasia, mesmo que seja ligeira, acho k talvez seja preferível não arriscar.

Até à próxima consulta, vou-lhe dando o Metacam e o Viartril (2 cápsulas, 3x por dia).

O lado bom desta saga da displasia foi que acabei por vir dar com este fórum (que não conhecia), através do Google. E é uma fonte de informação fantástica!

Os meus parabéns e o meu muito obrigada a todos aqueles que contribuem para enriquecer este espaço e estão sempre prontos para esclarecer as dúvidas que vão surgindo a cada pé de passo.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 07, 2004 12:43 am

...
Última edição por Golden_ em quarta fev 15, 2006 1:31 pm, editado 1 vez no total.
espe
Membro Veterano
Registado: sexta fev 28, 2003 10:33 am
Localização: 3 Serra da Estrela, 3 srd, 2 chinchilas, 2 piriquitos, 1 égua

sábado ago 07, 2004 6:57 pm

[quote=Golden_]
A gravidade dos graus depende da raça do cão.
[/quote]

Estava convencida que um grau C era considerado displasia média, leve, ligeira, independentemente da raça...

Penso que a a terminologia do FCI é só uma e, igual para todas as raças :o

Certo?...
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado ago 07, 2004 7:04 pm

Golden_ Escreveu: Existem cães (médio e grande porte) onde o grau C é aceitável (países como o RU) desde que cruzados com cadelas/cães de grau A e sem antecessores com mais do q grau C.

O ideal é cruzar A com A, o que é raro, infelizmente.

De salientar que a displasia nunca é tão linear e de facil interpretação como quanto isso. Existem inclusive, algumas teorias, validas a meu ver, que defendem que é normal e até saudavel certas raças de cães grandes (molossos de montanha neste caso) "possuirem displasia" grau B ou C.

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
espe
Membro Veterano

sábado ago 07, 2004 7:16 pm

[quote=CindelP]
... Existem inclusive, algumas teorias, validas a meu ver, que defendem que é normal e até saudavel certas raças de cães grandes (molossos de montanha neste caso) "possuirem displasia" grau B ou C.
[/quote]

Olá Cindelp,

Pode explicar melhor essas teorias? Como pode ser saudável para uma Serra da Estrela, por exemplo, possuir displasia grau C?
De factos, uma grande percentagem desta raça tem displasia mas... daí a dizer que é saudável...
Gostava de conhecer essas teorias...

Cumprimentos,
Esperança
Tomeh
Membro Júnior
Registado: quinta jul 29, 2004 9:11 pm

sábado ago 07, 2004 7:22 pm

Nesta fase pré-operatória decidi seguir os conselhos do Armando e do Vet e tenho levado o Tomé para nadar. Com quase 9 meses já está na altura de ele nadar bem, ainda para mais sendo Labrador, não acham?
Pois o danado prega-me cada susto...
Tem que estar sempre alguem dentro de água com ele porque volta meia volta... começa a ir ao fundo tipo prego!

Verídico!

É muito trapalhão e resolve sacudir-se enquanto vai a nadar. Depois tenta apanhar os salpicos e aí... começa a ir a pique. Ou então mergulha de cabeça para tentar apanhar os pauzinhos que estão no fundo e quando regressa à superfícia perde a agilidade toda.

Conclusão: tem de estar sempre alguém por perto para impedir que ele se afogue tipo prego.

Será que é da idade? Alguém conhece bóias específicas para cães? É que ele depois da operação terá de nadar muito. E quando o Verão passar não terei muita vontade de mergulhar nas gélidas águas do Mondego... :?
espe
Membro Veterano

sábado ago 07, 2004 7:36 pm

A natação é sem dúvida um óptimo exercício!
Eu não sou muito entendida neste assunto mas o que tenho ouvido dizer é que quanto mais fortalecidos estiverem os músculos menos dificuldades terá nas articulações.

Tive uma cachorra com indícios de uma futura displasia (fez um penn-hip com 16 semanas): praticou muita natação. Não gostava muito de nadar mas fazia-o muito bem à trela na piscina... Não sei se por isso, ainda não apresentou nenhum sinal de qualquer dificuldade...
Continua a nadar mas agora já com gosto (numa barragem) junto de novos donos...

Cumprimentos,
Esperança
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 07, 2004 8:24 pm

Tomeh Escreveu: Nesta fase pré-operatória decidi seguir os conselhos do Armando e do Vet e tenho levado o Tomé para nadar. Com quase 9 meses já está na altura de ele nadar bem, ainda para mais sendo Labrador, não acham?
Pois o danado prega-me cada susto...
Tem que estar sempre alguem dentro de água com ele porque volta meia volta... começa a ir ao fundo tipo prego!

Verídico!
Os meus (tirando os Serras ;) ) começaram a nadar com a idade de 4 mesitos. Devagarinho, entrando na agua comigo e brincando na margem - por acaso, estes ultimos tb nas margens do mondego ;) . Depois, foi vê-los evoluirem e tornarem-se nadadores natos.
Infelizmente, que nunca tive a sorte de ter um cão que não tivesse receio de entrar pela agua, ou seja, foi sempre preciso um periodo (cerca de 2semanas) para perderem o medo e se sentirem confortaveis.

De referir, que convem não deixar os cães andarem a nadar com os posteriores no fundo, já que assim sendo, desenvolvem o pessimo habito de nadarem na vertical (procurando o fundo).

Para evitar as tais brincadeiras poderá colocar.lhe uma trela e "passear" com ele dentro de agua, ou seja, onde tenha pé e o canito não. Caso ele tenha o vicio de ir na vertical, puxe.lhe a cauda e coloque-o na vertical. Depressa o bicho entenderá que é melhor nadar assim. Outra forma, é "obriga-lo" a nadar rapido, atirando um pau ou algo do tipo (focaliza-se no pau e esquece os salpicos)

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 07, 2004 8:43 pm

espe Escreveu: Olá Cindelp,

Pode explicar melhor essas teorias? Como pode ser saudável para uma Serra da Estrela, por exemplo, possuir displasia grau C?
De factos, uma grande percentagem desta raça tem displasia mas... daí a dizer que é saudável...
Gostava de conhecer essas teorias...

Cumprimentos,
Esperança
Boas,

Este estudo foi desenvolvido à volta do Pastor do Caucasso (caucassian ovcharka) e devo tê-lo lá em casa (neste momento estou de férias), se quiser depois posso lhe enviar por correio.

De qualquer das formas, o estudo defendia que para certos molossos de montanha a tal displasia era normal, ou seja, a tal "laxidão" será normal e até certo ponto saudavel, sendo tipica da estrutura do cao.

E uma coisa é verdade, durante anos e anos, criou-se cães ignorando este problema, a displasia, e esses mesmos cães viveram saudaveis sem quaisquer problemas. Desde que começou a moda da displasia, mais de metade dos cães acusam ... ora bem, algo está mal...

Para mais, quando há cães com displasia C e D que se movimentam 5estrelas e vivem ate os 14anos.

Para mim a displasia é muito relativa, é preciso olho para saber o que estamos a analisar

Se é verdade ou não, não sei, mas sei que foca uns temas interessantes.

Sobre Serras, olhe que não há assim tanto serras displasicos e a maior parte vem tudo do mesmo. Há tambem, mt bom Serra aí, isento de displasia com uns movimentos que metem medo ao susto ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado ago 07, 2004 9:09 pm

Tomeh, eu informava-me muito bem e tirava mais umas opiniões em vets, sobre a eventual cirurgia no seu cão.
Na realidade, estou a ver que há um certo histerismo em relação a isto, em especial da parte dos vets.... SE fossem operar todos os bichos com grau C, acho que durante 1 ano não fariam mais nada. Depois, ficavam 10, a viver dos rendimentos.

Isabel
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 07, 2004 11:17 pm

Pedra Escreveu: SE fossem operar todos os bichos com grau C, acho que durante 1 ano não fariam mais nada. Depois, ficavam 10, a viver dos rendimentos.

Isabel
E a Isabel a dar-lhes idéias :D
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado ago 07, 2004 11:22 pm

Quem? Eu?!!! :o
Pelo que leio, ideias já eles têm.... ;)

Bem e o tal tópico, em que ficamos?

Isabel
espe
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 11:07 am

[quote=CindelP
Este estudo foi desenvolvido à volta do Pastor do Caucasso (caucassian ovcharka) e devo tê-lo lá em casa (neste momento estou de férias), se quiser depois posso lhe enviar por correio.
[/quote]

Obrigada CindelP! Gostaria muito de consultar esse estudo...

[quote=CindelPE
uma coisa é verdade, durante anos e anos, criou-se cães ignorando este problema, a displasia, e esses mesmos cães viveram saudaveis sem quaisquer problemas. Desde que começou a moda da displasia, mais de metade dos cães acusam ... ora bem, algo está mal...

Para mais, quando há cães com displasia C e D que se movimentam 5estrelas e vivem ate os 14anos.

Para mim a displasia é muito relativa, é preciso olho para saber o que estamos a analisar
[/quote]

Concordo plenamente... pois também tenho observado isso mesmo.

[quote=CindelP
Sobre Serras, olhe que não há assim tanto serras displasicos e a maior parte vem tudo do mesmo. Há tambem, mt bom Serra aí, isento de displasia com uns movimentos que metem medo ao susto ;)
[/quote]

Quando referi a alta percentagem de Serras displásicos, tinha apenas como referência os estudos do Dr. Mário Ginja...

Boas Férias ;)
Responder

Voltar para “Cães”