Preciso de Dicas, na Ordem " Aqui "

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

sábado ago 07, 2004 12:59 am

Se me permitem gostaria de dar algumas dicas sobre o porquê de recompensar os cães durante o ensino.
Os animais aprendem por habituação, observação e imitação, e condicionamento.
As duas primeiras formas de aprendizagem (habituação, observação e imitação) ocorrem independentemente da intervenção humana directa, enquanto o condicionamento é a principal via pela qual podemos ensinar os nossos cães.
O condicionamento resulta da associação entre dois estímulos.
Distinguem-se dois tipos de condicionamento, o clássico e o instrumental.
O condicionamento clássico refere-se apenas a comportamentos involuntários (regulados pelo sistema nervoso autónomo).
Exemplo:
Um cão ouve repetidamente barulho de tachos de metal imediatamente antes de comer; em consequência começa a salivar cada vez que ouve barulho de metais.
O condicionamento instrumental diz respeito a respostas motoras voluntárias.
Exemplo:
O cão associa o som “senta” ao acto de sentar.
A aprendizagem por condicionamento instrumental baseia-se na seguinte sequência: estímulo (som “senta”) reacção (acto de sentar) reforço (comida).
O reforço pode ser positivo ou negativo.
Reforço positivo é aplicação de um estímulo a que se segue uma resposta por parte do animal e que aumenta a probalidade dessa resposta voltar a ocorrer. Normalmente o reforço positivo é uma recompensa.
Reforço negativo é um estímulo aversivo e desagradável, que quando removido aumenta a probalidade de o comportamento voltar a ocorrer.!!
Com o reforço negativo o animal fica motivado para realizar um comportamento associado com a fuga de uma situação desagradável. Por exemplo, o uso da coleira de estrangulamento tem por objectivo funcionar como reforço negativo, ao evitar a sensação de estrangulamento. No entanto, este reforço só funciona quando o animal puxa.
Quando puxadas de sacão pelos donos, as coleiras estranguladoras estão a punir os cães e podem, em casos de uso repetido, dar origem a lesões na traqueia, no esófago, na medula espinal cervical (doberman e pastores belgas) e até mesmo nos olhos (husky e collie).
A punição é a aplicação de um estímulo aversivo que, quando associado a um comportamento, reduz a sua motivação. Punições excessivas levam a alterações emocionais graves que incluem agressividade defensiva, inibição da capacidade de aprender e por último um estado de indiferença ao ambiente (“animais teimosos”).
A punição não ensina realmente o animal como se deve comportar e, apesar de aparentemente dar resultados imediatos, leva muitas vezes ao aparecimento de comportamentos indesejados.
Apesar de o reforço negativo ser, em teoria, completamente distinto da punição, a diferença pode nem sempre ser clara na prática. Devido aos riscos de aplicação incorrecta quer de reforço negativo quer de punição, estes métodos devem ser evitados
O reforço positivo pode ser...
- comida
- brincadeira com o dono
- contacto físico ou verbal com o dono (festa/ “bonito cão”)
- posse de um objecto
- brincadeira com outros cachorros (só até aos 6 meses)
O reforço positivo...
deve ser adequado a cada cão (procurar o mais eficaz para cada cão) é mais efectivo se o animal for privado dele fora do treino (saciedade) deve ser aplicado imediatamente (<1 segundo) após a realização do comportamento desejado
Esquemas de reforço:
O animal aprende mais rápido se de cada vez que ele executar um comportamento, for recompensado (reforço contínuo). Este método é bom nas fases iniciais de treino. No entanto, à medida que o cão aprende cada exercício deve-se, progressivamente passar ao reforço intermitente com ratio variável (de modo que o cão não consiga prever quando vai ou não vai haver recompensa). Os esquemas de reforço intermitente resultam em comportamentos mais difíceis de extinguir e mais consistentes, enquanto que cães treinados durante muito tempo com reforço contínuo. tendem a esquecer o comportamento assim que deixa de haver reforço. É também muito importante “dosear” os reforços. Por exemplo, a comida deve ser rapidamente substituída por uma festa como reforço de uma resposta simples como é o senta enquanto se deve usar durante mais tempo um reforço forte (comida) para exercício mais complexos.

Para aprendizagem de comportamentos mais complexos, começa-se por reforçar um comportamento que é diferente mas semelhante ao desejado. Sucessiva e progressivamente reforçam-se respostas cada vez mais próximas do desejado. Sempre que possível, o comportamento complexo deve ser decomposto em exercícios parciais treinados independentemente
Entre as condições que mais frequentemente afectam a aprendizagem contam-se a excitação e a ansiedade.
Para cães muito excitados há que dosear e adaptar os reforços.
Cães que se recusam a comer no campo de treinos estão ansiosos. Há que os pôr à vontade no campo: com cães selecionados ou sozinhos, deixá-los brincar e descontrair. Em casos mais complicados, há que prever situações que vão causar ansiedade ao cão (normalmente ele olha aflito para o dono a perguntar o que deve fazer) e dar uma ordem (por ex, deitar e a seguir recompensar com festa ou comida). Quando não é possível prever a situação (sobretudo em casa), ignorar o cão enquanto ele manifesta um comportamento indesejado. Em seguida dar uma ordem (sentar ou deitar) e recompensar.
!! O contrário de recompensar é ignorar, não é punir!!
dogfinder
Membro Júnior
Registado: domingo jun 13, 2004 6:02 am

sábado ago 07, 2004 5:50 am

Bons dias

Como não tinha experiência a lidar com cães resolvi fazer alguma
pesquisa e adoptei o método do clicker ( com apito ultra-sons) e rápidamente verifiquei que o cão apreendia os comandos
Hoje em muita situações já não uso o clicker/biscoitos e o cachorro
continua a obedecer-me e no essencial tenho seguido o que o forista
bobicas escreveu.
Mas cada cão é um caso. Por exemplo com o cão da minha vizinha,
que não aprecia muito a comida, o método do clicker não resultaria.
Para quem estiver interessado neste método, aconselho a leitura
do livro "Adestramento Inteligente"

Cumprimentos

Fernando
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sábado ago 07, 2004 12:00 pm

Fernando eu gostari ade lhe pedir o nome do escritor que elaborou esse livro e se possivel a edito, isto para saber onde encontrar.

Não digo que o vá comprar, mas se tiver oportunidade queria passar os olhos e depois então logo se vê.
:)
dogfinder
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 4:31 am

Moca 32

Já lhe enviei os dados por pm.

Cumprimentos

Fernando
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 08, 2004 6:45 am

Porquê por PM ?

Acho que é obrigação de qualquer forista - se encontrou um livro que o ajudou - de divulgar esse conhecimento.
Que permita aos restantes ler, talvez experimentar, criticar e aplicar ou não o método.

Existem milhentos métodos de treino.
Infelizmente não existe aquele infalível, absolutamente apropriado ao nosso cão.

Para já, nem toda a gente tem os mesmos objectivos com o treino - o dono comum, provávelmente, só quer que o cão responda a algumas ordens básicas - "aqui", "senta", "deita", etc.
Outros pensam em competições.
Outros, como no caso que a Cindelp, tem vindo a expôr, querem bons cães com propósitos de trabalho.

O dono deve clarificar - na sua cabeça - o que pretende do cão e, então, escolher, de acordo com as suas limitações de tempo, financeiras, acesso a escolas, etc. que método usar.
Tal deve ser feito com uma atitude crítica e não com subserviência aos "cerebros" que conceberam cada processo.

E, sobretudo, tendo em conta o bem estar e felicidade do binómio dono-cão.

Não vejo que publicitar um método seja impôr esse método.
É dar mais uma opção a quem se interessa.
dogfinder
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 7:27 am

Bons dias

Então cá vai para quem estiver interessado.

Adestramento Inteligente
de Alexandre Rossi
CMS Editora (Brasil)
253 pág
ISBN 85-86889-02-4
Custo 41 euros (através da Internet)

Quem vive ou for a cidades com boas livrarias também poderá
encontrar.
Pela internet (o meu caso) ir a um motor de busca e digitar Marka e
depois é só procurar

Como a Aisd disse é apenas mais um método entre outros
mas que no meu caso particular resultou.

Cumprimentos

Fernando
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 09, 2004 3:38 pm

:oops: repetida ver abaixo
Última edição por Jordan em terça ago 10, 2004 9:47 am, editado 1 vez no total.
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 09, 2004 3:40 pm

KROZ Escreveu: E vais discordar muito mais :D

Se falamos de obediência de competição não falamos de obediência dita de companhia. Para competição só os biscoitos ou brinquedos servem. O método de avaliação não nos permite treinar de outras formas muito diferentes. E um cão de elite muito sinceramente a mim não me impressiona. Antes pelo contrário... a nível de obediência não de competição, não serve de muito... por isso misturar conceitos aqui não será bom pois não estamos a falar de competição. Isso é um mundo à parte.

Eu pessoalmente, quando ainda treinava com biscoitos, não gostava nada da ideia de andar com os bolsos com biscoitos. O meu cão acompanha-me para qualquer lado quer esteja eu de calções ou de fato e os biscoitos nem sempre ficam bem nos bolsos ou num colete ou numa bolsa.

Em relação ao cão preferir a recompensa aos mimos, não são precisos estudos para chegar a conclusões. Qualquer cão prefere um biscoito ou um brinquedo do que uma palmadinha no lombo.

Os biscoitos são mesmo comprar Pedro. O cão obedece porque é de certa forma comprado. Ou obedece por amor ao dono ou por obediência ao dono ou obedece porque só pensa em receber comida e sabe que para isso tem que fazer tudo bem. Eu prefiro que os meus cães me obedeçam porque eu mando e sabem que depois eu lhes dou uma bela beijoca do que obedeçam por amor ao biscoito. Eu prefiro a felicidade no amor do que a felicidade comprada. É deste modo que encaro as coisas. As recompensas materiais eles as têm na mesma. Mas não no treino nem por obedecerem seja ao que for.
E depois de treinar dois cães nas duas técnicas, o resultado final foi de ter que limpar a cabeça do cão que foi treinado com biscoitos dado que os resultados sem biscoitos são muito mais satisfatórios.
E se o cão é confrontado com algo que ele quer mesmo muito? Porquê obedecer para comer um biscoito se isso é algo tão banal. Mais vale fazer o que ele realmente quer.
Agora escolher entre algo que ele quer mesmo muito e entre a afectividade que há entre ele e o dono, as coisas são diferentes.
Atenção que isto não são teorias. São coisas testadas e aplicadas por mim.
Mas também a minha metodologia de eleição não é só o não usar biscoitos. É uma filosofia de treino completamente diferente por isso não posso apenas dizer que não se usa biscoitos mas sim festas. Isso é verdade, mas está muito incompleto. Se fosse só assim não resultaria. É um estilo de vida que nos "obriga" a ser muito unidos com o cão. Só assim resulta em pleno.
Agora falta aqui a Shiva.. ela anda sempre atrás deste tópicos :D
Sim, também prefiro um cão que obedeça por devoção a mim do que por devoção ao biscoito! :)
Agora escolher entre algo que ele quer mesmo muito e entre a afectividade que há entre ele e o dono, as coisas são diferentes.
Atenção que isto não são teorias. São coisas testadas e aplicadas por mim.
Não posso referir o treinamento aos cães de exposição e competição, porque nunca participei neste tipo de treinos, nem nunca tive cães para esse efeito!
Os cães que ajudei a treinar e vi serem treinados foi pura e simplemente porque os donos tinham o conceito que os cães (todos eles) têm de ter treinamento! E para mim é assim, desde o mais pequeno ao maior do raça pura ao puro vira-latas, todos necessitam de um mínimo de treino e serem ensinados a obedecerem ao dono(s) qd isso lhes é exigido! Lógicamente o treino será adaptado consoante o cão e aquilo que o dono achar necessário!
Para mim um cão sem treinamento ou um mal treinado é um "marginal"!

Também prefiro o método da recompensa não ser em biscoitos, mas é como você diz, só palmadinhas no lombo e umas festas na cabeça não chegam! É necessário ter muito conhecimento do animal que temos e daquilo que pretendemos dele e isso tem de ficar claro também para o cão!
O treino sem biscoitos é possível (porque vi muitos serem treinados sem os biscoitos e com muito sucesso) e porque também o cão se lhe começarmos a suprimir o biscoito, vai titubear e vai acabar por uma vez ou outra desobedecer e se calha precisamente nessa altura uma daquelas situações em que não pode mesmo desobedecer???? Corre mal!

Não me refiro aqui a treinar um cão para andar a mostrar a torto e a direito á vizinhança "ele dá a patinha", sabe sentar "Senta!" "Finge de morto!" e etc... Acho que isto é degradante para o cão! Os dois únicos cães que tive não eram maçados a torto e a direito com "ordens desnecessárias", mas das poucas vezes que um de nós dizia "Aqui!", "Junto!" "Quieto!" etc, eles obedeciam, naquele momento era o que esperáva-mos deles e não falhavam!

Também gosto de cães "rebeldes" e com "personalidade", mas se puder juntar a isso as poucas vezes que lhes der uma ordem eles a obedecerem prontamente, sem estarem de olho num biscoito, é perfeito para mim!

Fiquem bem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça ago 10, 2004 9:30 am

Jordan Escreveu: Não me refiro aqui a treinar um cão para andar a mostrar a torto e a direito á vizinhança "ele dá a patinha", sabe sentar "Senta!" "Finge de morto!" e etc... Acho que isto é degradante para o cão! Os dois únicos cães que tive não eram maçados a torto e a direito com "ordens desnecessárias", mas das poucas vezes que um de nós dizia "Aqui!", "Junto!" "Quieto!" etc, eles obedeciam, naquele momento era o que esperáva-mos deles e não falhavam!
Cães de circo não é comigo :D Gosto de coisas que tenham funcionalidade. Só ensinei ao Spot, pinscher, a subir-me para as costas pois não dá muito jeito andar sempre a baixar-me se preciso de lhe pegar ao colo :D E ficava bonito no final das provas de agility.

Ainda em relação ao biscoito, há um outro problema. Nas escolas onde se treina com biscoito, por norma são escolas onde se treina obediencia de competição. Ou seja, aprende-se coisas que não servem para nada, e não se aprendem outras muito uteis. Aqui o que importa é seguir o manual da competição e não o "manual" da vida civilizada.

E mais uma comparação de métodos. Eu quero o amor das minhas sobrinhas por aquilo que nos une. Não por eu lhes oferecer tudo. Ofereço o que acho necessário, mas o carinho que elas têm por mim vem daquilo que eu sou quando estou com elas. Eu quero o mesmo dos meus cães. Não quero que olhem para mim como "olha... o gajo dos biscoitos! Vou já a correr a ver se ele tem algo para mim e sento-me logo ao lado dele pois assim como biscoito". Eu quero um cão que olhe para mim e veja amor, não biscoito.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 10, 2004 10:16 am

KROZ Escreveu:
Jordan Escreveu: Não me refiro aqui a treinar um cão para andar a mostrar a torto e a direito á vizinhança "ele dá a patinha", sabe sentar "Senta!" "Finge de morto!" e etc... Acho que isto é degradante para o cão! Os dois únicos cães que tive não eram maçados a torto e a direito com "ordens desnecessárias", mas das poucas vezes que um de nós dizia "Aqui!", "Junto!" "Quieto!" etc, eles obedeciam, naquele momento era o que esperáva-mos deles e não falhavam!
Cães de circo não é comigo :D Gosto de coisas que tenham funcionalidade. Só ensinei ao Spot, pinscher, a subir-me para as costas pois não dá muito jeito andar sempre a baixar-me se preciso de lhe pegar ao colo :D E ficava bonito no final das provas de agility.

Ainda em relação ao biscoito, há um outro problema. Nas escolas onde se treina com biscoito, por norma são escolas onde se treina obediencia de competição. Ou seja, aprende-se coisas que não servem para nada, e não se aprendem outras muito uteis. Aqui o que importa é seguir o manual da competição e não o "manual" da vida civilizada.

E mais uma comparação de métodos. Eu quero o amor das minhas sobrinhas por aquilo que nos une. Não por eu lhes oferecer tudo. Ofereço o que acho necessário, mas o carinho que elas têm por mim vem daquilo que eu sou quando estou com elas. Eu quero o mesmo dos meus cães. Não quero que olhem para mim como "olha... o gajo dos biscoitos! Vou já a correr a ver se ele tem algo para mim e sento-me logo ao lado dele pois assim como biscoito". Eu quero um cão que olhe para mim e veja amor, não biscoito.
Bem, uma vez que falaram na Shiva, aqui estou eu.
Cada um sabe aquilo que faz e aquilo que quer de um cão...ou talvez não :lol:
Este tema já foi mais que debatido. Continuo a não perceber (ando a ficar loura) essa diferença radical entre treino de competição e treino para o dia a dia...é perfeitamente possivel ter um cão treinado para competição e que sabe perfeitamente comportar-se no dia a dia. Dá trabalho claro está, mas who´s afraid of hard work???
Agora atenção que cão é cão. E há que porpocionar-lhe o espaço para ser cão... se não, temos o cão de circo... um cão que não é cão, é simplesmente um mono comandado, mais nada.

Meus caros, os cães só são burros se os donos o forem também. Se há escolas que treinam á base do biscoito...e se não me engano a própria ATTAC era adepta disso mesmo antes das remodelações internas...a culpa é dos donos que vão nessa. ahhh coitadinhos dos donos que não sabem e blablabla...tretas! Não sabem porque não querem saber, porque estão sempre á espera que seja outro a ter o trabalho e porque em relação a cães são verdadeiros ignorantes. Esta é a verdade. O tuga vai atrás de tudo o que lhe dizem, e se for preciso repete a lenga lenga toda...até enjoa!

Mas já é muito bom irem treinar. Quanto aos métodos de treino...não conheço nenhum que seja perfeito e que se aplique a 100% a todos os cães...sim, porque eu sou daquelas que acha que cada cão é um cão. Daí a importancia de se conhecerem bem os métodos de treino e saber retirar de cada um o que têm de positivo, ou o que melhor se aplica a um determinado caso.
E por isso é que eu sou aquela que acha que há que conhecer muito bem o cão antes de se começar a treiná-lo, e isto é válido para o dono E para o treinador (know thy dog)...é que o cão, ao contrário do que muitos pensam, não é um robot ou um chip onde se carregam alguns comandos e a partir daí, UAU! Não é uma máquina, nem é um relogio, e muito menos deve ser o escape para as frustrações humanas.
Se calhar há cães que só lá vão mesmo com biscoito - SO what??? - cabe ao dono e ao treinador establecerem então um plano para ir retirando o biscoito.
Há cães que com uma bola até fazem o pino...what´s the problem? mesma coisa que acima referido.
Há cães e cães, há treinos e treinos. Se mantêm um cão toda a vida treinado a biscoitos ou com a bola, a culpa é do treinador mas é também do dono, que não foi capaz de usar os neurónios e se deixou guiar cegamente...para não variar!
E desculpem mas não concordo com essa generalização que as escolas que andam na competição sejam adeptas do biscoito LOL Vai lá treinar um cão para RCI/Mondio Ring a biscoito...gostava de ver!
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Moca32
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 10:31 am

Pois, isto realmente uns têm uma técnica outros outra. :roll:

Digamos que a técnica do biscoito é mais práctica para quem faz aquilo a que podemos chamar de Adestramento Caseiro, se é que assim posso dizer, enfim, tendo menos tempo e tal, digamos que facilita, mas claro, estamos de alguma forma a viciar o cão em biscoitos, ainda que... :roll: :)
Jordan
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 10:53 am

nynf Escreveu: Bem, uma vez que falaram na Shiva, aqui estou eu.
Cada um sabe aquilo que faz e aquilo que quer de um cão...ou talvez não :lol:
Este tema já foi mais que debatido. Continuo a não perceber (ando a ficar loura) essa diferença radical entre treino de competição e treino para o dia a dia...é perfeitamente possivel ter um cão treinado para competição e que sabe perfeitamente comportar-se no dia a dia. Dá trabalho claro está, mas who´s afraid of hard work???
Agora atenção que cão é cão. E há que porpocionar-lhe o espaço para ser cão... se não, temos o cão de circo... um cão que não é cão, é simplesmente um mono comandado, mais nada.

Meus caros, os cães só são burros se os donos o forem também. Se há escolas que treinam á base do biscoito...e se não me engano a própria ATTAC era adepta disso mesmo antes das remodelações internas...a culpa é dos donos que vão nessa. ahhh coitadinhos dos donos que não sabem e blablabla...tretas! Não sabem porque não querem saber, porque estão sempre á espera que seja outro a ter o trabalho e porque em relação a cães são verdadeiros ignorantes. Esta é a verdade. O tuga vai atrás de tudo o que lhe dizem, e se for preciso repete a lenga lenga toda...até enjoa!

Mas já é muito bom irem treinar. Quanto aos métodos de treino...não conheço nenhum que seja perfeito e que se aplique a 100% a todos os cães...sim, porque eu sou daquelas que acha que cada cão é um cão. Daí a importancia de se conhecerem bem os métodos de treino e saber retirar de cada um o que têm de positivo, ou o que melhor se aplica a um determinado caso.
E por isso é que eu sou aquela que acha que há que conhecer muito bem o cão antes de se começar a treiná-lo, e isto é válido para o dono E para o treinador (know thy dog)...é que o cão, ao contrário do que muitos pensam, não é um robot ou um chip onde se carregam alguns comandos e a partir daí, UAU! Não é uma máquina, nem é um relogio, e muito menos deve ser o escape para as frustrações humanas.
Se calhar há cães que só lá vão mesmo com biscoito - SO what??? - cabe ao dono e ao treinador establecerem então um plano para ir retirando o biscoito.
Há cães que com uma bola até fazem o pino...what´s the problem? mesma coisa que acima referido.
Há cães e cães, há treinos e treinos. Se mantêm um cão toda a vida treinado a biscoitos ou com a bola, a culpa é do treinador mas é também do dono, que não foi capaz de usar os neurónios e se deixou guiar cegamente...para não variar!
E desculpem mas não concordo com essa generalização que as escolas que andam na competição sejam adeptas do biscoito LOL Vai lá treinar um cão para RCI/Mondio Ring a biscoito...gostava de ver!
Não me referi a Shiva nenhuma, nem que os cães são todos iguais, nem que gosto de monos comandados (para isso já há aqueles feitos pelos japoneses com alta tecnologia), nem que cães de Mondio Ring são treinados a biscoitos (nem que o deixam de ser), nem tenho nada contra cães de competição, nem me referi a nenhuma escola de treinamento com ou sem biscoitos ou bolas (só tenho uma gata, não tenho cães, por isso sequer conheço alguma escola de treinamento para dizer mal ou bem!)!

A única referência que fiz é que não acho que o melhor treinamento para um cão o seja a aliciar com biscoitos, não é saudável, nem para a mente, nem para o corpo do cão! Os donos que os querem treinar assim, é com eles, lá sabem o que querem do cão e como querem que seja treinado!

Para mim é mais comandado um cão que vê um biscoitinho/bola e "até faz o pino" (Pavlov - o cão salivava qd oivia a campaínha); do que um que se eu o mando estar "Quieto" em determinado momento ele obedece!

Sim o cão precisa de espaço para ser cão, por isso não deve andar a ser maçado constantemente com ordens e comandos quando está distraído a ser cão (brincar, dormir,...) para mim o treinamento serve para controlá-lo em situações práticas por exemplo quando o levamos á rua e ele não ande a saltar para cima de toda gente sem mais nem menos, ou que não desate a correr tresloucado comigo atrás ou de arrastão ou no encalço a tentar apanhá-lo... (ainda sou do tempo, he! he!, que todas as raças eram perigosas, mas podíamos andar sem ter o cão pela trela e ele caminhava ali ao nosso lado só se afastando mais para as necessidades e uma farejadelas, mas sempre mantendo uma distância limite!) Para quem tem um Rott não deve de ser difícil imaginar estar a passear um Fila sem trela e ver as outras pessoas a fugirem do passeio ou a ficarem paralisadas pelo terror encostadas num muro enquanto o cão passava plácidamente ao lado delas; tás a imaginar se se pusesse aos saltos e a ladrar e correr atrás ou de encontro ás pessoas??

Lógico se um dia tiver um cão de raça e queira participar em competições e se o cão também assim o quiser, que vou ter gosto em que tenha esse treinamento, se a escola que escolher for adepta do biscoito vão ter de se virar para me ajudar a treiná-lo sem biscoito se não quiserem, procuro outra! 8)

Fiquem bem! ;)
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 10, 2004 11:01 am

jordan Escreveu:
Não me referi a Shiva nenhuma, nem que os cães são todos iguais, nem que gosto de monos comandados (para isso já há aqueles feitos pelos japoneses com alta tecnologia), nem que cães de Mondio Ring são treinados a biscoitos (nem que o deixam de ser), nem tenho nada contra cães de competição, nem me referi a nenhuma escola de treinamento com ou sem biscoitos ou bolas (só tenho uma gata, não tenho cães, por isso sequer conheço alguma escola de treinamento para dizer mal ou bem!)!

A única referência que fiz é que não acho que o melhor treinamento para um cão o seja a aliciar com biscoitos, não é saudável, nem para a mente, nem para o corpo do cão! Os donos que os querem treinar assim, é com eles, lá sabem o que querem do cão e como querem que seja treinado!

Para mim é mais comandado um cão que vê um biscoitinho/bola e "até faz o pino" (Pavlov - o cão salivava qd oivia a campaínha); do que um que se eu o mando estar "Quieto" em determinado momento ele obedece!

Sim o cão precisa de espaço para ser cão, por isso não deve andar a ser maçado constantemente com ordens e comandos quando está distraído a ser cão (brincar, dormir,...) para mim o treinamento serve para controlá-lo em situações práticas por exemplo quando o levamos á rua e ele não ande a saltar para cima de toda gente sem mais nem menos, ou que não desate a correr tresloucado comigo atrás ou de arrastão ou no encalço a tentar apanhá-lo... (ainda sou do tempo, he! he!, que todas as raças eram perigosas, mas podíamos andar sem ter o cão pela trela e ele caminhava ali ao nosso lado só se afastando mais para as necessidades e uma farejadelas, mas sempre mantendo uma distância limite!) Para quem tem um Rott não deve de ser difícil imaginar estar a passear um Fila sem trela e ver as outras pessoas a fugirem do passeio ou a ficarem paralisadas pelo terror encostadas num muro enquanto o cão passava plácidamente ao lado delas; tás a imaginar se se pusesse aos saltos e a ladrar e correr atrás ou de encontro ás pessoas??

Lógico se um dia tiver um cão de raça e queira participar em competições e se o cão também assim o quiser, que vou ter gosto em que tenha esse treinamento, se a escola que escolher for adepta do biscoito vão ter de se virar para me ajudar a treiná-lo sem biscoito se não quiserem, procuro outra! 8)

Fiquem bem! ;)
Olá Jordan...e quem disse que a minha resposta era directamente para si ? ;) Não não foi a Jordan que referiu estas coisas ;)
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 10, 2004 12:13 pm

Cá vou eu outra vez... Espero que não saía mais um testamento (por falar em testamento, já foram hoje ler o blog do Acktan?)

Acho que é necessário distinguir duas coisas, uma é o processo de aprendizagem, que é comum a todos os cérebros dos mamíferos (humanos incluídos) a outra é a nossa percepção do ensinamento (que corresponde à nossa humanização daquilo que nos rodeia).

Explicando, toda a aprendizagem utiliza reforços (quer estes sejam positivos, negativos ou outras variantes), no caso de estímulos positivos, o cão faz algo correcto e recebe um estímulo positivo, se o estímulo é um biscoito, um brinquedo ou uma festa do dono, é irrelevante para o processo, o que interessa é o reforço, isso vai fazer com que a probabilidade daquele comportamento ser repetido aumente. Isto é um processo comum a todos nós, faz parte da evolução das espécies. Na nossa espécie esse comportamento é naturalmente mais notório nas nossas crianças, mas ainda é perfeitamente visível no comportamento dos adultos (se bem que muitas vezes envolvidos em estruturas mais complexas).

Por outro lado existe a nossa percepção daquilo que estamos a ensinar, e é aqui (IMHO) que considero que está menos correcto a visão de quem não usa biscoitos. Quando o teu cão executa algo correcto e tu lhe fazes uma festa (em vez do biscoito) e ele fica todo contente, achas que ele vai repetir a sua acção novamente apenas porque gosta de te agradar, na minha opinião estás redondamente enganado! O teu comportamento é divido em dois blocos dento do Cérbero do cão, numa parte tu está a recompensar, com algo agradável ao cão, o seu comportamento (isso produz os mesmos efeitos que o biscoito) e isso irá aumentar a probabilidade do comportamento se repetir (ou seja estás a "comprar" o cão com mimos, “faz o que te disse e recebes uma festa!”), mas por outro lado estás a interagir com o cão numa brincadeira e isso é aceite pelo cão reforçando os laços de ligação que existem entre um dono e o seu cão, mas esta componente em nada vai ajudar a que o comportamento se repita, apenas faz com que o cão se sinta globalmente mais feliz.

Se realmente queres que o cão te obedeça, simplesmente porque és o dono dele (ou seja por amor) então não o podes recompensar de maneira alguma (experimenta tentar treinar um cão sem o recompensar... lol). Quando lhe fazes festas em recompensa de algo, tu estás a comprar o cão (quer tu aches, quer não), na linguagem dele estás a dizer "repete, que eu faço-te festas". Se não o queres comprar, então sempre que ele faça algo, mesmo que não seja aquilo que tu querias devias recompensa-lo! Como é natural se fizesses isso o cão não teria a capacidade de distinguir aquilo que tu queres, daquilo que não queres e não o conseguias ensinar nada!

Ou seja, o cão vai para o treino (provas, passeio, enfim) tudo contente porque gosta de ti, porque tu brincas com ele, porque se sente à vontade contigo, porque reconhece em ti o líder, esse comportamento vem da tua relação com o cão, esse é o tal "amor" que o cão sente por ti e é naturalmente reforçado quando tu durante o treino brincas com ele.
O cão vais obedecer ás tuas ordens, porque tu lhe ensinaste o que fazer e conseguiste gravar esse comportamento no seu Cérbero, essa "gravação" é tanto melhor quanto tu conseguiste reforçar esse comportamento. Para esse reforço deves usar aquilo que para AQUELE cão mais lhe agrada! Na maioria são biscoitos, mas nem todos, outros são brincadeiras e até outros são festas!

Alguém disse que o problema do biscoito, era que ás vezes a gente não tem biscoitos connosco e o cão não obedece, isso é falso, se isso acontecer é porque o cão foi mal treinado. Por exemplo mostrar a recompensa junto com a ordem, o que faz com que a recompensa faça parte integrante da ordem e por tal quando está ausente a ordem está incompleta e o cão não perceba o que o dono quer (ás pessoas que julgam que a ordem é apenas verbal! Ensinar uma ordem 100% verbal a um cão dá muito trabalho!!). Um cão irá executar uma ordem sem o biscoito n vezes até que comece a deixar de obedecer, mas isso é tal é qual como as festas, experimentem começar a dar ordens ao vosso cão e não o recompensem (ou seja, não lhe façam festas) e vão ver que em 3 tempos ele deixa de obedecer!! Isso de obedecer por amor é a nossa visão, que infelizmente (ou felizmente) não corresponde à realidade do cão.

Bem isto, já vai longo... enfim... ainda quero dizer mais algumas coisas...

Em relação a treinos para cães de companhia/obediência, não vejo grandes diferenças todos os métodos aplicados num podem ser aplicados noutro. A grande diferença é no grau de precisão. Quem quer apenas um treino de companhia quando manda o quando vir está-se marimbando se o cão se senta ao lado, em frente ou aonde lhe apetecer naquele momento, enquanto que em obediência o dono quer explicar ao cão que além de vir, é para se sentar à frente do dono.

Alem disto, também não concordo que em obediência o cão não aprenda coisas úteis, obediência é uma prova de trabalho (como seja agility, etc.), há coisas úteis (como seja agarrar algo sem o roer) e coisas menos úteis (como seja ir para o meio de um quadrado, ou passar por dentro de uma manga).

Também não concordo com a opinião de que truques dos cães fazem parte do circo, o meu cão sabe dar a pata e fingir de morto, achei piada e diverti-me imenso (espero que o cão também) a ensinar isto! Não serve para nada? Talvez, mas gosto de brincar aos cowboys com o meu cão! :) Alem que dá muito jeito quando surgem aquelas pessoas que acham que os Rottweilers são animais perigosos e vem o “monstro” cair para o lado e esticar as patas, a imagem do monstro tende a ser substituída pelo riso... Mas nem eu sou palhaço, nem o meu cão trabalha num circo! :)

Por último (estou quase a acabar, juro!), nynf disseste qualquer coisa como
e fiquei curioso, já algum tempo que ando a pensar meter-me nisso (falta tempo e paciência...) e não percebi qual seria o problema de ensinar a biscoito? Aquilo que eu vi (que foi muito pouco, admito) é que em vez do biscoito usam muito a manga (não sei é esse o nome, o tubo enrolado para os cães morderem!). Podes-me esclarecer?

Acabei! Aleluia!
Pronto, podem ir descansar e ler o blog do Acktan (hoje emprestado ao Gato Mac)!! :D

Anexos!!!
Sobre o tema da comparação entre o modo de aprendizagem em dos cães e dos humanos podem ver:
http://www.ub.rug.nl/eldoc/dis/ppsw/w.jager/c5.pdf
"[...]Where classical conditioning is based on linking existing natural responses to new,
‘unnatural’ stimuli, Operant Conditioning Theory (Skinner, 1938; 1953) describes the process of
learning new, previously nonexistent responses. If, in a given stimulus situation, an
immediate reinforcement or a punishment is experienced after performing a (coincidental)
behaviour, the principles of operant conditioning apply. Positive reinforcements or
rewards stimulate the repetition of the relevant behaviour. After experiencing a reward,
people are motivated to repeat the preceding behaviour. Eventually, even an occasional
rewarding of the behaviour (e.g. only 1 out of 10 times) will suffice to let the behaviour
continue to occur.[...]"
Moca32
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 12:30 pm

Off Toppic - Aragão, grande picture essa do teu rott numa de curtir o sol com os seus oculos novos. 8) :D :)
Responder

Voltar para “Cães”