Bem vamos por partes:espe Escreveu:
Cindel escreveu:
Sobre Serras, olhe que não há assim tanto serras displasicos e a maior parte vem tudo do mesmo. Há tambem, mt bom Serra aí, isento de displasia com uns movimentos que metem medo ao susto
Espe, escreveu:
Quando referi a alta percentagem de Serras displásicos, tinha apenas como referência os estudos do Dr. Mário Ginja...
Boas Férias![]()
1º ( e posso estar a dizer uma grande disparate, mas é a opinião que tenho neste momento, pelo que observo, apenas)
- Movimento. Para mim os bons ou maus movimentos são algo que o cão nasce com eles. Há realmente cães sem displasia que se movimentam mal, e cães com com "alguma" displasia (e neste caso, o "alguma" subentende-se que não é A), e que se movimentam 5 estrelas. Posso dar um exemplo que tenho em casa, 2 irmãos de ninhada, um A, movimenta-se bem, mas nada fora de série. Outro B, movimento 5 estrelas.
No entanto, o que eu entendo por bom movimento, é um movimento fluido, que cobre terreno, e que dê a sensação de força, em especial de posteriores.
Um animal pode nascer com este dom, mas se se confirmar displasico (D, por exemplo. ou mesmo alguns C´s), custa-me a acreditar que este movimento dure muito para além de algum tempo, a não ser com os truques do costume.
Um animal que se tapa atrás, ao ponto de quase fazer tricot, se me dizem que é um A... eu pergunto, então a que se deve aquele tricotanço?
2º - Aqui há uns tempos, perguntei por curiosidade a um criador de Serras, sobre o problema da displasia na raça, pois suponha que deveria existir bastante. Foi-me dito, que na raça não havia esse problema. Ok, vale o que vale.
3º - Pela afirmação da Esperança, as minhas suspeitas confirma-se e afinal, o problema existe e não é assim tão pouco quanto isso. No entanto, e sem querer ofender o Dr em questão, acho um pouco falta de ética, comentar o facto com um cliente. OU melhor, a Esperança, deveria filtrar as coisas, pois estou certa que o Dr. Mário Ginga não iria gostar que colocassem palavras na boca dele, num fórum publico.
Penso que a Esperança, não pensou nisso.
Isabel