Gatinha maltratada

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

phyllis2001
Membro Júnior
Registado: segunda set 23, 2002 7:46 pm

domingo ago 08, 2004 4:52 pm

Faço criação de gatos persas há dois anos. É um gatil pequenino, só com um casal que têm mais ou menos uma ninhada por ano.

Em Abril tiveram mais uma de duas fêmeas e três machos. No princípio de Julho vendi uma gatinha a uma senhora que me foi indicada por outra que tinha acabado de levar um macho. A gatinha foi "paga" com dois cheques pré-datados (como tinha sida previamente combinado), um com data de Setembro e outro de Outubro que claro que ainda não meti ao banco.

Nunca mais tive notícias da gatinha e depreendi que esta tudo bem. Na 5ª feira passada, 5 de Agosto, fui contactada pela senhora que tinha comprado o macho que me disse que a gatinha estava em casa dela, doente, porque a amiga já não a queria. À noite trouxe-me a gatinha para eu a ver. Está esquelética, com peladas nas patas traseiras que parecem de queimaduras, o pelo está seco e áspero e tem quase metade do tamanho do irmão gémeo.

Segundo a veterinária que a viu está desnutrida e desidratada mas não conseguiu dar-lhe soro porque está tão magrinha que não se lhe consegue apanhar uma veia.

O que devo fazer?
Exigir o pagamento da gatinha apesar de saber que já não estar com a presumível dona?
Ficar eu com a gata e esquecer isto tudo?

O que me apetecia mesmo era denunciá-la à Sociedade Protectora dos Animais porque sei que ela tem mais não sei quantos gatos e cães e, pela amostra desta, imagino que os outros não devam andar gordos e anafados...

phyllis2001
ZorbaOGrego
Membro Júnior
Registado: quinta jul 08, 2004 8:08 pm

domingo ago 08, 2004 5:08 pm

bem com sorte os cheques estão cancelados ;) ;) , e coitada da gata ela agora quer é que lhe deem comida e boa vida isso sim deve ser a sua principal preocupação, e depois logo vai pensar numa boa maneira de mostrar a essas pessoas o que é o respeito pelos animais ;) ;)
phyllis2001
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 5:48 pm

Neste momento, já a pobre está a ser tratada com alimentação especial e vitaminas e amanhã vai outra vez ao veterinário. Agora eu sei que está a ser bem tratada porque já não está com a dona.
Mas e se ela a quiser de volta quando estiver curada? Entrega-se-lha novamente para voltar ao mesmo?
ZorbaOGrego
Membro Júnior
Registado: quinta jul 08, 2004 8:08 pm

domingo ago 08, 2004 6:15 pm

Desculpe?! por mim eu só lhe digo, se a entregar depois de curada a uma pessoa que a deixou chegar a esse estado, o mal nao está com essa pessoa, mas sim consigo! pense um pouco e veja :o :o :o
phyllis2001
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 6:22 pm

A modos que há aqui um problema de comunicação. Claro que não a vamos entregar à dona mas nem eu nem a senhora que a tem agora podemos ficar com ela.

Por acaso você não conhece ninguém que a queira? Eu estou disposta a dá-la.
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

domingo ago 08, 2004 7:28 pm

Olá,

Por essas e por outras é que eu tenho sempre muito cuidado com quem compra os meus bebés, exigo sempre pontos de contacto para eu poder tirar informações, não vendo a qualquer um, e facilidades de pagamento só as concedo a pessoas que conheço e que considero minhas amigas.

Dá para perceber a diferenciação que o Vasco fas? criadores e Criadores?

Phyllis, diga-me uma coisa se só tem um casal porque não fica com a gatinha? Claro que não a deixaria cruzar com o pai, mas podia esterilizá-la. Pareceu-me que até está disposta a dá-la a qualquer pessoa, tenha cuidado, mesmo para dar tem de saber a quem. O melhor mesmo é ficar com ela.

Felicidades para a gatinha.

Mai-Mai
Marinaxm
Membro Júnior
Registado: quinta mai 06, 2004 10:59 am

domingo ago 08, 2004 8:33 pm

Boa tarde!
Lamento o que aconteceu com a gatinha.
Se der mais informações sobre a gatinha e colocar uma foto dela, arranja com certeza um dono para ela.
phyllis2001
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 8:48 pm

Bem que eu gostaria de ficar com ela mas os azares desta ninhada não ficam por aqui. Já fique com a outra fêmea que adoeceu com otite e que ora melhora ora piora. Entretanto, a minha mãe está completamente apaixonada por ela que é um poço de ternura e duvido que saia cá de casa.

Nunca tinha aceite cheques pré-datados mas a senhora era conhecida da outra e nem pensei que ia haver problemas. Estou a pagar pela minha falta de experiência e excesso de confiança.

Os gatinhos das outras ninhadas são todos saudáveis, continuo a ter notícias deles e até dois já foram papás há pouco tempo. Os actuais donos telefonaram-me a informar disso.
phyllis2001
Membro Júnior

domingo ago 08, 2004 8:58 pm

Já esta tarde tentei pôr uma foto da Aminah (é o nome de registo) mas não consegui.

É uma persa colourpoint de olhos cobre que nasceu no dia 14 de Abril. Tem registo e afixo e, quando foi vendida, estava desparasitada e vacinada. Agora não sei mas duvido que tenha feito a segunda dose das vacinas.

Já coloquei uma foto dela no álbum da arca mas ainda não esta disponível. Assim que estiver eu passo-a para aqui.
Marinaxm
Membro Júnior
Registado: quinta mai 06, 2004 10:59 am

segunda ago 09, 2004 2:40 pm

Boa Tarde!

Em que ponto do país se encontra?
phyllis2001
Membro Júnior

segunda ago 09, 2004 7:49 pm

[quote=Marinaxm]
Boa Tarde!

Em que ponto do país se encontra?
[/quote]

Olá!

Vivo nos arredores de Lisboa, mais precisamente, em Linda-a-Velha
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

segunda ago 09, 2004 8:19 pm

Olá Phyllis,

Como diz ter tido bebés colourpoint fiquei na dúvida, algum dos seus gatos é colourpoint? Como é que no Clube lhe deram o LOP de um gatinho colourpoint se nenhum dos pais o é? Só poderia ter registo RIEX, por isso estranho ou não o registou como colourpoint? Eles por vezes metem água, lá no Clube.

Já algumas vezes aqui referi e desculpe-me insistir, que quando se quer fazer criação se tem de ter muitos conhecimentos acerca de reprodução, de genética, etc. não basta juntar um gato e uma gata e já está, pelo que disse, parece-me que gatinhos de sua criação estão a procriar, se calhar sem critério algum, por curiosos sem conhecimentos, será?

Percebi que vai ficar com a gatinha, ainda bem, parabéns.

Quanto às otites, se for preseverante no tratamento que deve ser continuado sem interrupções, elas passarão, vai ver.

Mai-Mai
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 10, 2004 10:14 am

phyllis2001 Escreveu:
Segundo a veterinária que a viu está desnutrida e desidratada mas não conseguiu dar-lhe soro porque está tão magrinha que não se lhe consegue apanhar uma veia.

O que devo fazer?
Exigir o pagamento da gatinha apesar de saber que já não estar com a presumível dona?
Ficar eu com a gata e esquecer isto tudo?
phyllis2001
Eu no teu lugar, arranjava maneira de devolver pessoalmente os cheques á pessoa e dizia a ela o que a Vet tinha dito; aproveitavas para dizer á senhora que se a gata estava com qualquer problemas podiam te ter contactado para tirar dúvidas ou saberem o que se passava ao certo uma vez que tu deves ter mais experiência com persas e que se era para devolver poderiam ter feito logo directamente a ti e não mandar recados por outros!

NUNCA, mas NUNCA aceites cheques pré-datados, são ilegais, e já só por aí, nunca deverias de ter vendido a gata nessas condições! Quem não tem dinheiro que adopte um que há muitos aí abandonados... Que condições tem uma pessoas que anda aos pré-datados para adquirir um animal de fazer face a uma despesa do veterinário qd o animal precisar de tratamentos????

É importante que devolvas os cheques ou pessoalmente ou por correio com uma cartinha a acompanhar, sem insultos e sem grosserias! Mas Devolve os Cheques! Mesmo que já estejam cancelados a pessoa fica com a cara no chão por ver que lidou com uma pessoa como deve ser, honesta!
Tenta arranjar novo dono, mas explicas o que já se passou com a pobrezinha, para a pessoa saber o historial!

ah! e também acho que deves fazer queixa á Protectora dos animais, mais que não seja fica lá registado para eventualidades no futuro!

Fica bem!
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 10, 2004 10:42 am

O que é um persa colourpoint??? :oops: :oops:
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

terça ago 10, 2004 12:07 pm

amus Escreveu: O que é um persa colourpoint??? :oops: :oops:
Esqueçam escusam de responder porque já fui ver as fotos... um colourpoint tem das caracteristicas na pelagem tipo siames.

Muito bonita de facto a gata, tem um ar muito amoroso, narizito arrebitado e realmente não merecia o que lhe aconteceu.

Claro que não posso deixar de concordar c a mai-mai, quando não se sabe, não se faz passa-se a pasta a quem saiba e a quem possa! Mas como não vale a pena chorar sobre o leite derramado, é melhor ter atenção da próxima vez que resolver "reproduzir" e vender...

De resto só me resta concordar com a Jordan, se tiver a morada envie os cheques que não levantou c uma cartinha bem explicita sobre o estado em que o animal lhe foi entregue...

E se a pessoa tem mais gatos existe o risco de contágio de outras doenças, como o Fiv o Felv ou mm o PIF, por acaso juntou-a outra vez com os pais??? E fez algum teste antes de o fazer? É que se tem dúvidas acerca da saúde dela...
Responder

Voltar para “Gatos”