Vai abrir uma clinica veterinária ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 08, 2004 8:34 am

Antes de mais gostava de situar este tópico. Ele surgu no fórum dos gatos como resposta a um em que de forma básica e linear se diz que o médico veterinário que não faz borlas ( nestes casos a desconhecidos ) não gosta de animais e não presta. Fiz daí uma extrapolação com a mesma linha de pensamento dessas pessoas, com o sentido do outro lado da moeda...

É uma linha de pensamento muito comum a muita gente e que pode ser transposta para criadores e donos de lojas de animais, revendedores de rações que não oferecem rações a canis de abandonados , etc...

Aproveito para esclarecer que quando me refiro a criadores no que se segue, para não haver mal entendidos, refirom-me aqueles multiplicadores que fazem do não pagamento a fornecedores (sejam vets, lojista, vendedores de ração, etc...) uma forma de lucrar.

E agora, segue para bingo :D :

1- Não se meta com associações. Começa bem mas dentro de alguns meses eles estarão a inundar sua clinica com borlas e exigências fora de horas. Pode inclusivé ser agredido ou abandonarem animais à sua porta.

2- Cuidado com criadores, desejam tudo de graça e serviço 24 horas para qualquer coisa.

2- Repetiu tudo ao cliente ? Escreva o mais importante. É que ele vai mais tarde dizer que não recebeu as informações.

3- Internou um animal doente há 5 dias tão desidratado que mal reage ? Prepare-se, dentro de 3 horas o dono vai telefonar para saber se já pode ir para casa.

4- Animais abandonados ? Nunca os aceite de internamento sem uma caução elevada, em 80% dos casos vão ser abandonados na sua clinica.

5- Borla a desconhecidos ? dentro de uma semana terá mais 5 desconhecidos com animais abandonados que reagem curiosamente bem ao nome acabado de "inventar" pelo benemérito.

6- Quer dormir ? Não tenha urgências. As pessoas aparecerão depois da discoteca às 3 da matina para vacinar um cão ou para fazer uma tosquia.
Almoços ? ahhhhhh--- eu sei que o horário está na porta mas não li e vejo que os drs têm comida nos cantos da boca mas é só para cortar as unhas do Fifi.
Pequenos almoços ? Ahhhhhhh-Podiam vacinar-me o cão ? Eu sei que são 8 da manhã, mas tenho de ir para a praia...

7-nunca dê o telemóvel. A pessoa a quem deu vai dá-lo a mais 7 que lhe vão ligar para saber preços ou para ter uma segunda opinião pelo telefone de casos que nunca viu.

8- Não faça descontos para divorciados, apertados, abandonados pela mulher, grávidas deixadas no altar, angariadores compulsivos de animais.

9- cuidado com as crianças que vão sozinhas, é um expediente para os pais não pagarem a conta.

10- Pagamentos a fornecedores ? Se não par a 30 dias, está nas garras deles, lembre-se disso, sempre que aparecer aquela senhora com 20 cães que apanhou mais um na rua.

11- prepare-se para ser insultado.Muitas vezes. Por todos os atrás referidos e mais alguns frustrados.

12- Precisa de exames complementares para efectuar o dagnóstico? Adivinhe. O dono do BMW não quer gastar mais do que 25 euros.

13- Ah, quer ir jantar forma com a familia ? Pois é...chapéu. Lembra-se da senhora que vinha já e que ligou às 8 da noite ? Pois é, são 21.30, você fechou a clinica e ela veio agora mesmo, porque tnha ido jantar com os filhos antes...tinha fominha .

14- Se encontrar no boletim de vacinas carimbo de 5 veterinários diferentes tome muito cuidado.É o numero de clinicas onde eles deixaram calotes.

15- Falámos de calotes ? Pois, não se esqueça de referir que o pagamento excepto cliente habitual é na hora, ou ainda saem sem pagar.

16- Quando der um preço,escreva-o e faça o cliente assinar a dizer que entende a estimativa Se o valor for entre 150 e 200 euros, tome nota, o cliente só ouvirá o valor de 150 euros. É a audição selectiva.

17- O cão está num estado lastimável ? Nunca o refira ao dono se ele for maior que você, é meio caminho andado pra ser enxovalhado.

18 - O cão morreu porque o dono adiou tudo até se tornar numa urgência ? Cuido...é moemso que o anterior....

Isto não foi baseado em um clinica e em um caso por item. São dezenas de casos por item...
sometimes
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 12:27 am

domingo ago 08, 2004 9:41 am

Concordo com alguns pontos, outros nem tanto mas eu vou por partes:

1-não posso comentar o relacionamento entre as associações com as clínicas porque é algo que desconheço a realidade dessas associações, mas se o objectivo é o bem-estar dos bichinhos penso que não deveria haver problema.

2-Clientes confusos e pessoas que fazem de tudo para não pagar, quanto a esses itens nada a dizer, mas nota-se perfeitamente quando o animal é mesmo abandonado ou é apenas supostamente abandonado, quanto ao primeiro caso penso que deveria ser feito um desconto, ou pagar apenas os tratamentos e/ou vacinas não pagando por exemplo a consulta.

3-Quanto ás urgências ai sim, discordo, penso que deve mesmo haver urgências, pagando mais é claro mas deve haver. Digo isto porque infelizmente já tive de as usar, uma quando a minha cadela de água morreu (era muito velhota). Neste momento vivo em Moçambique e cá não há urgências, e já me vi em situações em que precisava, numa das quais um cão de uma amiga levou um tiro, salvou-nos a vida e nós por pouco não conseguíamos salvar a dele, isso porque não há uma única clínica a fazer urgências nesta terra.

4-Quanto aos restantes itens estou plenamente de acordo. Dar o numero do cell nunca, e insultos é espera-los com certa frequência. Infelizmente...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 08, 2004 9:44 am

sometimes Escreveu: mas nota-se perfeitamente quando o animal é mesmo abandonado ou é apenas supostamente abandonado, quanto ao primeiro caso penso que deveria ser feito um desconto, ou pagar apenas os tratamentos e/ou vacinas não pagando por exemplo a consulta.
Infelizmente hoje em dia não é fácil detectar se o cão foi abandonado ou não.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo ago 08, 2004 10:22 am

Olá

Sobre este tópico, não vou fazer mais do que sublinhar alguns aspectos que tenho vindo a referir há já algum tempo.

Eu não tenho quaisquer interesses pessoais ou profissionais com veterinários nem com clínicas. Mantenho desde sempre uma relação cordial e mesmo amigável com o veterinário assistente dos meus cães, mas de forma alguma isso condiciona a minha opinião. Em suma, considero-me totalmente isento.

Em termos gerais o que pretendo dizer é que há profissões extremamente vulneráveis à crítica comum, mesmo à das pessoas mental e intelectualmente , enfim, debilitadas. Qualquer coisinha que correu mal serve para derrotar o médico, o veterinário e até o advogado. E quantas e quantas vezes estas críticas são feitas por pessoas que profissionalmente (nas suas actividades) são umas autênticas nódoas.

Mas o contrário também é verdadeiro. A fama de bom corre de boca em boca com uma velocidade vertiginosa e os próprios técnicos até ficam admirados por tanto sucesso. Mas... se por acaso uma operação lhes correu mal ou perderam uma causa que parecia de caras, lá vai tudo por água abaixo.

Nesta actividade, a dos veterinários, tal como na medicina humana, há um factor em jogo que é a VIDA, a saúde, o bem estar das pessoas e dos animais. Há afectos e relações muito fortes que em muitos casos dependem dramaticamente da eficácia do médico. Diria que há um egoísmo cego do dono do bicho ou do familiar do doente, que não se compadece com a mínima falha do técnico. Por isso, o técnico anda sempre na corda bamba. Ou resolve a doença e não fez mais do que a sua obrigação, ou não resolve e é um "sapateiro" e um trafulha.

Por outro lado, criou-se o conceito da "misericórdia" como obrigação tácita do veterinário em relação aos animais. O veterinário para além de bom técnico tem por obrigação de ser santo. Dar consultas de borla, atender a qualquer hora, etc. E tem que, declarada e inequivocamente, gostar de animais, devendo para tal ter sempre um consigo como atestado de bom amante.

Eu sei que isto poderá provocar algumas reacções. Vão dizer-me: há veterinários que são uns carniceiros, ou uns comerciantes, ou uns oportunistas, ou uns incompetentes...
Claro que há, tal como em todas as profissões.
Mas antes de tecerem juizos de valor em relação a este ou àquele técnico, vejam-se primeiro ao espelho e reflictam: serei eu mesmo competente na minha actividade?
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo ago 08, 2004 5:43 pm

Eu concordo com o que o Vasco escreve. Senão, extrapolem lá isto para outras profissões ou actividades....
A quem deve o advogado dar descontos ou fazer borlas? E o padeiro? O Merceeiro? O mecânico de Automóveis? O Bancário?
Qual é a vossa profissão, e a quem dão você borlas ou fazem descontos?
Ser veterinário, DEVERIA implicar gostar de animais, mas não deixa de ser uma actividade comercial à qual está inerente 'ganhar dinheiro'! É isso que paga salários a pessoal, material a fornecedores, etc....
Se se puserem a dar borlas, a facilitar ou reduzir pagamentos, depois podem não ter tanta sorte com aqueles a quem têm de pagar ( porque os fornecedores, os empregados, os prestadores de serviços, etc., não fazem 'descontos' ou 'borlas' aos veterinários), e depois quem paga?

Aqui há uns tempos assisti à aflição de uma empregada de uma clinica ( que o Vasco conhece bem) que procurava deseperadamente contactar os donos de um cão que tinham lá deixado o cão e foram só ao carro buscar o boletim de vacinas que tinham lá deixado ( isto umas horas já passadas). Ao que parece, tinham-se pirado e nem o telefone e nem a morada da inscrição eram verdadeiros. A moça já se tinha desdobrado em pesquisas e contactos e estava à beira de concluir que a Clinica estava em braços com MAIS UM cão abandonado!
14- Se encontrar no boletim de vacinas carimbo de 5 veterinários diferentes tome muito cuidado.É o numero de clinicas onde eles deixaram calotes
Isto pode ser verdade, mas pessoalmente tenho muitos carimbos de diferentes veterinários nos boletins dos meus cães e nunca dei calote nenhum ;). Apenas, sou uma pessoa que se preocupa muito com os meus cães e nem sempre fico satisfeito com os diagnósticos que alguns fazem. Na dúvida procuro outras opiniões, e se gosto acabo por ficar por lá. Como o meu cão tem 7 anos e a cadela quase 6, é natural que já tenhamos passado por alguns ;).
Aliás, para os caloteiros é mais fácil dizerem que perderam o boletim antigo e pedir um novo ;), porque querem precisamente 'esconder' alguma coisa.

Abraços
Paulo C.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo ago 08, 2004 6:14 pm

Pois eu aqui não estou muito de acordo.
Na medecina (humana ou animal) espera-se que existam outros valores além do dinheiro.
Há sim o valor da mesericórdia, da compaixão, da simples humanidade.

Há um acidente na estrada.
Você é médico - não socorre ?
Vai a um jogo de futebol.
Alguém se sente mal.
Pergunta-lhe se tem dinehrio para pagar ?

Quem não quer estar sujeito a estes valores não segue estas profissões.
Ou não devia seguir.

Quando ajudei cadelas vadias a serem esterilizadas nunca pedi um preço mais baixo.
Mas é certo que as levo a quem faz descontos para estes casos.
Afinal sou eu que pago tudo, sem qualquer contrapartida.
Opção minha.

O meu vet não faz.
Opção dele.

Não deixei de lá ir por isso.
Mas também não fiquei muito bem impressionada.

E se não me desse tão bem com ele (sim, tenho o telemóvel dele, sim, ele aceita urgências, não, nunca deixou de me atender fosse a que hora fosse, fosse em que dia fosse) talvez já não fosse lá.

Bem impressionada fiquei com outros 2 vets que o fazem e que, além disso, são conhecidos pela sua competência.

Porque a mistura de competência e compaixão é explosiva.

É o médico com que todos sonhamos.
Que vive o problema, que se envolve, que se dá pessoalmente.

Quem não quer chatices arranje emprego de funcionário público (das dez às cinco).
Não se meta em profissões de assistência, em especial na àrea da saúde.

E não é verdade que isto não aconteça com advogados, juízes e noutras profissões.
Nunca viram um juiz ficar toda a noite em interrogatórios ?
Nunca viram um informático passar o fds a trabalhar ?
E um gestor ? Esses até almoços, jantares e fds são de negócios ou afins.

Meus queridos, hoje em dia toda a gente trabalha quando é preciso.
Eu própria fui trabalhar hoje de manhã e não espero nenhuma medalha (nem reconhecimento) por isso.

Outra coisa são os clientes abusadores.
O vet têm de saber com quem lida.
Convêm conhecer os clientes.
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

domingo ago 08, 2004 7:56 pm

Animais abandonados.
È dificil saber se o animal é mesmo abandonado ou se é expediente do dono para uma borla ou desconto. Pessoalmente já vi alguns que me deixaram muitas dúvidas. Tipo, acheio-o há 10 minutos e o bicho comporta-se com quem o achou, como se sempre tivesse vivido com ele.
Atropelamentos. Já assisti a algumas urgéncias deste tipo. Cão atropleado." Não fui eu, Encontrei-o na beira da estrada neste estado. Como há gente que é capaz de atropelar e fugir. " O animal precisa de fazer rx e outros exames e é dada uma estimativa do preço.
"ladrões! Já não há amor pelos animais! Vão roubar! Então eu ainda fiz o favor de trazer o bicho e agora querem levar-me o couro e o cabelo?!!! O bicho nem é meu, e eu fiz o trabalho que voces deveriam fazer, balblablaba" (entretanto, isto dura algum tempo e cada cliente que entra tem que ser informado que o vet é um ladrão etc, e tal).
Num destes casos, a pessoa em questão foi a que atropelou o cão, embora tivesse dito logo á partida que não.
Preços, nunca dar verbalmente preços entre X e Y, porque realmente, é o que o Vasco diz. O preço é sempre o X, e muitas vezes abaixo disso. Vets ladrões e aldrabões.
Mil e um expedientes para não pagar e ameaçar com indemenizações. Caes minados de pulgas e carraças, que entram estão 1 hora ou menos e os donos reclamam que as pulgas e carraças foram apanhadas nas instalações. Não pagam! E querem tratamento antiparasitário á borla, ou vão fazer queixa á Ordem, á policia e quem mais venha! (Dá vontade de lhes espetar com as carraças todas no focinho).
Animais velhos, cardiacos, que passam mal durante a noite (mas os donos precisam de dormir, não e´) e quanto chegam de manha a bater as botas e morrem passado 5 minutos de entrar, é :" Vigaristas, mataram o meu cãozinho! São uns sapateiros, ele entrou vivo, blablablba". Entretanto ficam 2 horas a insultar tudo e todos e fazem questão de colocar ao corrente da situação todos os clientes que vão aparecendo.
Cães com um pelo a meter nojo, só rapando e com dificuldade, e depois é que se preocupam com a estética. Não querem pagar e ameaçam com indemenizações, não só porque o animal entrou em depressão, como a própria dona, que entretanto esteve 15 dias sem ir trabalhar, tal era o estado de nervos.
Clinica fecha as 20. Pois é a essa hora que o pessoal aparece, ainda com os chinelos da praia. Hora de almoço? Qual quê? Eu já almocei....Jantar? Qual quê, eu já jantei antes de vir para aqui.
Muito mais haveria, mas isso fica para o tal livro
;)

Como criadora, sei que muitos vets não gostam de ter criadores como clientes, pois estes fazem demasiadas perguntas e não embarcam. Mas a maioria, gosta do desafio.
Como criadora, não abuso dos meus vets, não apareço a qualquer hora, em geral telefono antes e só e apenas se for alguma urgência ou algo que eu veja não deve esperar, aí sim, telefono primeiro e lá vou eu.
Gosto de alguma disponibilidade, tal como a coloco á disposição dos meus clientes. Mas Uma coisa é disponibilidade, outra é telefonar á meia noite para marcar uma tosquia para o dia seguinte (que é domingo), ou aparecer as 7 da manha, porque o bicho precisa de cortar as unhas, e "nós temos que ir trabalhar".
Outra coisa é fazer uma marcação para a primeira hora do periodo da tarde, ou seja as 15, e o cliente aparecer as 14 (porque não tem a nossa vidinha e tem que trabalhar), e ficar muito chateado porque não está ninguém para atender.
Marcar á 4ª e aparecer á 5ª, insistindo que foi o dia que lhe marcaram, tb é habitual.
Discordo dos calotes em novos clientes. Por cá em geral não são os novos, mas sim aqueles que já são clientes assiduos, alguns até bons, e vai um dia e dá-lhes para comprar um pouco de tudo. Depois... "olha que cabeça a minha! E não é que me esqueci da carteira? Posso vir cá amanha?"
Ora o que se vai dizer a um cliente habitual? Não senhor, então amanha, logo leva as coisas depois de pagar...
Quando isto acontece, em geral já sei, perdi o cliente e o dinheiro.
Não concordo que quem trabalha neste ramo tenha que ouvir ou aturar as madurezas dos outros, nem em ramo nenhum.
Uma coisa é trabalhar-se naquilo que se gosta, com animais. Outra é trabalhar com gente maluquinha e para isso há os psiquiatras, penso eu de que...
Isabel
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

domingo ago 08, 2004 8:52 pm

Plenamente de acordo com a Aids.

Ninguem vive do ar, mas o dinheiro nao é, de todo, a unica motivação para trabalhar. Em todas as carreiras surgem situaçoes em que ficamos a perder, em termos monetarios, mas estamos a contribuir para algo maior. Eu, por exemplo, sou designer e fiz recentemente um projecto grafico para uma instituição de solidariedade, que me deu bastante trabalho e nao recebi um tusto! (E se fosse um trabalho pago seria cobrado uma pipa de massa, dava-me para umas belas ferias no estrangeiro!)... Tambem nao vou receber nenhuma medalha, simplesmente posso fazer por alguem aquilo que eles nao conseguem (porque nao é a area deles) e precisam.
Ao fim ao cabo, estou a usar os meus conhecimentos para ajudar, abnegadamente, os outros! Se um veterinario se depara com uma situação em que só ele sabe o que fazer, é moralmente um dever dele actuar!!!
Parece-me horrivel que se recusem a tratar de um animal apenas porque o dono nao tem dinheiro para pagar; ou porque era um animal abandonado...
Acho lamentavel, mesmo!
Essa agora de se armarem em desgraçadinhos! :roll:
Fartam-se de trabalhar, tudo bem, mas nao sao os unicos! Há muitas carreiras que exigem tanto ou mais!...

Na minha profissao exigem-me profissionalismo: tenho prazos a cumprir, produçoes que têm de sair impecaveis. Se o trabalho sai bem, somos os maiores; se há algum problema, somos logo comidos vivos! Isso nao sucede só na classe medica veterinaria! Mas como ja foi dito, aí estão envolvidas vidas, por isso obviamente que a dimensao de exigencia nos bons resultados tem de ser maior. E ainda bem que assim é!!

Eu exijo devoção e caracter de justiça em todos as relaçoes que tenho, sejam pessoais ou comerciais. Mas para isso é preciso ter um sentido de equilibrio que tento ter. nao exijo acima do que é aceitavel. Até digo mais, a clinica onde vou com os meus animais deixa-me mais do satisfeita! São vets impecaveis, humanos, justos, super profissionais, e eu admiro muito o que fazem. Mas se eu sentisse neles um centimetro de hipocrisia, de negligencia, de mesquinhez, nunca mais lá voltava! isso é mais que certo! Se calhar têm uma postura comigo correcta porque eu tambem tenho essa postura com eles.

Nao abuso de nada, pago a horas e sem reclamar, sou assidua e consciente, e eles tambem dao valor a esses pequenos pormenores, por isso é que lá fazem o belo do desconto, mas sem eu pedinchar, fazem-no por legitima opçao! O cliente agradece e é esse tipo de facilidades e demonstraçoes de afecto e preocupação que mantêm a comunicação saudavel. Já sucedeu a vet levar uma noite a minha cadelinha ema para casa dela, para poder te-la sob observação! Tratamento VIP, é verdade, mas por opção da propria vet, que nitidamente ficou apavorada com a reacçao da cadela depois de uma injecção de valium ou que raio era aquilo. Nao paguei mais pela estadia da cadela em casa da vet: isso revela um grau de compromisso por parte dela que considero ser muito digno e profissional.

Clientes abusadores... acredito que haja gente insuportavel, mas é o vet que tem de fazer essa selecção, sem meter tudo no mesmo saco. Acho bem que se mantenha uma certa ordem nas coisas, mas uma vez por outra porque nao operar de borla o tal caozinho que dependia disso para viver e cujo dono nao tinha dinheiro?a vida nao é a preto e branco, existem tons intermedios... convem nao esquecer isso!
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 10:02 pm

Não conheço medicos de humanos que trabalhem de borla. Nós podemos não pagar, na hora, mas o certo é que o pagamos em impostos. Eles, os médico recebem o seu salário. Experimentem ir a uma consulta privada e digam que são pobrezinhas e não podem pagar, por exemplo.
O que se passa é que a medicina veterinária é privada, não há comparticipação do estado.
Não vejo que um médico veterinário tenha que operar um animal ás suas expensas, por obrigação. Fá-lo-á se o entender e podem crer que muitos o fazem. Mas não como regra, pois garanto-vos que se assim fosse, muita bicharada ia aparecer abandonada de repente.
Ninguém pede medalhas, as medalhas são apenas a nossa própria consciencia e nada mais. Trabalham de graça? Optimo, eu também o faço, quando quero e quando entendo ser o caso. O mesmo com os vets. Não como regra. Porque não é das medalhas que se paga os impostos, se paga o telefone, os fornecedores, os empregados, os seguros, etc.
Gostaria de saber qual a vossa reacção ao saber que a pessoa a quem voces facultaram um trabalho de borla, andava a jantar quase todos os dias na marisqueira, por exemplo. È que casos desses acontecem e muitos eu já vi.
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo ago 08, 2004 10:11 pm

Eu também concordo com a aisd, mas acho que estão a meter no mesmo saco uma enorme cambada de oportunistas e situações pontuais em que o veterinário ou o médico actua sem contrapartidas materiais.
Eu durante a minha vida profissional também fiz trabalhos de borla e não foram tão poucos como isso. Mas também passei por situações de pedinchice absolutamente inacreditáveis (e não sou médico nem veterinário).
Ninguém defende aqui (eu não defendo) que um médico se escuse de tratar um doente que teve um ataquinho, sem saber primeiro se ele tem ou não dinheiro para pagar. Sinceramente, até me custa a acreditar que haja situações destas. É que, realmente, não é disto que se está a falar.

É claro que a fronteira é muito esbatida. O médico ou o veterinário é que tem que estar atento e avaliar onde termina a tal situação pontual e onde começa o oportunismo...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano

domingo ago 08, 2004 10:48 pm

Bem eu pensava que Portugal era apenas um e as pessoas todas mais ou menos iguais. Mas há aqui uma coisa, que me mete confusão.
Não conheço a realidade do Norte, apenas o HVP. Posso dizer-vos que fiquei muito impressionada, pois estive lá quase um dia inteiro e não vi:
1. Caes sem ser á trela.
2. Caes agressivos, ou quando eram mais ariscos, os donos ficavam no seu canto, sem incomodar ninguém.
3. Ninguém reclamar dos preços, ou fazer fitas.
4. Ninguém pedinchar.

O que eu vejo aqui, em especial na margem sul e cada vez mais ( e não é uma clinica mas 4):
1. Quase todos os caes sem trela.
2. Agressivos para pessoas e outros animais, mas os donos estão-se nas tintas.
3. Mil e um expedientes para uma borla ou desconto.
4. Pedinchice, má educação e arrogancia.
5. Acham que são os unicos caes e donos á face da terra e exigem tratamento especial sobre todos os outros.
6. O meu cão tem LOp e é filho de campeão, cuidado como trata.

Portanto, ou as coisas realmente são diferentes ou aqui em baixo estamos a parvejar.

È claro que um médico se vê uma pessoa a bater a bota, vai socorrer, alias, isso faz parte do seu código de etica. Mas... presta os 1ºs socorros, chama um ambulancia e o doente vai para o Hospital, onde é tratado ás expensas do Estado. Não ás expensas do médico.
Acredito que um vet que vê um animal em perigo de vida o socorra e não pergunte se ele tem dinheiro ou não, ou mesmo ao dono. Mas os primeiros cuidados são uma coisas, internamentos prolongados, operações, meios de diagnóstico, etc. são outra.
Tendo o animal dono, o responsavel é ele. Não tem dinheiro, paga parcelado, ou de acordo com o vet.
Não tendo dono, o responsavel é a pessoa que o leva á clinica, e a história é a mesma. Alias, resta saber se o vet, por amor aos animais e á profissão, também é obrigado a ficar com o animal que alguém recolheu.
Uma coisa, é o veterinário querer ou entender trabalhar de graça (e é preciso ver que muitos estão a trabalhar como empregados e não patrões, daí fica dificil fazer caridade com o alheio).
As situações que já relatei são veridicas e por certo há muitas mais, pelo menos por aqui. Há muito chico esperto, muito expediente para tomar vantagem. Alguns ainda se gabam disso mais tarde.
Por essa razão, muitos vets tomam certas atitutes como defesa. Ninguém os pode censurar, pois estão a praticar medicina privada.
No meio disto tudo, quem se lixa, sabemos sempre quem é, não?
Mas uma coisa é certa, se um certo veterinário começa a dar muitas borlas, por amor aos animais, por uma questão de humanidade, de compaixão, muito rápidamente tem a clinica cheia de caes e gatos que não são de ninguém, que foram atropelados, etc...Ha casos de pessoas que andam a procurar animais abandonados, vão entregar os animais ás clinicas e exigem que eles fiquem com eles e os tratem.
Esta bem? Não. Que faz o medico? Aceita? E depois, o que faz aos animais?
Pelo menos por aqui, isso acontece.
Isabel
Rainbow
Membro Veterano
Registado: sexta mar 05, 2004 2:00 pm

domingo ago 08, 2004 11:48 pm

Ora bem,eu quando vou à minha Veterinária não estou à espera que me façam as coisas de borla.
Já me aconteceu ter de lhe telefonar às 20.00h,a Clínica fecha às 19.30h,para ela me atender uma cadela abandonada.Só lhe telefonei a essa hora,porque a cadela estava a ter um ataque,pois estava a amamentar 8 cachorritos e estava com falta de cálcio.Se não fosse com ela naquela hora, a Vet disse-me que a cadela morria.Mas perguntei-lhe quanto era,paguei o que ela me disse,nunca foi minha ideia que ela me fizesse borlas.O que paguei foi as injecções que ela lhe deu,mais os os comprimidos de cálcio, não me levou dinheiro de consulta;sabe que eu não costumo abusar,mas se levasse eu pagaria.Ela não é obrigada a fazer borlas,só não levou porque não quis.
A cadela ia ser esterilizada,ela ia levar dinheiro,claro,ia-se fazer uma "vaquinha "aqui na rua para resolver o assunto.Infelizmente a cadela teve outro ataque, e como eu não estava em casa,não houve ninguém que a levasse à Vet e a cadela morreu.Estavam com medo de gastar dinheiro...Esta foi a única vez que eu chamei a minha Vet fora de horas para atender um animal abandonado.E só a chamei porque era um caso de extrema urgência e paguei o necessário.E agradeci-lhe no fim por me ter atendido.
Enfim,o que eu quero dizer é que os Veterinários não são obrigados a fazer nada de borla.Mas como em todas as profissões há os bons e os maus profissionais.Também existem muitos que não têm o mínimo de compaixão ou até aqueles que não gostam do que fazem ...Muitos que quando não sabem o que o animal tem lá vai uma injecção de cortisona e lá resolve o assunto...Mas também há os maus clientes,que pensam que o Vet tem de aturar tudo e mais alguma coisa,que por serem veterinários têm que ajudar os animaizinhos todos que lhe aparecem pela frente ,ou ficar com eles,e tudo sem levar dinheiro...
Enfim,há de tudo...Pessoas e Veterinários.
<p>Os animais s&atilde;o pessoas como as pessoas s&atilde;o animais</p>
<p>Teixeira de Pascoaes</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 09, 2004 1:26 pm

Vou acrescentar o ponto 19, posso?

19) Se lhe levarem um animal para ser operado ou esterilizado, faça o dono/a assinar um termo de responsabilidade de que o dono/a autorizou a operação.

Eu assinei um qd mandei operar a gata; pelo que a médica disse já lhe aconteceram casos bizarros e bem problemáticos de casais separados que um mandou castrar/esterilizar o animal, mas o outro não tomou conhecimento... bem volta não volta diz que não disse e diz que disse quiseram por a culpa no veterinário :o :roll: :o

Mas há com cada um(a)!!!!

Há alguns pontos que também não concordo, mas compreendo os veterinários não andarem a fazer borlas a torto e a direito por causa dos abusos, depois por causa de uns, pagam todos!

Mas há mesmo quem ligue ao vet ás 4 da madruga para injecções ou tosquias, sem casos urgentes :?: :?:
Poças até a "barraca abana!" :p
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda ago 09, 2004 3:46 pm

Isto aqui é, mais uma vez, um problema de falta de educação das pessoas.

Aparentemente muita gente acha que tem direitos mas não tem deveres.
Procedem como adolescentes imaturos, reclamando a torto e a direito os seus "direitos" sem nunca assumirem quaisquer responsabilidades.

Há 2 extremos que me desagradam - um do servilismo de chapéu na mão e outro (no outro extremo) da arrogância dos "direitos", estes últimos autênticos vampiros.

Para se ser educado basta tratar os outros como gostaríamos de ser tratados - sem servilismo, sem arrogância, mas com consideração.

Quanto aos médicos só uma observação - experimentem um topo de gama (um cardiologista de 100 € ou mais a consulta) e vejam lá se, ao ajudar um acidentado, é pago como costuma ser.

Mais uma coisinha - os médicos não se equivalem.
Sorry, mas não basta ter o curso de medecina.

Um chefe de serviços sabe bem mais que um recém formado.
Diria mesmo mais - uma enfermeira especializada com prática de alguns anos, sabe mais da sua àrea que um médico recém-formado.

Ninguém espera que um profissional de saúde trabalhe de graça, excepto os tais vampiros dos "direitos".

O que não quer dizer que se caia no extremo oposto - para se obter assistência mostra-me, primeiro, o teu dinheiro - tipo o que acontecia nos USA aqui há uns anos, em que os hospitais rejeitavam acidentados sem seguro de saúde.
Houve mortos por falta de assistência e surgiu o Serviço Nacional de Saúde nos USA, á conta do escândalo que causou.
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda ago 09, 2004 4:15 pm

Concordo plenamente com a aisd!!

E outro ponto, ñ dizer a hora real do fecho da clinica, dizer sempre que fecha 30 minutos mais cedo do que realmente fecha, sñ o pessoal vem precisamente à hora de fecho em ponto!!
Responder

Voltar para “Cães”