Vai abrir uma clinica veterinária ? Então isto interessa-lhe.

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

segunda ago 09, 2004 8:45 am

Pois não, tinha-os "bem no sítio" até! :lol:
Mas é o preço de tabela daquele veterinário... :o
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda ago 09, 2004 10:52 am

Pedra Escreveu:
Amus, no meu caso não dar o Lop seria igual, pois sendo uma raça portuga, a pessoa, se estáde má fé, pode sempre pedir um RI e tem o caminho aberto para reproduzir com o "selo real" para usar uma expressaõ de alguém ,aqui há tempos.
Cães com defeitos graves, felizmente nunca tive, mas já tive como é evidente caes que em nada beneficiariam a raça se reproduzissem. O problema que eu vejo cá, é que nos cães, fala-se em castração ou esterelização, é o mesmo que falar numa doença rara e pegadiça. SE pudesse, alguns venderia já castrados ou esterilizados. Se fosse o caso de contribuir com algum dinheiro para a castração ou esterilização, também o faria. O problema é que, como ja disse, cães não inteiros, é para a maioria das pessoas meio caõ e com doença muito grave.
O que eu tento é fazer ver as pessoas que o exemplar é de qualidade não tão boa, e em nada iria beneficiar a raça se o cruzasse. Tento, mas impedir, infelizmente não o posso.
Isabel
Pois... por isso digo que um Criador pode expectar muita coisa de um comprador, mas não pode fazer nada... infelizmente os animais no nosso pais são vistos como um GRANDE negócio e não como seres vivos, e neste caso não falo das pessoas que tentam melhorar ou acrescentar algo de positivo a uma raça... falo dos outros que vivem dos animais e de todo o negócio que os rodeia...

Como aquele caso da agência para modelos animais, que ao mesmo tempo vende tudo aquilo que envolve a famosa "feira vaidades" ;)

abraços
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

segunda ago 09, 2004 2:20 pm

VascoV Escreveu:

4- Animais abandonados ? Nunca os aceite de internamento sem uma caução elevada, em 80% dos casos vão ser abandonados na sua clinica.

6- Quer dormir ? Não tenha urgências. As pessoas aparecerão depois da discoteca às 3 da matina para vacinar um cão ou para fazer uma tosquia.
Olá,

Acho que tem lógica tudo o que disse, mas nestes 2 pontos, a minha opinião difere...

Em relação aos animais abandonados, acho que uma pessoa que tire o curso de veterinário, tem á partida que gostar de animais, e se realmente gosta, não vai deixar de ajudar um animal porque este não tem um dono que lhe pague a consulta... eu sei que os medicamentos são caros, mas acho que deve haver bom senso de parte a parte... ao pé da minha casa havia um cão que era estimado por todos, mas ninguém podia ficar com ele... sempre que ele precisou de assistência, fizeram-se "vaquinhas" para lhe pagar os tratamentos, mas o veterinário sempre cobrou apenas os medicamentos... o que é que ele perdeu com isto? acho que só ganhou... clientes ( pois as pessoas preferem levar os animais a uma pessoa que seja mais humana ) e satisfação pessoal...

Ainda á pouco tempo achei uma gatinha bébé e ele desparasitou-a de graça, pois eu não ía ficar com ela, agora que ela já tem donos, ele tem mais uma cliente a pagar...pois obviamente, eu recomendei-o á pessoa que ficou com a gatinha...

Quanto ás urgências, realmente á quem abuse, mas também há "urgências que são urgentes", e na minha opinião acho que uma pessoa que gosta e se preocupe com o seu animal, quando escolhe um veterinário, prefere um que esteja disponível se houver uma urgência...

Espero que não leve a mal o meu comentário, mas acho que um veterinário se deve preocupar em 1º lugar com os animais ;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 09, 2004 2:54 pm

Pedra Escreveu:
amus Escreveu: mas como é que garantem que, por exemplo, um animal que está a ser comprado para companhia não vai reproduzir? Pagam os criadores as esterilização/ castração? Claro que não... e então?
Amus, no meu caso não dar o Lop seria igual, pois sendo uma raça portuga, a pessoa, se estáde má fé, pode sempre pedir um RI e tem o caminho aberto para reproduzir com o "selo real" para usar uma expressaõ de alguém ,aqui há tempos.
Cães com defeitos graves, felizmente nunca tive, mas já tive como é evidente caes que em nada beneficiariam a raça se reproduzissem. O problema que eu vejo cá, é que nos cães, fala-se em castração ou esterelização, é o mesmo que falar numa doença rara e pegadiça. SE pudesse, alguns venderia já castrados ou esterilizados. Se fosse o caso de contribuir com algum dinheiro para a castração ou esterilização, também o faria. O problema é que, como ja disse, cães não inteiros, é para a maioria das pessoas meio caõ e com doença muito grave.
O que eu tento é fazer ver as pessoas que o exemplar é de qualidade não tão boa, e em nada iria beneficiar a raça se o cruzasse. Tento, mas impedir, infelizmente não o posso.
Isabel
Pois é Pedra, apesar de não ter cães também tenho essa mesma percepção quando se fala em castrar/esterilizar cães de raça. Sou á favor que apenas os Criadores devam de reproduzir animais, quem compra deveria de ser proibido de reproduzir o animal, assim poderia diminuir os "criadores de vão-de-escada" que há para aí; ou os "pequenos deslizes tipo - a malandreca da minha cocker fugiu e cruzou com um malandreco caniche ou srd..., quem quer comprar filhotes!"... :p Até mete nojo!

Lógico que não deveria de ser o criador a suportar essa despesa da castração/esterilização, quem quer, paga, quem não quer fica a ver!

Ainda hoje estive a pesquisar num site e descobri uma página que nos ensinava a escolher um bom exemplar de Labrador, fiquei a saber do ângulo correcto das patas, do rabo, do pescoço do stop... e fiquei horrorizada por verificar que muitos labradores que vejo por aí não têm nada a ver!!! Mas é o "cão da moda" (como foi o caniche, o dobber...) e é mais uma raça que se vai degradar e vulgarizar!

mas é assim "em Portugal e no Mundo!"
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 2:46 pm

ois,

Pois... eu se comprasse um animal seja cão ou gato, e como não pretendo ser Criador nem criador, não me importava nada que no preço da venda já estivesse incluída a esterilização/ castração, ou que o animal já visse com o "assunto resolvido".

Convenhamos que esse facto dissuadia muitos criadores, evitava abandonos e quem quisesse vir a reproduzir depois ou comprasse um animal não esterelizado pagava um extra acima do preço normal praticado...

cumprimentos,
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta ago 11, 2004 5:13 pm

tem muita razão quem diz que os gatinhos já deviam ir esterilizados para os dos, mas cá em Portugal as pessoas gostam muito de levar para casa os gatos com 2/3 meses, o que torna impraticável a esterilização, por muito precoce que seja realizada. É que não devem ser esterilizados antes dos 6 meses para o macho, e 8 para as fêmes, pelos menos para os persas, e isto é já ser muito precoce. Temos que confiar em quem compra e muitas vezes o comprador diz que não é para criação... Sei de uma pessoa que comprou dois irmãos ao mesmo criador e apesar de ter sido prevenida que não poderia fazer criação com eles e ter prometido que não o faria, o fez. E mais, com o resultado dessas cruzas comprou "grandes" gatos, esterilizou aqueles, e é hoje "criador". Os bebés resultantes daquela cruza, pelo menos um deles, está a reproduzir num outro "Gatil".

Bjs

Mai-Mai
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta ago 11, 2004 5:39 pm

mai-mai Escreveu: Sei de uma pessoa que comprou dois irmãos ao mesmo criador
Mai-Mai
Pois, mas esse criador nunca deveria ter vendido irmãos inteiros á mesma pessoa. As coisas também passam por aqui e não só pelo esperar que os compradores cumpram.

Isabel
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 5:42 pm

mai-mai Escreveu: tem muita razão quem diz que os gatinhos já deviam ir esterilizados para os dos, mas cá em Portugal as pessoas gostam muito de levar para casa os gatos com 2/3 meses, o que torna impraticável a esterilização, por muito precoce que seja realizada. É que não devem ser esterilizados antes dos 6 meses para o macho, e 8 para as fêmes, pelos menos para os persas, e isto é já ser muito precoce. Temos que confiar em quem compra e muitas vezes o comprador diz que não é para criação... Sei de uma pessoa que comprou dois irmãos ao mesmo criador e apesar de ter sido prevenida que não poderia fazer criação com eles e ter prometido que não o faria, o fez. E mais, com o resultado dessas cruzas comprou "grandes" gatos, esterilizou aqueles, e é hoje "criador". Os bebés resultantes daquela cruza, pelo menos um deles, está a reproduzir num outro "Gatil".

Bjs

Mai-Mai
É isto que me põe furioso :evil: :evil: mas a culpa é de quem vende e de quem compra... pq se nao fosse o status que determinada raça dá, nada disto acontecia... e depois estes filhos da mae (que me desculpem mas o que me apetecia dizer era bem pior :evil: ) tratam os animais de uma forma que os resultados sao estes!!!!

E outra coisa que me faz espécie é a história dos gatinhos bebés... se soubessem a trabalheira e a despesa... mas pq q raio é que só pretendem bebés??? Eu se não tivesse uma gata adulta jamais teria optado por um bebé... e mesmo assim nunca mais... gatos que entrem lá em casa só com mais de 6 meses... já passaram a fase pior e a trabalheira para se adaptarem é maior... portanto é tipo balança...
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

quarta ago 11, 2004 5:54 pm

Olá amus

obrigada por assacar a culpa aos criadores! :oops: Fique sabendo, que eu, que nunca vendo os gatinhos antes dos 2,5 meses e quase sempre depois dos 3, embora já tenha vendido alguns com mais de 4 meses, sei como é difícil vendê-los com essa idade, só se forem para pessoas muito especiais, é que nós, os criadores (pelo menos alguns) também nos afeiçoamos aquelas coisinhas lindas que nós criámos e por quem perdemos tanto do nosso tempo e com quem tivemos tanto desvelo.

Bjs

Mai-Mai
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 6:01 pm

Pois acredito que lhes seja dificil... se a mim era quando os tinha mais de 2 semanss em minha casa... qt mais vê-los nascer, crecer e depois xauuuu...

E claro que a culkpa não é só dos criadores... quem os compra deve saber ao que vai... se assim não for mais vale estar quieto... eu também quero um persa ou um bosques... mas não é só comprar, certo? portanto se eu chego a essa conclusão imagino que não deva ser muito dificil outros chegarem... são as escovadelas mais frequentes, os banhos a limpeza dos olhos, a alimentação... mas as pessoas não pensam nisso... e por essas e por outras é que há tantos abandonos de animais de raça...

abraços
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta ago 11, 2004 6:29 pm

Enquanto não tiver a certeza de que a castração/esterilização precoce não causa males futuros aos gatos, prefiro não registar os gatinhos com características de companhia. Até porque não acho que seja assim tão fácil vender gatinhos sem registo. Após eu esclarecer que nessas condições os gatecos são considerados srd, acho que as pessoas que só se mantêm interessadas são mesmo as que querem apenas um animal para companhia e que após comparação com outros criadores se sentem motivados pelos cuidados que eu tenho com a ninhada como despistes de doenças aos progenitores, entregar somente os animais após ter completado o esquema de vacinação, terem atestado de saúde, microchip, "manual de instruções", etc. E para mim já é um ponto de partida muito favorável perceber que o candidato a dono daquele gatinho que eu tenho criado com tanto cuidado é uma pessoa pronta a amar o gato pelo que ele é (um srd amoroso de companhia) e não a pensar em lucros futuros com procriação ou poder gabar-se de ter um gato xpto do criador XPTO.

Quanto a veterinários/criadores/juízes, só esta semana acreditei que existem realmente lobbies no meio. Fiquei de "cabelos em pé" com os métodos que me ensinaram para encobrir os defeitos que causam eliminação dos animais das exposições, defeitos esses hereditários. Fiquei de "cabelos em pé" não só porque estes métodos (alguns além de ser dolorosos, provocam sofrimento intenso durante algum tempo ao animal), fazem com que exemplares que à partida não deveriam ter sido usados como reprodutores, são-no porque são campeões. Mas como há sempre o reverso na medalha, também encontrei veterinários que nestes casos, solucionam o defeito após o dono se comprometer (com declaração) que não usa o animal para criação e criadores que à partida, por muito bom que o gato seja estéticamente, se recusa a usar tais métodos.

Para concluir, acredito que daqui a algum tempo, os exemplares portugueses desta raça tenham o mesmo problema que os nossos pastor alemão têm: não são reconhecidos e aceites no Estrangeiro por não ser possível determinar se são exemplares de confiança, principalmente a nível de saúde e carga genética.

Beijinhos,
Maria João

PS_ Tive que editar a mensagem pois encontrei erros de concordância verbal.
Última edição por mjoaomarques em quarta ago 11, 2004 7:16 pm, editado 1 vez no total.
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 6:43 pm

amus Escreveu: ...
E outra coisa que me faz espécie é a história dos gatinhos bebés... se soubessem a trabalheira e a despesa... mas pq q raio é que só pretendem bebés??? Eu se não tivesse uma gata adulta jamais teria optado por um bebé... e mesmo assim nunca mais... gatos que entrem lá em casa só com mais de 6 meses... já passaram a fase pior e a trabalheira para se adaptarem é maior... portanto é tipo balança...
Amus, quem quer um gato com características de criação/exposição nunca deveria comprá-lo antes dos 7-8 meses de idade. Mas encontrá-los? Os criadores que têm um animal com essa idade e com essas características, só se não puderem é que não ficam com ele? Já viu o investimento afectivo que o criador tem com esse animal? O orgulho que se tem em ter um "filho da casa" perto do nosso ideal de perfeição? Eu cá não o vendia de certeza.
Maria João
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 9:50 pm

mjoaomarques Escreveu:

Amus, quem quer um gato com características de criação/exposição nunca deveria comprá-lo antes dos 7-8 meses de idade. Mas encontrá-los? Os criadores que têm um animal com essa idade e com essas características, só se não puderem é que não ficam com ele? Já viu o investimento afectivo que o criador tem com esse animal? O orgulho que se tem em ter um "filho da casa" perto do nosso ideal de perfeição? Eu cá não o vendia de certeza.
Mas eu, por exemplo não quero um gato c caracteristicas de exposição, mas não quero um bebé (bom na realidade é mm um exemplo pq nao posso nem mandar cantar um cego qt mais comprar 1 gato) e se já vier esterilizado, tanto melhor... onde é que o vou comprar? Em Portugal em lado nenhum... excepto se tiver sido utilizado para reprodução e não "presta" e neste caso ninguém vai dizer o porquê, certo?

Pelo sim, pelo não encobre-se a realidade ao comprador... e aí a culpa já é do vendedor... por outro lado o que não faltam são gatos adultos a serem vendidos porque o Criador assim o resolveu (ou porque afinal se demonstrou não ser apto a exposição ou a criação) e quem o quer comprar a 1ª coisa que vai perguntar é se "está inteiro", porque se estiver então nem perguntam mais nada... assim começa logo a "produzir".

Mundo cão este da criação de gatos, né? ;)
mjoaomarques
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 10:47 pm

Amus, eu falei em gatinhos com características de criação/exposição porque estávamos a falar de gatinhos de raça, criadores e veterinários e, como a Mai-Mai já referiu, somente quem planeia futuramente uma criação de qualidade se interessa em adquirir um gato cujas características estão já definidas (7-8 meses). Todas as outras pessoas querem bebés. Acho que não sou só eu que tenho dificuldade em fazer com que os compradores compreendam e esperem até aos três meses e meio, idade com que os gatinhos têm já o plano de vacinação completo mais a quinzena de segurança. E porquê? Porque realmente a partir dos dois meses é realmente difícil resistir ao charme de um gato bebé.

Pessoalmente, prefiro os bebés mas se temos mais gatos em casa e não temos um sítio onde o novo residente possa estar isolado, confortavelmente o tempo que fôr necessário, então, por uma questão de segurança, sou de opinião a que se leve um gato com mais de seis mêses.
Maria João
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 11:02 pm

mjoaomarques Escreveu: Amus, eu falei em gatinhos com características de criação/exposição porque estávamos a falar de gatinhos de raça, criadores e veterinários e, como a Mai-Mai já referiu, somente quem planeia futuramente uma criação de qualidade se interessa em adquirir um gato cujas características estão já definidas (7-8 meses). Todas as outras pessoas querem bebés. Acho que não sou só eu que tenho dificuldade em fazer com que os compradores compreendam e esperem até aos três meses e meio, idade com que os gatinhos têm já o plano de vacinação completo mais a quinzena de segurança. E porquê? Porque realmente a partir dos dois meses é realmente difícil resistir ao charme de um gato bebé.

Pessoalmente, prefiro os bebés mas se temos mais gatos em casa e não temos um sítio onde o novo residente possa estar isolado, confortavelmente o tempo que fôr necessário, então, por uma questão de segurança, sou de opinião a que se leve um gato com mais de seis mêses.
Compreendo... eu também acho muita piada aos bebés ... mas em postais e nas casas dos outros :lol: :lol: só quebrei essa regra pelo Bazuca e estou c a paciência a zero pra tropelias de bebés... ficou de emenda NUNCA mais :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”