Tosse de canil

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

RReis
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 2:14 pm

domingo ago 08, 2004 9:49 pm

Boas Noites.

Tenho uma cadelita Labrador com 3 mesitos...
Ha 5 dias começou a tossir e a comer menos, pensei que tivesse comido alguma mola da roupa ou alguma rolha de garrafa, como nao passava fui com ela ao vet, que nao deu muita importancia ao assunto...
ha 3 dias fui com ela ao vet e, foi-lhe diagnosticada tosse de canil... esta a tomar um anti inflamatorio, anti piretico, anti biotico, e um xarope para a tosse...

A tosse esta um pouco melhor, isto é menos frequente, no entanto continua a comer pouco... até ja lhe dou raçao de lata misturada com a raçao seca para ver se ela come alguma coisa de jeito...

gostava que partilhassem as vossas experiencias com esta doença.

Ricardo Reis
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 09, 2004 7:56 am

Olá,
Essa doença é altamente contagiosa mas perfeitamente tratável ( exactamente da forma como a sua cachorra está a ser medicada). Só tem de seguir escrupolosamente o tratamento.
Os meus cães já tiveram ambos tosse de canil ( uma vez) e foi só fazer o tratamento que ficaram bons.
Existe vacina contra a tosse de canil, mas tal como a nossa vacina da gripe não é totalmente eficaz.

Abraços
Paulo C.
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

segunda ago 09, 2004 8:58 am

Paulo C - Por acaso pensava que a indice de protecção dessa vacina rondava os 95% dos vacinados, mas pelas tuas palavras presumo que a taxa seja bem mais baixa. :o :)
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 09, 2004 10:21 am

Moca32 Escreveu: Paulo C - Por acaso pensava que a indice de protecção dessa vacina rondava os 95% dos vacinados, mas pelas tuas palavras presumo que a taxa seja bem mais baixa. o )
Não faço ideia qual a percentagem!! :roll:
Sei que nem toda a tosse de canil é igual e que nem sempre a vacina é eficaz perante o agente infectante!
O que sei é que decidi não vacinar os meus cães. Pessoalmente não vejo necessidade em estar a vaciná-los contra uma doença que em 7 anos apanharam uma vez, e que foi fácilmente tratável. Mas isto é uma opção pessoal e não digo a ninguém para fazer o mesmo.

Abraços
Paulo C.
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

segunda ago 09, 2004 12:09 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 5:26 pm, editado 1 vez no total.
marta_vasques
Membro Veterano
Registado: quinta jan 29, 2004 12:40 pm

segunda ago 09, 2004 12:48 pm

O nosso Calvin (Labrador) também apanhou tosse de canil quando tinha mais ou menos 4 meses. Nada que uns antibióticos e xarope não curasse.

Levou cerca de uma semana a curar aquela tosse seca, horrível, que até dava dó, mas desde então nunca mais houve problema. Ele na altura também não comia muito bem - não sei até que ponto é que a tosse de canil funciona como a nossa gripe, em que a vontade de comer não é nenhuma e as dores de garganta são bastante chatas...

Mas depois passou, claro. Onde já se viu um Lab sem apetite? ;)
Moca32
Membro Veterano

segunda ago 09, 2004 1:06 pm

Paulo C - Realmente vistas as coisas assim tem toda a logica você abdicar da vacina.

Eu é que realmente tinha a ideia de que a vacina teria um indice de protecção bastante abrangente, enfim... :roll:

Golden - Realmente nenhuma vacina é 100% eficaz, tudo depende do organismo do animal e das condições em seu redor bem como da variante da doença.

Marta_Vasques- Realmente um labrador é sempre um glutão.
;) :lol: :)
SeaLords
Membro Veterano

segunda ago 09, 2004 1:15 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 24, 2008 7:35 am, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 09, 2004 1:52 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 5:27 pm, editado 1 vez no total.
Moca32
Membro Veterano

segunda ago 09, 2004 2:15 pm

Hehe, essa da qualidade do produto tem que se lhe diga sim senhor. :lol:

é das tais coisas, o Vet não sendo aquilo a que se pode chamar um tipo correcto, enfim, pode muito bem o paciente estar a levar a vacina para nada. :)
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

segunda ago 09, 2004 3:01 pm

Bem eu acho isso muito incorrecto, devia haver só uma marca de vacina, a mais eficaz, pois com a saúde deve sempre optar-se pelo melhor e mais eficaz, ñ devia haver escolha de produtos!!
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 09, 2004 3:45 pm

...
Última edição por Golden_ em domingo fev 05, 2006 5:28 pm, editado 1 vez no total.
manso
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 2:00 pm

terça ago 10, 2004 12:56 pm

A minha Evinha teve tosse de canil com cerca de 9 meses. O que se diz de ser muito contagioso é verdade, visto que houve uma série de cães do meu bairro que pegaram uns aos outros.

Eu quando soube que a minha tinha a tosse, evitei ao máximo que ela contactasse com outros cães, visto que ela apanhou com outros cães que costumavam brincar com ela, sem que alguns dos donos tivessem avisado. Também devo dizer que algumas pessoas olhavam com desprezo quando eu as prevenia para não aproximarem os cães da minha cadelita. Por outro lado, não sei até que ponto o facto de passearem nas mesmas zonas (sem contacto directo) é suficiente para transmitir a doença. No entanto, mais vale prevenir...

A Eva teve tosse com expecturação e a veterinária aconselhou a não dar um antitússico (não sei se é o caso desse cãozinho), mas apenas o antibiótico e o anti-inflamatório. Felizmente nunca teve falta de apetite, mas a veterinária aconselhou, caso fosse necessário, a dar umas vitaminas (o Centrum, por exemplo). Se calhar, é aconselhável perguntar ao veterinário do seu cão sobre esta possibilidade, caso se mantenha a falta de apetite.

As melhoras!

Mariana Manso ;)
Moca32
Membro Veterano

terça ago 10, 2004 1:08 pm

Bem eu estava aqui a ler o seu post Mariana e depois ocorreu-me que esses donos dos tais canitos que brincavam com o seu possivelmente nem sabiam que os cães deles tinham tosse do canil, é que existe (infelizmente) muito boa gente desprovida da respectiva atenção aos seus canitos. A titulo de exemplo, isto faz-me lembrar aqueles cromos que pensam que tudo o que um carro precisa é gasolina para andar o resto é conversa, existem pois tipos que pensam que baste que os canitos comam ração e depois está o assunto arrumado. :evil:

Enfim, as tristezas habituais. :)
RReis
Membro Júnior
Registado: quarta jun 30, 2004 2:14 pm

terça ago 10, 2004 10:52 pm

A Canita ja ta melhorzita, ja quase nao tosse, ja esta a comer razoavelmente bem... por enquanto ainda parece um aspirador rasco :lol: :lol: , mas penso q mais um dia ou dois ja vai voltar a ser um aspirador industrial... Amanha vou com ela ao vet para ver como está a evoluir e para pedir as vitaminas.

Obrigado pela preocupação e pelos conselhos,

Vou dando noticias

Cumprimentos,

Ricardo Reis
Responder

Voltar para “Cães”