Preciso de Dicas, na Ordem " Aqui "

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 10, 2004 12:51 pm

Jordan Escreveu: Para mim é mais comandado um cão que vê um biscoitinho/bola e "até faz o pino" (Pavlov - o cão salivava qd oivia a campaínha); do que um que se eu o mando estar "Quieto" em determinado momento ele obedece!
Aqui, vou meter aqui um bocado de teoria (que admito está um bocado esquecida). Os reforços dividem-se em 4 quadrantes (sim porque 6 quadrantes seria difícil :D ).
Positivo / negativo por um lado e recompensa / castigo por outro. Não existe aqui qualquer noção de mau ou agressivo. Normalmente quando eu falo em reforço positivo refiro ao quadrante Positivo + Recompensa e quando falo em ralhar ao cão refiro-me ao quadrante Positivo + Castigo. O Positivo significa que algo é acrescentado após o comportamento, recompensa se o comportamento foi o que queríamos, ralhar se não foi. O negativo é algo que retiramos. Um exemplo de reforço Negativo é o de um despertador, ao desligar-mos o despertador ficamos mais aliviados e contentes, ou seja retiramos algo!
Quando mostramos uma recompensa a um cão durante a execução de uma ordem e se ele não executar a ordem como nós queremos e por tal não lhe damos a recompensa, estamos a utilizar reforços do tipo Negativo + Recompensa, ou seja retiramos uma coisa boa por um comportamento que não é pretendido. Normalmente os reforços do tipo Negativo+Castigo são pouco usados (actualmente), porque implicam que o animal está em desconforto até que cumpra a ordem (altura em que o desconforto é retirado).
No entanto, eu uso um tipo desse treino, o meu cão no café tem a mania de ir se meter com outros cães (julga que é macho) e por tal eu coloco-lhe o açaime, assim que ele desiste e fica quieto (ele detesta o açaime… como todos os cães…) eu retiro-lhe o açaime, isto é reforço Negativo + Castigo.

Dito isto, saliento que a situação em que o recompensa é mostrada a um cão e este “ate faz o pino” :) não tem nada haver com as situações de treino! As situações de treino baseiam-se em teorias de operant conditioning (desculpem mas não sei como dizer em Português) em que uma acção é reforçada ou desencorajada, mas a acção é realizada por vontade expressa do cão. As situações descritas por Pavlov, fazem parte de um conjunto completamente distinto que é o de reflexos condicionados (reflex conditioning) em que a acção não ocorre por vontade expressa do animal.
Jordan Escreveu: Lógico se um dia tiver um cão de raça e queira participar em competições e se o cão também assim o quiser, que vou ter gosto em que tenha esse treinamento, se a escola que escolher for adepta do biscoito vão ter de se virar para me ajudar a treiná-lo sem biscoito se não quiserem, procuro outra! 8)
Aqui acho mal, é a mesma coisa que dizer que quero uma escola em que ensinem o cão sem lhe fazer festas, ou então que ensinem o cão mas a recompensa tem de ser um peixe amarelo.
Sim, claro que cada um é livre de escolher a escola que quer para o seu cão e o tipo de ensinamento que deseja ver realizado, mas acho que para tal deves estudar a escola e ver se o tipo de treino que fazem condiz contigo, ao contrário de dizer à escola como queres que eles façam! :)

O que é preciso entender (IMHO) é que o biscoito para o cão cumpre precisamente o mesmo efeito que o elogio que leva quando faz algo bem, o processo mental apenas detecta um reforço positivo e mede a qualidade desse reforço, dai que ao optar por não usar biscoito estamos a dificultar o trabalho do cão (e o nosso) em vez de ajudar.

Mas eu para hoje já escrevi que chegue, mas se quiserem mais leiam este pequeno artigo (está em inglês) que de uma forma mais pormenorizada descreve aquilo que eu penso.
http://www.k9events.com/positive%20training.pdf
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

terça ago 10, 2004 2:11 pm

Sempre que se fala sobre “métodos” de treino levanta-se sempre polémica , fala-se de escolas, competição etc.
Contudo esquecemo-nos de falar nos resultados obtidos com os respectivos métodos, e os motivos porque que alguem decide treinar um cão.
A maior parte da vezes as pessoas apenas querem resolver problemas de comportamento, outros acham bonito o cão sentar deitar etc. apenas uma minoria deseja treinar o cão a pensar no seu (do cão) bem estar.

Os cães são animais extremamente sociáveis (ainda mais que o Homem). Como tal sentem uma imensa necessidade de comunicar com os seus donos. 0 problema é que os cães não entendem a linguagem humana. Compete ao Homem aproximar-se do cão, ensinando-lhe uma simbologia com significado para ambos.

Na natureza, nada na vida é de graça. Para comer é preciso caçar, para sobreviver é preciso escapar a predadores e evitar situações de perigo. Para se reproduzir é necessário lutar por uma posição de supremacia hierárquica.

Em absoluto contraste com a vida dos lobos, muitos dos cães de companhia “vegetam” no conforto da casa dos donos, sem nada para fazer. Desesperados, estes cães procuram algum estímulo destruindo os objectos que encontram, de preferência os preferidos do seu dono porque são estes que normalmente mais concentram o odor daquele. E com a idade, a maior parte destes cães acabam tristes e obesos, permanentemente deitados pelos cantos da casa.

Tal como o Homem, os cães precisam de actividade física e mental sob a forma de estímulos que desenvolvam a sua inteligência. Ao treinar com o seu cão, o dono está simultaneamente a comunicar com ele e a confrontá-lo com situações problemáticas que ele terá que resolver. Neste sentido, qualquer tipo de treino (desde que correctamente implementado) é extremamente benéfico para os cães.

Para aqueles que não pretendem treinar os seus cães a nível profissional ou de competição, alguns conselhos...
- todo o cão deve conhecer os comandos para sentar, deitar e ficar
- todo o cão deve responder à chamada do dono
- sobre esta obediência básica o dono poderá facilmente criar uma variedade de jogos que vão contribuir para o bem-estar físico e emocional de ambos.

Quando se compara o treino de obediência básica com o treino para competição e se diz mal da competição fala-se sem razão!.
E passo a explicar, quem decide competir ou não é o dono, e se decidir competir é porque certamente já adqiriu conhecimentos para treinar o seu cão sózinho e o seu cão já tem um nivel de obediência básica que lhe permita tentar fazer melhor.
Ninguém conseguirá bons resultados nas modalidades de desporto canino (obediência, rci, mondioring, agility tec.) se não tiver boa ligação com o seu cão.
Quando se comparam métodos de treino (não a falta de jeito) deve-se observar se o cão trabalha com alegria ou “quebrado”.
Qualquer cão que tenha sido bem treinado na dita “obediência de companhia” que eu não sei o que é, pode participar numa ou mesmo várias modalidades de desporto canino.
Gostaria de salientar que o método de treino baseado no reforço positivo é usado mundialmente pela maioria dos treinadores e o que permite ter cães a trabalhar com alegria.
Recompensar um cão não é comprá-lo é apenas a forma de reforçar o comportamento pretendido
O reforço positivo não implica o uso contínuo da comida antes os esquemas de reforço intermitente resultam em comportamentos mais difíceis de extinguir e mais consistentes, enquanto que cães treinados durante muito tempo com reforço contínuo. tendem a esquecer o comportamento assim que deixa de haver reforço. É também muito importante “dosear” os reforços. Por exemplo, a comida deve ser rapidamente substituída por uma festa como reforço de uma resposta simples como é o senta enquanto se deve usar durante mais tempo um reforço forte (comida) para exercício mais complexos.
Para aprendizagem de comportamentos mais complexos, começa-se por reforçar um comportamento que é diferente mas semelhante ao desejado. Sucessiva e progressivamente reforçam-se respostas cada vez mais próximas do desejado. Sempre que possível, o comportamento complexo deve ser decomposto em exercícios parciais treinados independentemente.
O reforço negativo é relativamente pouco usado.
Para quem não saiba o reforço negativo é criar uma situação desagradável para o cão até ele ter o comportamento desejado. Com o reforço negativo o animal fica motivado para realizar um comportamento associado com a fuga de uma situação desagradável.
Exemplo real (Alguns treinadores para ensiar um cão a pegar num objecto usam duas trelas compridas e duas coleiras de bicos e puxam até o cão pegar aliviando de imediato)
A punição é a aplicação de um estímulo aversivo que, quando associado a um comportamento, reduz a sua motivação. Punições excessivas levam a alterações emocionais graves que incluem agressividade defensiva, inibição da capacidade de aprender e por último um estado de indiferença ao ambiente (“animais teimosos”). A punição não ensina realmente o animal como se deve comportar e, apesar de aparentemente dar resultados imediatos, leva muitas vezes ao aparecimento de comportamentos indesejados.
Pro aqui me fico lembrando que o principal motivo para se treinar um cão deverá ser o seu bem estar fisico e mental.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 10, 2004 2:31 pm

Aragao Escreveu:
Jordan Escreveu: Lógico se um dia tiver um cão de raça e queira participar em competições e se o cão também assim o quiser, que vou ter gosto em que tenha esse treinamento, se a escola que escolher for adepta do biscoito vão ter de se virar para me ajudar a treiná-lo sem biscoito se não quiserem, procuro outra! 8)
Aqui acho mal, é a mesma coisa que dizer que quero uma escola em que ensinem o cão sem lhe fazer festas, ou então que ensinem o cão mas a recompensa tem de ser um peixe amarelo.
Sim, claro que cada um é livre de escolher a escola que quer para o seu cão e o tipo de ensinamento que deseja ver realizado, mas acho que para tal deves estudar a escola e ver se o tipo de treino que fazem condiz contigo, ao contrário de dizer à escola como queres que eles façam! :)
Ora nem mais! Não quis eu dizer outra coisa! Vou procurar uma escola que tenha mais que um método de treino (e não apenas um único) e que me aconselhe no que for melhor para o cão! Para mim não faz sentido o cão ter os trrinos básicos de uma maneira e agora para competição o virem aliciar com biscoitos e bolinhas, como já disse não acho saudável nem para o organismo bem como para a mente do cão! E se notar que o cão não "disfrutar" das competições, também não sou eu que o obrigarei.

Mas olhem qt mais falo neste assunto mais triste fico porque como não tenho esperanças de ter um cão ainda... estar já a falar em treinos, é demais para o meu coração!

Vou dar uma olhadinha no site sim, obrigada! Bem, mas para já deixem-me voltar ao trabalho...

Fiquem bem!
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quarta ago 11, 2004 12:12 pm

Fui eu que falei na Shiva! Enganei-me e disse o nome da cadela em vez do nick da dona :D

A diferença que falo é quando só se treina um cão de acordo com os regualmentos de competição. Há muita coisa inútil e muitas outras úteis que não são ensinadas. Mas claro que é possível conjugar um cão de competição com um cão com treino para andar na rua. É preciso é que o façam que não é o caso de muitos locais.

De resto estou praticamente de acordo com tudo.

Em relação às escolas de competição e biscoitos, eu refiro-me sempre a obedience não a outras modalidades.
nynf Escreveu: Bem, uma vez que falaram na Shiva, aqui estou eu.
Cada um sabe aquilo que faz e aquilo que quer de um cão...ou talvez não :lol:
Este tema já foi mais que debatido. Continuo a não perceber (ando a ficar loura) essa diferença radical entre treino de competição e treino para o dia a dia...é perfeitamente possivel ter um cão treinado para competição e que sabe perfeitamente comportar-se no dia a dia. Dá trabalho claro está, mas who´s afraid of hard work???
Agora atenção que cão é cão. E há que porpocionar-lhe o espaço para ser cão... se não, temos o cão de circo... um cão que não é cão, é simplesmente um mono comandado, mais nada.

Meus caros, os cães só são burros se os donos o forem também. Se há escolas que treinam á base do biscoito...e se não me engano a própria ATTAC era adepta disso mesmo antes das remodelações internas...a culpa é dos donos que vão nessa. ahhh coitadinhos dos donos que não sabem e blablabla...tretas! Não sabem porque não querem saber, porque estão sempre á espera que seja outro a ter o trabalho e porque em relação a cães são verdadeiros ignorantes. Esta é a verdade. O tuga vai atrás de tudo o que lhe dizem, e se for preciso repete a lenga lenga toda...até enjoa!

Mas já é muito bom irem treinar. Quanto aos métodos de treino...não conheço nenhum que seja perfeito e que se aplique a 100% a todos os cães...sim, porque eu sou daquelas que acha que cada cão é um cão. Daí a importancia de se conhecerem bem os métodos de treino e saber retirar de cada um o que têm de positivo, ou o que melhor se aplica a um determinado caso.
E por isso é que eu sou aquela que acha que há que conhecer muito bem o cão antes de se começar a treiná-lo, e isto é válido para o dono E para o treinador (know thy dog)...é que o cão, ao contrário do que muitos pensam, não é um robot ou um chip onde se carregam alguns comandos e a partir daí, UAU! Não é uma máquina, nem é um relogio, e muito menos deve ser o escape para as frustrações humanas.
Se calhar há cães que só lá vão mesmo com biscoito - SO what??? - cabe ao dono e ao treinador establecerem então um plano para ir retirando o biscoito.
Há cães que com uma bola até fazem o pino...what´s the problem? mesma coisa que acima referido.
Há cães e cães, há treinos e treinos. Se mantêm um cão toda a vida treinado a biscoitos ou com a bola, a culpa é do treinador mas é também do dono, que não foi capaz de usar os neurónios e se deixou guiar cegamente...para não variar!
E desculpem mas não concordo com essa generalização que as escolas que andam na competição sejam adeptas do biscoito LOL Vai lá treinar um cão para RCI/Mondio Ring a biscoito...gostava de ver!
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta ago 11, 2004 12:35 pm

KROZ Escreveu: Fui eu que falei na Shiva! Enganei-me e disse o nome da cadela em vez do nick da dona :D
Eu percebi ;) :lol: Até achei piada ;)
KROZ Escreveu: A diferença que falo é quando só se treina um cão de acordo com os regualmentos de competição. Há muita coisa inútil e muitas outras úteis que não são ensinadas. Mas claro que é possível conjugar um cão de competição com um cão com treino para andar na rua. É preciso é que o façam que não é o caso de muitos locais.
Pois é Kroz, mas aí eu culpo muito os donos que não fazem a minima ideia do que querem nem de como as coisas devem ser feitas. E culpo os treinadores porque se estão a barimbar.
Mas os donos...aiiiii os donos! Não é nada fácil "treinar" os donos, 1000 vezes os cães caramba!
Para mim um cão de competição deve primeiro que tudo ser um cão treinado para o dia a dia. Também vejo muitas pessoas em competição cujos cães só servem para isso e é triste. Conjugar ambos os treinos leva a que um cão só esteja pronto para competição bem mais tarde, mas quando está preparado é muito melhor que os outros...simplesmente porque o próprio animal sabe o que está a fazer e qual o objectivo. Sabe diferenciar as situações (a memória deles grava muitas mais coisas do que aquilo que á primeira vista pensamos). E já atingiu realmente um equilibrio e maturidade que quanto a mim são essenciais.
KROZ Escreveu:
Em relação às escolas de competição e biscoitos, eu refiro-me sempre a obedience não a outras modalidades.
Pois...não sei porque para mim fazer só obedience ou fazer só agility ou fazer só mondio, é simplesmente redutor e limita as verdadeiras potencialidades de um bom cão. Não ponho de parte o facto de se poder utilizar o biscoito em determinadas situações, unicamente para o cão gravar um determinado movimento, ou acção ou posição - MAS este deve ser retirado e substituido por outro estimulo o mais depressa possivel. A mesma coisa com a bola.
Há cães e cães, e acredito que o biscoito pode ser um aliado no treino de alguns, mas só se usado com muita moderação e em situações muito especificas. A mesma coisa para os brinquedos. Nada melhor que uma festa ou palmada no lombo e um entusiástico Bravo, ou Linda, para recompesar. Ou desatar a brincar com o cão (no caso da minha utilizo o churro para a recompensar após um exercicio longo bem executado, mas este não sai da minha mão, a brincadeira é comigo e não sózinha com o churro)
... imagina lá eu, que retirei a ração e consequentemente qualquer produto do tipo, da alimentação dos meus cães, a ir para uma prova com o bolso cheio de cubinhos de carne fresca ou de figado...
:lol: :lol: :lol: havia de ser giro :lol: :lol: :lol: acabava-se a obediencia dos outros cães ;)[/quote]
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 12:41 pm

Aragao Escreveu: Por outro lado existe a nossa percepção daquilo que estamos a ensinar, e é aqui (IMHO) que considero que está menos correcto a visão de quem não usa biscoitos. Quando o teu cão executa algo correcto e tu lhe fazes uma festa (em vez do biscoito) e ele fica todo contente, achas que ele vai repetir a sua acção novamente apenas porque gosta de te agradar, na minha opinião estás redondamente enganado!

São opiniões... Ele repete a acção porque eu lhe estou a mandar. A festa é um toque rápido, não é um brincadeira, longe disso. É um "muito bem", e ele fica a saber que fez bem. É para ele sentir o dono ao lado dele. Longe de ser uma recompensa tipo brincadeira. Muitas das festas que faço é uma palmada na perna. E basta. Ele sabe que fez bem e repete porque eu o estou a mandar. A ligação que há entre dono e cãe é que faz com que tudo resulte.

E tudo o que escreveste refere festas vs biscoitos mas não é nada disso. Já o tinha referido. O cão não obedece porque recebe festas. Não há recompensas desse tipo. O cão obedece porque há ligação entre o binómio. O treino não termina nunca. Nem por um minuto. Faz tudo parte da vida, de como vivemos com o cão. Pelo menos no meu caso. O facto de fazer festas em vez de dar biscoitos é uma pequena particularidade. Os resultados vêm somente da ligação que há entre o dono e o cão.

Aragao Escreveu: O teu comportamento é divido em dois blocos dento do Cérbero do cão, numa parte tu está a recompensar, com algo agradável ao cão, o seu comportamento (isso produz os mesmos efeitos que o biscoito) e isso irá aumentar a probabilidade do comportamento se repetir (ou seja estás a "comprar" o cão com mimos, “faz o que te disse e recebes uma festa!”), mas por outro lado estás a interagir com o cão numa brincadeira e isso é aceite pelo cão reforçando os laços de ligação que existem entre um dono e o seu cão, mas esta componente em nada vai ajudar a que o comportamento se repita, apenas faz com que o cão se sinta globalmente mais feliz.

É verdade que o não uso dos biscoitos não torna as coisas mais rápidas. Aliás, é um processo bem mais demorado. Mas muito mais perfeito.

Aragao Escreveu: Se realmente queres que o cão te obedeça, simplesmente porque és o dono dele (ou seja por amor) então não o podes recompensar de maneira alguma (experimenta tentar treinar um cão sem o recompensar... lol). Quando lhe fazes festas em recompensa de algo, tu estás a comprar o cão (quer tu aches, quer não), na linguagem dele estás a dizer "repete, que eu faço-te festas". Se não o queres comprar, então sempre que ele faça algo, mesmo que não seja aquilo que tu querias devias recompensa-lo! Como é natural se fizesses isso o cão não teria a capacidade de distinguir aquilo que tu queres, daquilo que não queres e não o conseguias ensinar nada!
Ou seja, o cão vai para o treino (provas, passeio, enfim) tudo contente porque gosta de ti, porque tu brincas com ele, porque se sente à vontade contigo, porque reconhece em ti o líder, esse comportamento vem da tua relação com o cão, esse é o tal "amor" que o cão sente por ti e é naturalmente reforçado quando tu durante o treino brincas com ele.
O cão vais obedecer ás tuas ordens, porque tu lhe ensinaste o que fazer e conseguiste gravar esse comportamento no seu Cérbero, essa "gravação" é tanto melhor quanto tu conseguiste reforçar esse comportamento. Para esse reforço deves usar aquilo que para AQUELE cão mais lhe agrada! Na maioria são biscoitos, mas nem todos, outros são brincadeiras e até outros são festas!
Como já tinha dito, não se trata de recompensas, trata-se da ligação. Mais de metade das vezes eu nem sequer uma festa faço.
E de longe é uma brincadeira. Brincadeiras são proibidas no treino, assim como dar muitas festas. O cão apenas tem de perceber que fez bem.

Aragao Escreveu: mas isso é tal é qual como as festas, experimentem começar a dar ordens ao vosso cão e não o recompensem (ou seja, não lhe façam festas) e vão ver que em 3 tempos ele deixa de obedecer!! Isso de obedecer por amor é a nossa visão, que infelizmente (ou felizmente) não corresponde à realidade do cão.

Não, não desobedece...

Aragao Escreveu: Alem disto, também não concordo que em obediência o cão não aprenda coisas úteis, obediência é uma prova de trabalho (como seja agility, etc.), há coisas úteis (como seja agarrar algo sem o roer) e coisas menos úteis (como seja ir para o meio de um quadrado, ou passar por dentro de uma manga).
Agility é uma brincadeira, nunca a encararia como trabalho. Só o faço porque o cão brinca, não porque quero que ele trabalhe.

E também como já tinha referido, isto são tudo coisas experimentadas por mim. Já treinei um cão com o método inglês e outro com o germânico. Este último não só é um método mas também um estilo de vida.
Nunca li um único livro de cães, nunca pesquisei nada acerca de treino de cães. Recebi apenas uma formação muito prática que a apliquei e aplico. Por isso não me podem dizer que algo que eu digo é falso ou errado pois eu não escrevo coisas que li ou que me contaram, escrevo coisas que apliquei.

Referir autores ou links não me diz nada. A mim o que conta são os resultados que eu possa ver. E vi resultados com dois métodos, vi cães com dois métodos, vi cães dos variados desportos e cheguei a uma conclusão. À minha conclusão.
É como diz a nynf, cada um sabe de si e cada um escolhe aquilo que quer para o seu cão e para si. Mas quando me pedirem a opinião já sabem :lol:
KROZ
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 12:51 pm

Mais uma coisa..

Aragão, já tinha saudades de te ver por cá, mas esses testamentos.. irra! Faz resumos! :lol:

Falaram para aí ir para escolas para resolver problemas de comportamento... aqui não importa muito biscoito ou festas. Importa sim o tipo de treino. Por causa e agora não se trata de puxar a brasa para o meu lado, a metologia germanica tem-se mostrado optima para resolver ou atenuar problemas comportamentais. Porque como disse, é um tipo de treino e de vida diferente. Já vi cães no biscoito (e com o tipo de treino do biscoito) durante muito tempo sem resultados e em apenas um mês viu-se logo resultados com o metodo germanico.
Se for um treino normal é mais complicado.

Mas vou ser sincero numa coisa. Se querem treinar um cão só para sentar e deitar e não querem ter trabalho nenhum.. então fiquem-se pelo biscoito. A metodolgia germanica requer dedicação e trabalho.
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

quarta ago 11, 2004 1:55 pm

Penso que a ideia do fórum é discutir e passar informação útil para todos, seria bom que quando se fala de um assunto se use verdade e não se fique por meias palavras.
O meu objectivo de participar apenas é de divulgar alguma informação que possa ser de ajuda para os outros, este tópico começou com um pedido de ajuda e redundou numa discussão sobre métodos de treino.
Pensem em quem não sabe nada sobre esta matéria como ficará ao ler tudo o que se tem escrito neste tópico, certamente ficará com uma grande confusão na cabeça.
Como já disse o principal objectivo de treinar um cão deveria ser proporcionar bem-estar físico e mental ao dito.
Qualquer tipo de treino bem implementado proporciona actividade física e mental sobre a forma de estímulos que desenvolvem a sua inteligência.
Se na verdade alguém tem ou desenvolveu uma forma nova de condicionar os cães deverá divulgá-la e deixar quem receber essa informação o livre arbítrio de a usar ou não.
Dizer mal de outras “escolas” dizer mal de outros métodos de treino não é correcto e não é de ajuda para ninguém.
Que eu saiba não existem no país escolas que treinem cães só para uma modalidade de desporto canino e todas começam por ensinar obediência básica e só depois a modalidade que o dono escolheu.
Falar sobre desportos caninos como não produzindo bons cães para o dia a dia também não ajuda ninguém, lembro que é exactamente nas várias modalidades desportivas que existem cães com melhor treino de obediência, o que não quer dizer que não exista o contrário, tal como das universidades não saem só “crânios”.
Já agora lanço um desafio vamos “mostrar” sem criticas os métodos que cada um usa para:
Criar ligação com o cão.
Sociabilizar o cão com pessoas e animais.
Ensinar o senta, o deita e de pé ao lado do dono e afastado.
Ensinar o cão a andar junto á ordem.
Parar o cão á distância.
Chamar o cão á distância.
E deixar á consideração de quem ler.
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quarta ago 11, 2004 2:45 pm

nynf Escreveu: Pois é Kroz, mas aí eu culpo muito os donos que não fazem a minima ideia do que querem nem de como as coisas devem ser feitas. E culpo os treinadores porque se estão a barimbar.
Mas os donos...aiiiii os donos! Não é nada fácil "treinar" os donos, 1000 vezes os cães caramba!
:lol: :lol: :lol: :lol:
Eu acho que sou desse tipo de Dona!
... imagina lá eu, que retirei a ração e consequentemente qualquer produto do tipo, da alimentação dos meus cães, a ir para uma prova com o bolso cheio de cubinhos de carne fresca ou de figado...
:lol: :lol: :lol: havia de ser giro :lol: :lol: :lol: acabava-se a obediencia dos outros cães ;)
Olha passavas a ser a alegria dos cães, por onde andasses eram eles em fileirinha atrás de ti :lol: :lol: :lol: :!: [/quote]
Aragao
Membro Veterano
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 11, 2004 4:15 pm

KROZ Escreveu: Mais uma coisa..

Aragão, já tinha saudades de te ver por cá, mas esses testamentos.. irra! Faz resumos! :lol:

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
:D :D :D :D :D :D :D

Juro que bem gostava, mas é mais forte do que eu... sempre foi muito mau em síntese... :(
(e.g. este posto tinha mais duas linhas além das actuais :D )
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 11, 2004 4:49 pm

nynf Escreveu: ... imagina lá eu, que retirei a ração e consequentemente qualquer produto do tipo, da alimentação dos meus cães, a ir para uma prova com o bolso cheio de cubinhos de carne fresca ou de figado...
:lol: :lol: :lol: havia de ser giro :lol: :lol: :lol: acabava-se a obediencia dos outros cães ;)
[/quote]

Hehehe, essa seria gira de ver… :D
Agora a sério e isto mais virado para os utilizadores do fórum que não sabem muito sobre as provas (obediência ou outras), não é permitido o uso ou a posse de qualquer tipo de recompensa (seja ela biscoito ou brinquedo) durante a prova.

Daqueles que usam as recompensas físicas (i.e. biscoitos e afins) existe sempre a discussão se no dia anterior à prova se deve treinar o cão usando as recompensas ou não, para que ele possa melhor executar durante a prova. Eu sou daqueles que tem a opinião de que sim.

(hey este post, foi pequenino, se calhar havia mais a dizer… hum, se calhar não :D )
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta ago 12, 2004 10:25 am

Eu já começei a praticar com o meu canito, e ele faz muito bem o Junto e o Quieto.... agora o Senta :roll: :roll: .... ele lá na escola até que fazia, mas a partir do dia em que levou aquela pancada do pastor alemão nunca mais se sentou à ordem :| ....

Só lhe consegui ensinar, que ele tem de se sentar para lamber o copo do iogurte... isso ele faz, assim que pego no iogurte para comer, ele senta-se logo e no fim, lá lambe o frasco :p

Agora enquanto andamos, se eu disser a ordem " Senta", ele fica a olhar para mim e nem eu dizendo " senta" e empurrando-lhe o rabo para baixo e repetindo a ordem, ele não a faz.... que faço ??? :roll:
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 1:40 pm

Tchinho Escreveu: Eu já começei a praticar com o meu canito, e ele faz muito bem o Junto e o Quieto.... agora o Senta roll roll .... ele lá na escola até que fazia, mas a partir do dia em que levou aquela pancada do pastor alemão nunca mais se sentou à ordem | ....

Só lhe consegui ensinar, que ele tem de se sentar para lamber o copo do iogurte... isso ele faz, assim que pego no iogurte para comer, ele senta-se logo e no fim, lá lambe o frasco p

Agora enquanto andamos, se eu disser a ordem " Senta", ele fica a olhar para mim e nem eu dizendo " senta" e empurrando-lhe o rabo para baixo e repetindo a ordem, ele não a faz.... que faço ??? roll
lol, o teu cão já disse como o havias de ensinar, agora é só aproveitar!!!

Então ele senta-se quando pegas no iogurte? Fabulo, diz senta, mostra o iogurte, ele senta-se, tu recompensas!! Não vale a pena inventar a roda!
Se o teu cão já faz, usa e abusa...

Claro, que depois (lentamente), vais dizendo senta, sem o iogurte, até que um dia fazes desaparecer o iogurte por completo! Simples.
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 1:59 pm

Olá a todo, calma, não vou fazer nenhum testamento, alias acho que o todos nós já dissemos as nossas opiniões e acho que concordamos em discordar (coisa rara nos dias de hoje :) ), por isso mais seria chover no molhado.

Mas fiquei ainda com uma questões que gostaria de aprofundar:
nynf Escreveu:E desculpem mas não concordo com essa generalização que as escolas que andam na competição sejam adeptas do biscoito LOL Vai lá treinar um cão para RCI/Mondio Ring a biscoito...gostava de ver!
Tal como disse, sou um quase ignorante no que se refere a RCI/Mondio Ring. A minha pergunta é qual a forma “normal” de treino? Porque biscoitos (ou semelhantes) não são usados?
Tchinho
Membro Veterano
Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm

quinta ago 12, 2004 2:06 pm

Obrigada Aragão :) , eu sou muito inexperiente nestas coisas, nunca tive nenhum canito :?

Bebo sopa em canecas e quando ele a vê, também se senta logo :p ... à que aproveitar ;)

Obrigada Nynf, pela tua disponibilidade 8)
Responder

Voltar para “Cães”