Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que fazer c/ os cachorros menos bonitos de uma ninhada?

Só para criadores!
1
20%
Cachorros menos bonitos
4
80%

Total de votos: 5
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça ago 10, 2004 2:20 pm

PauloC Escreveu: E eu acrescentaria:
5º- Permite saber a ascendência dos animais, e assim evitar que se façam cruzamentos consaguineos.....já chega a tragédia de "Os Maias ;)

Mas Paulo, partindo do principio que os tais cães não têm registo, nunca serão utilizados na reprodução ;)

Ou se o forem, de certeza que a pessoa não se irá importar com a consaguinidade (ja que andará a criar cães sem registo)

Saudações
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 10, 2004 2:29 pm

repetido
Última edição por PauloC em terça ago 10, 2004 2:39 pm, editado 1 vez no total.
deinhac
Membro Veterano
Registado: quinta jan 16, 2003 11:09 am

terça ago 10, 2004 2:35 pm

que me perdoem ( e já sei que alguns vão ficar ofendidos) mas este mundo da criação é mesmo muito obscuro! :? caes lindos, caes feios, uns têm direito a "diploma", outros toma lá, poe-te a andar que nasceste feioso... meu Deus! Se o criador tem o azar de se ver diante de ninhadas horriveis consecutivas, já pensaram? é só estar a trazer animais ao mundo injustificadamente (sim, nao deviam ter nascido pois o unico proposito por que nasceram - comercio- nao foi concretizado, são para dar ou para fazer nem quero imaginar o quê, por isso nao passam de nascimentos identicos aos das tais pessoas que cruzam o bobi com a laika, a cadela com caracois muito gira, da vizinha do segundo andar!)

Qto ao contrato da ração...
Cada um sabe de si... mas era só o que me faltava meterem-se na minha vida, no que dou de comer aos meus caes e qual o vet onde o levo!! comigo isso tambem nao resultava, isso nao era um cao, era um tamagochi ligado ao sistema "mae"! Que horror, ate parece uma cena á matrix, só uma pergunta, se der o tal cao feioso a uma pessoa e essa pessoa de repente deixar de lhe comprar ração, o que faz? Vai lá tirar-lhe o cao?
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 10, 2004 2:38 pm

Oi CindelP,
Nós estamos a dar motivos pelos quais os cães devem ser registados. Se vais por esse caminho, então quase todas as razões que apontáste não são válidas! Ou seja, se os cães não estiverem registados "nunca serão utilizados para reprodução" ou "se forem, de certeza que a pessoa não se importará com a consaguinidade" (tuas palavras ;)) ....nem terá outras preocupações como sejam:
- A utilidade para criação;
- O Trabalho do criador
- O que os outros criadores vão saber dos reultados do cruzamento X.
Estamos a dar motivos para se registarem cães e por isso devemos pensar em o que se faz com cães registados, e não com os não registados ;)
Abraço
Paulo C.
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça ago 10, 2004 2:45 pm

PauloC Escreveu:
CindelP Escreveu:
PauloC Escreveu: E eu acrescentaria:
5º- Permite saber a ascendência dos animais, e assim evitar que se façam cruzamentos consaguineos.....já chega a tragédia de "Os Maias ;)

Mas Paulo, partindo do principio que os tais cães não têm registo, nunca serão utilizados na reprodução ;)

Ou se o forem, de certeza que a pessoa não se irá importar com a consaguinidade (ja que andará a criar cães sem registo)

Saudações
Mas nós estamos a dar razões para os cães serem registados, logo, tendo registo, a tua hipotese já não se põe dessa maneira. Certo?
Bem, vamos ver, a minha ideia neste assunto, é que tudo se deve registar, mas nem tudo se deve reproduzir.
Eu vou dar um exemplo mais concreto, quando me nasce um cachorro com uma falta ao estalão, que para mim (e eu aqui, procuro seguir os critérios do Basset Hound Clube de Portugal) é impeditiva do canito reproduzir, eu registo o cão como se fosse outro qualquer, só que na altura da venda, este leva a observação no pedigree "não apto para procriação devido a ... ". Convém é que seja o próprio criador a tratar da transferência de propriedade para que o impedimento não fique esquecido.
Deste modo, todos sabem os defeitos que podem aparecer nas diversas linhas, e estarem alertados para o facto.
Não é bom para as raças, que se escondam os defeitos das linhas ao não registar os cachorros que apresentam esses defeitos. O mesmo aplica-se aqueles que optam por eliminar os cachorros defeituosos, como aqui chegou a ser defendido por um criador de psique Germânica.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 10, 2004 3:01 pm

Talvez o problema dos feiosos seja devido mesmo á consanguinidade e ás cadelas e cães não terem "descanso" :lol:

Coitadinhos nem "gemadas de seis ovos" os ajudam!

:lol:
Estou a brincar! Mas também tenho que concordar com a deinhac, uns com "diploma" e outros "sem" (já parece aqui o meu trabalho os Lic., os Dr. os Prof. Doutor e os "pau pra toda obra"). Se os cães continuam a ser de raça mas não são o supra sumo dos exemplares, penso que deverias vender á mesma com diploma, mas a pessoa tem de ter consciência que não está a comprar um cão para exposições... para a maioria das pessoas bastará ter o comportamento típico de um Golden (meigo e afável) que por certo não se vão preocupar se não é um "Top Golden". Se há quem adopte cães sem pata, cegos...
Desde que a pessoa esteja informada da verdade e não se importe e pelo que me pareceu você tem esse cuidado...

Mas se o cão difere muito do "padrão" de um golden??? aí já tens que cogitar a hipótese de que precisas apurar e seleccionar muito bem os progenitores: se o problema for realmente você não estar satisfeita com a cabeça, o rabo... mas se for caso de realmente só estarem a aparecer ninhadas que irão por acabar disvirtuar a raça... bem neste caso era questão de ponderar um pouco na origem dessa situação e dar realmente um tempo e tentar inserir algum sangue novo...

Qt ao resto, também acho que só aceita as condições de doação do cão quem quer, afinal a forista não obriga a pessoa a lhe comprar ração e o resto, pois não?

mas olha eu nem criadora sou, nem sequer tenho cães, estou para aqui a parvejar... sou apenas uma curiosa do assunto

Espero que consigas resolver essa situação do melhor modo!
Fiquem bem! ;)
novata
Membro
Registado: sexta out 03, 2003 8:42 am
Localização: Golden Retriever (falecido) e cadela Rottweiler (falecida) actualmente: Golden Retriever:Gaspar

terça ago 10, 2004 3:37 pm

Concordo 100% com o PauloC.

Desculpe, Golden mas a si nunca lhe compraria um cachorro!

Era o que havia de faltar, ter de lhe comprar a si a ração e afins só porque me vendeu um cachorro, onde é que isto já se viu?

Não era por não lhe comprar a si que o cachorrinho não iria comer ração de qualidade!

O máximo que pode fazer é redigir um documento "obrigando" o comprador a alimentar o animal com uma boa ração, agora ser você a vendê-la......

Desculpe a franqueza, mas o seu interesse são mesmo os Euros.
<strong>Rosita</strong>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

terça ago 10, 2004 3:45 pm

casadotrevo Escreveu: Bem, vamos ver, a minha ideia neste assunto, é que tudo se deve registar, mas nem tudo se deve reproduzir.
Eu vou dar um exemplo mais concreto, quando me nasce um cachorro com uma falta ao estalão, que para mim (e eu aqui, procuro seguir os critérios do Basset Hound Clube de Portugal) é impeditiva do canito reproduzir, eu registo o cão como se fosse outro qualquer, só que na altura da venda, este leva a observação no pedigree "não apto para procriação devido a ... ". Convém é que seja o próprio criador a tratar da transferência de propriedade para que o impedimento não fique esquecido.
Deste modo, todos sabem os defeitos que podem aparecer nas diversas linhas, e estarem alertados para o facto.
Não é bom para as raças, que se escondam os defeitos das linhas ao não registar os cachorros que apresentam esses defeitos. O mesmo aplica-se aqueles que optam por eliminar os cachorros defeituosos, como aqui chegou a ser defendido por um criador de psique Germânica.
vivendo e aprendendo! Faz sentido este procedimento, ;) estou a me referir a registar e fazer a obs no pedigree, como faz o Casa do Trevo!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 10, 2004 3:49 pm

que me perdoem ( e já sei que alguns vão ficar ofendidos) mas este mundo da criação é mesmo muito obscuro!
Por isso é que costumamos falar em Criadores com "C" grande e em BYB ou criadores com 'c' pequeno ;)
Nestas coisas convém não generalizar, falando em 'mundo da criação", porque felizmente nem todos são iguais ;)

Eu também acho que se nasce um cachorro fora do estalão ( com defeitos ou faltas graves) numa ninhada, este deve ser registado condicionalmente. Se possível, deveria até ser vendido sob condição, a comprovar posteriormente, de ser esterelizado/castrado. A isto não ser possível, ou aceite, não se vendia o cachorro à pessoa em questão.

Abraços
Paulo C.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

terça ago 10, 2004 4:40 pm

novata Escreveu: Concordo 100% com o PauloC.

Era o que havia de faltar, ter de lhe comprar a si a ração e afins só porque me vendeu um cachorro, onde é que isto já se viu?

Não era por não lhe comprar a si que o cachorrinho não iria comer ração de qualidade!

O máximo que pode fazer é redigir um documento "obrigando" o comprador a alimentar o animal com uma boa ração, agora ser você a vendê-la......

Desculpa lá Novata, mas creio que não percebeste o que Golden disse. Quem lhe compra um cachorro é livre de ir ao Vet que quer e dar a ração que quer, quem fica com uma borla é que não! O que me parece lógico: é uma meia-borla...

Essa dos euros, também não percebi! Então se Golden os cachorros?!!
Ok, ganha na ração durante 3 anos, grande coisa, uma saca de 15kg para um golden deve durar o que? 2 meses? Se ganhar 20€ em cada saca (o que duvido muito seriamente, mas vamos exagerar) isso dá 360€ ganhos ao longo de 3 anos!!! Grande Fortuna, uma autentica exploradora!
:D
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

terça ago 10, 2004 5:02 pm

Aragao Escreveu: Essa dos euros, também não percebi! Então se Golden os cachorros?!!
Ok, ganha na ração durante 3 anos, grande coisa, uma saca de 15kg para um golden deve durar o que? 2 meses? Se ganhar 20€ em cada saca (o que duvido muito seriamente, mas vamos exagerar) isso dá 360€ ganhos ao longo de 3 anos!!! Grande Fortuna, uma autentica exploradora!
Devia ter ficado presa com essa fortuna, tal como o Vale e Azevedo pelo iate, em prisão domiciliária :lol: :hihi:
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça ago 10, 2004 5:19 pm

Aragao Escreveu:
novata Escreveu:
Essa dos euros, também não percebi! Então se Golden os cachorros?!!
2 meses??? Ah Ah Ah Ah Ah Ih Ih Ih essa foi gira :lol: :lol: :lol: :lol: 1 mês com sorte, muita muita sorte ;)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

terça ago 10, 2004 9:03 pm

Acho que não leu novata...está a falar de DAR os cachorros... A partir daí acaba até por ser uma forma de comprar a prestações, aquilo que o tugazito tanto gosta ;) .

O que não estou a ver é a forma de controlar, memso com contrato o tuga médio foge após alguns meses a cumpri-lo :D
novata Escreveu: Concordo 100% com o PauloC.

Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

terça ago 10, 2004 9:11 pm

A maioria de voces já sabe a minha opinião sobre este assunto e sobre o registo dos cachorros. Mas não há nada que obrigue o criador a registar os cachorros todos ou até a registá.los com o seu afixo. São opções que as pessoas tomam, discutiveis ou não.
Sobre a doação dos mesmos, também já dei a minha opinião, e não dou cães por serem mais feios ou menos, dou, se me apetecer e se achar conveniente, e a pessoa merecer.
Sobre a contrapartida do "contrato", como alguém já disse, só aceita quem quer e nada mais.
No entanto, acho engraçado o facto de algumas vozes se levantarem sobre este problema, quando há uns tempos atrás as coisas não eram assim tão acessas.
Se quiserem dar-se ao trabalho de ler o seguinte post:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... t=&start=0

verão o que quero dizer.
Por certo que entretanto as pessoas já devem ter tomado outra consciencia das coisas, e muito provavelmente isso deve-se ao facto de o assunto ser bastante discutido aqui na Arca.
O post é antigo, tem alguma palha pelo meio, ou seja, tem alguns itens que não são chamados a este caso, mas no fundo, o mesmo problema está lá.

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

terça ago 10, 2004 11:28 pm

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 5:41 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”