Olá,phyllis2001 Escreveu: Faço criação de gatos persas há dois anos. É um gatil pequenino, só com um casal que têm mais ou menos uma ninhada por ano.
Em Abril tiveram mais uma de duas fêmeas e três machos. No princípio de Julho vendi uma gatinha a uma senhora que me foi indicada por outra que tinha acabado de levar um macho. A gatinha foi "paga" com dois cheques pré-datados (como tinha sida previamente combinado), um com data de Setembro e outro de Outubro que claro que ainda não meti ao banco.
Nunca mais tive notícias da gatinha e depreendi que esta tudo bem. Na 5ª feira passada, 5 de Agosto, fui contactada pela senhora que tinha comprado o macho que me disse que a gatinha estava em casa dela, doente, porque a amiga já não a queria. À noite trouxe-me a gatinha para eu a ver. Está esquelética, com peladas nas patas traseiras que parecem de queimaduras, o pelo está seco e áspero e tem quase metade do tamanho do irmão gémeo.
Segundo a veterinária que a viu está desnutrida e desidratada mas não conseguiu dar-lhe soro porque está tão magrinha que não se lhe consegue apanhar uma veia.
O que devo fazer?
Exigir o pagamento da gatinha apesar de saber que já não estar com a presumível dona?
Ficar eu com a gata e esquecer isto tudo?
O que me apetecia mesmo era denunciá-la à Sociedade Protectora dos Animais porque sei que ela tem mais não sei quantos gatos e cães e, pela amostra desta, imagino que os outros não devam andar gordos e anafados...
phyllis2001
A minha opinião, é neste caso, contrária á de outros foristas, se fosse comigo, não só lhe exigia o pagamento pela gatinha, como também as despesas que tiver com ela no veterinário, aparte disto fazia também uma queixa na polícia por maus tratos!
Acho que já está na altura de as pessoas começarem a assumir as consequências dos seus actos, se ela não queria a gatinha, tinha a obrigação de ir falar consigo e não deixar a gatinha sem os cuidados que necessitava...
Quanto aos cheques serem pré-datados, o problema será dela se lá não tiver dinheiro para os cobrir! Eu usava o dinheiro desses cheques, para cobrir as despesas do veterinário, pois pelo que percebi, a gatinha só está nesse estado, por culpa do comprador!
Não gosto de comparar animais com objectos, mas imagine que compra um carro a prestações, ao fim de 2 dias bate com ele e o carro vira sucata, que eu saiba tem que acabar de pagar o carro certo?
De qualquer forma, qualquer que seja a sua decisão em relação aos cheques, não deixe de apresentar queixa da senhora por maus tratos...
As melhoras da gatinha, espero que ela tenha mais sorte de futuro...