Aqui, vou meter aqui um bocado de teoria (que admito está um bocado esquecida). Os reforços dividem-se em 4 quadrantes (sim porque 6 quadrantes seria difícilJordan Escreveu: Para mim é mais comandado um cão que vê um biscoitinho/bola e "até faz o pino" (Pavlov - o cão salivava qd oivia a campaínha); do que um que se eu o mando estar "Quieto" em determinado momento ele obedece!

Positivo / negativo por um lado e recompensa / castigo por outro. Não existe aqui qualquer noção de mau ou agressivo. Normalmente quando eu falo em reforço positivo refiro ao quadrante Positivo + Recompensa e quando falo em ralhar ao cão refiro-me ao quadrante Positivo + Castigo. O Positivo significa que algo é acrescentado após o comportamento, recompensa se o comportamento foi o que queríamos, ralhar se não foi. O negativo é algo que retiramos. Um exemplo de reforço Negativo é o de um despertador, ao desligar-mos o despertador ficamos mais aliviados e contentes, ou seja retiramos algo!
Quando mostramos uma recompensa a um cão durante a execução de uma ordem e se ele não executar a ordem como nós queremos e por tal não lhe damos a recompensa, estamos a utilizar reforços do tipo Negativo + Recompensa, ou seja retiramos uma coisa boa por um comportamento que não é pretendido. Normalmente os reforços do tipo Negativo+Castigo são pouco usados (actualmente), porque implicam que o animal está em desconforto até que cumpra a ordem (altura em que o desconforto é retirado).
No entanto, eu uso um tipo desse treino, o meu cão no café tem a mania de ir se meter com outros cães (julga que é macho) e por tal eu coloco-lhe o açaime, assim que ele desiste e fica quieto (ele detesta o açaime… como todos os cães…) eu retiro-lhe o açaime, isto é reforço Negativo + Castigo.
Dito isto, saliento que a situação em que o recompensa é mostrada a um cão e este “ate faz o pino”

Aqui acho mal, é a mesma coisa que dizer que quero uma escola em que ensinem o cão sem lhe fazer festas, ou então que ensinem o cão mas a recompensa tem de ser um peixe amarelo.Jordan Escreveu: Lógico se um dia tiver um cão de raça e queira participar em competições e se o cão também assim o quiser, que vou ter gosto em que tenha esse treinamento, se a escola que escolher for adepta do biscoito vão ter de se virar para me ajudar a treiná-lo sem biscoito se não quiserem, procuro outra!![]()
Sim, claro que cada um é livre de escolher a escola que quer para o seu cão e o tipo de ensinamento que deseja ver realizado, mas acho que para tal deves estudar a escola e ver se o tipo de treino que fazem condiz contigo, ao contrário de dizer à escola como queres que eles façam!

O que é preciso entender (IMHO) é que o biscoito para o cão cumpre precisamente o mesmo efeito que o elogio que leva quando faz algo bem, o processo mental apenas detecta um reforço positivo e mede a qualidade desse reforço, dai que ao optar por não usar biscoito estamos a dificultar o trabalho do cão (e o nosso) em vez de ajudar.
Mas eu para hoje já escrevi que chegue, mas se quiserem mais leiam este pequeno artigo (está em inglês) que de uma forma mais pormenorizada descreve aquilo que eu penso.
http://www.k9events.com/positive%20training.pdf