Gatinhas Treme treme

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta ago 11, 2004 1:31 pm

As gatinhas Treme-treme foram recolhidas da rua há cerca de 15 dias. Treme-treme porque desde logo notamos um tremor, muito mais acentuado numa delas, fora do normal que com o medo nada tem a ver!

O veterinário que as consultou disse que seria uma lesão a nível do sistema nervoso central provocado por um virus na fase embrionária, pelo que foi retirado sangue para o despiste de várias doenças viricas e o resultado em laboratório foi negativo! Falta fazer o despiste FIV e FeLV.

A gatinha que tremia mantem-se até hoje sem qualquer evolução. Quando está mais calma quase não se nota mas quando há movimento treme imenso. Mas mantém-se! A outra que supostamenete estava bem pois não se notavam tremores fora do normal tem estado bem até ontem. Muito carinhosa é uma ronroneira de primeira. Sempre comeu bem, inclusive ontem de manha quando as deixei tratadinhas!

Quando cheguei do trabalho e entrei na sala dos penduras, todos vieram ter comigo menos a gatinha. Olho para a varanda e vejo que ela nao se consegue manter de pé. Com os olhos semicerrados e a lançar-me um valente ronrom lá tentava vir ao meu encontro!

Peguei nela e fui a correr para o vet. Enquanto esperavamos teve um ataque dentro da transportadora. Esperniava e enrolava-se toda... entrou de urgencia onde lhe foi administrada uma ingecção e ela acalmou! Não se achou uma causa, vai-se estudar o comportamento dela e a evolução da coisa, mas eu estou muito assustada! A gata que estava bem, de manha estava muito bem, comeu bem, tudo bem, à noite encontro-a naquele estado!!!!!! :(

Preciso de ajuda, de saber se alguem já teve conhecimento destas situações, se já presenciaram destes casos... não sei... estou muito preocupada, muito mesmo!

Susana
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta ago 11, 2004 2:26 pm

Boas,

Peço desculpa, mas uma coisa não percebi... quem é que teve o ataque tipo epilepsia? a gata que já tremia quando chegou a sua casa ou a irmã que, aparentemente, está bem?
Miau
Membro Veterano
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

quarta ago 11, 2004 2:30 pm

A que teve o ataque foi a gatinha que estava bem. Foi essa que quando eu cheguei a casa ao fim do dia nao se conseguia manter de pé e acabou por ter o tal ataque no vet (felizmente)! A que sempre tremeu continua a tremer (cabeça e patas traseiras) mas faz a sua vidinha normal!
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta ago 11, 2004 2:44 pm

´Miau
Lamento o que se está a passar
Nunca passei por uma situação destas.
Resta-me rezar para que tudo corra pelo melhor
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

quarta ago 11, 2004 2:47 pm

Isto anda bonito anda :(

O médico não suspeitou de epilepsia nem nada? É que pela descrição parece mesmo :( E essas coisas são assim, repentinas... num momento estão bem, no outro estão a ter um ataque... é horrível.

É que se ainda por cima a irmã treme tanto, pode muito bem ser um problema neurológico também...

Como está a gatinha agora? :(
phalcon
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 11, 2004 3:03 pm

Tadinhas das treme-treme :cry:

Não há duvida que é um problema congénito , para serem logo as duas manas.

As melhoras das meninas e tem calma que ela ainda pode recuperar, vamos ver se aparece alguém com conhecimento de algum caso semelhante e diz como se passou.
amus
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 3:23 pm

A única coisa que me parece é ser epilepsia, pelos sintomas descritos... tivémos na familia uma gato c essa doença, cujos ataques ocorriam em situações de stress, como idas ao vet, sair de casa, alterações na vida familiar ou gatas c cio nas proximidades.

Das poucas coisas que me lembro é que se urinava todo, qd o ataque acabava ficava desorientado (inclusivé mordia) e, se não me engano, era Fiv positivo.

Mas como é lógico, pode não ser nada disso que se passa c a sua gata.

cumprimentos
Miau
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 3:33 pm

Poderá ser muita coisa, a unica certeza que há é que é a nível do sistema nervoso central. Tenho pensado imenso e acho que ela terá tido um ataque muito forte durante o dia que a deixou no estado que a encontrei. O que se passou no vet pode muito bem ter acontecido em casa enquanto eu não estava. Hoje ela está calminha apesar de não conseguir andar e se não comer terá que ficar a soro :( . É muito triste ver uma gatinha tão querida neste estado!

Em relação à epilepsia acho que se fosse o vet teria logo dito e uma vez que a irmã tb tem lesões, o problema deve ser o mesmo. Numa manisfestou-se lentamente e na outra num segundo! Eu tb pensei nisso...

Imagem

Obrigada

Susana
Bugita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 21, 2003 2:25 pm

quarta ago 11, 2004 3:49 pm

Ó Miau, como ela é linda :( , que pena que esteja a passar por tudo isto.
Desejo-lhe as melhoras para as maninhas e que tudo corra bem ;)

Beijinhos,
Sue
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta ago 11, 2004 10:10 pm

É muito gira realmente, estas doenças são tramadas, é o que eu digo, andam todos a adoecer :( . Só posso desejar umas melhoras surpreendentes ;) e que continue linda como já é, a maninha não vi nenhuma foto. :( É preciso ter coragem de sobra, para dar força a elas também ;)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 12, 2004 11:23 am

Miau sei que percebes mais do assunto que eu, mas já pensaste em separar essas manas dos outros penduras? Mesmo não tendo sido detectado nada de virus nas primeiras análises, pode ser alguma coisa contagiosa que os vets não tenham detectado nas primeiras análises!

Olha boa sorte e vai dando notícias sempre que te for possível!

Boa sorte! ;)
Miau
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 11:44 am

A gatinha esta bem. Ontem de manha ainda estava mal mas recuperou durante o dia e agora está bem. Já comeu e bebeu água. Que será que ela tem? Já começo a ponderar a hipotese de epilepsia :? Amanha vai ao vet e vamos ver o que diz ele...

Jordan, elas foram logo separadas dos outros, pelo sim pelo não. estão em casa de uma amiga minha cujo marido está de férias e pode estar mais atento à evolução da "coisa".

Agora tenho outro doente... :( um tigradinho bébé... quando cheguei a casa ele estava deitado, prostrado, não comeu nem bebeu. Separei-o, fez um xixi e mais nada. Não tocou na comida. Forcei a beber um pouco de água e vomitou! Não me parece a mesma coisa mas fiquei com um medo daqueles, a pensar em alguma virose que possa deitar todos a baixo :( . Já olho para os outros e vejo coisas que nao existem, já penso que estão todos doentes... estou a desesperar!

Quando acontece é tudo de uma vez... assim não dá!
Miau
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 11:48 am

A gatinha esta bem. Ontem de manha ainda estava mal mas recuperou durante o dia e agora está bem. Já comeu e bebeu água. Que será que ela tem? Já começo a ponderar a hipotese de epilepsia :? Amanha vai ao vet e vamos ver o que diz ele...

Jordan, elas foram logo separadas dos outros, pelo sim pelo não. estão em casa de uma amiga minha cujo marido está de férias e pode estar mais atento à evolução da "coisa".

Agora tenho outro doente... :( um tigradinho bébé... quando cheguei a casa ele estava deitado, prostrado, não comeu nem bebeu. Separei-o, fez um xixi e mais nada. Não tocou na comida. Forcei a beber um pouco de água e vomitou! Não me parece a mesma coisa mas fiquei com um medo daqueles, a pensar em alguma virose que possa deitar todos a baixo :( . Já olho para os outros e vejo coisas que nao existem, já penso que estão todos doentes... estou a desesperar!

amus
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 4:09 pm

Miau Escreveu: A gatinha esta bem. Ontem de manha ainda estava mal mas recuperou durante o dia e agora está bem. Já comeu e bebeu água. Que será que ela tem? Já começo a ponderar a hipotese de epilepsia :? Amanha vai ao vet e vamos ver o que diz ele...

Miau,

Primeiro de tudo calma... entrar em stress não ajuda em nada, nem a si nem aos animais.

Depois, e pelo que me apercebi, tem experiência no apoio a gatinhos de rua e sabe que este tipo de coisas acontece. O facto de um trazer um virus rapidamente propaga a outros e o isolamento constitui a melhor forma de impedir a evolução ou transmissão. Outra forma é limpar os objectos e quartos/ locais onde se encontram com lixivia diluida, tipo 2 tampas por um balde de àgua.

O que aconteceu às 2 gatinhas, pode não estar relaccionado com o que está a acontecer ao gatinho, pelo que não se deve culpar nem considerar que todos os outros gatos estão "contaminados". Deve observar alterações comportamentais, mas sem entrar em pânico.

Fique bem e vá dando noticias.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quinta ago 12, 2004 11:23 pm

Aguardo então notícias destas maninhas, esperemos que não seja nada de muito grave :( .
Responder

Voltar para “Gatos”