Problema no comportamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta ago 11, 2004 6:13 pm

Ora vamos lá tentar ver a opinião da malta daqui. (tentarei não me alongar muito...)

Eu tenho um problema com o Acktan, que é a sua relação com outros machos, nada que não seja esperado afinal estamos a falar de uma raça com cariz muito dominante e de um cão que devido ao problema da pata teve as suas relações com outros canídeos reduzidas numa altura critica do seu desenvolvimento.

Assim, o Acktan se vir outro macho (ás vezes até uma fêmea) quer logo demonstrar a sua dominância. Forma normal, cabeça sobre o lombo, pata em cima, etc.
Se o outro cão se submeter tudo bem, mas mesmo assim ele não larga o outro cão, se o outro correr ele rosna, etc. enfim, não permite ao outro animal qualquer tipo de reacção ou movimento mais rápido que 1 metro por hora… :)
Se o outro não se submeter, ele insiste, insiste, insiste e muito raramente se submete.
Ele não toma nenhuma atitude abertamente hostil com o outro cão, não lhe rosna, ladra ou algo do género, mexe-se sempre lentamente e sem fazer movimentos brusco, mas se o outro cão subir o nível (ou descer :D ) e começar a rosnar ou a ladrar o Acktan responde em tom e força. No entanto nunca aconteceu chegar a vias de facto (além de uma trincas no pescoço um ao outro e isto com o nosso outro macho), se isso se deve à minha intervenção ou não, tenho as minhas dúvidas.

Por norma, estes encontros ocorrem apenas entre o Acktan e cães vadios, quando são cão acompanhados, os outros donos tem o hábito de rapidamente afastar os seus cães.
Seguindo a lógica que os cães se entendem melhor sem um humano a complicar as coisa, eu deixo as coisas correm por si, apenas motorizando a situação para o caso de qualquer intervenção… (que é rara).

Ora como é natural este comportamento não dá jeito no dia-a-dia, quer seja no café ou em provas. Por isso acho que está na altura de eu tentar fazer um esforço sério para eliminar isto.

Qual a vossa opinião?

Que métodos e/ou formas aconselham para este caso?

Obrigado, pelos vossos conselhos.

P.S. já leram hoje o Blog do Acktan? (esta semana emprestado ao Mac!)
http://acktan.blogspot.com/
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta ago 11, 2004 6:39 pm

Não lhe sei dar conselhos sobre o seu problema.
Apenas quero reforçar a importância de o ultrapassar.

Mesmo que os donos dos outros cães se afastem, já pensou na imagem que fica ?
Já pensou que o rott está na lista dos cães perigosos e que quem assista - mesmo com rafeiros - a uma cena de maior violência envolvendo o seu cão vai generalizar a toda a raça e tirar conclusões erróneas ?

Hoje em dia os donos das 6 raças listadas em especial dos rotts e pits têm de ser mais que responsáveis pelos seus cães, têm de pensar nas consequências junto da opinião pública.

Eu penso que o Acktan andou numa escola.Não seria de contactar o ex-treinador e pedir-lhe a opinião ?
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta ago 11, 2004 10:19 pm

aisd Escreveu: Não lhe sei dar conselhos sobre o seu problema.
Apenas quero reforçar a importância de o ultrapassar.

Mesmo que os donos dos outros cães se afastem, já pensou na imagem que fica ?
Já pensou que o rott está na lista dos cães perigosos e que quem assista - mesmo com rafeiros - a uma cena de maior violência envolvendo o seu cão vai generalizar a toda a raça e tirar conclusões erróneas ?

Hoje em dia os donos das 6 raças listadas em especial dos rotts e pits têm de ser mais que responsáveis pelos seus cães, têm de pensar nas consequências junto da opinião pública.

Eu penso que o Acktan andou numa escola.Não seria de contactar o ex-treinador e pedir-lhe a opinião ?

pois é aragão neste caso a aisd tem toda a razão , tente controlar a fera mas quem é que manda é ele ou você ?eu tb tenho uma cadela que se comportava dessa forma ( tinha a mania que era macho ) mas perdeu depressa a mania de meter a pata em cima dos outros é quem se lixa ñ é só você nem o acktam !

Nelson

p.s os BB são lindos ! são seus ?
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quarta ago 11, 2004 11:09 pm

Olha o desaparecido!!!... Bem vindo de volta!!!

Então essa fera? espero que os problemas na pata que ele tinha estejam mesmo ultrapassados, bem sei como andavas preocupado com essa melga.. :p

Olha, quanto a mim, o nelsonk tem razão. Afinal quem manda ai? Se és tu, então quem "deve" explicar aos outros cães quem é superior és tu, e não esse maricas :p Em minha casa, os cães que se entendam, refilem tudo o que quiserem, matem-se à vontade. Com estranhos à matilha não estão autorizados, só com autorização expressa e escrita, para não haver dúvidas.
Refila com ele sempre que decidir dar numa de macho, e claro recompensa quando não o fizer :p
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

quinta ago 12, 2004 12:08 am

Este é um problema que pode surgir mesmo com cães bem sociabilizados em cachorros, um cão macho sociável em cachorro pode ao amadurecer sexualmente mostrar agressividade para com outros machos. Este tipo de agressividade é por dominância.
Uma maneira de tentar resolver o problema é fazer com que o cão associe a presença de outros machos a algo de bom, para isso devemos num local onde o cão se sinta seguro e haja pessoas e outros cães (poderá pedir ajuda aos amigos), e aí brincar, fazer festas dar comida etc., vá diminuindo a distância dia a dia até achar que o cão possa interagir com outros.
Está na altura de expermentar a aproximação de outros machos peça a alguem com um macho que se aproxime devagar do seu cão (ambos com trela) e ao mesmo tempo faça festas e recompense com comida, se não houver indicios de agressividade deixe-o brincar sempre de olho aberto para evitar problemas. Se correr mal não usa nenhuma punição, sem dizer nada ignorando o comportamento afaste-se e treine mais um tempo.
Volte a tentar nova aproximação, se ainda mostrar agressividade deve mostrar ao seu cão quem manda dê um puxão na trela e dê um comando aversivo (exem. não), afaste-se e longe da situação dê uma ordem para sentar e depois de cumprida faça festas.
Deve recomeçar tudo de novo e voltar a tentar de novo.
Deve tomar atenção a alguns sinais corporais, não espere pelo comportamento errado para o reprimir.
Cão abana a cauda: preparado para interagir com pessoas ou outros animais (pode acabar em brincadeira ou agressividade)
Cão rosna mostrando todos os dentes, orelhas para trás: agressividade por medo
Cão rosna mostrando apenas dentes da frente, orelhas erectas para a frente: agressividade por dominância
Cão “eriça” pelo apenas nos quartos dianteiros: sinal de dominância
Cão “eriça” pelo ao longo de todo o dorso: sinal de medo/ansiedade
Cão coça-se ou lambe-se sem razão física aparente: sinal de ansiedade (nestas situações é útil facultar ao cão objectos para roer).
Escusado será lembrar que é preciso muita paciência, repetição, mostrar que é o dono que domina a situação e ser coerente.
Espero que obtenha bons resultados.
(Já agora o nome de registo do Acktan não é Grants?)
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

quinta ago 12, 2004 1:40 am

Aragão

tamos a falar de um rott já maduro certo?
e pelo que entendi houve uma falha(nao porpositada claro) na altura da sociabilização devido ao problema que ele teve com pata certo?!...bem como por certo sabe e como disse por outras palavras....os rotts na sua maioria nao se gostam de rebaixar a nada...e com uma sociabilizaçao reduzida...mais dificil se torna...eu acho que tem ai um problema que dificilmente..será corrigido...o cão já amadureceu com esse instinto..nao sei se ele irá ceder agora...
mas vc por certo conheçe o seu cao melhor k ng, logo, so vc conseguirá tentar manipular o seu caracter..
so posso dizer: tente...

bem...eu acabei por nao dar nenhuma resposta...lol
mas enfim..
isto pk eu conheço uma situaçao identica com um rott tb e...nem kom escola vai lá..tá no instinto do cao..e nao era uma força acima dele k o faria mudar...a submisao perante o dono nao garante que o cao nao seja dominante para com os outros animais ou pessoas visto que terá que se sentir dominado pela "coisa" em questão para ceder...
isto claro falando num cao já maduro e com um caracter ja bem definido!
é dificil...
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

quinta ago 12, 2004 3:51 am

Eu posso ser algo suspeita, pois o meu pequinês foi mordido já por duas vezes...

A primeira vez foi por um Pastor Alemão maltratado e esfomeado, de um parque de campismo. Um cão que ficara agressivo, segundo creio, devido à brutidade dos donos... Até mesmo porque, o outro cão do parque, um Pitbull, era também bastante agressivo, rosnando a quem passava e mostrando a sua grande e assustadora dentadura.
Pedi que prendessem os cães e, disseram-me que o fariam. Mas não o fizeram...
No dia seguinte, o meu cão viu o Pastor Alemão e aproximou-se dele para brincar. O cão não lhe achou piada e abocanhou-o. (Se houve outro motivo, eu não percebi.) Graças a Deus, o meu cão ficou bem mais assustado do que realmente magoado. Deixei uma queixa no livro amarelo e abandonei o parque.

Da segunda vez, foi por pura estupidez humana.
O meu afilhado tem uma boxer a que decidiu dar um nome quase igual ao nome do meu cão... Uma prima minha, ia com ossos na mão para dar à boxer e decidiu ir pelo caminho a chamar bem alto a cadela, esquecendo-se do quão iguais ambos os nomes soam ao ouvido canino... Pois bem, o meu foi atrás dela e, claro, a boxer não gostou de ver outro pretendente à sua comida. Abocanhou-o e foi difícil fazer com que ela o soltasse... O meu cão quase ficou sem um olho graças a isso...

Desde então, o meu cão fica desconfiado quando vê outro cão... Por um lado, quer brincar, por outro, tem medo e reage da pior maneira - ladrando e rosnando -. O que no geral não ajuda. Contudo, nunca tentou morder nenhum cão. É só mesmo garganta. Mas a sua "garganta" já ia arranjando sarilhos com cães mais dominadores, que não acham graça nenhuma ao "minorca" a ladrar.

Eu, por minha parte e apesar do meu cão ser minúsculo, se vir um cão, pego no meu ao colo ou afasto-o da trajectória do outro cão, de modo a evitar confrontos desnecessários.
Faço-o por vários motivos, mas o principal é que sou eu a responsável pelo meu cão e, se ele fizer algo mau a responsabilidade será minha. Por outro lado, também não me consigo esquecer das inúmeras estórias de cães abatidos, porque os donos não os conseguiram controlar... Tenho a certeza de que adora o seu cão, por isso pense bem nisto... É algo que a mim não me sai da cabeça...

Por tudo isto, creio que não seja muito boa política, "deixar as coisas correrem por si"...

Não sei como poderá modificar o comportamento do seu cão.
Pareceu-me que a ideia da "Bobicas" era boa. De qualquer modo, parece-me que um bom veterinário saberá aconselhá-lo.

Lamento se o macei com as minhas estórias, mas achei que era a melhor maneira de lhe explicar o porquê de acreditar que não devemos deixar as coisas andar.

Espero que consiga resolver o problema do seu cão.

Os melhores cumprimentos,

Ana
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta ago 12, 2004 9:13 am

Se essa dominância for controlada não vejo problema. Se ele responder à chamada no momento em que as coisas estão a aquecer, não creio que seja motivo para te preocupares. Há muitos cães por aí bem agressivos mas desde que sejam controlados não fazem mal a ninguém.

Eu apostaria na habituação à presença de outros machos dominantes. Treinos em grupo ajuda. Não lhes diminui a dominância, mas faz com que tolerem mais a presença de outros. Tenho visto o treino em grupo a fazer maravilhas com alguns cães.
Aragao
Membro Veterano
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 12, 2004 10:12 am

Bom, acho que não me expliquei bem (é o mal de tentar resumir... ás vezes falta algo... :) )

1) O cão não demonstra nenhum tipo de agressividade, pelo contrário em situação de aproximação de outro macho todos os seus movimentos são lentos e calculados.

2) Durante a aproximação o meu cão não mostra nenhum sinal de medo (pelo contrário)

3) Mesmo em situações em que o outro macho agride, como sejam latidos e rosnados, o primeiro impulso do meu cão não é responder logo, mas dar um salto atrás e recomeçar a aproximação.

4) Quando o nível sobe e os cães quase se pegam, o meu não morde. E caso o outro pare ele pára também de imediato.
Esta é realmente melhor explicar, normalmente quando dois cães se medem um ao outro pode haver uma altura em que eles simulam um luta, para os nossos olhos parece que estão realmente pegados, mas na realidade não estão, estão apenas a testarem-se, não se mordem, além de uma trincas no pescoço e sem grande força. Durante uma simulação eles continuam a fitarem um ao outro. Numa verdadeira luta eles deixam de se fitarem e embrulham-se completamente. O meu cão nunca teve uma situação dessas. Mesmo as simulações foram raras.

Olá aisd, sim claro que sei a imagem que fica, todos os donos (conscienciosos) que tenham cão da lista negra sabem o que isso significa para aos olhos dos ignorantes.
Alias, por norma eu gosto dizer que o meu cão não morde, mas eu sim, já por duas vezes tive de atacar um cão! O dono do outro perdeu-lhe o controle (ou ele estava solto) e ele vinha em direcção ao meu com ar de agressão, antes que o meu tivesse hipótese de fazer algo (porque se o fizesse, ele é que era o cão assassino!!) eu ataquei o cão! Resultado: o cão fica espantado, o dono desfaz-se em desculpas e leva com um sermão meu!

Ana_link, olá o teu cachorrinho? (netas altura já não deve ser muito cachorrinho...). Já tentei, mas esse caminho não está a resultar. Eu refilo, ordeno, recompenso, nada... este caminho está-me a levar por um escalar de forças que não é benéfico nem para mim nem para o cão, por isso é que estou a tentar descobrir outros caminhos :)

bobicas, obrigado pelo texto, mas esse procedimento também é meu conhecido, mas não se aplica a este caso. O cão não demonstra agressividade e não tem problema ao ser juntado com outro macho (desde que o outro não ladre, nem rosne, o meu também não). O problema é do controle da dominância.
Ele passa longo tempo junto com outro macho sem problemas (a segunda foto da minha assinatura).

noinfo, não não é um Rottweiler maduro, tem dois anos, ou seja ainda falta um para a maturidade completa. Não sei se houve falha na sociabilização, mas acho que o seu afastamento de outros cães pode ter intensificado o comportamento.
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 10:27 am

KROZ Escreveu: Se essa dominância for controlada não vejo problema. Se ele responder à chamada no momento em que as coisas estão a aquecer, não creio que seja motivo para te preocupares. Há muitos cães por aí bem agressivos mas desde que sejam controlados não fazem mal a ninguém.

Eu apostaria na habituação à presença de outros machos dominantes. Treinos em grupo ajuda. Não lhes diminui a dominância, mas faz com que tolerem mais a presença de outros. Tenho visto o treino em grupo a fazer maravilhas com alguns cães.
Olá Kroz, já estava a ver que te de ir buscar à força para intervires :D

A dominância é controlada… mais ao menos…
A ordem mais forte que ele tem (que é o vir), tem de ser repetida várias vezes e em tom de voz elevados. E nem pensar em estar muito longe. Não me parece que seja porque ele desobedece, parece-me mais que ele não ouve! (juro!) Ele fica tão concentrado no outro que deixa de prestar atenção a tudo o resto. Já me aconteceu aproximar dele quando ele estava assim e toquei-lhe e ele deu um salto com o susto! :)

Já consegui que ele abandonasse um macho e viesse ter comigo (ele já tinha a cabeça em cima do lombo do outro), mas tive de usar toda a força psicológica. Por isso acho que algum controle ainda existe, mas isso é comigo, com a minha mulher nem pensar (se ela vê outro macho, é puxar da trela e vamos por outro caminho).

Gostei dessa dos treinos em grupo, referes-te a treinos de outras coisas em por acaso os cães estão em grupo ou a treinos direccionados para estas situações?
Fala-me mais disso, p.f.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

quinta ago 12, 2004 6:30 pm

Aragao Escreveu: Ana_link, olá o teu cachorrinho? (netas altura já não deve ser muito cachorrinho...). Já tentei, mas esse caminho não está a resultar. Eu refilo, ordeno, recompenso, nada... este caminho está-me a levar por um escalar de forças que não é benéfico nem para mim nem para o cão, por isso é que estou a tentar descobrir outros caminhos :)
Pois... Eu já imaginava que tivesses tentado isso. Mas pelo que descreves, até acho que ele se porta muito bem, pelo menos na aproximação. Às vezes eles ficam tão concentrados nos outros ou num cheiro qualquer que se torna mesmo dificil de nos fazermos ouvir. Mas antes isso que um cão telecomandado que só vive para as minhas ordens :) Infelizmente neste momento não sei que ideia te dar, mas vou ver aqui nos meus livros e depois mando-te mensagem. É que isto do verão.. fico mais loura.. :D ;)

O escalar de forças é que não convem mesmo nada, nem para ti nem para ele. Reparaste se esse comportamento começou com alguma alteração na matilha? Introdução de novos elementos.....

O meu gordo está bom. De cachorrinho só mantem mesmo o comportamento, a pular a quatro patas atrás da bola e com a tara dos treinos à meia noite... Já é o feliz papá de 9 cachorrinhos na Suiça e agora querem que vá fazer estragos para o lado da Finlândia. A ver se deixo... Tem umas alergias maradas, mas identificadas, o que do mal o menos.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Aragao
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 18, 2004 9:59 pm

Mais ideias, alguém?

Kroz, fala-me mais, disso de grupos. Grupos parecem-me uma ideia gira, mas acho que teriam de ser grupos preparados para isso. Estou mesmo a ver a dona de um cocker a deixar o seu cão ao lado de um rottweiler, ou quem sabe o dono de um pincher, deixar o Acktan cheira-lo! :D (estou a brincar, da última vez que me lembro vi um pincher a dar uma corrida a um rottweiler!)
Responder

Voltar para “Cães”