Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

Que fazer c/ os cachorros menos bonitos de uma ninhada?

Só para criadores!
1
20%
Cachorros menos bonitos
4
80%

Total de votos: 5
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta ago 11, 2004 1:07 pm

casadotrevo Escreveu: Uma coisa é verdade, e eu compreendo as suas reservas, o regulamento do LOP, não prevê esta situação.
Pois... e resta saber se aquilo que se escreve nas observações é registado nos ficheiros, se fica apenas e só no papel em poder do comprador.

Isabel
nelsonk
Membro Veterano
Registado: domingo nov 30, 2003 7:08 pm

quarta ago 11, 2004 10:10 pm

Pedra Escreveu:
casadotrevo Escreveu: Uma coisa é verdade, e eu compreendo as suas reservas, o regulamento do LOP, não prevê esta situação.
Pois... e resta saber se aquilo que se escreve nas observações é registado nos ficheiros, se fica apenas e só no papel em poder do comprador.

Isabel
concerteza que ñ é registado Pedra mas devia !

e eu tenho casos desses e embora as pessoa ñ compreendão o sistema francês eu acho que tem toda a lógica de existir embora infelizmente ñ vá durar por muito tempo .
eu por exemplo tenho uma cadela que me custou 1500 euros que em nova prometia muito e embora seja em termos de estalão quase perfeita existe algo nela que a colocava em frança de certeza como imprópria para reprodução e se calhar nem sequer era comfimada simplesmente porque lhe falta uns quantos pelos brancos no sitio certo , mas como tive o cuidado de pedir o pedigree de exportação aquando da compra logo é uma cadela que pode entrar em concurso facilmente e tirar óptimos resultados em Portugal !
mas como ñ sou criador nem sequer penso sê-lo tb ñ é nada que me preocupe por aí alem !

agora que o cpc devia ter mais cuidado com aquilo que regista lá isso devia ! pk ñ é por nada mas hás vezes encontra-se certos canitos que nem são carne nem peixe e esses como manda o regulamento( se ñ me engano ) deviam imediatamente serem impedidos de cruzar !

Nelson
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 11:27 pm

Golden_ Escreveu:
Paulo,
imagine os humanos, a genética é algo muito complicado e onde eu nem aprediz sou. Mas alguma vez viu uns pais feios e um filho lindo? Ou vice-versa? Pois é, são coisas que acontecem.

O cão em questão é Campeão de Portugal, Espanha, Gibraltar, Campeão Europeu de Juniores, etc. Tem sangue inglês da melhor ascendência. A minha cadela é Vice Campeã de Gibraltar, faz colecção de CAC e de CACIB, ganhou a raça várias vezes, etc. Importei-a de Inglaterra à uns anos. O pai foi 4 anos seguidos vencedor da Cruft. Quando o pai dela morreu recebi ofertas de compra da minha menina, na altura no valor de 1milhão e meio de pesetas (juro que n exagero), pois a morte do pai valorizou os filhos. No entanto :( Genética é complicada!
Goleden, só um aparte. Vice campeão não é titulo, que eu saiba.Mas se é, fico contente pois assim sendo tenho um vice campeão do mundo e não sabia. Vou refilar com o CPC.
Outra coisa, a genética é muito complicada, na realidade. Mas no fundo as pessoas insistem em reproduzir e abusar da reprodução dos cães com títulos e é aí que está o busilis da questão.
Cada vez mais me questiono, se as pessoas estão a reproduzir cães ou titulos, mas isso depois levava-nos á questão "então porque se vai a exposições", né?
Mas no fundo, no fundo eu sei que o que vende é mesmo os titulos dos pais, nalgumas raças.
Isabel
Pedra
Membro Veterano

quarta ago 11, 2004 11:48 pm

Nelson, a minha questão para o Diamantino, prende-se com o facto de alguns dos meus cães estarem identificados por ADN e o CPC mandou-me "limpar o rabo" a isso. Ou seja, não existe nos registos informaticos do clube um campo para essa observação, nem mesmo no campo "Observações". Daí a minha pergunta.
Em relação á sua cadela, penso que está a falar de um defeito desqualificativo, o que não me parece ser isso que estamos a falar, mas sim de mais ou menos bonitos. E, aí é que está o grande dilema da coisa. Caes bonitos nem sempre produzem cães bonitos, outros menos bonitos, por exemplo são os pais dos primeiros... e aqui fica um grande dilema, né?
Daí que concorde em absoluto com o registo de todos os cachorros. Só assim e sem batotas se poderá fazer um estudo mais aprofundado do que certos cães produzem.
Vergonha? Não vejo porque ter vergonha de se produzir menos bom e registar. Vergonha é não fazer nada e criticar quem faz ou tenta fazer.
Agora se souberem a receita para criar só e apenas supra sumos da barbatana, então digam qualquer coisita que eu agradeço.

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

quinta ago 12, 2004 12:51 am

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 6:22 pm, editado 1 vez no total.
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quinta ago 12, 2004 12:59 am

[quote=Golden_]
Já coloquei a opção de esterelização das cadelas que dou, mas fica estupidamente caro :(
Obrigada

Anita
[/quote]

essa expressão também tem uma certa dose de curioso.

ó Anita, afinal qual é o seu principal objectivo em dois pontos:

-oferecer estes animais?
-vender a raçao?

isto claro, por me parecer uma criadora sem ser como por
aqui dizem de vão de escada.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 1:00 am

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 6:26 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 1:22 am

...
Última edição por Golden_ em terça fev 07, 2006 6:37 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

quinta ago 12, 2004 1:37 am

JUMP Escreveu: ...
ó Anita, afinal qual é o seu principal objectivo em dois pontos

-oferecer estes animais?
-vender a raçao?

...
Bom dia,

1º O meu objectivo, essencialmente é evitar que exemplares menos bons tenham ninhadas ou participem em concursos. Mas que tenham uma boa vida com uma boa familia, que sejam realmente pets.

2º Claro que quero vender ração! Mas como já expliquei atrás, essa parte do meu negócio não vive dos cães dados. Fiz as contas (+/-) em relação aos meus clientes e de 203 (só refentes a ração) mais de 50% compraram-me um cão, os restantes vieram através deles (vizinhos, parentes, colegas, amigos, etc). Dos 10 cães dados, só 50% manteve a sua palavra (de compra de ração) e trouxe-me (sem que lhe fosse pedido) outros tantos para ração e outros serviços.

Daí que, só queria saber a opinião generalizada sobre o que fazer com «os cães menos bonitos». Já que eu tenho uma postura, quis saber a opinião dos outros. Só isso.

Obrigada

Anita
anacs
Membro
Registado: segunda ago 09, 2004 12:06 am

quinta ago 12, 2004 4:14 am

Não sei qual é o seu conceito de beleza, mas para mim - simples humana, não criadora - todos os cães são lindos.
Rafeiros, arraçados e puros! Todos!

Se se preocupa com os cães e gosta deles, dê-os a quem os tratar bem sem qualquer imposição ou restrição.
Se não os quiser dar, experimente pô-los à venda e vai ver que o que considera feio, muitos acharão lindo.

[i]"Beauty is in the eye of the beholder!"
("Quem feio ama, bonito lhe parece." [/i]- Será talvez a tradução mais adequada para Português...)

Por vezes, a beleza é também uma questão de prespectiva...
Actualmente, a Marilyn Monroe seria considerada uma lontra gorda. Contudo, na sua época, foi considerada a mulher mais bonita do mundo.

Ana
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

quinta ago 12, 2004 7:13 am

Golden_ Escreveu:
JUMP Escreveu: ...
ó Anita, afinal qual é o seu principal objectivo em dois pontos

-oferecer estes animais?
-vender a raçao?

...
Bom dia,

1º O meu objectivo, essencialmente é evitar que exemplares menos bons tenham ninhadas ou participem em concursos.
2º Claro que quero vender ração!
Daí que, só queria saber a opinião generalizada sobre o que fazer com «os cães menos bonitos». Já que eu tenho uma postura, quis saber a opinião dos outros. Só isso.

Obrigada

Anita
ok, mas relativamente ao 1º ponto, não consigo entender como é q pretende isso se os animais não são esterelizados, ou seja com esse "excedente de produção" em nada está a contribuir para o melhoramento da raça, a menos q sejam entregues sem LOP, penso ser razoável q se o dono quiser o registo se comprometa em pagar a esterelização.
no 2º ponto, são palavras suas q nada ganha com isso, acredito, mesmo pondo de parte o aspecto comercial, acho q esta "imposição" , chamemos-lhe assim, até seria aceitável se o objectivo fosse o de verificar periódicamente como correm as coisas com os canitos.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 7:50 am

Não sei qual é o seu conceito de beleza, mas para mim - simples humana, não criadora - todos os cães são lindos.
Rafeiros, arraçados e puros! Todos!
O conceito de beleza é sempre subjectivo. No entanto, existe um padrão e uma linha de orientação, em cada momento, que as pessoas de uma maneira geral ( não todas, obviamente) seguem. De certa forma são linhas de pensamento semelhantes às que ditaram em tempos que ser bonito era ser como a Marylin Monroe e que hoje em dia ditam que ela seria uma 'lontra'!
No caso dos cães, estes padrões são um pouco mais estáveis porque são escritos, e dificeis de mudar, mas continuam a existir as linhas de orientação mais ou menos subjectivas, mais ou menos ditadas pela 'opinião generalizada'. A 'apreciação pessoal' também está presente, como é obvio, mas quem pretende um cão para o sujeitar à avaliação de uma exposição, tem de pensar no que é a opinião geral.
Se se preocupa com os cães e gosta deles, dê-os a quem os tratar bem sem qualquer imposição ou restrição.
Se não os quiser dar, experimente pô-los à venda e vai ver que o que considera feio, muitos acharão lindo.
Isso já compete à Golden decidir ;) Mesmo não sendo da mesma opinião que ela, temos que respeitar o facto dos cães serem seus e por isso ela ser livre de dá-los, vendê-los, trocâ-los, etc. . Da mema forma que qualquer pessoa é livre de aceitar os 'contratos' que quiser.
"Beauty is in the eye of the beholder!"
("Quem feio ama, bonito lhe parece."
- Será talvez a tradução mais adequada para Português...)
"A beleza está nos olhos de quem vê!" - É a tradução correcta ( esta expressão, ou "ditado popular", existe).

Abraços
Paulo C.
Pedra
Membro Veterano

quinta ago 12, 2004 8:52 am

Golden_ Escreveu: Existem vários Campeões da raça em Portugal, no entanto se fiz aquela viagem por causa da cruza, teve a ver o facto de eu achar que a linha daquele cão poderia completar a da minha cadela. Daí a opção especificamente por aquele cão. Além de que o conhecia antes de ganhar títulos e já me tinha «apaixonado».

Por vezes vou na rua e vejo cães anónimos lindos, chego a parar o carro e meter-me c a pessoa, mas ou n tem pedigree, ou não confio na linha de sangue :(

Ainda o mês passado fiz uma cliente nova que tinha uma Golden com 7 meses, fiquei tão impressionada com a cadela que quis saber a origem, etc. Era cruzada :(
Compreendo o seu problema neste aspecto.
No entanto a observação que fiz em relação a este aspecto não lhe é dirigida a si particularmente, mas de uma forma generalizada é isso que constacto. E embora me considere uma aprendiz de 1º ou 2º ano, penso que há ainda quem pense é em cruzar titulos e não cães. Ou seja, ao procurar um macho, as pessoas preocupam-se em saber os titulos do mesmo e nunca ou quase nunca em saber o que o mesmo já produziu, ver irmãos de ninhada, etc..
Isabel
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 8:52 am

Golden_ Escreveu: Falei hoje com o Sr. Pinto, do CPC, coloquei-lhe essa questão. Como sempre super amável, ele explicou que realmente se pode preencher o campo das observações. MAS, oficialmente não se pode fazer nada, nem impedir que um cão com observações negativas reproduza, nem que entre em exposições.
Um pouco diferente daquilo que me foi dito a mim, mas o "oficialmente" bate certo com a ausência de regulamentação.
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

quinta ago 12, 2004 9:35 am

Pois é, mas já dizia Vinícios de Morais
"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental!"

Por isso se Marlyn vivesse nos nossos dias seria substancialmente mais magra, se lhe importasse o facto de "estar na moda"!

Acho que percebo o ponto da Golden! Só não concordo que ela os dê, se são Golden mesmo que sejam menos bonitos ou que não devam ser permitidos cruzar, não deixam de ser de raça, mas como já referiu outro forista, os cães são da Golden e cabe a ela decidir ;)
Quanto á questão da venda da ração, se for como as contas que alguém fez já para aí uns posts atrás, não acho que seja uma grande fortuna que ganhe; mas a Golden não se pode é espantar se as pessoas deixarem de lhe comprar a ração, porque nesse aspecto acho que cada dono deve ser capaz de discernir sobre a melhor alimentação para o cão; falo por mim se lhe comprasse um cão, lamento mas não lhe compraria a ração, não por achar que estava a querer "enriquecer" ás minhas custas, mas por que aquilo que uns considera uma boa ração, para mim pode não ser :

:arrow: não estava para me deslocar a Cascais cada vez que precisasse de comprar ração (Não sou de comprar grandes quantidades gosto das embalagens médias pq acho que as rações é como tudo, depois de aberto o saco, convém serem consumidas brevemente e não estarem para ali uma eternidade (um mês parece-me muito) já com a gata faço o mesmo, nem que vá á loja todas as semanas, mas prefiro e por sorte encontrei uma loja que vende a ração que ela gosta, mesmo perto de casa;

:arrow: eu e o "mercado" das rações temos uma relação de desconfiança mútua, volto a mencionar o que já deixei noutros posts sobre rações - se não damos restos da nossa alimentação aos animais porque não é a alimentação adequada para eles, então damos restos industrializados? ou seja a maioria das rações são feitas com sub-produtos, aquilo que sobra (carcaças de animais...) são restos á mesma, no meu ver; por isso encontrar uma "boa ração" (se é que isto existe!) é "agulha num palheiro", e não é qualquer uma que satisfaz;

:arrow: pelo que referi acima, se um dia tiver um cão vou equacionar muito bem o facto de lhe dar outro tipo de alimentação, que não a ração.
;)

Percebo a sua preocupação qt a isso dos registos e das reproduções, porque, como já lhe aconteceu de entrarem em exposições com cães impróprios para essa finalidade, o que mais há para aí é pessoal a arranjar "namorados(as)" para os cães e infelizmente isso é mesmo uma situação impossível de contornar (só com uma tomada de consciência, por parte da população em geral!, Difícil!!). Eu mesma não tenho cães, mas vira e mexe alguém pergunta, "não sabes de ninguém que tenha um cão/cadela de raça X ou Y para cruzar; coitadinho o meu XXX precisa urgentemente de 'namorada(o)..." bem confesso que depois levam com cada ensaboadela sobre a minha opinião sobre as "reproduções caseiras" que geralmente só perguntam uma vez :lol:

Mas acho que isto de cães "bonitos" também tem a ver com o cão e a cadela "simpatizarem" um com o outro, conheci uma P.Belga (francesinha, com registos e essas coisas todas do Clube em França) que nunca aceitou nenhum cão da raça dela, mas um dia saltou para dentro da propriedade um rafeiro e "pimba" a gaja "derreteu-se" toda, infelizmente os donos já não chegaram a tempo de evitar a desgraça, nasceram 3 lindos vira-latas, todos puxaram á mãe, nenhum nem com o focinho nem pêlo do pai (pelo menos até aos 5 meses, depois perdi-lhes o rasto, isto aconteceu no Gerês) Não sei o que ela viu nele, vá lá se entender estas coisas dos cães ;)
Para os donos é que o desgosto foi grande, a estreia e tinha que ser logo com um vira-latas! :lol: :lol:

Fiquem bem! ;)
Última edição por Jordan em quinta ago 12, 2004 1:46 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”