Preciso de Dicas, na Ordem " Aqui "

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bobicas
Membro Júnior
Registado: sábado mai 15, 2004 11:03 pm

quinta ago 12, 2004 3:34 pm

Como é do conhecimento geral treinar um cão exige conhecimentos e alguma experiência, os tópicos abaixo, poderão ajudar e facilitar o trabalho a quem pretender treinar o seu cão.
Lembro que é mais difícil corrigir ou dessensibilizar um comportamento adquirido devido a um erro de ensino do que criar um novo.

Carácter

Antes de iniciar o ensino, o cão deve ser observado para:
- estudar o seu carácter
- ver as suas possibilidades
- entender as suas aptidões
- perceber de que modo deve ser tratado (com firmeza ou calma)
- cães apáticos devem ser estimulados
- os voluntariosos devem ser disciplinados
- os nervosos ou medrosos devem ser encorajados com calma e paciência

Repetição

- cada exercício deve ser repetido até ser bem entendido (ao longo do tempo não fazer repetições seguidas)
- evitar o uso de punições (podem desencorajar ou tomar o cão "imune" à punição)

Progressão

- começar sempre no simples e evoluir para o complicado
- nunca passar ao exercício seguinte se o precedente não estiver bem entendido e executado
- não exigir um trabalho acima das capacidades do cão.

Coerência

- usar sempre os mesmos comandos breves, precisos e claros para os mesmos movimentos
- começar cada treino pelos exercícios já apreendidos
- nunca terminar um treino com uma recusa
- terminar sempre com um exercício de que o cão goste

Recompensa

- a recompensa deve ser dada imediatamente a seguir à execução do exercício (menos de 1 segundo)
- deve-se ser judicioso na escolha da recompensa (ter presente que a comida é em geral a forma mais forte de recompensa)
- o cão deve ser continuamente motivado
- o "contacto"/comunicação entre o condutor e o cão deve ser permanente

Punição (a evitar ao máximo)

- nunca usar violência física (por ex, puxões com a estranguladora)
- uma reprimenda num tom de voz enérgico é muitas vezes suficiente
- a punição deve ser dada no momento preciso
- deve ser proporcional à falta cometida
- na não execução de um exercício devem ser tidas em conta as circunstâncias que rodeiam o cão
- a não execução de um exercício pelo cão não deve enervar o condutor
- deve ser procurada a causa da não execução de cada exercício e remediá-la com persuasão
- nunca chamar um cão a si para o punir

Bons treinos e bons resultados para todos.
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta ago 12, 2004 5:35 pm

Aragao Escreveu: Olá a todo, calma, não vou fazer nenhum testamento, alias acho que o todos nós já dissemos as nossas opiniões e acho que concordamos em discordar (coisa rara nos dias de hoje :) ), por isso mais seria chover no molhado.

Mas fiquei ainda com uma questões que gostaria de aprofundar:
nynf Escreveu:E desculpem mas não concordo com essa generalização que as escolas que andam na competição sejam adeptas do biscoito LOL Vai lá treinar um cão para RCI/Mondio Ring a biscoito...gostava de ver!
Tal como disse, sou um quase ignorante no que se refere a RCI/Mondio Ring. A minha pergunta é qual a forma “normal” de treino? Porque biscoitos (ou semelhantes) não são usados?
Aragão, não estou esquecida ;) Mas estou atolada em trabalho e sem tempo, mal tenha um tempinho exponho a minha opinião.
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”