dúvida de comportamento...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

sexta ago 13, 2004 3:25 pm

olá a todos,

venho colocar uma pergunta que uma amiga me fez à qual não soube responder... quem sabe alguém me pode ajudar...

Há uma senhora amiga da amiga que tem uma cadela montanha dos pirinéus numa moradia com jardim. mas a cadelona teima em dar-lhe cabo dos canteiros... parece que já experimentou de tudo, e só conseguiu com que a cadela fuja cada vez que lhe ralha... ela gosta muito da cadela e do jardim, alguém sabe algum "método" para faze-la parar??

obrigada desde já a todos com eventuais respostas!
noInfo
Membro Veterano
Registado: segunda mai 24, 2004 11:36 pm

sexta ago 13, 2004 3:47 pm

a cadela faz isso com os donos presentes??
se o faz é mais facil, é uma questão de lhe impor respeito e puni-la cada vez que faça isso...o ideal era ter uma palavra de ordem quando ela tivesse algo errado, tem? é mais facil para a cadela associar a repreençao ao delito...pq ralhar como referiu...é mt relativo...
agora se ela faz isso sem ter os donos presentes..já se torna mais complicado...ai convem perder um bocado de tempo...fazer "uma espera"..e apanha-la em flagrante...
outra soluçao para ambas as situaçoes...nao tenho a certeza mas penso que haverá repelentes para cães para colocar nas plantas...alguem mais entendido nessa materia por certo lhe informará aqui...

já agora a cadela já é adulta?
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta ago 13, 2004 8:03 pm

scar_raf Escreveu: olá a todos,

venho colocar uma pergunta que uma amiga me fez à qual não soube responder... quem sabe alguém me pode ajudar...

Há uma senhora amiga da amiga que tem uma cadela montanha dos pirinéus numa moradia com jardim. mas a cadelona teima em dar-lhe cabo dos canteiros... parece que já experimentou de tudo, e só conseguiu com que a cadela fuja cada vez que lhe ralha... ela gosta muito da cadela e do jardim, alguém sabe algum "método" para faze-la parar??

obrigada desde já a todos com eventuais respostas!
Heheh, essa é das mais difíceis. Isto porque (provavelmente) é um comportamento que ocorre várias sem que a dona esteja presente, ou seja o animal aprende que se estiver sozinho pode fazer isso sem problemas… :(
Corrigir tal requer paciência (mais que o normal) pois é necessária fazer uma embocada ao animal!! Ou seja a dona que se esconda e espere, espere, espere, espere o tempo que for necessário (sem se denunciar) até que o cão vá aos canteiros! Nesta altura surja de repente, castigue o cão (ralhar, sapatada, aquilo que o cão já deve reconhecer como sabendo que fez algo mal). Depois vire costas e volte a esconder-se e repita, repita, repita! Daqui a umas semanas (não, não estou a gozar) o comportamento deverá começar a mostrar sinais de estar alterado.

Boa sorte.
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda ago 16, 2004 8:28 am

:)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

segunda ago 16, 2004 9:03 am

Se essa pessoa tiver possibilidades e disponibilidades poderia levar a cadela a uma escola de treinos, com ajuda profissional é mais fácil ensinar ao animal certas ordens que ele cumprirá na presença da dona e que respeitará na ausência desta!
Lógico que repreender a cadela na altura que é apanhada em flagrante tb é viável, mas depende muito do animal, dos donos e de como é feita a repreensão! Temos que perceber que está no sangue do animal andar a escavar na terra :D (têm que se entreter com qualquer coisa não é ;) )

Por isso a ajuda de um bom profissional era uma maneira ter ajuda válida!

Bom dia!
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

segunda ago 16, 2004 12:49 pm

Vedar os canteiros, não será uma opção até a cadela aprender o que pode ou não fazer?
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

segunda ago 16, 2004 1:30 pm

Estou de acordo com Jordan, o melhor é uma escola, isto é se o animal ainda é novo porque se não, vai ser mais dificil. ;)
Amiguinhos
Membro Veterano
Registado: segunda ago 16, 2004 10:12 am
Localização: Rottweiler/Pug\'s/Sharpei/Petauros/Papagaio/Coelho Anão/Tartaruga/
Contacto:

segunda ago 16, 2004 1:32 pm

Estou de acordo com Jordan, o melhor é uma escola, isto é se o animal ainda é novo porque se não, vai ser mais dificil. ;)
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 16, 2004 1:34 pm

Mesmo que não seja novo, vale sempre a pena! ;)
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

segunda ago 16, 2004 1:42 pm

Jordan Escreveu: Se essa pessoa tiver possibilidades e disponibilidades poderia levar a cadela a uma escola de treinos, com ajuda profissional é mais fácil ensinar ao animal certas ordens que ele cumprirá na presença da dona e que respeitará na ausência desta!
Lógico que repreender a cadela na altura que é apanhada em flagrante tb é viável, mas depende muito do animal, dos donos e de como é feita a repreensão! Temos que perceber que está no sangue do animal andar a escavar na terra :D (têm que se entreter com qualquer coisa não é ;) )

Bom dia!
Ainda me vai explicar como é que numa escola de treino se consegue reprimir este tipo de comportamento ...

O Montanho dos Pirinéus é um cão de montanha e que tem por habito, tal como os LGD cavar, seja por causa do calor, para se deitarem escondidos, para esconderem comer ...

A sua amiga antes de o obter é que deveria ter-se informado um pouco mais sobre a raça.

Reprimir ? O melhor será mesmo esquecer o jardim durante uns tempos (costumam acalmar conforme envelhecem) ou vedar o mesmo jardim. Repreender sempre é uma opção no entanto não acredito que funcione (especialmente quando a cadela fica sozinha ou à noite).

Em ultimo caso, sempre pode plantar cactos ;)

Cumprimentos
Nanci
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda ago 16, 2004 1:48 pm

CindelP Escreveu:
Ainda me vai explicar como é que numa escola de treino se consegue reprimir este tipo de comportamento ...

O Montanho dos Pirinéus é um cão de montanha e que tem por habito, tal como os LGD cavar, seja por causa do calor, para se deitarem escondidos, para esconderem comer ...

A sua amiga antes de o obter é que deveria ter-se informado um pouco mais sobre a raça.

Reprimir ? O melhor será mesmo esquecer o jardim durante uns tempos (costumam acalmar conforme envelhecem) ou vedar o mesmo jardim. Repreender sempre é uma opção no entanto não acredito que funcione (especialmente quando a cadela fica sozinha ou à noite).

Cumprimentos
Nanci
Ora, nem mais ;)
LindAlba
Membro Veterano

segunda ago 16, 2004 1:49 pm

CindelP Escreveu:
Jordan Escreveu: Se essa pessoa tiver possibilidades e disponibilidades poderia levar a cadela a uma escola de treinos,...
...
Já pensou em mandá-la para uma escola de jardinagem?? :lol: :roll:

Ou arrranjar-lhe emprego na CMLisboa??
Ouvi dizer que está para breve a continuação da abertura do buraco do Marquês de Pombal.

:lol: :lol: :roll: :p
Hoje tou ligado ...
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
Jordan
Membro Veterano

segunda ago 16, 2004 2:17 pm

CindelP Escreveu:
Jordan Escreveu: Se essa pessoa tiver possibilidades e disponibilidades poderia levar a cadela a uma escola de treinos, com ajuda profissional é mais fácil ensinar ao animal certas ordens que ele cumprirá na presença da dona e que respeitará na ausência desta!

Bom dia!

Cumprimentos
Nanci
Obrigada pelo reparo!

Concordo que será difícil retirar o hábito ao cão; e como achei que os conselhos que foram dados sobre a repreensão do animal (emboscadas e tudo mais...) não me pareceram o mais correcto e pelos vistos a dona em questão já tem tentado e não tem obtido resultados; acho que recorrer á ajuda de uma pessoa que perceba mais que ela de comportamento de cães, para ver se consegue pelo menos perceber melhor o cão que tem em casa, não seria um mau conselho de todo! Mas pelos vistos não foi muito feliz esta minha opinião!

Sei que quem quer ter cães e tem canteiros, vai ter que ter paciência e suportar os canteiros arruinados durante uns tempos; do mesmo modo que quem tem gatos não pode ter grande "apego" aos móveis em casa, caso contrário o gato acabará na rua!

A opção de vedar os canteiros já tinha sido sugerida por outro participante, não achei necessário referir isso novamente!

Já agora o que é os LGD? Não sei mesmo, se pudesses dizer, agradecia!

Fiquem bem! 8)
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta ago 19, 2004 12:01 am

Jordan Escreveu: …do mesmo modo que quem tem gatos não pode ter grande "apego" aos móveis em casa, caso contrário o gato acabará na rua!
Essa era doce! Olha o meu gato lembrar-se de estragar os meus móveis! Até me vez lembrar quando há uns tempos me disseram que ia ser impossível eu ensinar o meu gato que não podia marcar território em casa!! Em uma semana já aprendeu! (ok, aprendeu sobre a minha casa, não posso dizer o mesmo da casa do meu irmão, aonde ele passou alguns dias de férias… enfim ninguém, é perfeito)
aoinacio
Membro Veterano
Registado: quarta mar 17, 2004 3:04 pm
Contacto:

quinta ago 19, 2004 5:48 pm

[quote=CindelP]

Cumprimentos
Nanci
[/quote]

Ooops... quanto a cactos também não sei. :roll: 8) Porque a minha cadela adora ir esfurancar os cactos mais florais...;) Também do tipo de cactos, mas ela é tão curiosa que até às piteiras já foi e vocês imaginam o que é depois ela a ganir de dor por ter lá ido? :o O que é certo é que, felizmente, nunca ficou infectada e a esses nunca mais lá foi, mas aos outros todos assim como as plantas do meu quintal tive que os vedar todos, sim! :o

Portanto, o meu conselho é: VEDAR, VEDAR, VEDAR!!! :lol: :lol: :lol:
Responder

Voltar para “Cães”