Criadores vs criadores

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oskarina
Membro Veterano
Registado: terça mar 02, 2004 5:18 pm
Localização: Oskar ( Serra de Aires) por enquanto.... vem aí uma mana a caminho....

sexta ago 13, 2004 4:30 pm

P1TuXk4 Escreveu: Se calhar uma medida a implementar, seri a a obrigatoriedade, de todas as lojas apenas venderem cães com chip, e ao venderem, o comprador ter de assinar um termo de responsabilidade, onde conste o número de identificação do chip, para posterior identificação do prevaricador....
Isto seria uma ideia...
Até a União Zoofila, obriga os futuros donos a assinar um termo de responsabilidade, quando vamos buscar um animal.
Se até a UZ faz, as lojas já deveriam ter essa medida há muito mais tempo.
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta ago 13, 2004 6:25 pm

[quote=PauloC]
[quote]Se calhar uma medida a implementar, seria a obrigatoriedade, de todas as lojas apenas venderem cães com chip...[/quote]
Esta obrigatoriedade já existe desde Julho de 2004 para cães a partir dos 3 meses.
[/quote]
Eu referia-me aos dois, o chip e o termo de responsabilidade em conjugação.
E há quanto tempo se vendem cães???
Há quanto tempo existe legislação sobre isso???
Mas esse Decreto é de Julho...ou seja, tem dias.....segundo os seus dados.

Quanto às lojas venderem 'pela porta do cavalo' não é isso que se faz actualmente? Que controlo REAL existe sobre os cães vendidos nas lojas....ou nos criadores?
[/quote]
Pois...nenhum...sejam lojas ou criadores com"C".

[quote=PauloC]
Eh pá...por causa deste tópico estive a ler o Decreto e agora fiquei baralhado!!!
"Os cães e gatos entre os 3 e os 6 meses de idade devem encontrar-se identificados nos termos do presente diploma:"

Então e os cães com mais de 6 meses não devem estar identificados nos termos do presente diploma? [/quote]
Pressupõe-se que se tem mais de 6 meses, já passou pela idade regulamentada, logo deve estar identificado.
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

sexta ago 13, 2004 6:34 pm

Vamos lá a ver uma coisa.

Independentemente do meio de anuncio e venda da ninhada, um Criador com "C" grande conhece SEMPRE os novos donos do cachorro, e pode recusar a venda, e nem lhe passa pela cabeça entregar o bichito sem um rol enorme de recomendações e TODOS os papeis referentes ao dito, seja o LOP seja a caderneta de vacinas.

A CB e restantes BYB pura e simplesmente não o fazem. Desde está no correio até ardeu no pequeno incendio do escritorio todas as desculpas servem. Já ouvi várias dos mais diversos sitios...

E quem quer um cão com LOP que não seja parvo e traga os papelitos todos juntamente com o cão.
Ou tambem compram carros e vão buscar os documentos e garantia mais tarde?
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta ago 13, 2004 7:48 pm

A ana_link deu uma boa ideia do que se espera de um bom criador no que respeita à venda.

Para mim, existem outras coisas que são de relevar.

Um criador tem uma imagem da raça na cabeça.
Quer obter determinados resultados e quer ser reconhecido pelo seu trabalho.
Por isto eu acho que um Criador com C grande vai a expos e concursos da sua raça - para ver comprovados os resultados do seu trabalho.(mesmo que não o consiga por ter uma ideia muito própria e diferente do comum da raça em causa).

Um criador cria os seus cães em boas condições.
Por isso é importante visitar os criadores e ver como estão os canis - se asseados, se são bons, etc.

Quem compra sem ver o criador, os canis, etc, pode estar a alimentar uma besta que só olha ao dinheiro e a colaborar num crime de exploração indecente dos animais.

Isto, para mim é o fundamental - não sustentar a exploração dos cães.

Eles não se podem queixar.
Temos de ser nós a vigiar.
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sexta ago 13, 2004 8:15 pm

aisd Escreveu:
Por isto eu acho que um Criador com C grande vai a expos e concursos da sua raça - para ver comprovados os resultados do seu trabalho.

Concordo com tudo aquilo que a aisd disse, mas gostaria de fazer apenas uma ressalva...
Existem também criadores que participam em Expos regularmente e possuem bons exemplares, o que não os faz de todo criadores com C.
Daí a tal importância do comprador ver com os próprios olhos os animais, os canis, as condições em que vivem, etc.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
Golden_
Membro Veterano
Registado: domingo ago 01, 2004 5:46 pm
Contacto:

sexta ago 13, 2004 9:03 pm

...
Última edição por Golden_ em quinta fev 09, 2006 10:22 pm, editado 1 vez no total.
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 13, 2004 9:17 pm

linda76 Escreveu: ...
Golden,
Sem querer entrar na sua politica de vender cães, porque de facto não tneho nada com isso, mas qual o sentido de vender os seus cães por intermédio de uma loja?

A loja encomenda-lhe um golden, é esse género de acordo??? Bem, assim talvez pudesse compreender, mas de qualquer modo... olhe, não sei. Teria algum receio de perder o contacto com o bicho
...
O sentido de vender cães por intermédio da loja, apesar de que raramente o faço, deve-se à falta de informação do comprador da existência de criadores. É algo que eu não entendo, mas que infelizmente ainda acontece muito. Chegam a ligar-me da loja a perguntar se tenho ninhadas e c o comprador ao lado. Porque é que em vez de ir à loja, o comprador n vem directamente ter connosco?

Sei que muito raramente ponho anúncios em revistas ou jornais da especialidade. Os anúncios que tenho são na net, porque mais 50% dos cães que vendo, são através de contactos de alguém que já tem ou teve um cão meu.

O problema está na falta de informação dos compradores, não é nas lojas, elas simplesmente fazem o seu negócio. Só não concordo c/ os cães lá em exposição, mas também não critico desde que haja cuidados.

Por exemplo, a minha mãe é criadora de Cockers à séria à 16 anos, ela vende para uma loja já há imenso tempo, mas é tão «esquisita» que quando a loja fecha à noite, vai buscar os cães para casa e leva no outro dia. E se nota algo menos bem, já n voltam. Eu concordo c a postura dela.

Cumprimentos,

Anita
AndLemos
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 1:26 pm

sexta ago 13, 2004 9:25 pm

A ideia que eu tenho dos criadores de C, é de que criam em prol do melhoramento e também da difusão da raça.
Por o que já foi dito aqui no fórum não obtêm qualquer lucro ou então não é significativo.
E também a ideia que tenho quando cruzam os seus cães o objectivo não é o lucro.

Então a minha ideia é que a venda de cães em lojas mesmo que sirvam de "âgencia", dá-me ideia de falta de escoamento na venda dos cães tendo como um dos principas objectivos a obtenção de lucro na venda dos mesmos.
`
É a ideia que me dá, não sei, pode haver outra explicação.

Eu prefiro comprar directamente ao criador, tudo bem, podem dizer, nem toda a gente conhece, mas só a procura já revela algum interesse ou não? ;)
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta ago 13, 2004 11:17 pm

AndLemos Escreveu: E também a ideia que tenho quando cruzam os seus cães o objectivo não é o lucro.
Em geral quando o faço, é com a ideia de tirar um para mim. No entanto, já me aconteceu ter ninhada e não ficar com nenhum. Coisas da vida, e nem sempre nos sai a sorte grande, ás vezes nem a aproximação, sequer.

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 14, 2004 12:04 am

ana_link Escreveu: ...
Independentemente do meio de anuncio e venda da ninhada, um Criador com "C" grande conhece SEMPRE os novos donos do cachorro,
...
Desculpem a minha ignorância, e talvez por ser nova por aqui, mas aqlguém poderia ter a gentileza de me explicar:
- O que é um criador C?
- Quem criou essa escala?

Obrigada,

Anita
Pedra
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 12:09 am

Mais ou menos o mesmo que uma Senhora e uma senhora, ou um Senhor e um senhor.

Isabel
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 14, 2004 12:30 am

Pedra Escreveu: ...
Mais ou menos o mesmo que uma Senhora e uma senhora, ou um Senhor e um senhor.
Isabel
...

Isabel, agradeço a resposta, mas preferia se possível, que fosse mais concreta. Porque essa leitura pode ser muito subjectiva. Todos conhecemos Senhoras que afinal são senhoras e vice versa. Daí eu ter feito duas perguntas concretas.

Obrigada,

Anita
Pedra
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 12:46 am

Anita, vai desculpar-me mas a minha rede anda marada e a cair. Começo aqui a escrever e quando mando a mensagem a coisa cai. De qualquer forma acho que compreendeu mais ou menos a diferença, afinal a Senhoras que no fundo são senhoras e vice versa. criador é qualquer um que seja proprietario da cadela que pariu, Criador é aquele que não cruza sem mais nem menos, com o cão da vizinha, que se preocupa em beneficiar a raça, em colocar os cachorros em bons donos etc...
Isabel
Golden_
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 14, 2004 9:01 pm

AndLemos Escreveu: ...
A ideia que eu tenho dos criadores de C, é de que criam em prol do melhoramento e também da difusão da raça.
Por o que já foi dito aqui no fórum não obtêm qualquer lucro ou então não é significativo.
E também a ideia que tenho quando cruzam os seus cães o objectivo não é o lucro.
...
A Isabel explicou-me o que se chama aqui de criadores C e c. Bem, eu faço a diferenciação de outro modo. Qualidade do trabalho (manter uma boa linhagem ou melhorá-la), condições em que estão os cães (quer estejam em casa ou canil). Nº de ninhadas que faz a uma cadela (apesar de ser permitido fazer ninhadas de 6 em 6 meses), etc. Mas nunca me passaria pela cabeça não ter lucro com a venda dos meus cães. Peço desculpa se fica chocada, mas é uma realidade.

Já ando à muitos anos no mundo dos cães, fiz muitas asneiras no inicio, penso que melhorei consideravelmente, mas tenho lucro. N tenho muito, mas tenho, e por vezes até é significativo.

E não conheço nenhum pessoa que seja criadora, que não tenha lucro. Caso contrário, alguns teriam de fechar as «portas». Adoro os meus cães, vários estão em casa, tenho um excelente veterinário onde não poupo, dou-lhes o que para mim é uma excelente ração. Mas bolas! Tenho lucro!

Cumprimentos,
Anita
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 14, 2004 9:08 pm

Mas vamos a ver, a Anita não pode viver de venda de 4 ou 5 ninhadas por ano, tem situações complementares como sendo a venda de rações, o hotel, etc.

O que se costuma aqui referir é que viver exclusivamente de cães-com qualidade é muito dificil, se não quase impossível...
Responder

Voltar para “Cães”