Criadores versus criadores - Negócio VS Negócio+Amor ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

sexta ago 13, 2004 9:52 pm

Amus, desculpe-me a rudeza, tretas, o seu amigo comprou um gato persa há 2 ANOS, e só agora descubriu que era alérgico, e você acredita? Não acha que se ele fosse alérgiuco a alergia ter-se-ia manifestado logo? O que ele quer é ver-se livre do gato e arranjou essa história, aliás é a história mais frequente em quem se quer livrar dos gatos! :evil: :evil: se eu fosse a criadora claro que tentaria arranjar (e tenho a certeza que conseguia) um bom dono para o gatinho, entretanto teria que é ficar em casa dele a fim de que não andasse em bolandas de um lado para o outro, evitaria mais traumatismos para ele, pobre gato.

Bjs

Mai-Mai
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

sexta ago 13, 2004 10:39 pm

Olá

Amus, não sei se resultaria cá, mas há criadores que vendem sem registo gatos de companhia pois assim evitam que em caso de cruza a linhagem do gato comece a ser estragada. Se todos o fizessem resultava ;)

Em relação à alergia do amigo da sua irmã, posso-lhe dizer que o normal não é ficar-se alergico ao fim de dois anos. O normal é ser-se alergico e criar-se imunidade com o contacto. Eu sou asmática de origem alérgica. Quando tive uma cadela minha desenvolvi alergia a cães e gatos. Felizmente nem os meus pais, nem o médico acharam que a cadela devia sair de casa. A verdade é que desenvolvi imunidade. Ás vezes na presença de alguns cães sinto alergia, mas evito ligar, acaba por passar ;)

Beijokas
kathleen
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta ago 13, 2004 11:59 pm

Bem, em relação á alergia ao gato, enfim, não sei. Eu dantes usava toda a especie de bijuteria baratucha e andava ok, e de repente comecei a ter alergia que agora nem o botão das calças escapa.
Em relação a aceitar o gato, como criadora aceitava. Fosse qual fosse a desculpa, pois é mais que obvio , que a partir do momento que a pessoa manifesta o desejo de se desfazer de um animal, é dificil tirar-lhe isso da cabeça. Portanto, já sabemos qual o destino.
Tenho um acordo de compra e venda com os meus clientes em que uma das clausulas prevê essa situação, ou seja, se por qualquer razão o animal não possa continuar na posse do comprador, ele se compromete a avisar-me de tal.
Quanto a castrações, tenho a ideia que nos gatos é muito mais bem aceite que nos câes. Digo isto porque conheço muitos gatos e gatas castrados/esterilizadas. Caes e cadelas, muito poucos.

Isabel
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado ago 14, 2004 9:56 am

Pedra Escreveu: ...
Quanto a castrações, tenho a ideia que nos gatos é muito mais bem aceite que nos câes. Digo isto porque conheço muitos gatos e gatas castrados/esterilizadas. Caes e cadelas, muito poucos.

Isabel
Pois mas o preço de castração/esterilização dos cães também é bastante superior ;) já que o preço das cirurgias depende também do tamanho/peso do animal.
Kathleen Escreveu: Olá

Não digo que deva ser incluido no preço dos gatos. Apenas digo que são despesas que quem faz criação tem sempre, independentemente de ter ou não ninhadas. São muitos custos mensais fixos daí não se ter lucros que permitam viver da actividade.

beijokas
kathleen
Não tinha percebido o que queria dizer. Ainda por cima tinha estranhado a afirmação da Kath, mas nem parei para ler melhor. Desculpe! :oops:
Kathleen Escreveu: Há criadores que não fornecem registo a gatos que sejam de companhia. Eu pessoalmente não concordo com essa posição. Se querem salvaguardar a procriação eu concordo mais com um acordo em que depois da esterilização do gato o registo seja fornecido.
Eu vou explicar porque prefiro não registar. Os meus gatos saiem para casa do novo dono com microchip. Logo, existe um documento que prova que aquele animal pertence a partir de tal data a tal pessoa. Assim:
1º) Legalmente, nada impede o comprador de se dirigir ao CPF e pedir 2ª via do registo ou mesmo fazer queixa de que o criador lhe está a negar o registo.
2º) A partir da data de transacção existe um prazo não muito longo (não me lembro qual mas a Mai-Mai concerteza que poderá esclarecer) para se enviar a declaração de transferência de propriedade.
3º) Caso o gatinho evolua de maneira diferente do esperado e fique lindo de morrer (aconteceu-me com o branquinho da minha última ninhada) o criador pode registá-lo pois tem um ano para o fazer.
Maria João
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sábado ago 14, 2004 10:22 am

mjoaomarques Escreveu:
Pois mas o preço de castração/esterilização dos cães também é bastante superior ;) já que o preço das cirurgias depende também do tamanho/peso do animal.
Sim, mas não sei se será por isso. Conheço tanto canito pequeno inteiro, e no fundo até beneficiavam com a castração e o certo é que os donos não o fazem. TEm que existir outra explicação que não a questão monetária.

Isabel
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 11:04 am

:);) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

sábado ago 14, 2004 11:25 am

:);) ;) ;) ;) ;) ;) ;)
mai-mai
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 7:05 pm

Olá Maria João,

O CPF não passa registos de gatos a pedido do comprador, pois quem vende sem registo é porque o não registou a ninhada. Já reparou que se assim fosse, teríamos todos os compradores de gatos não registados a pedi-lo? E como sabiam quem eram os progenitores?

Não existe nenhum prazo, que eu saiba, para a mudança de proprietário, uma vez que o gato pode ser vendido em qualquer idade.

Que se passou com o fumado?

Bjs

Mai-Mai
mai-mai
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 7:07 pm

Olá mais uma vez,

é só para esclarecer que aceitaria o gato de volta, claro, tentaria é, primeiro, arranjar-lhe um dono, pois a lotação cá em casa está um bocado lotada, mas se não arranjasse rapidamente, claro que viria.

Bjs

Mai-Mai
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado ago 14, 2004 8:37 pm

mai-mai Escreveu: Olá mais uma vez,

é só para esclarecer que aceitaria o gato de volta, claro, tentaria é, primeiro, arranjar-lhe um dono, pois a lotação cá em casa está um bocado lotada, mas se não arranjasse rapidamente, claro que viria.

Bjs

Mai-Mai
Olá ;)

Já agora aproveito eu para esclarecer que o amigo não é MEU é da minha irmã... eu nem o conheço e só falei ao telefone no dia em que me ligou c esta história :roll: e claro que não acredito na treta da alergia ou ´lá o que é... e foi o que disse...

Mas temos de voltar ao tema principal... a Criação... será que realmente em Portugal existem maioritariamente Criadores ou criadores? a minha pergunta vem na sequência da quantidade de classificados que andei a pesquisar, e de facto se fossem todos Criadores as exposições estavam apinhadas de gente :D ...

E pelo que se pode verificar pelos preços e imagens (qd existem) os gatos de persas só terão o pêlo comprido... e mesmo assim :roll: :o , basta ver um exemplo fantastico aqui na arca, nos classificados... uns gatos que de persa... nem o pêlo... mas está lá anunciado como tal :o

Abstenho-me de indicar o anuncio (também não vamos fazer linchamentos em praça pública)... mas basta ver umas páginas e perceber qual é... até o olhar do gato é tipo vesgo :o

abraços
mai-mai
Membro Veterano

sábado ago 14, 2004 9:14 pm

A maioria são criadores, claro, e daqueles de fundo do quintal, pode crer. Depois há os Grandes, que têm gatos lindíssimos e que os vendem a preço de ouro, os que têm muito bons gatos e são muito pretenciosos embora ainda estejam no começo, e vendem os gatinhos também a preços muito elevados, deppis existem alguns carolas, meio malucos, que adoram os gatos, adoram os seus bebés (se pudessem ficavam com todos) têm gatos bons, não são pretenciosos, e não vendem caro, só o preço que acham justo e suficiente para depois de deduzidas as despesas ficar algum lucro (às vezes nem isso, se incluir as exposições) que possibilite a manutenção com todas as mordomias a que estão habituados dos gatos residentes (médicos dos melhores, ração da melhor, etc.etc.) nestes estou incluída eu. Todos estes eu considero Criadores. E é este o panorama nacional.

Vejam por exemplo o jornal Ocasião, a maioria são anúncios de simples reprodutores.

Bjs

Mai-Mai
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

sábado ago 14, 2004 11:04 pm

mai-mai Escreveu: Olá Maria João,

O CPF não passa registos de gatos a pedido do comprador, pois quem vende sem registo é porque o não registou a ninhada. Já reparou que se assim fosse, teríamos todos os compradores de gatos não registados a pedi-lo? E como sabiam quem eram os progenitores?

Não existe nenhum prazo, que eu saiba, para a mudança de proprietário, uma vez que o gato pode ser vendido em qualquer idade.

Que se passou com o fumado?

Bjs

Mai-Mai
Mai-Mai eu estava-me a referir à opinião da Kath, ou seja, se o criador registar o gato e se o comprador tiver um documento (impresso do SIRA) comprovando que esse gato lhe pertence, sei que pode pedir 2ª via do registo. É preciso não esquecer que o impresso do SIRA tem todos os dados relativos ao gato e ao criador (nome de registo, nome familiar, data de nascimento, côr, nº LOP, data de compra, ...). Exactamente por isto é que eu prefiro não os registar.

Quanto à alteração de transferência ela terá de ser feita (se não me engano) 1 mês após a data de venda do gato, data essa que está no documento de alteração de dados a ser enviada ao SIRA.
Maria João
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

domingo ago 15, 2004 12:51 pm

Olá boa tarde a todos.
Tudo qt aqui foi descrito,concordo plenamente,mas gostaria de colocar uma questao.Pq é q só se fala em persas?Onde estao os outros criadores de gatos?Será q existem outras raças de gatos?Sendo o persa o mais popular de todos e o q mais problemas tem,quer a nivel de pêlo como de pele,dando uma trabalheira enome para quem os tem,pq é q existem tantos criadores desta raça?Pelo q eu li,é efectivamente tudo mt lindo e se nao fosse pelo negócio certamente os criadores enveredavam pela criaçao de outras raças menos conhecidas.Só q iria existir um grd problema.Iriam vende-los a quem?Por isso eu digo:onde estão os criadores de Maine Coon?E os de Siamês?E os de Abissínio?E os de Sagrados da Birmânia?E os dos Bosques da Noruega?Etc,etc...Bem,o q é q eu quero dizer com isto?Acho q n preciso de me alongar mais,pq para bom entendedor meia palavra basta.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

domingo ago 15, 2004 2:12 pm

trew Escreveu: Olá boa tarde a todos.
Tudo qt aqui foi descrito,concordo plenamente,mas gostaria de colocar uma questao.Pq é q só se fala em persas?Onde estao os outros criadores de gatos?Será q existem outras raças de gatos?Sendo o persa o mais popular de todos e o q mais problemas tem,quer a nivel de pêlo como de pele,dando uma trabalheira enome para quem os tem,pq é q existem tantos criadores desta raça?Pelo q eu li,é efectivamente tudo mt lindo e se nao fosse pelo negócio certamente os criadores enveredavam pela criaçao de outras raças menos conhecidas.Só q iria existir um grd problema.Iriam vende-los a quem?Por isso eu digoonde estão os criadores de Maine Coon?E os de Siamês?E os de Abissínio?E os de Sagrados da Birmânia?E os dos Bosques da Noruega?Etc,etc...Bem,o q é q eu quero dizer com isto?Acho q n preciso de me alongar mais,pq para bom entendedor meia palavra basta.
Aparentemente os Criadores dessas raças não estão a participar no fórum, ou não querem participar no tópico, claro que existem Criadores de outras raças, mas não são obrigados a serem foristas da arca ;)

E não me parece que o lado comercial seja o que leva a maior parte das pessoas a dedicar-se à Criação de persas... talves por ser das raças mais conhecidas e "originais" em termos de felinos...
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo ago 15, 2004 2:54 pm

Olá

Em tempos havia uma muito boa criadora de Abissinios que participava aqui e também já ouve uma de Bosques da Noruega. Existe uma Criadora de Ragdolls, a Diane que aparece por aqui com frequência. maine Coon não há criadores em Portugal. Se forem a uma expo podem ver que os bons Maine Coon são todos de criadores estrangeiros. os espanhois apresentam alguns exemplares muito bons. É uma raça que eu acho magnifica.
O Persa é o gato mais popular, talvez por isso existam tantos criadores e Criadores. Se forem a uma expo notam que os Persas estão sempre em grande nº o que não significa que ganhem sempre.
Acho que não há criadores de outras raças aqui, mas pode ser que apareçam para falar das suas experiências.

Posso-vos dizer que muitas das outras raças têm um preço médio muito mais elevado do que os persas.

Beijokas
kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”