Formação dos donos de amanhã

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

miriel
Membro
Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm

sábado ago 14, 2004 9:57 am

Bom dia
Eu nunca participei no fórum dos cães, pois só tenho gatos, mas o assunto interessa-me muito e gostaria de partilhar convosco uma pequena história.
Claro que o papel da escola é muito importante na formação das crianças a todos os níveis. Mas hoje em dia parece que cabe ao professor as funções que deveriam ser dos pais, mas adiante...
Eu dou aulas num colégio em que a maioria dos alunos são das aldeias, onde os animais não entram dentro de casa, vivem acorrentados no quintal, alimentação à base de restos, onde não se leva os animais aos veterinários, e.t.c.
Dentro do programa da minha disciplina tenho alguma flexibilidade para abordar algumas questões relacionadas com os animais. O tema é muito apreciado pelos miúdos, colocam-me muitas questões e sugerem-me uma série de iniciativas e contam-me experiências com os seus animais. Muitos deles perguntam-me o que se pode fazer com as ninhadas dos seus animais, pois os pais/ avós matam-nos à nascença, afogando-os ou enterrando-os, e que eles têm muita pena, eu tento sempre fazer-lhes ver que há outras soluções como esterilizar os animais, até porque evita uma outra série de problemas de saúde para os seus animais.
Há pouco tempo atrás, um encarregado de educação veio perguntar-me que raio tinha eu a ver com o que ele fazia com os seus animais, que a minha função era ensinar a disciplina e não andar a meter coisas na cabeça do seu filho que foi para casa chatear a cabeça aos pais para "estilizar" as gatinhas. :o
Depois de uma longa conversa lá se foi embora mas não totalmente convencido dos meus argumentos.
É importante sensibilizar as crianças e nisso o papel dos professores é importante, mas também é necessário sensibilizar os pais...mas não se deve desistir, como se costuma dizer água mole em pedra dura tanto bate até que fura!

Peço desculpa pela extensão do texto

Sofia
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado ago 14, 2004 10:12 am

Por curiosidade, que disciplina lecciona? Se eu conhecer professores dessa disciplina sugiro-lhes que ponham "animais no programa" assim que os vir. ;)
Última edição por ladyxzeus em sábado ago 14, 2004 2:42 pm, editado 1 vez no total.
miriel
Membro
Registado: domingo jul 06, 2003 2:04 pm

sábado ago 14, 2004 11:04 am

Bem... eu não posso por no programa animais...mas posso fazer propostas de actividades relacionadas com animais.
Eu dou educação visual e tecnológica, posso elaborar propostas de actividades (com o outro professor da disciplina) relaciondas com animais, em que os animais sejam o tema.
Por exemplo, depois de dar o conteúdo da comunicação visual, uma das actividades possíveis é a elaboração de um cartaz pela defesa dos direitos dos animais, crio um debate com os alunos onde falamos sobre os variados aspectos do tema, peço-lhe que façam uma investigação sobre o tema e procede-se à execução. Cumpri o programa e abordei o assunto ;) , além de que no final de cada período há uma exposição dos trabalhos dos míudos para os pais e toda a comunidade escolar! Isto é só um exemplo, há muitas mais propostas de actividades que se poderá fazer, já é um começo.

Sofia
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

sábado ago 14, 2004 12:36 pm

Obrigado! Vou sugerir aos provessores de EVT (já fui aluna de todos...) que usem este tema, para além dos três habituais.
A educação oferecida pela escola é um peso muito grande a te5r em conta para a formação da personalidade da criança que, no futuro, influenciará os seus comportamentos em relação aos animais. Assim, eu acho que, já que não podemos exigir isto a todas as escolas do país, podemos agir no particular, tentando propagar isso às outras escolas.
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

sábado ago 14, 2004 1:37 pm

Olá,

Não sei até que ponto, a educação conta assim tanto, para as pessoas gostarem e se preocuparem com os animais... digo isto, apenas baseada em mim própria, pois cresci sem nunca ter tido animais em casa e a ouvir que estes só servem para dar despesas e trabalho e para propagar doenças... mas por muito que a minha mãe me proibisse de mexer em animais vadios ( por causa das pulgas e carraças e mais não sei o quê... ) eu sempre adorei animais e até hoje, para grande desgosto dela, continuo a tentar ajudar os animais abandonados da minha zona o melhor que posso... tenho um desgosto enorme pela forma de pensar dos meus pais e isso é muitas vezes temas de discussão lá em casa...

Quanto á educação dada ás crianças nas escolas, isso só depende dos professores e, infelizmente, muitos deles contribuem para o desrespeito pelos direitos dos animais... a título de exemplo, o marido de uma ex-professora de ciências minha, andava a passear o seu cão. Eu passei por ele com um saco de ração de gato e fui por num pratinhos que coloquei em cima de um muro, pois naquela zona há muitos gatos abandonados...
O sr, deu meia volta e veio ter comigo a dizer que alimentar animais vadios era um perigo para a saúde pública ( isto dito por uma pessoa que passeia todos os dias o seu belo cão de raça, na via pública, mas nunca se deu ao trabalho de levar um saco para recolher a m.erda que o cão faz...)... para ele a solução para os animais vadios era matá-los todos... :evil:

Acho que se por um lado, a educação é importante, por outro o amor e respeito pelos animais é uma coisa que já nasce cá dentro... ou se gosta ou não se gosta... :( e infelizmente há muitas pessoas que não gostam )
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sábado ago 14, 2004 1:54 pm

Bruxinha1981 Escreveu: Olá,

Não sei até que ponto, a educação conta assim tanto, para as pessoas gostarem e se preocuparem com os animais... digo isto, apenas baseada em mim própria, pois cresci sem nunca ter tido animais em casa e a ouvir que estes só servem para dar despesas e trabalho e para propagar doenças... mas por muito que a minha mãe me proibisse de mexer em animais vadios ( por causa das pulgas e carraças e mais não sei o quê... ) eu sempre adorei animais e até hoje, para grande desgosto dela, continuo a tentar ajudar os animais abandonados da minha zona o melhor que posso... tenho um desgosto enorme pela forma de pensar dos meus pais e isso é muitas vezes temas de discussão lá em casa...

Quanto á educação dada ás crianças nas escolas, isso só depende dos professores e, infelizmente, muitos deles contribuem para o desrespeito pelos direitos dos animais... a título de exemplo, o marido de uma ex-professora de ciências minha, andava a passear o seu cão. Eu passei por ele com um saco de ração de gato e fui por num pratinhos que coloquei em cima de um muro, pois naquela zona há muitos gatos abandonados...
O sr, deu meia volta e veio ter comigo a dizer que alimentar animais vadios era um perigo para a saúde pública ( isto dito por uma pessoa que passeia todos os dias o seu belo cão de raça, na via pública, mas nunca se deu ao trabalho de levar um saco para recolher a m.erda que o cão faz...)... para ele a solução para os animais vadios era matá-los todos... :evil:

Acho que se por um lado, a educação é importante, por outro o amor e respeito pelos animais é uma coisa que já nasce cá dentro... ou se gosta ou não se gosta... :( e infelizmente há muitas pessoas que não gostam )
Realmente é tudo verdade, ou se gosta ou não se gosta.
Peço desculpa por ter posto a bold uma parte do texto, mas o que tem a ver se são ou não de raça os cães? Voltamos ao sindroma do cão de raçaXSRD?

Eu nunca tive SRD's, os meus filhos (3) nunca tiveram SRD's, sempre tiveram cães e gatos de raça, no entanto foram ensinados a respeitar e tratar bem todos os animais, de raça ou não.

Neste momento o meu filho mais velho tem um gato, o galahad (agora simão) para quem já ouviu falar dele, é um SRD lindo, meigo e carente porque foi entregue para adopção. Deixou de comer e estava pura e simplesmente a deixar-se morrer, porquê? porque estava numa instituição com outros gatos para adopção.

Infelizmente não são só os SRD que são maltratados e abandonados, cada vez se veêm mais cães e gatos de raça para adopção. Porquê? porque as pessoas deixaram de dar valor ao dinheiro, deixaram de dar valor à dedicação e à amizade, deixaram, infelizmente de dar valor ao mais básico dos conceitos, a solidariedade. Quando o egoísmo chega à sua forma extrema deixa-se de ter respeito pela vida e pelos conceitos mais básicos de vida.
Não vale a pena gastar o latim na escola, quando em casa não se seguem os mais básicos conceitos de respeito pelos outros.
Como fazer entender a quem tem um cão preso com uma corrente de 3 mts. que aquilo não é vida para o animal? É que o problema é que quem tem cães presos a correntes acha isso normal e como tal é essa a mensagem que transmite aos seus filhos.

E disse que esta mensagem já vai longa demais
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Bruxinha1981
Membro Veterano
Registado: quinta mai 20, 2004 8:46 am

sábado ago 14, 2004 2:14 pm

kitten Escreveu:
Realmente é tudo verdade, ou se gosta ou não se gosta.
Peço desculpa por ter posto a bold uma parte do texto, mas o que tem a ver se são ou não de raça os cães? Voltamos ao sindroma do cão de raçaXSRD?
Peço desculpa, não tenho rigorosamente nada contra animais de raça :oops: , são animais e como tal gosto deles...

Para o sr em questão é que isso é um factor importante ;)
Moca32
Membro Veterano
Registado: terça abr 27, 2004 12:27 pm

sábado ago 14, 2004 2:26 pm

Pois é Sofia como eu a compreendo, na verdade a minha esposa tambem chegou a dar aulas por 4 anos e tal precisamente nessadisciplina, ainda que se não estou em erro a mesma tivesse tido outra designação em tempos :roll: , e tambem ele na altura me chegou a contar certas histórias tristes dessas em que os donos dos animais simplesmente matam as crias de uma forma grotesca quando o nascimento das mesmas é da sua inteira responsabilidade, ou melhor, da falta da mesma. :(

É realmente urgente mudar essas tristes mentalidades, mas não é fácil, são cabeças duras que tendem a resistir e... :?

:)
pipi-cat
Membro
Registado: terça ago 03, 2004 11:27 pm

segunda ago 16, 2004 8:18 am

:)
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 20, 2004 3:39 pm

upa lá pra cima
tin_tin
Membro Júnior
Registado: terça jun 17, 2003 6:16 pm

sexta ago 20, 2004 4:46 pm

kitten Escreveu:
Infelizmente não são só os SRD que são maltratados e abandonados, cada vez se veêm mais cães e gatos de raça para adopção. Porquê? porque as pessoas deixaram de dar valor ao dinheiro, deixaram de dar valor à dedicação e à amizade, deixaram, infelizmente de dar valor ao mais básico dos conceitos, a solidariedade. Quando o egoísmo chega à sua forma extrema deixa-se de ter respeito pela vida e pelos conceitos mais básicos de vida.
Não vale a pena gastar o latim na escola, quando em casa não se seguem os mais básicos conceitos de respeito pelos outros.
Como fazer entender a quem tem um cão preso com uma corrente de 3 mts. que aquilo não é vida para o animal? É que o problema é que quem tem cães presos a correntes acha isso normal e como tal é essa a mensagem que transmite aos seus filhos.
Vejo-me obrigado a concordar e subscrever...
P1TuXk4
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2004 7:27 pm

sexta ago 20, 2004 5:04 pm

[quote=kitten]

E disse que esta mensagem já vai longa demais
[/quote]

Eu discordo de si, já que se é suposto que a educação venha de casa, e atendendo a que não vem, cabe aos professores, educar.
Concordo que não se consiga mudar o modo de pensar dos pais, que acorrentam os cães(até por causa da idade da grande maioria e dos costumes em que vivem), mas podemos sempre tentar que os filhos entendam, que isso não é correcto, pois esses mesmos filhos, serão também, um dia, pais e nessa altura ao contrário do que era costume, vão ensinar aos filhos que é errado maltratar os animais.
Não podemos é porque os pais não ensinam, vamos deixar ficar assim...isso não....
leoa_nova_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm

sexta ago 20, 2004 5:41 pm

Olhe que ñ é bem assim Kitten, ñ é só pela educação dos pais que nos ficamos...Temos a escola, os amigos, os sitios onde nós frequentamos, etc. Há adolescentes que fumam e sempre tiveram educação dos pais para ñ o fazer, no entanto há outros que têm o exemplo de fumadores em casa, e ñ é por isso que têm vontade de começar a fumar...

A minha avó sempre teve os cães acorrentados, e o meu pai também o fazia...eu sempre vi desde pequena, e a minha avó sempre me disse que os cães eram maus e que deviam estar sempre assim, e eu desde os 4 anos a ouvir isso...
Acha que é por isso que agora que cresci, obriguei o meu pai a soltar a minha cadela, e desde que tive a outra(kika) só a prendo quando faz asneira... E sempre adorei cães porque sempre os achei os mais querido, ñ foi com a minha educação, mas pelo que aprendi exteriormente, e pela minha personalidade.
Responder

Voltar para “Cães”