Obrigatoriedade da Leitura de Chip na ida ao Veterinário?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda set 23, 2002 10:53 am

Olá a todos,

A ideia que me foi 'vendida' sobre a colocação do Chip nos cães era a de prevenir/remediar o abandono e o roubo dos ditos.

É claro que imediatamente questionei: 'Como se põe isso em prática?'.

Foi-me dito que quando aparece um novo cliente no veterinário, este deve obrigatoriamente usar o leitor para ver se o cão tem Chip. Se tiver,
deverá certificar-se (como não sei...) de que o portador do animal é o dono(a) - uma vez que ficam registados os dados do cão e do dono numa base de dados do ministério da agricultura: o SIRA.

Caso não seja o dono, o veterinário retem o animal e informa o SIRA e então o dono será contactado para ir buscar o cão.

No entanto, mais tarde, já me disseram que os veterinários não podem ler o Chip sem autorização dos donos.

A minha pergunta é se alguém conhece de facto qual o procedimento
que garante a eficácia do Chip no abandono e roubo de cães?

Agradeço informações.
Clowdia
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 10:07 pm

segunda set 23, 2002 11:38 am

Olá Zita,

Não sei elucidar acerca da obrigatoriedade ou não da leitura do chip, mas neste tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=1991

..a dada altura tens a opinião dos donos dos cães acerca da leitura do micro-chip nas idas ao vet. Lê e tira conclusões.
A forma como tratamos os animais define-nos enquanto seres humanos.
yakov
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 12:37 pm

Há tempos desapareceu-me um dos meus cães. Sempre pensei, está chipado, vai aparecer". Alertei o SIRA, fiz anúncios que coloquei em veterinários, lojas de animais, etc. Até hoje, nada! Depois de ler o post do vascoV, fiquei a saber o porquê. Os veterinários, para não perderem um novo cliente, não acham ético verificar a existência dos chips que eles próprios vendem e colocam, e cuja "base de dados" é gerida também por eles! :? :? :?

A partir daqui fiquei informado. Além de um grande negócio para alguns, o chip é apenas um recurso de identificação de animais "encontrados" por alguém (sejam roubados, abandonados ou fugidos), que só serve se o "adoptante" do animal solicitar que se procure o proprietário original. :? :(
Zita
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 2:56 pm

Ora viva!

Clowdia: vi o tópico, o qual discute a utilidade do Chip apenas em caso de roubo - parece que no caso de abandono é bem mais útil e fácil, pois o adoptante SOLICITA ao veterinário a leitura do Chip.

Em relação á situação de roubo, estou em perfeita sintonia com a tua opinião: 'quem não deve não teme'. - eu não fico vexada se ao passar um cheque, forem ver á lista negra...isto é um mal necessário, pois há que passe cheques sem fundo!

Yakov: tens TODA a razão. Quando é para colocar o Chip, andam atrás de nós com panfletos a divulgar a GRANDE utilizade do serviço prestado em caso de roubo - aquilo a que eu chamo a cenourinha! Depois da massa no bolso deles, afinal não é ético prestarem o serviço!

Quanto á vertente do abandono, queria acrescetar o seguinte:

As pessoas que como nós, colocam os Chips no cães de livre vontade, não têm considerama mais remota hipótese de os abandonar! Isto porque se trata de um compromisso publicamente assumido!

Quando o Chip for obrigatório, o que a Junta de Freguesia me assegurou
que irá entrar em vigor para o proximo ano (não sei porquê esperar até lá), isso teoricamente alargará este compromisso a todos os donos de cães. Eu CONCORDO. Mas questiono: E que medidas se irão tomar para OBRIGAR as pessoas a Chipar os cães? E que medidas se irão tomar para obrigar o donos que abandonam cães a recebê-los de volta?

Na minha opinião, isto ainda é mais difícil de pôr em prática do que a obrigatoriedade do veterinário ler o Chip!
Clowdia
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 3:17 pm

Concordo que é muito difícil pôr em prática o funcionamento do chip que teoricamente impede os donos de abandonarem os cães.... e como sempre, os humanos ( particularmente os à beira mar plantados.... Portugueses... ) só cumprem com a lei quando lhe vão ao bolso... por isso só lá vai com pesadas coimas pelo abandono dos animais, quando este se provar.... obrigar o dono a aceitar o animal de volta pôe em causa a integridade física e psicológica do animal porque o que não é bem vindo, não é bem tratado.... e não sei se será boa solução.... aliás.... até já estou a ver o Zé Portuga a pensar...

.oO ( ai espera lá.... agora sou obrigado a ficar com o raio do bicho?? Mas quem eles pensam que são? Não o posso abandonar, mato-o...pronto... fica o assunto resolvido..sempre hei-de ser mais esperto que eles.... e a culpa não é minha...eu tentei que ele se desenrasca-se sozinho.. cá em casa é que não fica! ) ..

Isto é uma situação limite...mas tenho muito medo das mentalidades que por aí andam....
Zita
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 3:59 pm

Clowdia Escreveu: ...só cumprem com a lei quando lhe vão ao bolso... por isso só lá vai com pesadas coimas pelo abandono dos animais, quando este se provar....
acrescento: ainda assim há muitíssima boa gente que prefere paga a coima a receber o animal de volta. Ora vejamos: outro dia na DECO vinha um artigo onde se concluía que em MÉDIA a manutenção de um cão é de 600 EU/AnoR. Somemos a isto sacrifícios, privações, etc, etc, e vejamos o que o Tuga conclui aplicando a sua esperta aritmética: mais vale pagar a multa!
Fica o Tuga contente, pois safou-se de boa, fica o estado contentíssimo, porque já arranjou mais uma fonte de receita para a pagar dívida pública.
Só o cão é que nada ganha!
Clowdia Escreveu: .oO ( ai espera lá.... agora sou obrigado a ficar com o raio do bicho?? Mas quem eles pensam que são? Não o posso abandonar, mato-o...pronto... fica o assunto resolvido..sempre hei-de ser mais esperto que eles.... e a culpa não é minha...eu tentei que ele se desenrasca-se sozinho.. cá em casa é que não fica! ) ..

Isto é uma situação limite...mas tenho muito medo das mentalidades que por aí andam....
Ora nem mais! O Tuga vai inventar N+1 maneiras de se ver livre do cão usando as entrelinhas da lei, no qual ele é particularmente hábil e até lhe dá gozo! Depois ainda pode ir gabar-se aos amigalhaços da maneira como enganou a bófia!
Clowdia
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 4:08 pm

Pois é... este assunto é uma pescadinha de rabo na boca... e a única solução é a mudança de mentalidades, e para se mudarem mentalidades há que tornar as pessoas mais cultas, e para isso há que fazer chegar-lhes educação e para isso há que criar condições para toda a gente ter educação, e para isso é necessário que o dinheiro chegue para aguentar as crianças na escola até se poderem safar por conta própria ( aprendendo alguma coisa entretanto.. )... há que perder a necessidade de ser mais esperto que o parceiro... coisa que o Portuga adoraaaaaaaaa..... enfim..... acho que ainda vai demorar muitos muitos anos até que o ser humano aprenda a respeitar a dignidade dos outros seres que com ele habitam..... e está nas nossas mãos, pais e futuros pais começar a mudar a mentalidade dos nossos filhos e passar-lhes a grande responsabilidade de perceberem que no mundo de hoje os animais dependem exclusivamente de nós e como tal devemos-lhe cuidados redobrados....
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sexta set 27, 2002 8:32 pm

Caro Yakov, eu não disse nada disso.

Quando se fala em furto é na identificação em caso de dúvida. OU percebeu mal ou o seu veterinario lhe disse isso ao engano. Desculpe desiludi-lo mas quem rouba os cães poucas vezes vai ao veterinário e quem os compra idem aspas.

Já lhe falei das questões logisticas e económicas que inviabilizam o chip da forma como você defende
laurindo
Registado: terça set 24, 2002 8:49 am

domingo set 29, 2002 12:47 am

Caro VascoV.
Permita-me dizer-lhe que não concordo consigo.
Ainda não tenho cão (já pisquei o olho a uma labradorzinha mas ainda só tem duas semanas) , no entanto ficava mais descansado se soubesse que todos os veterinarios liam o chip sempre que abriam a "ficha" de um novo cliente.
Quanto ao exemplo do mecánico apresentado por si (no tópico referido pela Clowdia), pemita-me que lhe apresente outro:
Quando entramos num hipermercado com compras já efectuadas noutro estabelecimento ,logo na entrada um segurança sela os respetivos sacos para ter a certeza que não vamos enfiar nada lá dentro, e já lhe deve ter acontecido tambem de, no mesmo hipermercado, durante a facturação lhe abrirem as caixas para confirmarem se o que está lá dentro condiz com a mesma.
No entanto nunca vi ninguem ficar ofendido com essas NORMAS DE SEGURANÇA , porque não passam disso mesmo , NORMAS DE SEGURANÇA.
Depois diz que "Não é possivel essa confirmação instantânea do Chip com o SIRA nem o SIRA e as clinicas estão preparadas para isso nem foram criados para isso..."
Talvez eu esteja a ser simplicista, mas se houvesse vontade (e aqui vai uma ideia) o SIRA poupava nas fotocopias ou faxes dos câes roubados ou desaparecidos e passaria a enviar apenas os numeros dos chips dos cães em causa, por sua vez os veterinarios ao receber um cão pela primeira vez só teriam que confirmar se o numero do chip constava ou não da referida lista.
E estou convencido que apenas perderiam os clientes que fossem possuidores de cães roubados, porque todos os outros comprenderiam que a leitura dos chips não passava de uma NORMA DE SEGURANÇA.

100 +
um abraço
Laurindo Guedes
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 29, 2002 8:59 am

laurindo Escreveu: Caro VascoV.
Permita-me dizer-lhe que não concordo consigo.
Ainda não tenho cão (já pisquei o olho a uma labradorzinha mas ainda só tem duas semanas) , no entanto ficava mais descansado se soubesse que todos os veterinarios liam o chip sempre que abriam a "ficha" de um novo cliente.
Quanto ao exemplo do mecánico apresentado por si (no tópico referido pela Clowdia), pemita-me que lhe apresente outro
Quando entramos num hipermercado com compras já efectuadas noutro estabelecimento ,logo na entrada um segurança sela os respetivos sacos para ter a certeza que não vamos enfiar nada lá dentro, e já lhe deve ter acontecido tambem de, no mesmo hipermercado, durante a facturação lhe abrirem as caixas para confirmarem se o que está lá dentro condiz com a mesma.
No entanto nunca vi ninguem ficar ofendido com essas NORMAS DE SEGURANÇA , porque não passam disso mesmo , NORMAS DE SEGURANÇA.
Depois diz que "Não é possivel essa confirmação instantânea do Chip com o SIRA nem o SIRA e as clinicas estão preparadas para isso nem foram criados para isso..."
Talvez eu esteja a ser simplicista, mas se houvesse vontade (e aqui vai uma ideia) o SIRA poupava nas fotocopias ou faxes dos câes roubados ou desaparecidos e passaria a enviar apenas os numeros dos chips dos cães em causa, por sua vez os veterinarios ao receber um cão pela primeira vez só teriam que confirmar se o numero do chip constava ou não da referida lista.
E estou convencido que apenas perderiam os clientes que fossem possuidores de cães roubados, porque todos os outros comprenderiam que a leitura dos chips não passava de uma NORMA DE SEGURANÇA.

100 +
um abraço
Laurindo Guedes
Laurindo

Está de facto a ser um bocado simplista. Não é uma questão de vontade nem de os clientes ficarem enervados. È fácil falar estando de fora mas de dentro garanto que muito boa gente já pensou em algo semelhante inclusive com o historia clinico do animal em outro tipo de chip mais avançado mas não é possivel a evolução

Para funcionar convenientemente teria de existir um sistema ligado permanentemente em rede em todas as clinicas e o SIRA e equipamento desenvolvido para o efeito.Não existe um sistema que efectue o que refere. A instalação de algo como refere iria implicar investimentos da ordem dos milhões de contos que o Sindicato dos Médicos Veterinarios e muitas das clinicas não podem dispor. Implicaria um encarecimento das chipagens incomportável- Sabe é que o Estado por incrivel que lhe possa parecer NÃO está envolvido nisto e os custos são todos suportados por privados.

Note que mesmo os países como EUA, Reino Unido, França, etc não dispôem de nada sequer semelhante e são muito mais evoluidos que nós nas mentaliddes face aos animais de estimação. Isso quer dizer alguma coisa

Para já não falar da logistica.
Zita
Membro Veterano

domingo set 29, 2002 7:12 pm

Meus caros,

Ora aí está!

É utilizada publicidade enganosa.

Basta ver os panfletos que andam nalguns veterinários acerca da protecção oferecida em caso de roubo.

E ainda por cima o veterinário que Chipou os meus 2 primeiros, chegou
a descrver-me detalhadamente o procedimento em caso de roubo (tal como expus ao abrir este tópico).

Ou seja, eu como muitas outras pessoas, fui/sou levada a adquirir um seviço que não existe.
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 29, 2002 7:44 pm

Zita

O que lhe foi referido é falso e se é usado como publicidade é enganosa.

Para já o veterinário não tem autoridade legal para reter o animal ( sem falar muitas vezes em capacidade fisica). A acção directa consagrada legalmente não se aplica...

Depois a verificação é uma anedota.
Se a entidade responsável pelo SIRA fecha às 6 da tarde e o veterinário recebe a consulta às 9 da noite como é que faria? Ficava o cão de noite na clinica? Sem contar que teria de existir um empregado em cada clinica só para verificar os chips todos os dias e o SIRA teria de ter 30 telefonistas para dar os dados...

Acreditem , já é muito bom lerem-se todos os avisos sobre cães desaparecidos que o SIRA envia POR CARTA semanalmente e tomarem-se medidas para a sua detecção quando surjam animais semelhantes suspeitos....

Agora começo a perceber as duvidas que foram colocadas e a incredulidade quando expliquei aqui o sistema. Ou as pessoas perceberam mal ou foram levadas ao engano.

A chipagem é essencial para detectar animais abandonados e responsabilizar o seu dono e ACESSÓRIAMENTE para identificar ( pois não basta fulano dizer que o cão X na posse de Y é seu) um animal furtado.

O veterinário PODE E DEVE efectuar uma leitura em caso de SUSPEITA de furto mas seria técnicamente impossivel a verificação de TODOS os animais que passam nas clinicas diáriamente em que não se suspeite pois o meio de trabalho do SIRA é manual.
Zita
Membro Veterano

domingo set 29, 2002 7:58 pm

Voltando agora á questão do abandono:

O Chip é facultativo e e ainda para mais paga-se. +/- 30 Eur.

Quem o coloca, fá-lo voluntariamente - logo não tenciona abandonar o animal - senão não ía gastar dinheiro a implantar um sistema que o vinclusasse de forma definitiva ao cão!

Está-me cá a parecer que nem para furto nem para abandono este sistema é eficaz.... :o

Agora uma coisa é certa: vai gerar receitas para muita gente ;)
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

domingo set 29, 2002 8:11 pm

Zita, o Chip é facultativo mas vai tornar-se obrigatório, salvo erro em 2004, cumprindo-se assim um dos grandes objectivos da I E. Esperemos que as coimas para o abandono aumentem de forma a serem um verdadeiro dissuasor...

Ao contrário do que se pensa a chipagem é um negócio marginal em veterinária, contando com os custos do chip, do leitor de chips e da dopcumentação que o veterinario tem que pagar para enviar os dados ao SIRA. Daí, se pensam que há gente a ganhar balúrdiso com chipagem, desiludam.-se.... O ideal será o Estado promover campanhas de chipagem gratuita pois o preço a que este pode comprar não tem nada a ver com o preço que os laboratorios fazem a clinicas

Abraços

Vasco
Florbela
Membro Júnior
Registado: terça set 10, 2002 8:52 pm

domingo set 29, 2002 8:23 pm

Se o Estado fizer chipagem gratuita vai aumentar ainda mais os impostos! Mais vale serem só as clinicas, é que assim só paga quem quer os tais chips.
Também, andar a por chips nos pescoços dos animais só pode ser por malvadez! Parecem as touradas que espetam com ferros nos pescoços dos touros. Só violência!
Florbela
Responder

Voltar para “Cães”