Pedra Escreveu:
...
Quanto á primeira faze eu acrescentaria manter uma boa linhagem E melhora-la.
Quanto ao resto, se não for abuso, permita-me que lhe pergunte:
1- Por quanto vende os seus cães
...
Isabel
depende, posso vender por 350€ até aos 1000€, depende da qualidade do exemplar, eu nunca faço na mesma ninhada o mesmo valor por cada cachorro.
Pedra Escreveu:
...
2- Que testes de despite faz e quanto gasta com eles.
...
Também depende, vai desde a displasia da anca, até à citologia (no caso de ser uma cadela que já foi mãe, espermograma (se fôr um macho que eu não conheça e já tenha coberto outras cadelas), análise de sangue, reforço de vacinas de tiverem sido dadas à mais de 6 meses, etc. Os valores são os normais de mercado, pois infelizmente nem todos os vets têm uma tabela à parte para criadores. Pelo menos no meu vet pago preço de tabela, a não ser que leve 20 cães ao mesmo tempo, o que nunca acontece.
Quero também começar a fazer o despiste do cotovela, sou franca, ainda não fiz.
Pedra Escreveu:
...
3- Quem paga o chip, a Anita ou o cliente?
...
Dos progenitores eu, dos filhotes o futuro dono.
Pedra Escreveu:
...
4- Com quantas vacinas habitualmente entrega os cachorros?
...
Entre 1 e 3
Pedra Escreveu:
...
5 - Quantas vezes são desparasitados os cachorros e a mãe?
...
Nesse ponto sou um bocado doentia, a 1ª vez aos 10 dias e depois é de 15 em 15 enquanto estiverem cmg, incluindo a mãe.
Pedra Escreveu:
...
6- Repete ninhadas?
...
Não entendi. Repetir? Na mesma cadela? Repito s. Dou-lhe um exemplo, a última ninhada de Goldens, a mãe tem quase 6 anos, teve 2 ninhadas em toda a sua vida. É a este repetir que se refere?
Pedra Escreveu:
...
7- Recorre a cães de fora para cruzar ou usa os seus, se sim, quanto paga pela cruza (valor médio)
...
Recorro muito, os valores variam: máximo 1500€, minimo 500€.
Pedra Escreveu:
...
8 - Quantos cachorros costuma ter por cada ninhada.
...
Também depende, entre 12 e 6.
Pedra Escreveu:
...
9 - Consegue vendê-los todos com 2 meses?
...
Claro que não, apesar de que na maioria sim. Normalmente, 50% das ninhadas antes de serem feitas já estão sinalizadas.
Pedra Escreveu:
...
10 - Vai a exposições? Penso que sim, Contabiliza isso?
...
Neste momento não (fiz um peq intervalo por motivos pessoais), apesar de voltar no próximo ano. O 2 últimos anos que fiz o Campeonato era patrocinada.
Pedra Escreveu:
...
Outra coisa, se quiser, podemos encontrarmo-nos um dia, para poder dizer que conhece alguém que não tem lucro. Mas também não é isso que me move, se não já teria mudado de raça.
...
Terei todo o prazer em a conhecer.
Já agora acrescento que, tive todo o prazer em responder o mais frontalmente possível às suas questões, pois não escondo o modo como faço as coisas. E tenho muita pena que entre criadores, em Portugal, não exista cumplicidade e entre-ajuda. Muito do que aprendi foi a cometer erros, e com criadores estrangeiros que se disponibilizaram para tal.
Mais alguma dúvida Isabel?
Cumprimentos,
Anita