Criadores versus criadores - Negócio VS Negócio+Amor ?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

domingo ago 15, 2004 3:38 pm

Também existe um cruador de Bengal e Abissinios, e se não me engano mais uma raça, que tem gatos lindissimos ;)
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

domingo ago 15, 2004 5:48 pm

Mais uma vez boa tarde.
Qd decidi escrever algo neste forum,peguei na introduçao feita por AMUS e coloquei várias questoes baseado no que abaixo transcrevo:

"É fácil de depreender que existem pessoas que fazem dos animais um negócio e assim pretendem enriquecer, seja directamente com a criação ou reprodução, seja com toda aquela panóplia de materiais desnecessários para a vida do animal ou em serviço que no minimo são hilariantes.... mas para tudo na vida existe um comprador e como tal um vendedor... oferta e procura... criação de necessidades no consumidor... apresentação de objectos representativos de status."

O q eu queria ou gostava de saber é se realmente os criadores qd decidem adoptar por determinada raça,é ou n para fazer negócio?Senao vejamos: Por que é q qd queremos uma informaçao de um criador em relaçao a uma determinada raça,ele n abre o jogo e fala nas entrelinhas?Será q só ele é q quer vender o produto dele?Será q só ele é q quer ficar com o monopolio?Por q é q há tanto cinismo?N será pq n quer perder o negocio?Se querem com que determinada raça tenha um optimo estalao,por que nao trabalharem em conjunto para atingirem a perfeiçao?E por q é q dizem mal uns dos outros?É para dizerem q o melhor é o meu e n o da vizinha?Eu q frequento exposiçoes,sinceramente fico desalentado com o q ouço,mas n comento.N quis aqui saber quem é ou n criador de outras raças de gatos em PORTUGAL, até pq os conheço quase todos e sei quais as raças existentes,no entanto faço novamente a pergunta tal e qual como o AMUS fez: É ou n um negocio?

Já agora,pq é q n entregam os registos se os pais o sao?
Pq é q havemos de ficar impedidos de participarmos em exposiçoes atraves de contrato,de determinada raça.
Pq é q vendem gatos já castrados impossibilitando assim um provavel bom estalao?

Tinha mais,mas por agora fica assim.
Obrigado
mai-mai
Membro Veterano
Registado: sexta jan 03, 2003 11:10 pm

domingo ago 15, 2004 7:10 pm

Maria João,

Não me parece que o CPF passe registos sem ser os criadores a registar os gatos. Talvez, em casos muito, mas muito esporádicos e em que o gatinho tenha sido registado pelo criador que, indevidamente, não entregou o registo ao comprador, os passe. Nouto caso qualquer não aceita registos, e muito bem, senão teríamos aí toda a gente a registar tudo e mais alguma coisa.

Tenho por norma não vender qualquer dos meus gatinhos, seja bonito ou "feio", de companhia, de reprodução ou de exposição sem registo, pois acho que todos eles têm direito ao seu BI, não são filhos de pais incógnitos. Normalmente o registo só e entregue mais tarde, uma vez que o CPF demora alguns meses a mo entregar, na altura previno sempre o comprador e dou-lhe sempre fotocópia dos registos dos pais, na altura da compra disso previno o novo dono do gatinho.

Quanto a ser obrigatórioa a transferência dentro de um mês após a compra, é muito subjectivo, normalmente o criador limita-se a assinar a transferência sem a datar, e como um gato pode ser vendido com qualquer idade....

Aconselho sempre que se me dirige a ver vários gatos de vários criadores antes de se decidir pela compra.

Bjs

Mai-Mai
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo ago 15, 2004 7:22 pm

Boa Tarde. Apesar de não saber muito (nada!) acerca de gatos, suponho que seja como nos cães, apenas com diferenças subtis. Assim, tentarei responder às suas questões.
trew Escreveu: "É fácil de depreender que existem pessoas que fazem dos animais um negócio e assim pretendem enriquecer, seja directamente com a criação ou reprodução, seja com toda aquela panóplia de materiais desnecessários para a vida do animal ou em serviço que no minimo são hilariantes.... mas para tudo na vida existe um comprador e como tal um vendedor... oferta e procura... criação de necessidades no consumidor... apresentação de objectos representativos de status."

O q eu queria ou gostava de saber é se realmente os criadores qd decidem adoptar por determinada raça,é ou n para fazer negócio?Senao vejamos: Por que é q qd queremos uma informaçao de um criador em relaçao a uma determinada raça,ele n abre o jogo e fala nas entrelinhas?Será q só ele é q quer vender o produto dele?Será q só ele é q quer ficar com o monopolio?Por q é q há tanto cinismo?N será pq n quer perder o negocio?Se querem com que determinada raça tenha um optimo estalao,por que nao trabalharem em conjunto para atingirem a perfeiçao?E por q é q dizem mal uns dos outros?É para dizerem q o melhor é o meu e n o da vizinha?Eu q frequento exposiçoes,sinceramente fico desalentado com o q ouço,mas n comento.N quis aqui saber quem é ou n criador de outras raças de gatos em PORTUGAL, até pq os conheço quase todos e sei quais as raças existentes,no entanto faço novamente a pergunta tal e qual como o AMUS fez: É ou n um negocio?
Penso que os criadores adoptam uma raça de que gostam. Não é por ser negócio ou não, mas sim por preferência pessoal. Se assim não fosse, ninguém criaria raças raras ou incomuns, pois não haveria compradores, não acha?
Um criador não abre o jogo e fala nas entrelinhas? Todo o criador deveria informar o futuro dono da raça que cria. Se aqueles que conhece não o fazem ou têm razões muito fortes para isso ou não são criadores.
Nunca ouvi falar de criadores que tivessem o desejo oculto de controlar o mundo da criação de gatos (ou cães, acho que é a mesma coisa).
Se os criadores dizem mal uns dos outros será porque não gostam uns dos outros. Não conheço mais nenhuma explicação. Com isso, ninguém tem a haver.
A criação bem feita pode ser um negócio (troca de bens: gato por dinheiro) apesar de muitas vezes não ter lucro. No entanto, antes disso, é um prazer, é um hobbie, é um passatempo. é algo que se faz (ou deveria) não por obrigação, mas porque se gosta.

Quanto ao resto, abstenho-me de responder, visto que não sou criadora de gatos, nem de cães, nem de nadas. Sou apenas uma criatura que gosta de saber coisas :p
Espero tê-lo esclarecido em, pelo menos, um aspecto. Aproveito para lhe pedir encarecidamente para não escrever com abreviaturas, porque dificultam a leitura dos outros foristas e porque, num fórum, não há realmente nenhuma razão válida para o fazer. (olhe, depois disto não façamos, como diz uma conhecida minha, "um pé de sete cabeças"!)
trew
Membro Júnior
Registado: sábado ago 14, 2004 11:16 pm

domingo ago 15, 2004 8:23 pm

Boa noite.

ladyxzeus,peço desculpa pelas abreviaturas e estou em crer que percebeu perfeitamente o que significam.Também não estou nem estamos a fazer um bicho de sete cabeças.É apenas uma troca de ideias,opiniões e recolha de testemunhos para tentar compreender,como,quem ou porqué.Desde que se mantenha seriedade,calma e bom senso,talvez possamos entender,porque a falar é que a gente se entende.

No entanto há um ponto que refere que me deixa um pouco a pensar sobre o tema em questão.

""Penso que os criadores adoptam uma raça de que gostam. Não é por ser negócio ou não, mas sim por preferência pessoal. Se assim não fosse, ninguém criaria raças raras ou incomuns, pois não haveria compradores, não acha? ""

Extraindo do seu texto ""ninguém criaria raças raras ou incomuns"" ,então porque é que eu coloquei as questoes anteriores?Se leu tudo desde o principio,estou a falar desde a questão colocada por AMUS na Primeira página,por que é que isso nao se verifica?Será que em cerca de 10 milhões de portugueses,todos têm o mesmo gosto?

Quanto ao resto das observações,em tempo oportuno farei o epílogo.
Da minha parte o meu muito obrigado e mais uma vez peço desculpa a si e a todos pelas abreviaturas.A boa educação assim manda.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo ago 15, 2004 8:55 pm

trew Escreveu: é ou não é um negócio?
Se encararem a criação como se passa por ex, com as vacas e porcos em que os animais são tratados somente até ao seu limiar de lucro, então será negócio.

mais simples´não há.
dianespride
Membro
Registado: domingo abr 13, 2003 9:47 pm
Contacto:

segunda ago 16, 2004 12:06 pm

Sem Palavras!
Última edição por dianespride em sábado ago 28, 2004 4:04 pm, editado 1 vez no total.
<p>Beijos,</p>
<p>Diane of Diane's Pride</p>
<p><a href="http://www.dianespride.com">www.dianespride.com</a></p>
<p>&nbsp;<a href="http://seabreezestudio.blog.com/">http: ... om/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

segunda ago 16, 2004 7:38 pm

trew Escreveu:Extraindo do seu texto ""ninguém criaria raças raras ou incomuns"" ,então porque é que eu coloquei as questoes anteriores?Se leu tudo desde o principio,estou a falar desde a questão colocada por AMUS na Primeira página,por que é que isso nao se verifica?Será que em cerca de 10 milhões de portugueses,todos têm o mesmo gosto?
O que se passa é que, apesar de haver muita gente a criar uma única raça (persas, não é? Ainda não estou bem situada :oops: ) também há quem crie outras raças. Quando se fala de Criadores, eles escolhem uma raça porque se identificam com ela. Quando se fala de BYBs (vulgo "criadores de vão da escada") os gostos pessoais são preteridos à raça mais popular. É uma distinção que tem de ser feita no seu texto inicial. Se falamos de Criadores o que eu disse está certo. Se falamos de BYBs as suas questões têm todo o fundamento do mundo, já que os gatos são vistos apenas como "máquinas de dinheiro", explorados em todo o seu lucro.
Já agora, em 10 milhões de portugueses eu, por exemplo, não gosto de persas (desculpem-me os admiradores, mas acho-os achatados demais ;) ) e prefiro o bengali e o bobtail japonês. Como vê, para tudo há excepção! :) ;)
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado ago 21, 2004 1:01 pm

ois ois ;)

pelo que me parece, e depois de ter visto outros tópicos, outros fóruns e outros sites, existem muito poucas pessoas a criar por amor à raçae muitos, mas mesmo muitos a criar por dinheiro... qd um gato ou cão deixa de servir os propósitos ...é o que se vê...

em 10 anúncios no máximo 2 são de uma Criador ou pessoa responsável o resto é ... inqualificável... e as coisas que ouvimos quando ligamos??? impressionante é o mínimo que se pode chamar....

infelizmente este é o panorama... existem muito poucas pessoas a gostar de animais e muitas a gostar de dinheiro. :(
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo ago 22, 2004 9:33 am

dianespride Escreveu: I have an advanced license as a cosmetologist; everything concerning the beautification of the human body. If I wanted to make money I would go to work.
Adorei esta frase ;) .

De qualquer forma, penso que muita gente prefere os persas pelo temperamento, mas mais vezes ainda pelo dito status. Por incrível que possa parecer muitas pessoas querem um persa porque a tia do bairro também tem. Para exibir and so on, por tal os criadores fazem tanto sucesso nas suas reproduções, cobrando preços inferiores aos de um Criador, pois a maioria sabe o que é um persa (mesmo não reconhecendo o estalão completo da raça), já um bosques da noruega parecerá um persa rafeirote a olhos descuidados.
Nem falando na imensa divulgação da raça como símbolo de riqueza, animal pachorrento de temperamento calmo, gato de apartamento, citadino, etc.

Tenho muita pena que em Portugal pouco se crie da variante persa chinchila, sinceramente a única que realmente gosto nos persas e que poderia comprar, apesar de gostar de toda a espécie de gatos.
Incrivelmente gosto mais deles pelo físico, mas também pelo temperamento forte, são gatos com os quais se divide a casa e não "se deixa viver" apenas e dos que já pude ver de feitio torcidinho, como gosto, pois é um desafio.

Adiante, é normal que se crie persas por gosto, mas também por se saber que neste momento é a raça mais vendida, logo com mais facilidade de obterem donos para os filhotes e claro que sejam bons donos (qualquer dia é preciso entrevistas colectivas para "ficar com o lugar" lol). Também é uma raça de que é fácil se gostar.

Para mim a principal razão de não haver muitos criadores de gatos de pelagem curta é o facto de as pessoas comuns pensarem no físico do gato e menos no temperamento, explicando melhor, "Por um gato de pêlo curto, vai-se ao gatil e adopta-se", penso ser este o pressuposto da maioria.
Os Bosques da Noruega têm também já bastante visibilidade em Portugal, basta saber procurar que há excelentes exemplares, capazes de competir com outros internacionais. Infelizmente que saiba não há muitos criadores com paciência para fóruns :lol: e nem os posso censurar.
Maine Coon não se cria como a Kath disse, mas não acho os exemplares espanhóis bons sinceramente. São muito pequenos e com as orelhas pouco pronunciadas, basta procurar um pouquinho por gatis de Maine americanos para se ver uma diferença significativa. Algumas pessoas vão mesmo a Espanha comprar gatos, os espanhóis têm alguma visibilidade nas exposições, mais a nível de persas, mas também de Maine e Bosques.
Ragdoll, não sei quem mais cria sem ser a Diane, mas é questão de pesquisar, pois certamente haverá mais dois ou três criadores da raça de confiança.
De pelagem curta os chartreux e os abissínios são os mais conhecidos a meu ver e igualmente espantosos.
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo ago 22, 2004 11:19 am

Olá

Last Kiss, em relação aos Persas é provável que muitos os comprem pelo estatuto social. Eu gosto do temperamento deles, é o que mais me cativa. Cada vez gosto mais de gatos de pêlo comprido, adoro pegar neles e sentir aquele monte de pêlo imenso. Há gatos srd de pêlo comprido e espantosos, não se lembram do Pipoca? Cuja dona aparecia aqui por vezes, é lindo esse gato.

Assim como aprecio algumas raças de pêlo curto, há também SRD de pêlo curto lindos de morrer, que muita gente daqui tem. A grande maioria dos criadores de raças de pêlo curto tem listas de espera e vende os seus gatos com a maior das facilidades. os de persas nem sempre têm tanta facilidade porque há muitos Criadores e criadores e há quem apenas olhe para o preço do gato e não observe tudo o que está por detrás disso. Uma raça de pêlo curto que é assombrosa, quer por temperamento quer por beleza são os Bengal. Atingem preços elevadissimos, têm lista de espera e se não estou em erro só há 2 criadores em Portugal.

Maine Coons em Espanha ha pelo menos um gatil com muito bons gatos, que estavam na Expo de Setubal, os outros que vi não gostei. Os americanos são de facto aqueles que os têm mais bonitos.

os Bosques da Noruega são cada vez mais populares entre nós e se for a uma expo já se encontram vários criadores desta raça, alguns com excelentes exemplares.
Há alguns criadores de Persas Chinchila. Também aprecio muito, apesar de eu não gostar muito de gatos brancos, mas o chinchila não sendo totalmente branco, tendo um pouco de nariz e aqueles olhos lindissimos, é um gato de que gosto bastante.

beijokas
Kathleen
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

domingo ago 22, 2004 11:37 am

Kathleen tens de ver então um persa chinchila silver/golden shaded ;) são de morrer :lol: e com aqueles olhos evrdes enormes deixam-me de boca aberta :lol:
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

domingo ago 22, 2004 7:59 pm

Olá

Já vi em fotos ;) São lindissimos, porque não são brancos totalmente, têm narizinho e olhos verdes. também os acho muito bonitos.

Beijokas
kathleen
ruca_acur
Membro
Registado: sábado jul 24, 2004 2:10 pm

domingo ago 22, 2004 9:12 pm

Ola boa noite.
Isto é so um aparte e não tem nada a ver com o tópico e como tal peço desculpa,mas se a Kathleen (e os outros forista esta claro) quiser ver umas fotos de persas chinchila ou melhor dizendo,persa preto silver shaded (OSCAR) e um persa preto silver (ARADIA),pode ir ao meu album ve-los.Vai haver gatinhos para fins de setembro.
Desculpem-me e obrigado.
Kathleen
Membro Veterano

segunda ago 23, 2004 10:32 am

Olá

Já fui ver o album, muito bonitos, Parabéns.

Beijokas
Kathleen
Responder

Voltar para “Gatos”