Toxémia na gravidez

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Porquinho Da Índia! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderadores: Ninoquinha, heartzinha

Responder
ines_faria
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 9:57 pm

domingo ago 15, 2004 10:25 pm

Olá!

Felizmente nunca me sucedeu perder uma fêmea grávida, mas quem tem várias terá mais hipóteses de isso acontecer. Não se trata de uma situação contagiosa, mas é sempre bom sabermos que este é um dos problemas que pode ocorrer numa gravidez.
A toxémia ocorre geralmente no final da gravidez, embora possa ocasionalmente atingir outros porquinhos.
Uma fêmea nos últimos dias de gravidez está muito próxima de uma quebra fisiológica e qualquer agravamento de ansiedade pode produzir uma toxémia. Quando um porquinho está nervoso/em stress, o fígado contrai-se e uma grande quantidade de gorduras acumuladas entra para a corrente sanguínea, em níveis tóxicos. O sangue fica acidificado e o sistema urinário trabalha acima da sua capacidade para tentar resover o problema, levando invariavelmente ao colapso dos rins. O porquinho parece ter espasmos musculares, entra em coma e morre. Infelizmente não se pode fazer nada a não ser manter os porquinhos saudáveis e combater o excesso de peso - isto poderá evitar que a toxémia aconteça.
DoLL
Membro Veterano
Registado: sábado set 20, 2003 5:06 pm
Localização: ringneck(passaro),3periquitos,tartaruga ,2peixes(1betta,1vermelho) ,gato(chip),1porquinho da india

domingo ago 15, 2004 11:29 pm

ines isto realmente é uma coisa que ja tinha pensado relativamente a morte do meu faísca :( :(

também acontece com porquinhos machos?
Embora continue a achar que foi das altas temperaturas repentinas...as vezes gostava de encontrar uma resposta certa...o que vai ser impossivel...
ines_faria
Membro Veterano

segunda ago 16, 2004 9:39 am

Doll, infelizmente uma toxémia pode acontecer tanto em machos como em fêmeas. Há tantas coisas capazes de fazer mal a estes pequeninos, e é tão frustrante não sabermos exactamente o que é, e o que fazer....
Resta-nos ter a consolação de que proporcionamos uma boa qualdade de vida aos porquinhos (alojamento, alimentação, vet, miminhos), e que fazemos o que está ao nosso alcance. Também não vou esquecer a minha Beloca, quem pode deixar de pensar nestes queridos?
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda ago 16, 2004 4:05 pm

deve tb promover-se o exercício físico, inserir a banana na alimentação da porquinha durante a gravidez e adoçar a agua com açucar antes do parto.
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

segunda ago 16, 2004 6:06 pm

Nem mais... é tal e qual como diz a Buzio ;)
Beijinhos,
Moya
eowyn
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2004 3:29 pm

terça ago 17, 2004 4:13 pm

O exercicio fisico concordo, pois os porquinhos já de si são redondinhos e uma femea grávida tem tendencia a aumentar bastante de peso se não for controlada, mas à alguma evidencia cientifica que a banana e o açucar ajudem? Acho que muito açucar é de evitar. Os meus comem banana de vez em quando mas normalmente não dou.
ines_faria
Membro Veterano

terça ago 17, 2004 5:23 pm

Olá eowyn!
Bem, eu tenho feito pesquisa acerca da toxémia, e pelo que tenho lido de vários autores, realmente o problema é causado por índices tóxicos de gordura/açúcar no sangue, devido à falta de exercício e ausência de vegetais na alimentação. Confesso que também não vejo fundamento científico para a banana e muito menos para o açúcar em fêmeas candidadtas a toxémia (com excesso de peso e com mais de 2 anos), mas quem sou eu para corrigir duas criadoras com provas dadas. ;)

Seja como for, o que queria salientar é apenas a desejada boa forma física dos porquonhos e porquinhas, que tantas vezes estão em gaiolas pequenas e sem fazerem exercício suficiente.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

quarta ago 18, 2004 3:11 am

Olá a todos:
A Inês descreveu muito bem a toxemia, no entanto todas as femeas são potenciais "victimas" da toxemia... Quer tenham mais ou menos de 2 anos de idade.
A maioria dos criadores não consegue encontrar uma causa verdadeiramente plausivel para a toxemia, nem para a sua cura ou causas.
Este ano perdi 3 femeas com toxemia... Todas elas com menos de 2 anos.
As causas para a toxemia podem ser mesmo excesso de peso, falta de exercicio e de higiene, e stress... Mas se ainda nas mulheres a toxemia ainda não está a 100% resolvida e descoberta... Sim, as mulheres tambem têm toxemia como podem ler aqui: http://ncnc.essortment.com/whatistoxemi_ruyd.htm ,então nas porquinhas ainda vamos demorar muito mais a conseguir controlar estas situaçoes.
Este é um dos muitos textos que tenho que melhor descreve a toxemia:
Signs of the disease appear suddenly and progress rapidly. The pig stops eating and drinking and quickly becomes dehydrated. Stool may become mucoid or mucus-covered. As the disease progresses she will become weak, develop labored breathing and often die in two to five days. These guinea pigs are hypoglycemic, that is, their blood sugar (glucose) is abnormally low (less than 60mg/dl). Their normally basic (alkaline) urine becomes more acidic (normal urine pH is 9). Due to derangement in metabolism their livers produce excess acetoacetic acid, acetone and B-hydroxybutyric acid (Ketone bodies). Proteins and ketones are also spilled into the urine. All this can be quickly detected with urine chemistry check strips and a few drops of urine. guinea pig reproduction dystocia guinea pig

There is no consistently effective treatment for this disease so prevention is the key. Avoid obesity as well as stress during pregnancy. Do not breed guinea pigs that are too young or too old. Be sure that your pigs do not have borderline vitamin C deficiencies. Vitamin C (ascorbic acid) requirement increases during gestation and it is thought that marginal deficiencies in ascorbic acid contribute to a high level of abortions and stillbirths in a colony. The signs of scurvy are initially vague (nonspecific). They include, anorexia (lack of appetite), rough hair coat, listlessness, weakness and subcutaneous hemorrhages. Later, joint enlargement and painful joints may occur. Guinea pigs with scurvy often grinding their teeth and are generally sore. They resent handling. Remember vitamin C breaks down rapidly, especially from the effects of heat, moisture and light. So do not keep guinea pig chow for over two months. Green peppers, kale and cabbage are rich in vitamin C. If you are supplementing your water with vitamin C it must be changed daily since it quickly hydrolyzes. Some breeders give 10mg vitamin C orally per day during pregnancy. In poorly managed colonies bacterial infections with streptococcus, bordatella and pasteurella can increase the incidence of stillbirths and abortions.
As minhas femeas são alimentadas com uma ração que ja tem bons niveis de vitamina C, alem de que complemento com laranja e legumes, embora no verão corte as doses de produtos frescos com algum receio pelas salmonelas. Aqui penso que tenho a situação controlada em termos de alimentação e vitaminas C... Tambem jogo com as quantidades de alfalfa pelos niveis de calcio.
As gaiolas onde as mantenho são limpas regularmente, são grandes... Mantenho o comedouro de um lado e o biberon de agua do lado oposto para as obrigar a movimentarem-se... tenho tambem um espaço onde solto os meus roedores grandes para que façam exercicio... Independentemente de estarem gravidas ou não, não so os porquinhos como os coelhos, os caes da pradaria e os chinchillas são soltos senão diariamente pelo menos dia sim dia não...
Ok, tenho a alimentação, higiene, saude e exercicio controlados.
Apesar de ter cuidados com a alimentação, reconheço que os meus porcos têm algum peso a mais... Essa é uma falha minha, mas tambem grande parte dos meus porcos tem um tamanho acima do normal aqui em Portugal, mesmo assim é inferior ao que vemos no Reino Unido... A Zohia podera confirmar esta situação.
Mantenho os meus porcos por casais ou grupos de femeas... Não gosto de ver animais sozinhos e aquelas corridas que eles proporcionam uns atrás dos outros é muito saudavel para o estado fisico deles... No entanto, separo as femeas dos machos alguns dias antes do parto.
Não agarro as femeas em fim de periodos de gravidez... Elas ja estão tão disformes que o nosso contacto e a pressão que exercemos no corpo delas ainda que com muito cuidado é realmente desconfortavel para elas.
Nunca tive femeas que criassem demasiado cedo ou demasiado tarde, no entanto este ano perdi a Blackie com 14 meses (segunda ninhada), a Maria com 8 meses (primeira ninhada)e a Siouxie com 10 meses (primeira ninhada).
Então que fiz eu de errado nestas situações? Posso tentar atribuir a algum stress... Mas não vejo bem como... Os meus porquinhos vivem numa casinha so deles, que partilham com roedores apenas... No entanto, já vi o meu gatão de 9 kgs saltar para o telhado da casinha e com o barulho provocar sustos aos porquinhos... Não posso impedir que os aviões passem por cima da minha casa, nem que os vizinhos ponham musica alta às 4 da tarde... Posso apenas tentar proporcionar-lhes o melhor que sei, que leio e que aprendo e depois cruzar os dedos e acreditar que vai tudo correr bem.

A Inês a Eywon ficaram um pouco confusas com a inclusão de açucar e banana na alimentação das porquinhas gravidas... Vou passar a explicar porque tomamos estas decisoes (a Buzio e eu):
Em estados de toxemia, o envenenamento do sangue pelas descargas do figado provocam a redução excessiva de açucar no sangue fazendo com que uma porquinha gravida entre em hipoglicemia... Ao colocarmos uma pequena dose de açucar na agua, estamos a manter os niveis de açucar no organismo.. Atenção que é apenas por uma semana antes do parto e alguns dias depois do mesmo e na quantidade de um pacote de açucar (daqueles do cafe com 8 ou 9 gr) para 600 ml de agua (tamanho dos biberons que tenho).
Na manha seguinte a ter perdido a Maria, telefonei a uma criadora do Canada e estivemos um montão de tempo ao telefone a falar da toxemia... Ela contou-me que mesmo em fêmeas que já têm ataques e estão literalmente a morrer tem conseguido algum sucesso em recupera-las dando-lhes banana esmagada numa seringa... Tambem estranhei, os meus porquinhos nem são apreciadores de banana... No entanto, a banana tem potassio, e no organismo de uma porquinha gravida tem de haver equilibrios de vitaminas, calcio, açucares e potassio.
Não sei se esta será a formula mais acertada... Mas a verdade é que depois de ter feito esta experiencia tenho 2 porquinhas que tiveram bebes com extremo sucesso... Senão vejam:
A Toffee - recolhida de uma loja de animais, em muito mau estado, falhas de pelo, unhas encaracoladas, penso que tenha mais de 2 anos pois parece mesmo velhinha... Nunca pensei que engravidasse... Mas aquela barriga já não podia ser gordurinha ;) e ai esta, ao fim de 9 dias a agua com açucar e banana incluida na alimentação... Ai estão 3 lindos bebes nascidos a noite passada... Pois é Zohia, a menina que tu gostas muito foi mamã ;)
A Orca - Esta femea esta comigo há mais de um ano, acreditava sinceramente que tanto ela como o macho eram castrados quimicamente... A Orca sem estar gravida pesa 1300 grs... é realmente grande e forte... Mais ainda, o risco de uma femea com mais de um ano ter crias pela primeira vez... E ai estão 2 bebes rex com um mes ja e lindas.

Não vos sei dizer se é coincidência ou não... Mas que me sinto mais segura ao deixar as porquinhas engravidar, agora sinto... Apos as 3 perdas que tive, considerei sinceramente acabar com as ninhadas ca em casa... Achei que estava a conduzir as porquinhas à morte... Mas informei-me muito, todos os dias leio mais artigos e tento aprender mais e hoje sinto-me mais segura em relação à saude das minhas porquinhas gravidas... Pelo que por mais que o açucar e a banana possam parecer menos comuns na alimetação delas, estes ingredientes para já estáo incluidos nos ultimos dias de gestação.
Atenção, esta é a minha forma de tratar os meus... Não quero convencer ninguem nem tenho conhecimentos para ocupar a opinião de um veterinario... Eu tambem consultei um veterinario antes de tomar estas decisões e acho que é o que devemos sempre fazer.
Beijinhos,
Rita
ines_faria
Membro Veterano

quarta ago 18, 2004 5:26 pm

E depois disto fiquei a saber mais, nomeadamente acerca do porquê do açúcar como suplemento na altuar do parto.
Como sempre, Rita, os teus conhecimentos são fora de série! Lá está, a prática tem muito peso... ;)
Zohia
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 1:19 pm
Contacto:

quinta ago 19, 2004 1:26 pm

A Toffee teve bebés??? :D E são lindões como a mãe??? ;)

Em relação à toxémia, por acaso lembro-me de um caso há cerca de um ano, de uma "porquinha inglesa", e lembro-me que em conjunção com outros problemas, a porquinha acabou por paralisar e os bebés tiveram de nascer por cesariana! A dona dela na altura aprendeu muito sobre toxémia e lembro-me que tinha muitos conselhos. por agora estou à espera que me activem o adsl (mudei de servidor) e não posso passarr aqui muito tempo, mas quando "voltar" vou-me informar, pode ser que possa juntar alguns conselhos!

Outra coisa Moya (e quem estiver interessado), já cortei dentes!!! :D Não tenho ainda cá os instrumentos, nem muita prática, mas já experimentei e devo dizer que correu muito bem. O que é preciso dominar primeiro são as técnicas de "towel wrapping"! Sem isso, nada feito!

Li os posts de cima um bocado a saltar linhas (falta de tempo), mas gostava de acrescentar que li há pouco tempo (nuns artigos do Cambridge Cavy Trust) que eles se estão a aperceber que não encontram fundamento na vasta experiência clínica que têm para "aquela coisa" de não se dever reproduzir fêmeas q nunca tiveram filhos depois de certa idade. Claro que não se vão reproduzir fêmeas já velhotas mas eles realmente n encontram fundamento para a fusão dos ossos.
Depois ponho aqui o excerto onde li isso.

Jinhos, Joana
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quinta ago 19, 2004 9:58 pm

Será o Cambridge Cavy Trust Trustable? Quando puderes Zohia, manda os artigos. no entanto penso que nem todos as porquinhas fazem a fusão de ossos, mas há o risco de uma grande percentagem fazer e se por exemplo o risco for de 1 em 4 não vale a pena estar a correr riscos e o melhor é jogar sempre pelo seguro.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Moya
Membro Veterano
Contacto:

sexta ago 20, 2004 1:35 am

Olá a todos:
Zohia, pois é... Toffee tem 3 bebes lindos nascidos ontem de manha... São 2 meninos e uma menina golden agouti missmarked... A ver se este fim de semana ponho fotos aqui para veres os 3 novos bebes :)

Fico contente por ja saberes cortar os dentes... Quero saber tudo... Conta, conta! :D Vais importar as ferramentas?

Tenho de concordar com o Miklos, ja li em demasiados locais o mesmo sobre o perigo do 1º parto em femeas com mais de um ano... Vale mais prevenir, e estas situações não costumam ter remédio... No entanto tambem fiquei curiosa com o artigo e se puderes partilhar fico curiosa.

Zohia, toda a informação sobre a toxemia que puderes facultar fico mesmo muito agradecida :)

Beijinhos,
Rita
Responder

Voltar para “Porquinho Da Índia”