Alimentar ou não os cães da rua

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder

É a favor ou não que se alimentem os cães de rua?

sim
54
76%
não
17
24%

Total de votos: 71
x0524750
Registado: domingo set 22, 2002 6:47 pm

domingo set 22, 2002 7:07 pm

para a bestinha k tem um pastor belga vindo do canada e esperou dez anos e bla bla bla bla... fica sabendo k os caes de rua nao tem de passar fome so pk o teu babalu korre o risco de engolir um osso de galinha...INFELIZMENTE tds os caes correm o risco de comer ossos de galinha e tanto é uma grande perda morrer o teu pastor belga km kk "rafeiro de esquina" (como tu dizes). :evil: e fica sabendo q é louvavel o facto da pobre mulher ter mais coração q tu em alimentar os cães de rua.
Se calhar pessoas como tu é q deviam estar na rua no lugar dos cães a passar fome.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 22, 2002 7:56 pm

PauloC Escreveu: Se todos gostassem dos seus próprios animais e tratassem deles já faziam muito.
Paulo C.
Um bom começo...

Se fosse assim, provavelmente nem haveria cães de rua e nem seria necessário discutir este tema. ;)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

domingo set 22, 2002 9:27 pm

Olá

Já lá vão uns bons 10 anos quando em férias passeava a TORA , foi simplesmente o melhor cão que já tive, quando de repente activou o narigão e detectou a minha mulher do outro lado da rua... acabou se saír da oficina diz-me o dono do carro que atropelou a TORA.
A cadela saiu menos mal , nada que o cirurgião não resolvesse com saber e umas dezenas de contos e o carro também com o saber do bate-chapas e mais umas dezenas de contos do, como é óbvio meu bolso e muitas desculpas ao propriétario e uns gelado á garota que bateu com a cabeça no vidro devido a travagem .
Quando acontecer com a Polli algo semelhante como é quem que se chega á frente???
Tenho quase a certeza que nessa altura a Polli é apenas um animal sem dono.
Depois também dá jeito, dar restos para alimentar um animal vadio é barato , não implica ir vaciná-lo, levá-lo ao vet por rotina, ter o trabalho de ir passeá-lo, educá-lo, não ter as cadeiras roídas, os sofás com pêlos , não ter que andar á procura do sapato que mesmo agora ali estava e sobretudo naõ temos que andar com os sacaquinhos para civicamente deixar-mos o espaço público limpo .
Enfim temos um bobi e a consciência limpa a preços de saldo . e a desculpa é sempre a mesma não tenho casa para... já lá tenho um canário, o meu pai não deixa etc, etc . Já vi este filme vezes demais .
Já agora a TORA era uma srd e que ainda não foi substituída .
Um abraço
Speaker
Membro Veterano
Registado: quinta jul 04, 2002 10:53 pm

domingo set 22, 2002 10:01 pm

Citando:
"Olá

Já lá vão uns bons 10 anos quando em férias passeava a TORA , foi simplesmente o melhor cão que já tive, quando de repente activou o narigão e detectou a minha mulher do outro lado da rua... acabou se saír da oficina diz-me o dono do carro que atropelou a TORA.
A cadela saiu menos mal , nada que o cirurgião não resolvesse com saber e umas dezenas de contos e o carro também com o saber do bate-chapas e mais umas dezenas de contos do, como é óbvio meu bolso e muitas desculpas ao propriétario e uns gelado á garota que bateu com a cabeça no vidro devido a travagem .
Quando acontecer com a Polli algo semelhante como é quem que se chega á frente???
Tenho quase a certeza que nessa altura a Polli é apenas um animal sem dono.
Depois também dá jeito, dar restos para alimentar um animal vadio é barato , não implica ir vaciná-lo, levá-lo ao vet por rotina, ter o trabalho de ir passeá-lo, educá-lo, não ter as cadeiras roídas, os sofás com pêlos , não ter que andar á procura do sapato que mesmo agora ali estava e sobretudo naõ temos que andar com os sacaquinhos para civicamente deixar-mos o espaço público limpo .
Enfim temos um bobi e a consciência limpa a preços de saldo . e a desculpa é sempre a mesma não tenho casa para... já lá tenho um canário, o meu pai não deixa etc, etc . Já vi este filme vezes demais .
Já agora a TORA era uma srd e que ainda não foi substituída .

Desculpa mas estás a ser injusto e, sinceramente, não sabes o que dizes.
Digo isto pois um dos meus maiores sonhos era ter o Polly 24h por dia comigo.
Digo isto porque de certeza que nunca passaste noites a fio a pensar que o teu cão está a dormir na rua, todo molhado e a tremer de frio.
Digo isto porque nunca te deves ter preocupado onde é que andavam os teus cães porque sabes que eles estão sempre em segurança porque estão contigo.
Digo isto porque os teus cães são saudáveis e sempre que têm um problema podes ir ao veterinário porque tens dinheiro para ir ás consultas, enquanto eu, fico pelos básico e sempre que o polly anda cocho a única hipótese que tenho é rezar que ele fique bom, desinfectar as feridas que ele tem, e tirar as carraças e pulgas tanto com as "mãos" como com um Spray anti-carraças e pulgas.
Digo isto porque de certeza absoluta que nunca passaste fome para dar o teu bife ao teu cão antes de ir para a escola e depois passares uma tarde sem comer porque tás a poupar dinheiro para comprar-lhe ração.
Digo isto porque não sabes o que eu sofro por não ter O Polly comigo.

Quem me dera que todos os problemas fossem uma cadeira ou o pé da mesa que estivessem roídos... QUEM ME DERA!
Speaker
Membro Veterano

domingo set 22, 2002 10:57 pm

Citando: "Depois também dá jeito, dar restos para alimentar um animal vadio é barato , não implica ir vaciná-lo, levá-lo ao vet por rotina, ter o trabalho de ir passeá-lo, educá-lo, não ter as cadeiras roídas, os sofás com pêlos , não ter que andar á procura do sapato que mesmo agora ali estava e sobretudo naõ temos que andar com os sacaquinhos para civicamente deixar-mos o espaço público limpo."

Você para dizer que não é preciso vacinar um cão vadio é porque deve vacinar os seus só para o seu bem e não para proteger a saúde dos seus cães. eu estou a juntar dinheiro para vacinar o polly, ainda me falta dinheiro para a 2ª dose (isto porque devo vaciná-lo no canil).

Ter o trabalho de ir passeá-lo??? Não é você que fica à porta do prédio, a altas horas da noite por não conseguir deixar o seu cão sozinho na rua, onde só passa escumalha, e tem medo de que haja o azar de o levarem para uma luta de cães. Ou quando chove torrencialmente lá fora e fica dentro do prédio com ele a tentar secá-lo para daqui a uma hora ele ficar outra vez todo molhado com a chuva.

Não se preocupe que os meus sofás já têm pelos suficientes do meu gatarrão, que lá passa as tardes a dormir.

Algumas coisas eu não precisei de educá-lo, mas acredite que gostáva muito de ter a liberdade de sair de casa e que ele obedecesse ás minhas ordens (quando saio de casa, normalmente, já venho prevenida com coleira e trela porque é impossível que ele não me siga)

Em relação em "andar com os sacaquinhos para civicamente deixar-mos o espaço público limpo" se o faz dou-lhe os parabéns porque são poucos os que o fazem. Eu também tenho a preocupação de deixar o espaço público limpo, quando ele era novinho fazia sempre as suas necessidades ao pé da casota, agora já não o faz lá mas sim num sítio que não há passagem, junto a uns arbustos (as plantinhas já têm estrume e tudo!!!).
E tenho o hábito de lavar o chão à volta da sua casota e dos seus pratinhos da comida, lavar e sacudir os cobertores que estão dentro da casota. Faço os possíveis para que o Polly não incomode ninguém e que possa continuar a ajudá-lo naquilo que posso.

Espero assim esclarecer que tanto pode haver gente que tenha pouca higiéne com um cão da rua como um que viva em casa, uma vez, que também à imensa gente que não limpa os cocos dos cães e agora lembro-me que há gente que manda comida de um andar lá para baixo (factos que já presenciei).

Caso O Polly seja atropelado o condutor tá mesmo com azar porque eu não tenho € suficiente para lhe pagar o arranjo do carro. Mas diga-me lá qual é a solução? deixar de dar de comer ao Polly??? Acha que é essa a solução??? Para ele morrer à fome ou ser atropelado longe daqui para eu não ter nada a ver com o assunto? Digo isto, porque, uma vez que eu não lhe dê de comer (apesar de não ser a única a ajudá-lo a não passar fome) ele ia para longe procurar quem o ajudasse ou onde conseguisse mais comida.

E qual é a diferença em eu não alimentar um cão da rua? Acha que é por isso que vão deixar de haver cães vadios a serem atropelados???

Cumprimentos aos sortudos dos vossos amigos e a voces... ;) ;)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

segunda set 23, 2002 8:44 am

Olá

A questão fundamental SpeaKer é esta ;
Temos ou não disponibilidade de assumirmos a responsabilidade dos nossos actos , mas não basta assumi-los há que analisar se o que assumimos não vai colidir com as regras da nossa sociedade. É fácil tomarmos decisões e depois logo se vê. E esse logo se vê no teu caso recai sobre os teus pais.
É bom ter 16 anos e ter como prespectivas de futuro, o ambiente e a ecologia , quem tem preocupações com os animais, está decerto disponivel para trabalhar para fazer deste sitío um lugar melhor, e esse lugar só pode melhorar se trabalharmos para criarmos ideias que nos dêm regras equilibradas para podermos viver em harmonia com o resto do planeta, tão mal tratado por todos nós .
Quero dizer com isto que o problema não está no Polly nem do apoio que lhe dás mas sim na decisão que tiveste de tomar ao escorraçar outros cães vadios, não pelo que tiveste que decidir, mas por haver mais cães nas mesmas condições e que tiveram o azar de chegar depois , um é aceitável a partir daí são uma praga e as pragas combatem-se não se estimulam.
Na minha óptica farias melhor trabalho em prol dos cães vadios e outros animais se te disponibilizasses para trabalhar em regime de voluntariado numa das muitas associações de defesa e proteção de animais, tu e todos os que ficam com o coração partido de verem animais abandonados, regra geral limitam-se a " coitadinho toma lá um biscoito " ou " embrulhe estes restos para dar ao bobi lá da rua"
Um abraço
sumy
Membro
Registado: quarta mai 22, 2002 7:59 am

segunda set 23, 2002 9:07 am

Amigo wasserluft,

Sem querer ofender o Eng. Sousa Veloso, lamento, mas nessa altura, eu gostava mais de ver A abelha Maia, a Heidi e o Marco, a Pipi das meias altas, recordam-se disso???? não fazia muito o meu genero dedicar-me ás hortas nessa altura!!!!

Quanto ao seus amigos esquimós, olhe que se calhar, nem todos os cães são malamutes, sabia que a nível de nórdicos entre os esquimós existe uma mistura incrivel de raças????!!!!

Para sua informação ainda você andava de iglô em iglô lá com os seus amigos INUIT, já eu tinha contacto com malamutes!!!!!!

Neste momento vou dar por terminada a troca de informações com muita utilidade consigo, porque os outros forenses não tem que levar com coisas deste tipo, até porque eu não sou de criar estas confusões aqui, mas já que puxou por mim!!!!! FAÇAMOS ALGO UTIL!!!! Até por o que aqui está em discussão não é isto!!!!!

Existem opniões muitos contraditórias neste tópico, cada uma com um fundamento, agora há é que respeitar a opinião de cada um!!!

Concordo com a linha de pensamento do PauloC e de todos os que partilham da mesma opinião, eu proprio tive uma situação semelhante á do Paulo com um gato. Sei perfeitamente o que ele quer dizer.

Concordo ainda mais com a Sandra!!! até porque ela pensa da mesma forma que eu!!!

Aqui há uns houve um topico sobre Eutanasia!!!! Eu na altura disse que não concordo com ela!!! Não posso mesmo concordar, mas tenho que reconhecer que o facto de sermos bonzinhos e haver mais duzia de madres Teresa de Calcuta, não vai resolver a situação, da forma que ela se encontra no momento. Nunca na vida se irá conseguir criar condições para que todos os animais que estão abandonados possam viver com dignidade!!!!
Por muito que custe somos meia duzia a lutar contra muitas duzias e para mim e por muito que me custe dizer isto, é uma batalha perdida.
Há que tomar medidas, não só da parte desta meia duzia que falei, mas sim a nivel governamental, mas desculpem que diga, estes estão a cag... para o assunto, já para não falar daquelas associações que tem interesses paralelos aos animais que se subrepoem aos seus objectivos primários, ou que deveriam ser os seus objectivos primários.

Eu a minha parte tento fazer e da forma mais correcta, ou pelo menos aquilo que eu acho que é correcto!!! Eu próprio tenho uma rafeira com 5 meses em casa que apanhei da rua com mais 6 irmãos e tratei de todos eles. Para mim é a coisa maluca que existe :) e sinto-me feliz por a ter lá!!! e para mim é tão importante como os 2 malamutes que tenho.

Um abraço para todos,

Sumy
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

segunda set 23, 2002 10:04 am

Olá , só queria perguntar á Speaker se o polly está vacinado ?
Zita
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 10:28 am

Olá Speaker,

pelo que disse mais atrás, considera o Polly como SEU cão.

Logo é um caso atípico dentro da classe dos cães de rua. Por isso, não deveria ser usado como exemplo.

Não tinhamos já chegado a essa conclusão?
;)
Lencarnacao
Membro
Registado: sexta mar 22, 2002 3:59 pm

segunda set 23, 2002 10:56 am

Olá , só queria perguntar á Speaker se o polly está vacinado ?
Speaker
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 12:44 pm

Não vacinei o Polly nas férias porque o meu pai conhece a veterinária do Canil e esta esteve de férias. Disseram-me que as vacinas dadas no canil, as duas primeiras doses, eram 25€ e infelizmente ainda não consegui juntar tanto dinheiro, mas talvez os meus pais me emprestem (ainda os tenho de convencer). Em relação ao voluntariado eu vou telefonar à Drª do canil, pode ser que ela me explique melhor o que eu posso fazer se me voluntariar lá. Já tenho pensado em fazer isto à muito tempo, mas entretanto a Drª ficou grávida e tirou umas férias adiantadas.

Alguém que tenha contacto com canis municipais me podia esclarecer se é possível uma veterinária se ausentar tanto tempo e não haja ninguém que a substitua? Eu acho que foi o caso, mas hei de ligar à vet. para confirmar. É que desta maneira não admira que os animais estejam tão doentes nos canis!
Speaker
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 12:50 pm

Zita, eu considero o Polly MEU cão, mas são coisas da minha cabeça porque queria muito ficar MESMO com ele e poder tê-lo em minha casa. E sendo assim não iria impedir que alguém ficásse com ele. É essa a diferença, é como se ele fosse metade meu e metade da rua... Mas eu nem gosto de dizer que ele é meu porque na verdade não é :cry:
Acho que na prática sou apenas uma amiga dele, mas na minha cabeça ele é muito mais para mim do que isso... Percebes?
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda set 23, 2002 3:00 pm

quando encontrei a carlota e me obrigaram em casa a "despachá-la", contactei várias aa. todas me disseram que eram mais tipo "campo de concentração" do que um local digno para acolherem animais. felizmente, que não foi preciso chegar a esse extremo em relação à carlota.
por muitos exemplos que não vale a pena mencionar, sabe-se como estão os animais em muitas dessas aa. eu conheço uma, que não é das "piores", onde os animais se matam por sobrelotação.
eu pergunto-me se por vezes não é melhor andarem na rua e um dia levarem com um carro em cima do que viverem nas ditas aa de uma forma degradante.
as pessoas costumam dizer-me que não vale a pena dar comer aos animais porque antes de eu chegar, eles já cá estavam e "desenrascavam-se". é verdade. para os meus sítios, não existem contentores para o lixo. à noite, é muito edificante e higiénico ver as ruas cheias e lixo que os cães espalham ao romperem os sacos para comer. eles pouco se intressam com grandes discussões éticas e filosóficas. querem é matar a fome.
além dos cães vadios, quantos com dono não comem restos (ou pura e simplesmente não comem nada), têem abrigo, são vacinados e têm os cuidados que precisam?
será que a responsabilidade de existirem tantos cães vadios é de se reproduzirem (porque são alimentados) ou porque cada vez há mais gente a despachá-los?
anjaazul
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 23, 2002 3:10 pm

eu pergunto-me se por vezes não é melhor andarem na rua e um dia levarem com um carro em cima do que viverem nas ditas aa de uma forma degradante.
:o :o :o :o
Minha cara amiga, não acredito que tenha pensado seriamente antes de proferir esta frase!!! Por isso não vou tecer para já os comentários que noutras circunstâncias ela mereceria. Por favor pense um pouco no que escreveu.... em questões como sofrimento ( sim porque num atropelamento nem sempre se morre de imediato!), como a reprodução indesejada ( e no facto de 1 se tornar rapidamente em 8,9,10), no facto de que na rua se vive também de forma degradante ( ou nunca viu cães desnutridos e cheios de sarna e outras doenças?)....
Bem..... pense um pouco e depois diga qualquer coisa....
será que a responsabilidade de existirem tantos cães vadios é de se reproduzirem (porque são alimentados) ou porque cada vez há mais gente a despachá-los?
É por ambas as razões.....e ambas as causas estão inteligadas, como é obvio!

Abraços
Paulo C.
Zita
Membro Veterano

segunda set 23, 2002 3:39 pm

Speaker Escreveu: Zita, eu considero o Polly MEU cão, mas são coisas da minha cabeça porque queria muito ficar MESMO com ele e poder tê-lo em minha casa. E sendo assim não iria impedir que alguém ficásse com ele. É essa a diferença, é como se ele fosse metade meu e metade da rua... Mas eu nem gosto de dizer que ele é meu porque na verdade não é cry
Acho que na prática sou apenas uma amiga dele, mas na minha cabeça ele é muito mais para mim do que isso... Percebes?
Ok, ok, Speaker. Não é esse o meu objectovo.

O que eu queria frisar é o teu caso é uma excepção! A maioria dos cães vadios não tem a sorte do Polly.
Responder

Voltar para “Cães”